o que é pior...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça jul 08, 2008 2:39 pm

Devido à minha dificuldade na alimentação da Jasmine e visto que não come a ração sem ter umas latinha de gatos à mistura, mais não seja em pequenas quantidades. deparo-me com composições das mesmas muito diferentes...

Algumas apesar de serem constituidas maioritariamente por carnes e subcarnes/sub-produtos... minerais e sais... Podem não ser das melhores, mas ao menos ajuda-me na alimentação da Jas e dsifarça bem o sabor daquilo que ela não gosta como é o caso do vite, lax e tone (isto é, quando estão bem misturados...)

Já reparei que alguns tens uns "ingredientes" extras... colorantes/corantes e/ou açucar... Qual deles o pior?

Tenho dado preferência aos que são constituidos por carnes e subprodutos de carne... mas quando chega à parte do açucar e dos corantes não sei por qual me decidir...

Só daqui a 1 semana+/- é que consigo fazer uma mistura mais saudavel, 100% natural... acho eu... (sopa de pato) para misturar com a ração seca, até lá, vou ter que me aguentar com este tipo de latas...

MAs qual deles o pior? o Açucar ou o corante?
Fiquem bem, Vera
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta jul 09, 2008 1:32 am

E porque esse tipo de latas? Porque não compra latas Hils a/d ou latas royal canin? E potitos dos de bebé, dos da Nutriben, de vitela?

Colorantes são péssimos, açúcares também maus e a qualidade dessas latas, deixa muito a desejar...
Vera_Carlos
Membro Veterano
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

quarta jul 09, 2008 11:24 am

MHZ Escreveu:E porque esse tipo de latas? Porque não compra latas Hils a/d ou latas royal canin? E potitos dos de bebé, dos da Nutriben, de vitela?

Colorantes são péssimos, açúcares também maus e a qualidade dessas latas, deixa muito a desejar...
Pois... Mas os potites têm vegetais e sal... MAs na volta fazem menos mal e a jasmine gosta mais...

Pode-se congelar? Sim porque suponho que tenham uma validade dentro do frigo muito curta...

Bom antes os vegetais do que os açucares e corantes, certo?

Hoje não, mas lá para 6ª feira vou comprar uns potitos de comida para bebe. Há de vitela e de borrego... frango com arroz...
Fiquem bem, Vera
MHZ
Membro Veterano

quarta jul 09, 2008 11:51 am

No frigorifico duram salvo erro, 2 dias mas pode congelar em pequenas doses que usará a diário.

Não me refiro a todos os potitos, nem aos de verduras, refiro-me aos de carne ou frango com arroz. Tenho ideia de já lhe ter aconselhado os da Nutriben, ou primeira carne ou de vitela. Veja nas farmácias ou procure na internet qual o site deles e pergunte-lhes onde vendem.
Vera_Carlos
Membro Veterano

quarta jul 09, 2008 3:39 pm

MHZ Escreveu:No frigorifico duram salvo erro, 2 dias mas pode congelar em pequenas doses que usará a diário.

Não me refiro a todos os potitos, nem aos de verduras, refiro-me aos de carne ou frango com arroz. Tenho ideia de já lhe ter aconselhado os da Nutriben, ou primeira carne ou de vitela. Veja nas farmácias ou procure na internet qual o site deles e pergunte-lhes onde vendem.
Eu sei a qual se refere e já os vi à venda... Dependendo do sitio onde estamos, assim depende do seu preço, mas não é por ai.
Não frrequento só este forum... Também estou noutros. E leio tanta coisa, que por vezes fico tão confusa :oops: :oops:

Uns dizem que não podem ter verdura, outros cebola e outros sal... E a confusão está no ultimo ingrediente... Qualquer um dos potinhos tem sal, não encontro nenhum sem sal... mas sem cebola temos:

Frango com arroz: água de cozedura, frango 20%, arroz 9%, amido de milho, sumo de limão, azeite 0,6% e sal

jardineira de borrego: água de cozedura, cenoura, ervilha, feijão verde, borrego 10%, arroz, amido de milho, azeite 2% e sal

frango e vitela com legumes: água de cozedura, frango e vitela 20%, tomate, batata cenoura, arroz, amido de milho, azeite 0,6% e sal

Pode ser qualquer um desses?
Fiquem bem, Vera
MHZ
Membro Veterano

quarta jul 09, 2008 11:10 pm

Como sabe, há muitas explicações que podem não ter credibilidade, tal como na web, tem de se saber quais os sites fidedignos onde nos informar. E como em Portugal eles ainda estão proibidos, acredito que as informações sobre eles ainda são escassas a todos os níveis.
E acrescentaria que não só cá, mesmo nos USA onde eles já são bastante conhecidos, ainda há muitas dúvidas por esclarecer. É um animal muito recente como a”pet”e como tal, pouco estudado e as informações que temos sobre eles, são em grande parte derivadas de estudos feitos para humanos, já que eles são usados como cobaias. Aliás Marshall, um grande criador de furões nos USA (senão o maior) começou a vender furões para os laboratórios, só depois é que explorou a venda como animais de companhia.

Vou tentar dar uma breve explicação sobre a alimentação deles e o seu sistema digestivo, para ajudar a clarificar as suas ideias.
São carnívoros estritos, ainda mais que os gatos. A sua alimentação deve ser baseada em proteínas animais. Na natureza, os seus antepassados, os turões, alimentam-se de coelhitos, ratos, pássaros, peixes, grilos, ovos quando os encontram e muito raramente de frutas (quando se tem fome e a caça não abunda, pois há que deitar mão a tudo…).

O seu sistema digestivo, é muito simplificado, quase não tem intestino grosso (cerca de 10 cm) o intestino delgado é curto (cerca de 190 cm) o transito intestinal é rápido (3/4 horas) em relação aos outros carnívoros e não têm cego nem apêndice (órgão que ajuda a digerir as fibras e celuloses). Por este motivo, dar-lhe alimentos de difícil digestão como fibras e hidratos de carbono, não é nada conveniente, uma vez que ou os não conseguem digerir ou têm dificuldade em fazê-lo. Como sabe, as verduras são alimentos com fibras.
Por outro lado, a flora intestinal é escassa e o intestino tem poucas vilosidades e microvilosidades que ajudam na digestão e absorção dos nutrientes.
Também é no sistema digestivo que estão cerca de 75% das defesas do organismo.
Se lhes damos alimentos que possam destruir essas poucas microvilosidades e alterar a flora intestinal, ou inflamar os intestinos, estamos a contribuir para baixar a sua normal protecção e a abrir a porta à entrada a bactérias oportunistas.

O açúcar, é uma celulose, como tal deve ser evitado além de que se pensa que contribui para a formação de insulinomas no pâncreas.

A cebola e o alho, são conhecidos por causar anemia hemolítica. Num estudo que fizeram com 5 gatos, deram 10gr/kg de cebola desidratada a 4 gatos e o 5º serviu de controlo. Um morreu em 24 horas. Mas não vamos exagerar, que um potito de bebé não pode conter quantidade suficiente para provocar essa anemia mas se puder evitar, melhor.

O sal em excesso, faz mal a todos, humanos e animais. Na ração seca habitual, eles já têm a sua dose de sal, pelo que se podemos evitar exceder a dose, melhor. Mas os boiões de bebés já por si têm pouca quantidade de sal.
Alguns têm leite na composição, normalmente, como é pouca quantidade, não lhes dá diarreia mas em caso afirmativo, não volte a comprar essa marca.

Na composição dos alimentos, os que entram em maior quantidade, são colocados em primeiro lugar e assim por diante. Se um potito diz, verduras e frango, quer dizer que há mais quantidade de verduras que de frango. Se diz vitela e verduras, já há mais vitela que verduras. Depois, habitue-se a ler a composição dos ingredientes e a sua percentagem. Os potitos de bebés, costumam trazer a percentagem dos hidratos de carbono; esta deve de ser baixa, em relação às proteínas e gorduras.

Eu já dei uma volta por diferentes marcas e as que encontrei melhores, são as da Nutriben, de vitela e outras chamadas de primeira carne e as de Nestlé de frango com arroz. Havia umas, salvo erro da Hero que também achei razoáveis mas não me recordo quais eram.

O raciocínio é idêntico para estudarmos as rações.
Verá que pouco a pouco, começa a entrar na engrenagem…

Desses 3 boiões, o primeiro, Frango com arroz, está bem, repare que a percentagem de hidratos de carbono, está baixa em relação à percentagem de carne.
O 2º jardineira de borrego, só pelo nome, já percebe que tem muita mais quantidade verduras que de carne, portanto, elimine-o.
O 3º frango e vitela com legumes, repare que a composição consta de muitos hidratos de carbono (tomate, batata cenoura, arroz, amido de milho) portanto, elimine-o também.
Responder

Voltar para “Furão”