Caríssimo(a)s,
O meu Bandido anda com alguns problemas de retenção de liquidos. Umas 3x por hora deixa pequenas pocinhas pela casa fora e anda anormalmente activo (segue-nos para todo o lado e quando estamos sentados, está sempre a tentar trepar pelas nossas pernas acima). Também noto o pelo mais oleoso que o normal nos últimos dias (ultimo banho há 6 semanas). Tem quase 4 meses, e não sei se não será cedo para ter o cio...
É o único de 4 patas cá em casa, e passa a maior parte do tempo à solta. Fazemos os possíveis para controlar a luz que ele tem (raramente mais de 5 a 6h de luz por dia), e brincamos com ele quase sempre que tá acordado (quase não faço mais nada quando estou em casa hehe).
Se for o cio, quanto tempo dura? Qual a altura correcta para o levar ao vet para castrá-lo?
Obrigado!
Furão incontinente
Moderador: Moya
4 meses é cedo para o cio mas pode acontecer, não só pela genética como pela temperatura ambiente. Ele dorme em completa obscuridade, ou seja, não dá luz, natural ou artificial, na casotinha dele?
Os furões podem ter pedras nos rins, não só pela genética como por uma alimentação pouco adequada, como por ex. uma ração com demasiado milho. Mas os sinais que indica, são mais sugestivos de entrada em cio.
O cio deles é normal durar uns 6 meses seguidos (há casos de mais tempo).
O meu conselho, é esterilizá-lo o mais tarde possível e sempre depois do ano de idade, quando já completaram o seu desenvolvimento. Em estudos feitos conjuntamente na Holanda e nos USA chegaram à conclusão que uma média de 3,5 a 5 anos depois de serem castrados, eles começam a ter problemas de aumento das glandulas adrenais.
Estudos, mostram que nos furões que foram já castrados, quer machos quer fêmeas, dar uma injecção de Lupron Depot (acetato de leuprolide) na entrada da estação de acasalamento (Primavera), permite controlar esse descontrole das glândulas adrenais.
Igualmente, em furões que já têm problemas nestas glândulas, uma injecção periódica de Lupron Depot, tem mostrado muitos bons efeitos, permitindo-lhes uma boa qualidade de vida e uma considerável aumento na longevidade.
Uma injecção de Lupron também controla o cio nos dois sexos e em relação às fêmeas, é mesmo uma melhor hipótese que as hormonas HCG pois estas podem causar quistos nos ovários, inconveniente que o Acetato de Leuprolide não traz.
O grande inconveniente, é o preço do Leuprolide mas se se juntarem vários donos, os preços já serão consideravelmente reduzidos. Em Portugal, não sei qual o nome comercial mas sei que em Espanha, são os laboratórios Abbot que o comercializam.
Os furões podem ter pedras nos rins, não só pela genética como por uma alimentação pouco adequada, como por ex. uma ração com demasiado milho. Mas os sinais que indica, são mais sugestivos de entrada em cio.
O cio deles é normal durar uns 6 meses seguidos (há casos de mais tempo).
O meu conselho, é esterilizá-lo o mais tarde possível e sempre depois do ano de idade, quando já completaram o seu desenvolvimento. Em estudos feitos conjuntamente na Holanda e nos USA chegaram à conclusão que uma média de 3,5 a 5 anos depois de serem castrados, eles começam a ter problemas de aumento das glandulas adrenais.
Estudos, mostram que nos furões que foram já castrados, quer machos quer fêmeas, dar uma injecção de Lupron Depot (acetato de leuprolide) na entrada da estação de acasalamento (Primavera), permite controlar esse descontrole das glândulas adrenais.
Igualmente, em furões que já têm problemas nestas glândulas, uma injecção periódica de Lupron Depot, tem mostrado muitos bons efeitos, permitindo-lhes uma boa qualidade de vida e uma considerável aumento na longevidade.
Uma injecção de Lupron também controla o cio nos dois sexos e em relação às fêmeas, é mesmo uma melhor hipótese que as hormonas HCG pois estas podem causar quistos nos ovários, inconveniente que o Acetato de Leuprolide não traz.
O grande inconveniente, é o preço do Leuprolide mas se se juntarem vários donos, os preços já serão consideravelmente reduzidos. Em Portugal, não sei qual o nome comercial mas sei que em Espanha, são os laboratórios Abbot que o comercializam.
MHZ,
Muito obrigado pelas tuas respostas.
Ele dorme em plena escuridão, quer de dia, quer de noite. Quando ele se vai deitar, temos o cuidado de fechar os estores e por um pano sobre a gaiola, ao que ele dorme em plena escuridão.
Quanto à alimentação, ele come Tottaly Ferret Baby, damos-lhe em cada 2 ou 3 semanas uma gema de ovo e um pouco de frango (cru).
Portanto, é só esperar uns 6 meses até que isto acalme, certo?
Obrigado pela rápida e completíssima resposta!
Muito obrigado pelas tuas respostas.
Ele dorme em plena escuridão, quer de dia, quer de noite. Quando ele se vai deitar, temos o cuidado de fechar os estores e por um pano sobre a gaiola, ao que ele dorme em plena escuridão.
Quanto à alimentação, ele come Tottaly Ferret Baby, damos-lhe em cada 2 ou 3 semanas uma gema de ovo e um pouco de frango (cru).
Portanto, é só esperar uns 6 meses até que isto acalme, certo?

Obrigado pela rápida e completíssima resposta!
Certo!Fonzi Escreveu: Portanto, é só esperar uns 6 meses até que isto acalme, certo?![]()
!

Pode dar um ovo por semana, assim como a carne, pode dar mais frequentemente. Se a dá crua, aconselho-o a fazer de 3 em 3 meses, um exame completo aos parasitas e bacterias, tipo coccidios, salmonelas, E. coli, clostridium, etc.
Além disso é conveniente congelar primeiro o frango por uns 15 dias, sempre mata algumas bacterias e descongele-a no frigorifico e não à temperatura ambiente. E se antes quiser escaldar a carne (deitar-lhe em cima um pouco de água a ferver) sempre mata mais alguns bicharocos.