Não percebi… diz-se que está inteiro quando mantêm os testículos e castrado, quando se lhos esvaziaram. Que operação ele fez com 8 meses?
Se com operado aos 8 meses, quer dizer castrado, como é que está inteiro e pôde ser papi há uma semana?...
Ou quer dizer que foi operado só lhe retirando as glândulas anais? Espero que não tenha sido isto…
Como já disse, a perda de pêlo é muito comum nos machos e desconhece-se ainda as causas. Presume-se que poderão ser os níveis de testosterona, flutuações hormonais, o clima, o stress, pontos negros a obstruir o poro ou por alguns problemas de saúde.
Se são pontos negros, estes podem dever-se ou a excesso de banhos (é contra-indicado banha-los mais que uma vez a cada 30 dias).
Pele seca por falta de proteínas e gorduras de boa qualidade.
Também, pelo contrário, nem sempre essa perda é por pele seca mas sim por excesso de gordura provocada por demasiados ácidos gordos, como Furotone, etc.
Também existe o factor hereditário, tal como as pessoas, há furões com pele mais seca e outros, mais oleosa.
Com essa alimentação Hills Kitten, ele não está bem nutrido, tem demasiado milho na composição (o que significa que grande percentagem das proteínas ingeridas são de origem vegetal quando deviam ser de origem animal - não esquecer que os furões são carnívoros estritos, ainda mais que os gatos) e a gordura é dada pela gordura de porco e esta não é considerada saudável, a melhor é a da carne de frango.
Seria bom mudar para a Orijen cat
http://petness.pt/loja/ ou para a Eukanuba Kitten ou para uma mistura destas duas, sendo 80% da Orijen e 20% da Eukanuba.
Para esses pontos pretos, pode experimentar limpá-los ou dar-lhe umas pérolas de ácidos ómega 3, que são óptimos para o pêlo e compra nas ervanárias. Eu ando à procura de umas que se chamam Ometrix, ácidos ómega 3, ómega 6 e ómega 9 são de azeite de salmão, de linhaça, de azeite onagra e girassol.
Sei que se vendem em Espanha e uma amiga deu aos seus com muitos bons resultados. Mas desde que tenham ácidos omega3 e 6 e sejam de azeite de salmão de boa qualidade, também servem.
Qualquer furão alimentado a comida de gato, deve ser suplementado com este tipo de ácidos gordos.
Dependendo se é uma pérola pequena ou grande, dará uma a diário ou meia. Isto até recuperar o pelito e depois diminui aos dias. Em épocas de muda, pode voltar a dar a diário.
Dar-lhe a lamber um pouco do azeite de uma lata de sardinha e dar-lhe meia sardinhita 2 vezes por semana (com as espinhas) de conserva, também os ajuda, não só no pêlo, como também no cálcio. 2 Ovos de codorniz por semana, também lhes é beneficioso e não só para o pêlo.
Outros truques que se podem experimentar: passar Trombocid para activar a circulação, dar umas massagens com um aparelho (dos fracos, dos que se usam para a cara).
Aplicar Stronghold, uma dose a cada 2 semanas, durante 6 semanas (ou seja, 3 doses) e depois, com uma escovinha, limpar os poros.
Uma técnica simples, é primeiro abrir o poro. Pode ser com um aparelho de limpeza facial, ou ferver um pou de água e colocar o rabito na zona de vapor, com cuidado para que não o escalde, só que abra os poros. Ou com toalhitas quentes. Entretanto, convêm entretê-lo com alguma gulodice.
Compra-se umas tiras para limpar os pontos negros (nas farmácias ou nos hiper) e depois de abrir o poro, seca-se rápido e vão-se aplicando as tiras, nos pontos negros.
No final convêm deitar um tónico adstringente para cerrar o poro.
Pode repetir-se 8 dias depois.
Alguns só recuperam o pêlo na próxima época de muda, que é no Outono. E é conveniente eliminar a possibilidade de fungos.
E quanto mais velhinhos, mais difícil é recuperarem-no. Mas se por detrás não existir nenhum problema de saúde (que é sempre conveniente descartar) não há motivo para preocupação.