Diário de um furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quarta dez 31, 2008 12:08 am

Aqui vou deixar uma espécie de testemunho daquilo que teem sido os primeiros dias a conviver com um furanito.

alguns dos testemunhos serão do meu ponto de vista, noutros vou escrever como se fosse o Jinx a falar.

espero que gostem! :D

1º dia (27/12/08): o encontro:

Jinx*- sem eu perceber porquê ou o que se estava a passar, a minha dona tirou me da gaiola, colocou-me na transportadora e o meu dono levou me para um sitio mais frio, com mais barulho e mais confusão. estivemos um bocado à espera, até que apareceu uma rapariga com uma transportadora na mão. cumprimentou o meu dono, ele tirou a minha transportadora de dentro do carro e ela ficou a olhar para mim com cara de totó :lol: (acho que é este tipo de cara que os humanos fazem quando gostam de nós!). depois fui passado para outra transportadora, e deixei de ouvir o barulho do carro ou do meu dono. não percebi bem o que se estava a passar. pelo movimento da caixa percebi que nos dirigiamos para algum lado. de vez em quando ela levantava a caixa à altura dos olhos para me ver (e chata!) e chamar-me qualquer coisa como "ó minha coisa doida", e sorria, sorria muito. depois de umas horas numa coisa que andava rápido e fazia um barulhão, chegámos a casa. aquela rapariguinha que me tinha trazido soltou me na casa de banho, deu me comida e água e ficou ali sentada no chão, enquanto eu me ambientava, bebia um bocadinho de água e me entretinha a explorar o sitio! nessa noite dormi dentro da caixa onde a minha dona me tinha trazido, já tinha o meu cheiro e assim não me senti tão deslocado! acho que vou começar uma nova vida, espero que corra tudo bem!
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quarta dez 31, 2008 12:28 am

4º dia (30/12/08)

jinx- ora bem, já estou nesta casa há uns dias e já mando nisto tudo! a minha dona é uam porreiraça, dá-me comidinha da boa, deixa-me andar à vontade pelo quarto todo, já me apresentou à restante bicharada cá de casa... isto aqui nunca há sossego!

há pouco foi me buscar à gaiola e trouxe-me para a sala. como estava ali toda entretida a olhar para uma coisa com botões e um vidro brilhante com imagens, eu tive que me entreter sozinho. primeiro comecei por lhe tentar trincar os dedos dos pés, mas ela deu me um piparote no focinho (já não se pode brincar :lol: ).Depois descobri uma coisa altamente, um armário com panelas lá dentro! que sitio fantástico para brincar. mas eu sou um furão muito sério, e sempre a pensar no futuro. não vá o diabo tecê-las, aqui o Jinx já se precaviu para o caso de haver alguma catástrofe. roubei a ração toda da taça das gatas e levei-a para dentro do armário, tá lá arrumadinha e só eu é que sei que lá está! :D

depois descobri outra coisa altamente, aliás, duas coisas altamente atractivas e que combinam perfeitamente com a minha pelagem clara. dois vasos de plantas com muuuuuuuuuuuuita terra. quando a minha dona olhou para mim a minha cabeça já tinha mudado de cor :lol:

lá foi ela buscar uma toalha para me limpar, eu mordi a toalha e ela ralhou comigo, depois de estar bem limpinho ela deixou me em cima do sofá e eu continuei as minhas investigações. descobri um saco com uma camisola lá dentro (onde se dorme bem quentinho), um cesto de verga espectacular para roer (mas so quando a dona não está a ver, ela ralha!! :twisted: ), uma porta para outro quarto (tenho que entrar lá quando a chata da dona estiver distraida, parece-me que tem lá carradas de coisas interessantes pa meter o focinho!), um sofá onde posso correr dum lado para o outro, uma lareira (e mais uns vasinhos com plantas) e uma cadeira com uma gata lá em cima. este não foi o melhor encontro, ela bufou pra mim, mas eu sou mais corajoso e trepei para cima da mesma cadeira que ela. Aquela medrosa da treta fugiu e eu fui atrás dela, só que ela escondeu-se atrás do sofá... desta vez tive pena dela, até porque quero ser amigo, mas da próxima vez vou me meter com ela outra vez! :twisted:

e pronto, até agora tem sido assim a vida cá em casa, comer, dormir, passear pelo quarto e sala, perseguir os pés da minha dona e das restantes pessoas cá da casa. tenho brinquedos novos (bolas de borracha e um boneco com penas), um peitoral e uma trela (a minha dona experimentou por-me aquilo hoje, segundo parece vou ter que usar aquilo sempre que tiver de ir a um sitio chamado veterinário), uma data de biscoitos que a minha dona me dá quando me chama e eu vou a correr ao pé dela, comidinha boa e muita brincadeira.
acho que vou gostar de viver aqui!! :D

Até breve

Jinx*
lilin
Membro Veterano
Mensagens: 774
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am
Localização: Golden Retriever

quarta dez 31, 2008 10:36 am

Bem Omega a tua casa deve ser uma animacao! :lol: :lol:

Parabens pelo furanito, deve ser um espectaculo ter um bicharoco desses! :wink:
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta dez 31, 2008 4:49 pm

Parabéns pelo tiranito, perdão, furanito. :lol:
E lembre-se que uma alimentação propria de um carnívoro estricto, como eles, é a melhor garantia de uma perfeita saúde. Espero que a ração seja de boa qualidade. Se tiver dúvidas, é só perguntar.
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta jan 01, 2009 11:57 am

muito obrigada pelas vossas palavras. eu não tinha acreditado num amigo meu quando ele me disse que numa casa onde há um furão nunca há descanso, mas agora já percebo o que ele queria dizer! :P

MHZ, até ver ele tem comido ração de gatinho, royal canin, porque aqui no Entroncamento não arranjo ração de furão mas sei que em Vila Real (onde estudo) há uma loja que tem.

neste momento o tiranito está debaixo dos meus cobertores, todo enroscado a dormir... :P
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta jan 01, 2009 12:36 pm

As rações para furões que se vendem em Portugal, não têm qualidade, melhor dar algumas de gatitos.
A Royal Canin só tem uma que aconselho, a da Baby Cat, a Kitten 34 já não é aconselhada, desde que mudou a composição. O tracto intestinal deles é muito simplificado, dado que não têm cego e quase não existe intestino grosso (tem cerca de uns 10 cm) por isso, dar-lhes a eles, carnívoros estritos (ainda mais estritos que os gatos) comidas com hidratos de carbono ou fibras, irá a irritar-lhes o intestino. Como é no sistema digestivo que estão grande parte das suas defesas (uns 75%) uma má alimentação é uma porta aberta para futuros problemas para a maior parte dos furões.

Dê uma vista de olhos neste tópico fixo onde explico e falo das melhores rações http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=59812

Não esqueça de fazer um cambio gradual para uma nova alimentação para evitar uma diarreia, que alguns estranham a mudança, se esta for brusca.

Se o vai levar consigo para Vila Real, tome nota que as temperaturas ideais andam entre os 15º e os 22ºC e que acima dos 26º podem entrar em choque e desidratar.
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

sexta jan 02, 2009 10:49 am

Felicidades, para os dois ;)

E alguma duvida é só perguntar, mas eu não sei tanto como a minha professora ;)
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sexta jan 02, 2009 11:49 am

Muito obrigada aos dois :D .

já antes de ter o Jinx cá em casa tive o cuidado de imprimir topicos sobre alimentação, cuidados a ter, educação, etc... é a minha leitura de mesa de cabeceira neste momento :P

já noto algumas diferenças no meu terrorista, o pêlo está mais suave, está um cadito mais gordo e já não tenta morder assim á toa, no entanto vou ter que o educar e sociabilizar com outros animais.

as minhas gatas fogem dele, ele não se faz rogado e corre atrás delas!

as minhas cadelas (ate ver foi so a Yorkshire que teve contacto com ele) não fogem, o gajo investe contra elas e morde lhes as patas. isto preocupa me um bocado porque uma das minhas cadelas já tem 12 anos e queria que ela estivesse sossegada, a outra cadela ainda é nova e danada para a brincadeira, so que tem 70 kg (dogue alemão) e tenho medo que com uma dentada (mesmo que na brincadeira) o possa magoar.

assim sendo optei por não o juntar com as minhas cadelas, e agora que ele vai comigo para Vila Real pode ser que tenha lá uma companhia, uma vez que um amigo meu está a pensar levar a furanita dele :P
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo jan 11, 2009 1:54 am

11/01/09

Jinx- oras, cá estou eu de novo a dar noticias. há uns dias atrás a minha dona agarrou em mim, pôs me na transportadora e meteu me dentro daquela coisa que faz barulho e anda de um lado para o outro. andámos... andámos... voltámos a andar, até que chegámos a um sitio bem mais frio do que aquele onde estávamos antes.

tava eu muito sossegadito na minha caixinha, embrulhado na toalha, quando oiço a porta abrir do meu lado e alguem entrou. pegou na caixa, olhou para mim e disse que eu cheirava mal... e eu pensei cá para mim, quando te apanhar a jeito levas uma dentada. :twisted:

depois fomos até casa da minha dona. quando chegámos ela abriu a porta da transportadora e deixou me andar a explorar. mais um sitio novo, com cheiros novos e... ALTO! que cheiro era aquele? ali tinham estado... gatos! onde andariam eles e porque não vinham dizer me olá?? será que já não estavam lá em casa? bolas... eu até gosto de gatos :P

explorei, explorei e tornei a explorar, até que encontrei umas escadas e decidi subi-las. cheguei ao quarto e comecei a explorar mais um cadito. sou um furão, tenho que fuçar em todo o lado :lol:

enquanto a minha dona preparava a minha gaiola, decidi disfarçadamente aproximar-me do amigo dela, fingir que estava a cheirá-lo, e assim que me apercebi que tinha a mão dele ao alcance da minha boca, TUNGAS, mordi-lhe :twisted: e pensei cá com os meus botões "esta foi por teres dito que cheirava mal!! :twisted:

para variar levei um piparote no focinho por causa de ter mordido. com estas piparotes todos cada vez tenho menos vontade de brindar a malta com as minhas dentadinhas amigáveis...

oras, a vida nesta terra fria é muito sossegadita. a minha dona acorda de manhã, põe musica a tocar e vai-se vestir. enquanto ela se veste eu ando pelo quarto a ver se ela me deixa enfiar nos cobertores quentinhos da cama. depois deixa-me água e comida, dá me uma festa e deixa-me na gaiola. não faço ideia de onde ela vai, mas oiço a falar em faculdade.. o que quer que isso seja!

depois quando volta abre-me a porta da gaiola e deixa me andar atrás dela pela casa toda. descobri um fogão, uma máquina de lavar e sofás :p

normalmente estou sempre solto quando há gente cá em casa, só durante a noite é que fico na gaiola. mas não me importo porque tenho uma pantufa quentinha onde dormir (ideia do amigo da dona, que insiste em dizer que é meu padrinho :P :P ).

há dias até fomos jantar a casa de uma amiga da dona. corri tanto a explorar a casa que depois adormeci ao colo da dona. quando acordei tava a olhar para mim toda embevecida :lol: :lol: :lol:

e prontos, tem sido assim a minha vidinha :P


até breve.
Jinx
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo jan 11, 2009 5:41 pm

Rica vidinha" Se algum dia quiseres trocar, manda um pm... :D Entretanto, esquece os buraquinhos que possas encontrar, não te metas em atalhos nem em trabalhos... :D E diz à tua dona que antes de abrir a porta da rua, veja por onde tu andas e que se não esqueça da tampa da sanita sempre fechada, assim como varandas e janelas, esquece-te de ser trepador que aí o frio está demais para ti. :wink:
Responder

Voltar para “Furão”