olá.
tenho um casal de furoes que fizeram criação o ano passado. ele vai fazer 3 anos e ela tem 4.
pensava eu que a umas semanas atras ela tinha engravidado. teve todos os sintomas (como no ano passado)
redução de inchaço e mudança de tom do orgao sexual
mamilos + saliente (parece-me)
perda de pelo
até aquele instinto de fazer ninho (desfez uma alcofa nova)
no entanto nada...
podem os furões ter uma falsa gravidez como os cães?
o que terá causado esta situação??
cumps...
falsa gravidez?!?!?!?
Moderador: Moya
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda mar 12, 2007 5:27 am
Podem e é uma situação bastante normal nos furões. Varias coisas podem causar isso, inclusive ela ter ficado prenha mas por qualquer motivo as crias são reabsorvidas. Um dos motivos pode ser uma deficiência nas crias e a mãe natureza encarrega-se de corrigir o erro.
Também o macho estar ainda no inicio do cio e os espermatozoides ainda serem imaturos, demasiado calor também causa infertilização no macho.
Problemas da fêmea como quistes nos ovários, etc.
É conveniente certificar-se se é mesmo um falso embaraço e não ficam crias dentro da mãe. Por ex. uma camada pequena, como 2 ou 3 crias, não consegue produzir os estimulos necessários para a induzir ao parto. Quando os bebés estão prontos para nascer, liberam um produto químico que indica ao corpo da mãe que este está pronto para o parto. Mais bebés, equivale a mais química que equivale a mais rápida elaboração e um parto mais cedo. É esse o motivo que muito poucas crias (uma ou duas) muitas vezes não conseguem entrar em trabalho de parto espontâneo e há necessidade de intervenção.
Agora, ela entrará em período pos parto e o mais normal é adoptar algum peluche, ou os outros furões ou mesmo o dono, como seus filhotes.
E irá entrar de novo em cio, mais dia menos dia.
Também o macho estar ainda no inicio do cio e os espermatozoides ainda serem imaturos, demasiado calor também causa infertilização no macho.
Problemas da fêmea como quistes nos ovários, etc.
É conveniente certificar-se se é mesmo um falso embaraço e não ficam crias dentro da mãe. Por ex. uma camada pequena, como 2 ou 3 crias, não consegue produzir os estimulos necessários para a induzir ao parto. Quando os bebés estão prontos para nascer, liberam um produto químico que indica ao corpo da mãe que este está pronto para o parto. Mais bebés, equivale a mais química que equivale a mais rápida elaboração e um parto mais cedo. É esse o motivo que muito poucas crias (uma ou duas) muitas vezes não conseguem entrar em trabalho de parto espontâneo e há necessidade de intervenção.
Agora, ela entrará em período pos parto e o mais normal é adoptar algum peluche, ou os outros furões ou mesmo o dono, como seus filhotes.
E irá entrar de novo em cio, mais dia menos dia.
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda mar 12, 2007 5:27 am
como sempre excelente...
muito obrigado pelo esclarecimento...
portanto não preciso preocupar-me com o cio.
parece-me mesmo falso alarme ela perdeu um pouco de peso (como o ano passado) penso que se tivesse uma camada pequena se notaria, mas nao é o caso. tenho vindo a apalpar a barriga dela e nao sinto nada.
muito obrigado pelo esclarecimento...
portanto não preciso preocupar-me com o cio.
parece-me mesmo falso alarme ela perdeu um pouco de peso (como o ano passado) penso que se tivesse uma camada pequena se notaria, mas nao é o caso. tenho vindo a apalpar a barriga dela e nao sinto nada.