Já não aparecia por aqui há uns tempos, mas achei que devia partilhar os últimos acontecimentos do meu rapazote..
O Kit, que veio da segunda ninhada da Peludinha, que infelizmente já não está entre nós, saiu-se um furão espectacular. Está com 4 anos e 5 meses e tem tido muita sorte com a sua saúde, já que nunca esteve doente.
Sempre foi um bocado preguiçoso e nunca perdeu muito tempo a brincar, daí que nunca consideramos a inércia dele um sintoma de qualquer coisa má..
Acontece que há uns dias acordamos com ele a tossir de uma forma muito estranha e forte. Nessa manhã teve três episódios de tosse e achamos que era motivo suficiente para ir com ele para o vet o mais depressa possivel. Já se sabe que estes peludos tendem a não dar sinais que algo está mal, e quando o fazem, pode já ser tarde demais..
Na clínica foi observado pelo vet dele, que achou que estava mais do que na altura para ele fazer análises e RX..
As análises vinham normais, mas o RX acusava o lado direito do coração ligeiramente dilatado. Na altura, o vet sugeriu que podia ser cardiomiopatia, e que quando eu fui ver o que era ao certo ia-me dando uma coisa má.. mas ele não quis confirmar o diagnóstico sem antes fazer uma eco cardiografia.
A tal eco foi feita três dias depois, noutra clínica. O vet de serviço fez-lhe um exame tão minucioso que demorou quase uma hora, e concluiu por fim, que ele nasceu com uma má-formação numa das válvulas do coração.
Então, o que o vet descobriu foi uma fuga numa das válvulas do ventrículo esquerdo, que deixa passar sangue para o ventrículo direito. A dilatação que pode ser observada no RX deve-se ao facto do esforço extra que esse ventrículo tem tido ao longo do tempo, ao ter que bombear não só o sangue que lhe compete, como aquele que entra pela tal fuga.
Por sua vez, essa dilatação está a roubar espaço aos pulmões, daí os episódios de tosse, e provavelmente o cansaço que ele sempre aparentou.
Ele disse também que esta má-formação pode muito bem ser genética, daí que achei que os donos dos manos do Kit podem achar esta informação útil.
O vet não aconselhou medicação para controlar a pressão arterial para já, pois ao estarmos a tentar controlar um dos lados, podemos danificar o outro, daí que vai passar a ser monitorizado regularmente (eco a cada 6 meses) e caso se notem estragos aí sim, será medicado.
A única medicação que ele poderá precisar para já é para controlar os sintomas que vêm daquele problema, como os ataques de tosse, que depois de uma injecção de cortisona que ele levou logo na primeira ida ao vet, ainda não voltaram a aparecer.
O prognóstico é favorável. Com o acompanhamento certo, ele ainda pode viver mais uns anitos, espero eu, que ainda não estou preparada para perder este bandido

...e não façam como eu... não esperem até ele ser crescidinho para exames anuais.. a partir dos dois anos de idade, análises ao sangue e rx devem ser obrigatórios!