Nasceram!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Mozzkito
Membro
Registado: quarta jan 23, 2008 3:44 am

sábado jun 21, 2008 1:03 pm

Quem teve paciencia de acompanhar outros posts meus sabia que estaria para acontecer. E aconteceu! nasceram ontem (dia20), sem ajuda. Quando cheguei a casa do trabalho, lá estavam os 6 pequenotes a fazer barulheira. Uma ninhada tripeira.
Dois sao maiores, dois médios e dois pequenos mesmo. A Li já adquiriu o ar atarefado de mãe profissional. Pelo que percebi, ela gostaria muito de adiccionar a minha mão à ninhada pois tenta levar-la para o ninho.
Abraço a todos
oOoANAoOo
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 8:53 pm
Localização: uma cadelita, uma furas, 4 "ratazanos", duas caturras e alguns piriquitos =)

sábado jun 21, 2008 3:16 pm

Ainda bem que correu tudo bem =)
Parabéns!
<p>** Ana Ferreira</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Visitem <a href="http://trapilhos-da-ana.blogs.sapo.pt/" ... /</a>&nbsp; :D Act a 9 de Setembro
</p>
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

terça jun 24, 2008 9:57 am

Parabéns ;)
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Mozzkito
Membro

quinta jul 10, 2008 11:48 pm

Volvidas 3 semanas:
continuam os 6 em franco crescimento. O incrível milagre da multiplicação de tamanho. Ainda não abriram os olhos mas deve estar quase. Distribuição de género: 2 machos e 4 fêmeas. Distribuição de cor: 2 escuritos (areia) e 4 brancos (creio albinos).
A mãe andou rabugenta mas já se habituou a que não sejam só dela. Adoptou um feitio atarefado e não tem sido possível abrir-lhe muito a gaiola. Quando o faço, sai apressadamente à procura de um canto e volta a correr para os levar para os sítios mais insólitos.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sexta jul 11, 2008 2:01 pm

Está na altura de começar a dar-lhes papinhas e a manejá-los para os habituar a que as mãos não são objectos para morderem... :)
Mangue
Registado: quinta jul 10, 2008 12:54 am

sexta jul 11, 2008 4:26 pm

Mostre fotos :D
Mozzkito
Membro

sábado jul 12, 2008 7:06 pm

Maneja-los tenho feito isso desde quase o início. Se for como os gatos é bom que se faça bastante entre as 3 semanas e os 3 meses para ficarem dóceis.
Quanto às fotos vou ver se tiro umas.
Para as papas preciso de recomendações. Tenho lido algumas por ai mas estou perdido com as receitas mais uma vez. Contudo, creio que ainda não estão com ideias de começar a comer.
Outra questão é a comida da mãe: o reforço com carne ou fígado durante a lactação não tem resultado, a Li recusa-se a comer tudo o que não seja granulado ou guloseimas. Por outro lado, as fezes dela não são tão sólidas desde o parto. Não sei se são questões fisiológicas da amamentação ou se será a PurinaProplan que começou a usar ainda durante a gravidez. De facto, se juntar Babyferret da Cunipic (a não recomendada) as coisas melhoram. Apesar de tudo ela está com aspecto saudável e enérgica, apenas desgaste ligeiro típico da lactação em qualquer animal. MHZ poderá dar uma opinião sobre isto?
Também, está na hora de começar a garantir proprietários para a descendência toda.
Abraço

(ps-depois coloco fotos no petsite)
MHZ
Membro Veterano

domingo jul 13, 2008 1:10 am

Leia-me os 6 primeiros ingredientes da PurinaProplan pela ordem em que estão no saco e a percentagem das proteínas, fibras e gorduras , não vá ter mudado de composição.
Não sei a que chama "não tão sólidas" e uma foto ajudava a definir melhor. O aspecto normal das fezes deles, não é igual ao doscães e gatos
e mais um rolito castanho tipo pasta de dentes. E varia um pouco com o tipo de ração. Passo-lhe uma foto de umas kks normais, o castanho pode ser mais ou menos escuro consoante a ração: http://www.smallanimalchannel.com/image ... mal-sm.jpg

À mãe devia dar-lhe cálcio, ou em alternativa, 2 sardinhas em lata inteiras dia sim dia não.

Exemplos de fórmulas para as crias com 3 semanas de vida (servem para a mamã)

Frango cozido e aproveitam a água de cozer (se usarem cru, que seja de confiança e tem de estar congelado pelo menos por 15 dias) + 1 colher de nata + a água de cozer ou um pouco de leite sem lactose. Tudo bem batido na batedora até fazer uma papinha sem grumos.

Fígado cozido + leite sem lactose ( o de cabra é muito baixo em lactose e costumam tolerá-lo bem). Tudo bem batido na batedora até fazer uma papinha sem grumos.

- 1 lata de Hills A/D (em alternativa, um penso com elevadas proteínas animais como o de Totally Ferret Baby)
- 1 frasco de comida de bebés, de carne sem cebola (os de Nutriben são bons)
- 2 colheres de sopa de nata sem açúcar e com alto teor de gordura.
- 1 copo grande de leite sem lactose (pode ser de cabra)
- Calcio en pó ou vitaminas como Nutriplusgel ou Petcare.

Pode juntar 1 ovo de codorniz cozido, 2 vezes por semana.

Exemplos de fórmulas para um pouco mais grandes

- 1 punhadito de ração de furão de boa qualidade
- 1 perna de frango cozida
- 1 lata de Hills A/D
- Agua de cozer o frango
- Vitaminas y minerais (D, C, Calcio, Fósforo, etc.)
Os dois primeiros ingredientes juntos com a água, tudo no copo misturador, depois juntar a a/d.

- 1 lata de Hills A/D
- 1 punhado de ração de boa qualidade
- 1 boião de bebés, de vitela sem cebola (da Nutriben)
- 2 colheres de sopa de nata
- 1 copo de leite sem lactose
- Cálcio em pó
- 1 colher de sopa de Vitaminas
Mozzkito
Membro

quarta jul 16, 2008 2:04 am

Olá MHZ e obrigado pela ajuda. Primeiro peço desculpa por só hoje responder. Eu não tinha nenhum saco de Purina cá em casa porque coloco em recipientes herméticos, sempre que abro um saco, deitando fora a embalagem. Por isso fui à loja e, apesar de não ter trazido nenhum saco e se a memória não me atraiçoa, a composição é tal qual está no site:

http://www.purina-proplan.com/eu/uk/cat ... n_more.asp

cheguei a comprar a Delicate de peru, apesar de menos nutritiva

http://www.purina-proplan.com/eu/uk/cat ... y_more.asp

esta última ainda tenho um resto num saco e confirmo: é igual. Mas o efeito foi o mesmo.

Quanto à foto que mandou, definitivamente é bem mais mole! Neste momento está muito melhor porque resolvi fazer uma mistura com 1/4 de da Cunipic Kitten e 3/4 Purina Proplan Kitten. Estou a dar isto desde sexta e melhorou. Se não está mesmo, está praticamente normal.

A menos que MHZ veja inconveniente, penso continuar com esta solução.
Vou começar a fazer as papas no final da semana.

Já se mexem bem e tenho andado todos os dias com eles de um lado para o outro. Ainda não abriram os olhos mas cada vez se arrastam mais para fora do ninho. Curiosamente, já têm os 4 caninos fora!

A mãe não se importa muito que eu ande com eles. Se estiverem comigo embrulhados na t-shirt, ela não fica tão aflita a tentar mudar-los e explora mais a casa e a varanda, vindo espreitar volta e meia.

Abraço
MHZ
Membro Veterano

quarta jul 16, 2008 5:50 am

Se é a do site, então alterou a composição e não a aconselho. Nem esta nem a da Cunipic. Mas agora que está a amamentar não convem fazer muitas alterações, reforce a alimentação da mamã com alguma das papinhas, dê-lhe 2 ovos de codorniz por semana, vitaminas e cálcio e depois mude-lhe a ração. As deficiencias provocadas por má alimentação nem sempre se vêm de imediato.

Agora porque ela se dá mal só com a da Purina, não dá para perceber, porque quer esta quer a da Cunipic, são muito parecidas...a maior diferença está no arroz, que a Cunipic não tem e a Prurina sim. Mas na realidade, não tenho conhecimento de furões alérgicos ao arroz. Ao milho e sobretudo ao gluten de milho, isso sim que muitos são alérgicos. Não haverá por aí outra razão?...
Mozzkito
Membro

quinta jul 17, 2008 12:52 am

Vou ter que encontrar outra ração decente! É o que eu digo... uma baralhada!

MHZ, agradeço as recomendações todas. Muito obrigado mesmo! Ainda não apanhei o supermercado aberto para fazer as compras para a papa. Mas prometo começar tudo como deve ser no fim de semana. Duvido que a Li coma seja o que for: tentei carne, fígado, ovos, etc. e nada! Talvez as misturas funcionem.

Entretanto... para quem tinha curiosidade... já coloquei lá fotos. Estão por ordem inversa da história. Comecem desta http://arcadenoe.sapo.pt/petalbum.php?i ... oto=192267
para trás.

abç
DavidCascais
Membro Veterano

quinta jul 17, 2008 9:39 am

Es um vôvô babado :P
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Mozzkito
Membro

terça jul 22, 2008 12:07 am

DavidCascais Escreveu:Es um vôvô babado :P
He He! Sou!
e tenho um dos netos albinos reservado para ti, não te esqueças!

MHZ,
Estou a dar papas desde 5ª passada. A Li anda mais descansada e começou a comer um pouco das papas no Domingo. Mas pouco.
Agora eles são uns alarves! Só posso dar de comer de manhã e à noite, quando chego. Pois quando chego a casa é quando a loucura se dá: começam num frenesim, a arrastarem-se de um lado para o outro e chegam a dar umas trincas nos irmão até eu por comida lá.

Enfim, nunca pensei que animais tão pequenos e aparentemente subdesenvolvidos, conseguissem comer assim. Mal se aguentam das pernas, não têm olhos abertos mas o sistema digestivo está prontinho! Principalmente os dentes... Já levei uma dentadinha à conta dos dedos a saber a comida! lol
abrç
MHZ
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 1:18 am

Toda essa interacção com os irmãos, é boa para o desenvolvimento das crias. Quando abrirem os olhos, ensine-os a ir ao biberão para aprenderem a beber.
Não se esqueça de os manejar e educar para os futuros papás não lhe lançarem nenhuma praga...
DavidCascais
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 9:02 am

Mozzkito reservado para mim?
Bem que não me importava e até já tinha nome para ela, mas a viver na casa dos pais ainda, não dá :S

Assim já ficaste a saber como é a força dos pequenos, à conta do dedo ;)

Ainda bem que estão todos bem :D
Responder

Voltar para “Furão”