Adoptar um furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
PMVSGG
Membro Júnior
Registado: sexta dez 19, 2008 6:56 pm

sábado dez 20, 2008 2:03 pm

Olá a todos =)

Bem depois de trocar algumas pm com a MHZ ela aconselho-me a criar um novo post por isso aqui esta :P

Gostava de adoptar 1 furãozito ou mesmo 1 casal se fosse possivel. Ja tenho alguns contactos de modo a adoptar, o que gostaria de saber era o que aconselham para a casinha deles, comida etc... ou seja basicamente o que deve ter preparado para a chegada dele(s). Em relação a um casal quem me esta disposto a adoptar tem um casalinho e nenhum deles foi esterilizado, estou disposto a começar uma criação mas ha algo q precise saber?

Bem espero a vossa ajuda e compreenção.
Obg.
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

sábado dez 20, 2008 4:02 pm

Na minha opinião, e essa é o que penso... e sigo, se NUNCA tiveste um furão... por mais que leias, por mais conselhos sigas dos que têm, nada te prepara a 100% para o que vem...

Antes de ter as minhas duas meninas, tirei tanta informação na net quanto possivel, incluso tenho 3 dossier dos grossos cheios das mesmas, participo em alguns foruns sobre furões (aqui e espanhóis) e mantenho-me informada tanto quanto seja possivel... mas a sempre algo de novo que acontece com as minhas meninas, coisas que não foram escritas e por que poucos passaram...

Antes de passares à criação, aconselhava-te a familiar-te com um furão... e quanto te achares preparad@, aí sim farias criação... mas não antes disso...

Pelo menos é o que penso... eu não sinto "preparada" para ser "avó" e acho que isso nunca vai acontecer, pois infelizmente tempo é coisa que não tenho lá muito... só o suficiente para que nada falta às minhas miudas... e quando se trata de crias... tens que estar sempre muito pendente e observar se nada lhes falta... se todas são alimentadas por igual e etc...

POdes ter 2, para se fazerem companhia um ao outro... mas criar... acho que devias esperar um pouco... esperar tanto quanto o tempo de adaptação e aprendizagem...
Fiquem bem, Vera
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado dez 20, 2008 7:38 pm

Olá PMVSGG, já leu as FAQ'S? Por aí, já terá uma ideia das necessidades deles.

Se tem possibilidades de os deixar soltos, tem de ter a casa à prova de furões e só a gaiola para dormirem, esta não necessita de grandes dimensões. Se não tem essa possibilidade mas consegue arranjar uma sala para eles, óptimo. Caso contrário deve arranjar uma jaula grande com um minimo de 3 metros cubicos.

Sou da mesma opinião da Vera, criar furanitos não é o mesmo que criar gatitos, pode ser bem mais complicado. Obriga a uma disponibilidade de tempo bem razoável. A saber as cores a evitar, a como alimentar a mãe, antes e depois do parto, etc. Isto evidentemente, para fazer uma cria consciente.
Primeiro, aprenda bem sobre eles, como alimentá-los (são animais carnívoros estrictos) são animais fotoperiódicos, os sinais de doença, a saber distinguir caquitas e a lidar com eles. Costumo dizer que depois de ter um furão, se fica bem preparado para criar meia dúzia de filhotes humanos...são animais hiperactivos, ignorantes dos perigos e com tendências suicidas... :D

Aqui na arca, tem vários tópicos que também o podem ajudar. Vá lendo e depois vá colocando as suas dúvidas.

Se tiver um casal, aprenda a conhecer os sinais de entrada em cio, porque nessa altura, terá de os separar. Um macho em cio (o cio deles dura uns 6 meses, ou mais) se encontrar uma fêmea ao alcance, irá a querer montá-la sempre e poderá magoá-la.
O cio das fêmeas de furões, deve ser parado, porque os altos níveis de estrogenios no sangue, podem provocar-lhe uma anemia muito grave, da qual poucas se safam, a anemia aplastica.
E caso a queira acasalar, só a devera juntar com o macho, na altura certa e não por mais de 3 dias. Depois ela tem de ser separada até ao final do cio dele. E se tiver filhos, nem mãe nem crias, devem conviver com o pai, só depois de já granditos.

Mas leia bem sobre eles, que é a melhor maneira de começar.
Aros
Membro Júnior
Registado: domingo jan 04, 2009 11:51 pm

segunda jan 05, 2009 10:53 pm

boas! eu também nunca tive um furão. ja tive alguns animais ao longo da minha vida, mas pelo que leio sobre furões vai ser uma experiencia completamente diferente, isto é, se eu conseguir obter um.

Já sei com o que contar ao ter um destes animais mas a voz da experiencia dos utilizadores deste forum e nao so, só me faz pensar que por mt que me prepare, vai falhar uma coisa ou outra.

E mais falhava se quisesse ter já ninhadas e isso. Primeiro vou aprender a lidar com um e entender a natureza/essencia desta espécie, e depois sim, alargo a familia! concerteza que não vou querer o contrário!

Ja ha algum tempo que leio e pesquiso sobre este animal, oservo experiencias de utilizadores cibernautas e posso dizer uma coisa: a espécie fascina-me! e ja interiorizei que se quero uma cabmada de furões a andar ca por casa vou ter de pensar de uma maneira mt progressiva, nao vai poder ser logo tudo ao mm tempo. first things first =)

Boa sorte!

e já agora, se souberes de alguem que tenha uma ninhada(ou venha a ter) podes deixar-me o contacto?
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

quarta jan 14, 2009 4:49 pm

Em principio só vai haver ninhadas plea primavera... é só uma questão de se manterem actualizados e sempre que entrarem na Arca passarem pelos classificados, pois é lá que muitos criadores anunciam as ninhadas... A outra solução é comunicarem por MP aos user que já deixaram anuncios de ninhadas anteriores e reservarem (caso voltem a criar) uma cria...

Enquanto isso, vão-se actualizando em relação aos "pestinhas".... em tempos criei uma tabela com os sites que pesquisei informações e alguns forums sobre furões, assim que der com a mesma, coloco-as aqui (pois não sei se já fiz isso ou não num tópico anterior)...

E acreditem numa coisa, por mais que se lê, nada nos prepara a 100% para a chegada deste membro à nossa família... Cada furão é um mundo diferente...
Fiquem bem, Vera
Responder

Voltar para “Furão”