Página 1 de 5

AS MELHORES RAÇÕES PARA OS FURANITOS

Enviado: quinta set 11, 2008 12:33 am
por MHZ
Dada a importância fundamental para a saúde destes animais, de os alimentarmos convenientemente, vou colocar algumas “dicas” que considero importantes:

Em Portugal, as rações de furão que conheço, não têm qualidade suficiente para os alimentar devidamente.
Entre as rações para furões existentes em Portugal e algumas de gatitos, é preferível que optem pelas de gatitos Premium.
Atenção que nem todas as de gatitos, são aconselhadas; aquelas que têm muitos cereais, vegetais, baixas em proteínas de origem animal, ou altas em proteínas de origem vegetal, com um teor baixo de gorduras, não são apropriadas para um carnívoro tão estrito como é o furão.

As rações de furão de melhor qualidade, terão de ser importadas, principalmente de Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, etc. Passo a mencioná-las:

FerretTastic, Vitalin; Totally Ferret Baby (dar preferência à de Baby que à de adultos); James Wellbeloved; ZuPreem;Frettchen 4you Premiun; Frettchen 4you Ultima; Kennel nutritions Ferret Junior; Kennel Nutritions Ferret; Happy Ferret; Marshall europeia.

Se desconfiam que o vosso furanito é alérgico ao frango (algo normal)optem só pela ração de James Wellbeloved ou pela Holistic Select Ferret de Eagle.

Abaixo lembro as rações para gatitos existentes em Portugal e que aconselho. Mas relembro que devem de complementar com vitaminas e ácidos gordos:

Orijen de gato; Eukanuba Kitten; Acana Kitten e Acana Adult (esta para os que necessitam de menos proteínas) e Royal Canin Baby Cat 34 de gatinhos para os bebés ou para complementar a alimentação de uma furanita em gestação (pelo seu teor mais elevado em cálcio).

Aconselho vivamente, a todos os donos de furões, que leiam o tópico abaixo, para uma melhor compreensão do que foi dito acima e onde se explica como alimentá-los e as suas necessidades nutricionais: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=27444

Se porventura, eu estiver enganada e já cá existirem à venda, rações que desconheço, agradeço que mo façam saber.

Se tiverem dúvidas sobre a qualidade da que estão a dar, coloquem aqui as percentagens das proteínas, gorduras e fibras e os 6 primeiros ingredientes pela ordem em que se encontram no rótulo, que com gosto, vos ajudo a esclarecer.

Enviado: terça ago 04, 2009 9:57 pm
por xibiuza
Boa noite!

Comprei a Ferret Complete da Versele-Laga, composta por:
36% proteína bruta; 19% gordura bruta;
Frango (30%); arroz; trigo; milho; glúten de milho; gordura de frango; fibra de beterraba.

O pequenito tem apenas 2,5 meses.

Acha apropriada?

Obrigada.

Enviado: sexta ago 28, 2009 1:40 pm
por MHZ
Olá, desculpe, estive fora e só agora li o seu tópico.

Eu não aconselho essa ração. Esses 36% de proteínas são em grande parte de origem vegetal, proveniientes dos cereais que entram na composição, arroz; trigo; milho; glúten de milho. E sendo o furi t~~ao novo, necessita de uma percentagem mais alta quer de proteínas de origem animal, quer de gorduras.

Se não quer comprar em Espanha, pela Internet então compre cá a Origen Cat e a Eukanuba Kitten e/ou a Royal Caniin Baby Cat (noto que é a Baby e não a Kitten 34) e faça uma mistura destas 3, dando 75% da Origen e 25% das outras.

Enviado: segunda ago 31, 2009 10:24 am
por invision
Isto já começa a chatear(a MHZ :)) mas tenho só uma pergunta.
os 6 primeiros ingredientes pela ordem em que se encontram no rótulo
Quais devem ser os 6 primeiros ingredientes além da carne(qualquer uma certo?)?

Enviado: segunda ago 31, 2009 12:44 pm
por MHZ
A posição dos ingredientes, na ração, é por ordem de quantidade e como já expliquei quantos menos cereais (hidratos de carbono) melhor é a ração. O ideal seria que os 3 primeiros ingredientes fossem de proteinas de origem animal, que é o caso da Orijen.

Infelizmente, para uma ração ter maior durabilidade e poder ser seca, necessita dos cereais e também estes baixam o preço da ração, tornando--a mais comercial. Por isso, rações baratas. se lerem os rótulos, vêm cheias de cereais.

Vejam esta tábua de rações, para perceberem melhor. http://huroncetes.com/forums/t/7819.aspx

Embora as melhores sejam as primeiras, não está por ordem de qualidade mas dá para verem quais os ingredientes que normalmente são colocados nas rações e começarem a entender um pouco deste mecanismo que no início é um pouco complicado de perceber mas depois. com o hábito, vira rotina.

Rações com vegetais nos primeiros ingredientes, são logo eliminadas. Vegetais não são alimentação apropriada a carnívoros estritos.

Rações com gordura que não seja explícita a sua origem (a de aves é a melhor) normalmente não são de boa qualidade ou são de porco ou óleos minerais, assim que também as elimino. A gordura é um elemento essencial para os furanitos, é como se fosse o carburante que alimenta o metabolismo deles que como sabem, é muito acelerado (de aí a inquietação deles quando estão acordados e a necessidade de dormirem tantas horas, para equilibrar).

Rações com mais de 2 ingredientes de hidratos de carbono, dentro desses 6 primeiros, também não lhes dou preferência.

Sobre quais os melhores 6 ingredientes, também dependerá do furi e o dono, deve estar atento a como ele faz a digestão. As kks são um bom indicador do modo como esta está a ser feita.
Estas devem ser em rolito castanho, tipo pasta de dentes, bem feitinho, liso, sem granulados nem bolitas brancas tipo alpiste.
Se são negras, é sinal de sangue digerido proveniente da parte alta do sistema digestivo, normalmente significativo de úlceras.
Se têm zonas avermelhadas, pode ser sangue mas proveniente a parte baixa do intestino, provocada por alguma inflamação.
Se têm essas bolitas tipo alpiste, significa que não está fazendo bem a digestão, possívelmente não digerindo as gorduras.
Se aparecem com aspecto granulado, pode ser porque algum ingrediente não lhe está assentando bem e a digestão não se está fazendo correctamente.
Se a ração contém muita proteína animal, o organismo irá aproveitá-la quase toda, assim as kks serão pequenas.

Assim, cada dono deve ir observando todos estes aspectos e caso haja alguma kk estranha, ir fazendo experiências com as rações, procurando descartar qual o ingrediente/s causador.

Há alguns alérgicos ao milho, neste caso, escolher uma ração com arroz. Outros alergicos à beterraba, escolher uma sem beterraba, outros alérgicos ao frango, para estes a ração de James é muito boa, já que não contém nenhum.

Enviado: domingo nov 15, 2009 7:29 pm
por BlackAdder
Bem, sendo assim apresento uma:

Da supreme petfoods a selective for ferrets:

Ingredientes: Farinha de aves domésticas (40%), trigo, óleo de soja, farinha de peixe, carne de peru (5%), gordura de aves, açúcar, polpa de beterraba, proteínas de batata, linhaça (2%), vitaminas e minerais.

Análise: Proteína 36%, vitamina A 20.000IU/kg óleos 19% vitamina D3 1.500IU/kg fibras 2% vitamina E 200mg/kg /alfa-tocoferol acetato) cinzas 8% cobre 15mg

Pelo que me dizem é boa, eu aqui no que ouço pois não o posso dizer por experiência própria.

Enviado: segunda nov 16, 2009 1:47 am
por MHZ
Essa não é das piores mas há melhores por onde optar, assim eu não lhe daria preferência.

Note que desses 36% de proteínas, tem bastantes de origem vegetal e sendo eles canívoros estritos, quer dizer que a maior percentagem (que é dada pelos 3 primeiros ingredientes) deveria ser prioritariamente de origem animal. E a Selective, tem trigo na 2ª posição e óleo de soja na 3ª e na 1ª posição tem farinha de aves e não carne de ave que seria muito melhor.
E 19% de gordura, é algo baixo sobretudo se o furi é novo. E havendo no mercado melhores rações, como a Vitalin, a Orijen Cat, ou a Totally Ferret Baby, eu não optaria por esta.

Enviado: segunda nov 16, 2009 1:54 am
por MHZ
Vou acrescentar mais uma informação para melhor compreenderam a importancia de uma boa alimentação, baixa em hidratos de carbono e fibras.
São os intestinos que absorvem os nutrientes necessários ara alimentar as células do organismo. Se lhes damos comidas de mais dificil digestão (como hidratos de carbono e fibras) estamos a danificar lentamente as paredes do intestino, tornando-as cada vez mais incapazes de absorver esses nutrientes e mais cedo ou mais tarde, esse mau trato, acabará por dar frutos que se notarão na saúde. Tanto nos animais, como na nossa.

Enviado: segunda dez 21, 2009 11:03 am
por metraonspeed
Olá amigos furónicos!

Antes de mais, quero desejar a todos um feliz natal, com muitos guisinhos, meinhas, piscinas de bolinhas e principalmente saúde. A minha Fi tem um sapatinho (bem, até tem vários, mas tem um chinelo que já inutilizou além de ser um brinquedinho dela e serve para ser o seu sapatinho) onde constam uns regalos novos. Já me desmanchou a arvore uma meia duzia de vezes, rasgou alguns embrulhos, por isso... tudo normal.
Vim a esta página consultar a tabela de alimentação pois encontrei um comerciante Acana aqui pertinho de mim e gostava de lhe encomendar orijen mas... só consigo ver metade da tabela. Há alguma alma caridosa que seja capaz de passar a tabela para um documento word ou semelhante para eu ficar com ela no pc? pelo menos para conseguir consulta-la...

Beijinhos e turrinhas a todos,
I & Fi*

site de confiança para importar ração

Enviado: quinta jun 24, 2010 5:53 pm
por makycross
olá MHZ! Gostaria de saber um site de confiança onde possa adquirir ração para os meus furanitos! Ando num grande dilema com a ração deles, pois tenho-lhes dado proplan kitten, mas já li que não é má, mas também não é das melhores. aqui na minha zona tenho imensa dificuldade em comprar ração de boa qualidade :( Onde posso comprar da Orijen??? só pela net?? obrigada

Enviado: quinta jun 24, 2010 6:47 pm
por MHZ
Essa Proplan já foi boa mas também alteraram a composição e tem agora demasiados cereais. De gatitos, as melhores que conheço que se vendem cá, são a Orijen e a Eukanuba Kitten e a R. Canin Baby Cat se ainda são pekes.
Mas a da Orijen como tem bastante fitoterapia, não vai muito bem a todos e apresentam as fezes granuladas porque não a digerem completamente. A outros, aos que fazem intolerancia ao frango, como é muito rica nele, também provoca diarreias.

As melhores rações, vêm de Espanha. E as que mais gosto, são:
Ferrettastic e a Vitalin e a de James Wellbelloved para os que são intolerantes ao frango.

Vou colocar aqui alguns dos sites espanhóis. Não sei bem se é permitido mas se os apagarem, peça-mos por pm, senão já ficam para os outros foristas

http://www.huroland.com
http://www.lacasadelasmascotas.com/
http://www.mundohuron.com/

Para a da Orijen, na sua zona não sei se lho entregam mas como está perto de Lisboa, contacte este site e pergunte-lhes http://petness.pt/loja/

Já agora, uma observação pois notei que neste site de cá, têm à venda uma ração que considero boa para os furis, que é a de Ziwipeak pois não contem hidratos de carbono. E é optima para os intolerantes ao frango.

Cuidado porque seu tempo de validade é muito curto e convém que a guardem na porta do vosso frigorífico.

Enviado: quinta jun 24, 2010 8:36 pm
por makycross
Muito obrigada! Acho que vou encomendar, só tenho receio que eles não gostem, mas acho que vale a pena arriscar :) Turrinhas

Enviado: quinta jun 24, 2010 9:30 pm
por MHZ
Lembro que o cambio de rações deve ser gradual para não correr risco de ter uma diarreia. Experimente começar a dar grão, tipo um a um como se fosse um prémio.
A recepção deles em relação à da Vitalin e da Ferrettastic, costuma ser das melhores.

Enviado: segunda jun 28, 2010 10:09 pm
por makycross
Alguém me sabe dizer como posso fazer o pagamento por transferencia bancária ao site mundo huron??? è a primeira vez que estou a pedir e ainda não consegui... Ando aqui ás voltas com isto e não tenho cartão de crédito :(

Enviado: segunda jun 28, 2010 10:40 pm
por MHZ
Penso que necessitará de ter o nib ou o iban deles, para fazer a transferência. Mas aconselho-o a perguntar primeiro no seu banco por quanto fica a transferência e/ou se é melhor usar o nib ou o iban.