Segundo Dono - Furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Reserved
Membro Júnior
Registado: sábado jun 21, 2008 10:23 pm

terça jun 24, 2008 10:24 pm

Olá! =)

Queria, em primeiro lugar, felicitar o óptimo FAQ (sem dúvida um dos melhores que já li!) da MHZ.

Posto isto, tenho uma questão a colocar (peço desculpa a quem achar que criar um tópico com base em apenas uma questão é incorrecto) à qual não consegui obter resposta com a pesquisa que efectuei:

Existe algum método, ou abordagem, que permita uma mais fácil adaptação de um furão a um "segundo dono" e a um "segundo lar" (para além de todas as medidas normais de quando um furão chega ao seu novo (e "primeiro") lar)?

Faço esta questão porque em Setembro vou adoptar um furão que, a essa data, já terá 2 anos e 5 meses, tendo ido para o seu "primeiro lar/dono" com 5 meses de idade.

A razão desta adopção é, pelo meu lado, uma vontade que já existe há muito tempo de "ter" um furão (e também por me sentir com condições e preparado para o fazer) e, pelo lado da actual dona, por uma falta de tempo para lhe prestar toda a atenção que ele necessita...

O pequenito nunca teve o minímo contacto comigo mas, pelo que sei, é bastante sociável e, embora demore um pouco a "confiar" em alguém de início, passado pouco tempo já se sente bastante à vontade. :)

Quem tiver alguma ideia/sugestão, "sou todo ouvidos"... :D
Obrigado.
<p class="MsoNormal"><strong>*&nbsp; Mustela Putorius Furo</strong></p>
JorgeCG
Membro
Registado: sábado nov 10, 2007 7:19 pm

quinta jun 26, 2008 3:21 pm

Como sabem os companheiros de forum, adoptei o Sniff precisamente com 2 anitos e meio de idade (acabou de fazer 3 anos, no dia da nação, 10.6).

Aparte algum stress inicial, o Sniff adaptou-se muito bem ao seu novo ambiente e donos. Tivemos o cuidado de o deixar explorar cada canto da casa, com o maior à vontade que lhe pudemos proporcionar... devagarinho... uma divisão de cada vez...

O melhor é não o forçar muito ao contacto, nos primeiros dias... é natural que ele ande um bocadinho triste e nervoso. Acho que foi muito bom trazermos connosco os brinquedos e a "casinha" em que ele sempre viveu, nos primeiros dias/semanas, pouco saiu dela, apenas quando começamos a tentá-lo com guloseimas e brincadeiras ou brinquedos novos, aos poucos...

No início, conta com algumas mordidelas valentes... os meus dedos padeceram um bom bocado, mas com tempo, ele aprende a confiar. Nunca o forces, nem ralhes excessivamente, repreende, mas com calma, isso é só medo de ti, quando ele confiar, as mordidelas deixam de ser de defesa e passam rapidamente a ser de brincadeira, sem efeitos colaterais, que não sejam risota geral... e, depois, assistes a algo maravilhoso: sentes que lhe começas a fazer falta e que ele gosta de ti...

Quando aparece sempre que chegas a casa ou acordas de manhã, nem que seja para se espreguiçar aos teus pés (coisa que dá uma forte vontade de o trincar todo, de lindo que é...) e voltar para a toquinha...

Como passei (e passo ainda, só tenho o Sniff desde Novembro) essa experiência há pouco tempo, podes contar com a minha ajuda pronta, para qualquer dúvida.

Posso garantir-te que vais ganhar um companheirão fabuloso que te vai proporcionar anos de mimo e diversão. Eu, que sempre tive cães, estou absolutamente rendido a este bichinho que cresce no coração com uma rapidez estonteante.
Reserved
Membro Júnior

quinta jun 26, 2008 3:42 pm

Muito obrigado pela resposta JorgeCG.

Conseguiu não só orientar-me nos básicos como ainda entusiasmar-me ainda mais (e eu pensava que era impossível) quanto ao pequenote :D :D

Admito que estava com um pouco de receio que eles se afeiçoassem demasiado à primeira família e que não sobrasse muito espaço no seu pequeno-grande coração para um intruso como eu (mesmo com muita paciência e vontade).
Cada animal é um caso único e imprevisível, mas deixou-me um pouco mais "descansado" :P

Espero que não se importe que conte com a sua experiência para me orientar sempre que necessário, até porque muitas das dificuldades que irei sentir serão provavelmente similares às que sentiu com o seu Sniff (que, aproveito para dizer, é bem lindo).
Tentarei não ser chato nem maçador, prometo :wink:

Mais uma vez, muito obrigado!
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

sábado jun 28, 2008 10:40 am

JorgeCG O que escreveste estava a sair-te mesmo de dentro, deu para sentir ;)

Reserved Boa Sorte, e se precisares de ajuda também cá estarei ;)
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Reserved
Membro Júnior

sábado jun 28, 2008 11:47 am

Obrigado :wink:
Reserved
Membro Júnior

segunda out 13, 2008 8:54 am

Chegou!
O Felix já está finalmente com a nova família :D

Fui buscá-lo ontem à noite à Maia.

A antiga "dona" foi espetacular, ofereceu-me todo o enxoval e ainda 3 sacos de ração.

Ontem portou-se extremamente bem, até fez as necessidades no WC!
(Pena ter sido no WC "humano" e não no preparado para ele, mas isso são pormenores...) :P

Hoje de manhã já estava mais "rebelde"...

Tem-me mordido bastante, chegando mesmo a "perseguir-me" para me dar umas trincas nos pés (durante uns tempos já não caio no erro de andar de chinelos se ele andar por perto).
O pequenote também parece nutrir um ódio especial pelo meu braço direito, e aí, morde com bastante força mesmo :twisted:

Já tentei educá-lo um pouco com a técnica do "Não!" e com o soprar no focinho, mas não fez grande efeito e eu também não quero estar a ser muito exigente já de início :|

Quando tiver um pouco mais de tempo (e fotos) faço-lhe um petsite =)

Espero que ele se adapte bem e que se sinta bem na sua nova casa, amor de certeza que não vai faltar :wink:
DavidCascais
Membro Veterano

segunda out 13, 2008 9:47 am

Parabéns Reserved :wink:

Quanto ao assoprar no meu pequenote digo-te já que também não fazia nada, mas ele depressa aprendeu o NÂO e a não morder-me, apesar de ele estar a brincar poderia não ter noção da sua força.Mas agora ele já sabe, tens que ter muita paciência com ele já de inicio ;)
Qualquer coisa diz
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda out 13, 2008 9:47 pm

Olá Reserved. Parabéns pelo Félix.
Se a antiga dona não tinha muito tempo para ele, é natural que esteja um pouco "selvagem". Mas a verdade, é que os pés são o "fetiche" destes furanitos e até o educar, é melhor usar botas... :D
E neste caso, dou-lhe um conselho, habitue-se em casa a arrastar os pés que se os levanta, de um momento para o outro, pode encontrá-lo por debaixo deles... :wink:
E ter igual cuidado ao fechar as portas das salas....
Coloque uma camisa ou t-shirt sua dentro da caminha dele para se habituar ao seu cheiro.
Nos 3 primeiros dias, deixe-o à vontade para que ele explore a casa e evite pegar nele. Não me refiro a que o ignore, pelo contrário, brinque com ele, pode usar uma toalha algo comprida e deixar que ele pegue numa ponta ou se meta dentro dela, enquanto o Reserved puxa pelo outro lado ou deixa que ele se meta dentro da toalha. Também gostam de brincar com bolas de papel (cuidado para que ele não o coma) e adoram sacos plásticos.

As vezes somos nós mesmos os primeiros a incentivá-los a morder, com os gritos que damos quando nos mordem. Isso fá-los pensar que estamos a brincar. É preferível aguentar estoicamente uma mordida e dizer-lhe somente Nãooo e ignorá-lo por uns 5 a 10 minutos. Aos poucos, ele irá perceber.

A qualidade da ração é muito importante. Qual é a que ele está habituado?
Reserved
Membro Júnior

terça out 14, 2008 9:02 pm

Olá a todos e obrigado pelas respostas :wink:

O Felix já está muito mais calmo.

Agora quando morde "avisa" primeiro com umas lambidelazitas e já o faz com muito menos força.

O soprar no focinho com ele realmente não dá resultado nenhum DavidCascais, mas o "Nãoo" e agarrá-lo um pouco pelo pescoço, associado a uns minutinhos de "castigo" preso na gaiola, deu bastante resultado, e bem mais rápido do que esperava :D

Anda muito brincalhão já... Pelo menos parece-me isso. Ele põe-se aos pulinhos em direcção a mim e se "entro na brincadeira" (ou seja, sempre :P ) começa a andar a alta velocidade de marcha atrás e de boca aberta, "serpenteando" ou, por outras palavras, abanando-se de uma forma que chega a ser um pouco ridícula, mas completamente adorável :lol: para de seguida voltar a "atacar".
Também é costume virar-se de barriga para cima e começar a tentar-me apanhar um dedo ou a mão para morder (e quando o faz, é geralmente sem magoar).

Estou a interpretar bem o comportamento dele? É realmente brincadeira?

Ele agora anda numa de Indiana Jones, um explorador e aventureiro incansável :)

MHZ a ração que a antiga dona lhe dava era a Prestige (Duo Ferret). Sei que não a aconselha, mas a antiga dona tentou dar-lhe outras, e até a aconselhada de gato, e ele não foi receptivo...
Vou tentar experimentar algumas da huroland, e se ele não as aceitar logo, vou tentar usar a tácnica de as ir misturando com a actual.

Vou fazer agora petsite do pequenote, em breve estará disponível...
Estão convidados a fazer uma visita :P
DavidCascais
Membro Veterano

terça out 14, 2008 9:10 pm

Código: Selecionar todos

começa a andar a alta velocidade de marcha atrás e de boca aberta, "serpenteando" ou, por outras palavras, abanando-se de uma forma que chega a ser um pouco ridícula, mas completamente adorável 
Reserved, é uma dança, ah pois ;) Dança de Guerra da Doninha, assim chamada :wink:
Reserved
Membro Júnior

terça out 14, 2008 10:30 pm

Mas eles não fazem isso quando estão agitados ou em situações de stress? :o :(

Eu conhecia essa "dança", mas pensava não se tratar do caso... Ou eles podem ter esse comportamento também para brincar? :|
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça out 14, 2008 11:33 pm

Está a ir muito bem. E essa dança é sinal de brincadeira. Poem-se aos saltinhos, parecem uma bolinha de ping-pong....
DavidCascais
Membro Veterano

quarta out 15, 2008 7:28 am

lol exactamente ;)

saltos com o corpo de lado, e por vezes as patas estão esticadas para baixo, é espectacular ;)
Responder

Voltar para “Furão”