Mufeta vs Furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

sábado mar 01, 2008 6:25 pm

Já que não se deve retirar as glandulas odoriferas aos furões, porque estas servem para "lubrificar" o anús quando o furão está a defecar... Também são através desses glandulas que o furão liberta um "gás" quando se sempre stressado ou com medo...

Sendo o furão primo da mufeta... Ok! Está dificil de expro a minha dúvida... o que quero dizer é, a mufeta ou doninha também liberta um odor quando se sente ameaçada, stressada ou para marcar território... Esse "odor" é libertado pelas glândulas odoriferas, certo?

Já li em foruns, que cá em Portugal estão doninhas ou mufetas à venda... Estas são operadas para não libertarem esse "odor"...

A questão é... às doninhas ou mufetas não lhes faz mal retirarem essas glandulas? tal como nos furões, não lhes vai trazer consequências no futuro?

Desde já peço desculpa por este tópico tão confuso... mas sinceramente, espero que ao menos, alguém o entenda :oops: :?
Fiquem bem, Vera
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sábado mar 01, 2008 6:44 pm

Hm...boa pergunta :P :P
Às doninhas nao faz mal nenhum...porque é um sistema de defesa eles libertarem odor muito forte quando em stress.
Agora...quanto ao furao...tive conhecimento que tambem tinham essa glandula ha coisa de 1semana :lol: mas nao faço mesmo a minima se lhes faz mal ou nao "ficar sem ela" :roll:
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado mar 01, 2008 11:01 pm

Tanto quanto eu sei, também deve ser proibido vender doninhas, uma vez que esta espécie, tal como o furão, consta no Anexo III da Convenção de Berna.
As espécies que constam desta lista, necessitam de uma autorização para poderem ser legais como animais de companhia. Autorização essa que está pendente de uma alteração a essa lei e que se encontra desde há quase 2 anos no M. do Ambiente (Secretaria do Ambiente) para ser assinada. E só depois disso é que se poderá avançar com as modificações que finalmente irão permitir que os nossos furanitos não corram o perigo de verem "o sol aos quadradinhos". :D
Com essa alteração, não só os furanitos poderão ser detidos legalmente como animais de companhia. Também serão os que constarem desse anexo III, como as doninhas.

A extirpação dessas glándulas anais, terá pelo menos, os mesmos resultados. Penso que nas doninhas, elas são mais usadas para marcar território e fazer reconhecimento, do que nos furões. Não sei até que ponto
isso poderá influir ainda mais negativamente. Aqui, um biólogo seria útil, para nos clarificar devidamente.
MrMerlin
Membro Júnior
Registado: terça set 18, 2007 10:41 am

segunda mar 03, 2008 9:50 am

Tudo o que temos no nosso corpo, faz-nos falta de alguma forma, e com os animais é o mesmo, tirar seja o que quer que for a um animal para nosso conforto, não é gostar do animal pois isso irá causar-lhe sofrimento.
Vera_Carlos
Membro Veterano
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

segunda mar 03, 2008 11:14 am

MrMerlin Escreveu:Tudo o que temos no nosso corpo, faz-nos falta de alguma forma, e com os animais é o mesmo, tirar seja o que quer que for a um animal para nosso conforto, não é gostar do animal pois isso irá causar-lhe sofrimento.
Nesse caso, também é contra a castração no furão, seja fémea ou macho? Em todos os sites que li, estava lá bem explicito que caso o furão não fosse um possivel reprodutor que era aconselhável a sua castração para o seu próprio bem...
Fiquem bem, Vera
MrMerlin
Membro Júnior
Registado: terça set 18, 2007 10:41 am

quarta mar 05, 2008 9:39 am

Sou, quem não quer fazer criação, deve optar com um macho, e quem não pode com o cheiro, deve optar por um gato.Qualquer animal qualquer um (e eu já tive experiencias com cães e cavalos), que seja castrado perde sempre , um pouco da sua personalidade, apesar de nunca ter tido um furão castrado, acredito que com este se passe o mesmo.
Isto é apenas a minha concvicção não quero com isto dizer que quem tenha animais castrados esteja errado, eu é que não o farei.
WolverineX
Membro Júnior
Registado: segunda mar 12, 2007 5:27 am

quarta mar 05, 2008 3:39 pm

concordo plenamente ctg MrMerlin...
seja ele furão ou não, não devem ser castrados para nosso belo prazer,
devido a castração não sei se perderão personalidade, mas que esta será alterada isso é um facto.
e a nível de saúde vai implicar muitos problemas futuros...
afinal de contas estamos a falar de milhões de anos de evolução não é...
eles são assim por alguma razão...
noutros países com os USA por exemp. tem graves problemas de saúde com os furões justamente devido a castrações e remoções de glândulas (também devido a cruzamentos indevidos)
citando o MrMerlin...
quem não pode criar que tenha machos.... quem não gosta do cheiro que compre um de peluche...
isto é como o casamento... tem que se gostar pelo melhor e expecialmente pelo pior :roll:

é claro que isto são apenas opiniões...
é de minha opiniao também que quem opera(e paga) é porque gosta muito e isso é talvez o principal...
cumps...
hperika
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 01, 2008 6:01 pm

MHZ Escreveu:Tanto quanto eu sei, também deve ser proibido vender doninhas, uma vez que esta espécie, tal como o furão, consta no Anexo III da Convenção de Berna.
As espécies que constam desta lista, necessitam de uma autorização para poderem ser legais como animais de companhia. Autorização essa que está pendente de uma alteração a essa lei e que se encontra desde há quase 2 anos no M. do Ambiente (Secretaria do Ambiente) para ser assinada. E só depois disso é que se poderá avançar com as modificações que finalmente irão permitir que os nossos furanitos não corram o perigo de verem "o sol aos quadradinhos". :D
Com essa alteração, não só os furanitos poderão ser detidos legalmente como animais de companhia. Também serão os que constarem desse anexo III, como as doninhas.

A extirpação dessas glándulas anais, terá pelo menos, os mesmos resultados. Penso que nas doninhas, elas são mais usadas para marcar território e fazer reconhecimento, do que nos furões. Não sei até que ponto
isso poderá influir ainda mais negativamente. Aqui, um biólogo seria útil, para nos clarificar devidamente.
Pois antes de adquirir uma doninha liguei para o SEPNA e para ICNB e disseram-me que não há qualquer impedimento nem nenhuma obrigação legal ao adquirir um animal destes. :o
Será que viste Mephitis Mephitis ou Mustela nivalis?
É que a doninha europeia é a Mustela nivalis e esta sim é protegida.
A chamada mofeta ou doninha americana é a mephitis mephitis e são da família Mephitidae.
hperika
Membro Veterano

terça abr 01, 2008 9:14 pm

Quanto às glândulas anais, bem tudo o que li sobre os assunto refere que não tem implicação física no animal. Questionei o vet e ele disse-me o mesmo, eles usam exclusivamente a glândula como defesa.
Mas aqui um pequeno àparte quem acha que um furão cheira mal nunca sentiu o poder duma doninha.
Posso-vos dizer que a roupa de côr vai direitinha para o lixo, porque o cheiro só sai com lexívia.
Inclusivé na pele, é tipo óleo que é absorvido na nossa derme.
O cheiro além de intenso pode causar irritação dos olhos e vias nasais.

Se a minha doninha teve de passar por 1 cirurgia idêntica na simplicidade como a esterilização dum gato para ter 1 vida em pleno, então condenem-me à vontade.
(Ela veio para mim cheia de peladas, obesa, unhas arrancadas, etc - veio duma quinta de produção em massa, tipo quinta de peles)
Vera_Carlos
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 12:24 pm

hperika Escreveu:Quanto às glândulas anais, bem tudo o que li sobre os assunto refere que não tem implicação física no animal. Questionei o vet e ele disse-me o mesmo, eles usam exclusivamente a glândula como defesa.
O vet que eu "consultei" disse-me o mesmo... Disse que as glândulas anais são usadas em momentos de stress e para auto-defesa...
Incluso mostrou uma imagem, onde sinalizou a sua localização... A única coisa que disse contra é que muitos dos problemas que advêm da operação é quando esta é mal feita ou os pontos são muitos justos ou mal sarados...

hperika Escreveu:Mas aqui um pequeno àparte quem acha que um furão cheira mal nunca sentiu o poder duma doninha.
Posso-vos dizer que a roupa de côr vai direitinha para o lixo, porque o cheiro só sai com lexívia.
Inclusivé na pele, é tipo óleo que é absorvido na nossa derme.
O cheiro além de intenso pode causar irritação dos olhos e vias nasais.
Tive com um macho em época de cio...Digamos... que por sorte, consegui "remover" o cheiro da minha roupa, mas nas mãos ainda perdurou bastante... Lembro-me que quando dava a cheirar, diziam-me que cheirava a "sabonete", mas que o cheiro era enjoativo...:lol: :lol: :lol:
hperika Escreveu:Se a minha doninha teve de passar por 1 cirurgia idêntica na simplicidade como a esterilização dum gato para ter 1 vida em pleno, então condenem-me à vontade.
(Ela veio para mim cheia de peladas, obesa, unhas arrancadas, etc - veio duma quinta de produção em massa, tipo quinta de peles)
A operação das doninhas é feita com que idade, sabes? Removem só as glândulas ou também fazem a castração?
Fiquem bem, Vera
hperika
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 5:45 pm

Geralmente faz-se entre mês e meio, 2 meses de idade. E na remoção das glândulas tira-se só isso mesmo as glândulas. Não envolve mais nada dos sistema reprodutivo :wink:
MHZ
Membro Veterano

sexta abr 04, 2008 1:12 am

Pois, Hperika, não devo ter reparado na diferença, nem sabia que já existiam por cá, como animais de companhia.
Estive a ver a sua página e a albinita tomando banho. Adorei. :D
São brincalhões como os furões e dão-se com os outros animais?
Vera_Carlos
Membro Veterano

sexta abr 04, 2008 12:11 pm

hperika Escreveu:Geralmente faz-se entre mês e meio, 2 meses de idade. E na remoção das glândulas tira-se só isso mesmo as glândulas. Não envolve mais nada dos sistema reprodutivo :wink:

Digamos que ao menos são mais "simpáticos"...

no caso dos furões é na 1ª ou na 2ª semana de vida... Já que supostamente é uma operação "obrigatória" podiam esperar mais um pouco...

Li algures, mas tenho a certeza que foi num site espanhol, que actualmente deixam em "aberto" a opção de operar ou não operar ao futuro dono... mas que o preço das operações já estão incluídos.

Em parte... até é aceitável, pois os donos esperam o tempo certo e depois só têm que levar o animal para ser castrado a partir dos 8 ou 9 meses...

Mas o facto de dizerem qualquer coisa do estilo "que vendem o furão ao gosto do freguês", deixa muito a desejar... :cry:
Fiquem bem, Vera
MHZ
Membro Veterano

sexta abr 04, 2008 7:51 pm

A que operação se refere como obrigatória? Se é a das glândulas anais, esta não é obrigatória, é mesmo uma barbaridade, já proibida em alguns países europeus, como a França, Inglaterra e mais outros que agora não recordo.
A retirada destas glândulas, não retira o odor do furão, já que normalmente elas são usadas só em caso de defesa, quando se sentem atacados.

Se é a castração/esterilização, já é outra situação. Nos últimos anos, o conhecimento sobre o furão, aumentou muito e já vários veterinários estão estudando sobre eles, mais a fundo. Entre eles, está um holandês Nico Schoemaker da Uni de Utrecht e uma americana Johnson-Delaney e já lançaram novas luzes sobre o problema causado nas glândulas adrenais, que a castração/esterilização provoca.

E esta operação feita principalmente por um dos maiores distribuidores de furanitos, a Marshall, pelo que me informaram, é feita com rádio quer dizer que não são operados mas os seus órgãos queimados pelo rádio...

Em Espanha, nos foros, estão tentando fazer compreender aos donos que é preferível comprá-los inteiros e com as gãndulas anais. E por esse motivo, os veterinários que até então os vendiam já sem glândulas e castrados/esterilizados, estão também a dar essa opção. E com sorte e o tempo e o passar a palavra, pode ser que deixem de o fazer completamente.
hperika
Membro Veterano

domingo abr 06, 2008 3:35 pm

Pois a questão das glândulas anais nos furões parece-me desnecessária. Não tem comparação com uma doninha a nivel de cheiro.
Além disso ajuda orgânicamente o animal.
As das doninhas é só um repelente defensivo.

A Pepita dá-se bem com os outros animais.
Costuma ter umas tardes interessantes com os furanitos. Perseguem-na depois dela lhes roubar a comida e os brinquedos :D
Tolera muito bem a minha rottweiler e convivem conjuntamente.
Só fica mais nervosa e agressiva com o cachorro que além de enérgico acha que ela a bater com as patas é sinónimo de brincadeira e não de agressividade.
É bem mais calma a nivel de brincadeiras que os furões.
Dorme o dia todo e está disperta de noite.
Sabe abrir portas, nomeadamente a do frigorifico e tudo o que possa cheirar a comida tem de ser investigado.
Tem uma especial paixão por pantufas. :)
E uma maçã ou uma cenoura é dos melhores "brinquedos" que lhe podemos esconder pela casa :wink:
Responder

Voltar para “Furão”