Adopto Furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

rise
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo fev 11, 2007 1:34 pm

segunda mai 18, 2009 9:54 pm

Eu já nem me lembro quando é que me apaixonei, sei que foi pela altura em que comprei o meu gerbo. Nessa altura vivia num quarto alugado pelo que me era impossivel ter um furão mas agora as condições mudaram e decidi procurar um, principalmente desde que estive perto de um casalinho:)

cheguei a oferecer trabalho (webdesign, design, design de interiores, só não ofereci um projecto de arquitectura porque só para o ano é que acabo o curso) a um criador de furões em troca de um, mas apesar do valor de qualquer um destes trabalho ser superior aos 100euros que ele me pediu não aceitou...lol...enfim
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

terça mai 19, 2009 9:54 am

metraonspeed, tens razão em algumas coisas que disseste, ou quase na maioria, mas à que ver que não sai barato...e sim à muitas pessoas assim como disseste..

xtina_xm, que comer dás ao teu para ser 10€?

Rise, é assim, uma vez arranjei um a uma pessoas daqui, fiz-lhe dezenas de perguntas e pareceu-me bem ajudar...ia para um casal de namorados...mas era ele que ia ficar com a dita pequena, entretanto parece que quem ficou foi a mãe dessa pessoa, e depois não gostava que eu pergunta-se pela pequena, e eu achei muito estranho, desde aí fiquei com o pé atrás...não quer dizer que seja mal tratada, mas és estudante e os estudantes gostam de sair/festas...não quer também dizer nada pois eu já fui estudante, e aquilo que ganhava na altura gastava-o em comer, ou o que fosse necessário para o meu...

Tu na primeira mensagem que postas dás a tua impressão e que eu não achei lá muito boa, mas a metraonspeed, fez vir-me escrever este testamento...

A gaiola poderás tu fazer, eu fiz a minha com ajuda, e não foi facil, ainda demorou um tempo..gastas em material, ou se tiveres material em casa para fazer...
Mas depois tens a alimentação, é como uma pessoa, se comeres coisas que não fazem tão bem poderás ter problemas...
O comer custa cerca de 25€ 3.5Kg, que dá mais ou menos para 3 meses, depende da vontade de cada pequeno...tens também o vet, que no meu caso pago cerca de 37€, às vezes mais...
Quanto tempo falta para terminares o curso?
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
rise
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo fev 11, 2007 1:34 pm

terça mai 19, 2009 10:28 am

DavidCascais Escreveu:metraonspeed, tens razão em algumas coisas que disseste, ou quase na maioria, mas à que ver que não sai barato...e sim à muitas pessoas assim como disseste..

xtina_xm, que comer dás ao teu para ser 10€?

Rise, é assim, uma vez arranjei um a uma pessoas daqui, fiz-lhe dezenas de perguntas e pareceu-me bem ajudar...ia para um casal de namorados...mas era ele que ia ficar com a dita pequena, entretanto parece que quem ficou foi a mãe dessa pessoa, e depois não gostava que eu pergunta-se pela pequena, e eu achei muito estranho, desde aí fiquei com o pé atrás...não quer dizer que seja mal tratada, mas és estudante e os estudantes gostam de sair/festas...não quer também dizer nada pois eu já fui estudante, e aquilo que ganhava na altura gastava-o em comer, ou o que fosse necessário para o meu...

Tu na primeira mensagem que postas dás a tua impressão e que eu não achei lá muito boa, mas a metraonspeed, fez vir-me escrever este testamento...

A gaiola poderás tu fazer, eu fiz a minha com ajuda, e não foi facil, ainda demorou um tempo..gastas em material, ou se tiveres material em casa para fazer...
Mas depois tens a alimentação, é como uma pessoa, se comeres coisas que não fazem tão bem poderás ter problemas...
O comer custa cerca de 25€ 3.5Kg, que dá mais ou menos para 3 meses, depende da vontade de cada pequeno...tens também o vet, que no meu caso pago cerca de 37€, às vezes mais...
Quanto tempo falta para terminares o curso?
Até que enfim que conseguimos conversar como deve ser:)
Falta-me um ano, ou seja estou no quarto para o ano será o quinto e ultimo.
Devo dizer que a minha vida social já teve melhores dias...o curso que frequento toma-me todo o tempo que tenho e por isso quando não estou na faculdade estou em casa a trabalhar. Por isso passo bastante tempo em casa e contam-se pelos dedos o numero de vezes que fui para festas desde que entrei para a faculdade, é triste mas é verdade:) As noitadas que muitas vezes faço são para as entregas que tenho no dia a seguir...é uma coisa realmente deprimente e que talvez se fizessem melhor com um amigo!:)
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça mai 19, 2009 11:41 am

Nós, por cá, ainda temos sorte porque não há muitas más misturas de sangue e não há ainda criadores a larga escala, como já têm os espanhóis com a Cunipic, ou com os importados da Marshall. É que a criação de furões só é rentável em larga escala e mantê-la em boa saúde, é complicado e os resultados são às vezes desastrosos. Ou se sacrificam muitos princípios para se ganhar dinheiro, ou, para mantermos esses princípios, sacrificamos o lucro…
Quero com isto, dizer que me parece que ainda não temos muitos problemas com a saúde dos nossos furanitos portugueses mas o mesmo já não digo se se trata de um “estrangeirito.”
No entanto, os imprevistos acontecem e convém estar prevenido com um mealheiro. É que estes marotos roubam o coração em três tempos e quando adoecem, se têm a sorte de ter um bom dono, a nossa preocupação é curá-los e não olhar a gastos. De aí, a necessidade de ir fazendo o tal mealheiro, para o que der e vier. E não esquecendo que à medida que envelhecem, de mais cuidados necessitarão.

O furão, apesar de dormir muito, é um animal hiperactivo e muito curioso que necessita de espaço e de estímulos para manter uma boa saúde. Com isto, quero dizer que não necessita de gaiolas e que o ideal é ele andar solto pela casa, tal como um cão ou um gato. Evidentemente que a casa tem que estar preparada para ele. O meu só usava a gaiola para dormir e comprei-lhe uma baratinha.
A camita dele pode ser uma toalha, não necessita de grandes gastos, só ter atenção a que durma sem luz, nem natural nem artificial. Há nas lojas dos chineses e nos hiper, umas almofadas para bancos, tipo envelope em que eles se podem meter dentro e que dão umas boas e baratas caminhas.
Um champô dura muuuito tempo, o Johnson sem lágrimas é bem tolerado por eles.
Para limpar as orelhas basta um cotonete e óleo de amêndoas doces.
Uma tesoura ou um corta unhas.
Ácidos ómega para o pêlo e não só
Vitaminas como Nutrical para dar como prémio e suplementar nos primeiros meses de vida
Malta ou parafina medicina oral para evitar as bolas de pêlo mas que também dura muito tempo.
Sendo a esgana para os furões, uma doença mortal também não convém descuidar a sua vacinação.
Brinquedos, bolas de papel, sacos plásticos, caixas de cartão, tubos feitos com garrafas de água. Tudo isto é de borla e eles adoram.

O cuidado mais importante a ter com ele, dadas as características de seu sistema digestivo muito simplificado, é ter uma boa alimentação apropriada a essas características. Acreditem que é um factor realmente primordial quer para uma boa saúde, quer para uma larga longevidade. Bem cuidado e saudável, um furanito pode viver até aos 10 ou mais anos. E aqui não aconselho a poupar nem um cêntimo e se optarem por uma alimentação natural, para que esta seja boa, há que ter cuidado com o fornecedor e fazer-lhes um exame detalhado às kks a cada 3 ou 4 meses, procurando por campilobacter, salmonellas, e.coli Clostridium perfringens, etc.

O “perigo” de não termos um mealheiro preparado, é que nos pode levar a “deixar passar” alguns sinais de que estão enfermitos e esse facilitar, conduzir a um problema ainda mais grave.
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

terça mai 19, 2009 12:28 pm

Nem mais ;)
Espero que o meu viva e viva....até eu andar de bengala :D
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Vera_Carlos
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça mai 19, 2009 6:27 pm

metraonspeed Escreveu:Eu às vezes até tenho medo de comentar...

(...)
Vera, desses 1000E não poderia ter feito a festa com menos? (...)
Beijos e abraços e muitas turras!
I&Fi
Como assim? Não percebi... :?

Mas verdade seja dita, esses 1000€ ou mais, foram a coisa mais bem gasta.... Antes gastar em mimos para os meus bichanos (que não são pouco).... OU não pensam assim?
Fiquem bem, Vera
metraonspeed
Membro
Mensagens: 70
Registado: terça set 09, 2008 6:55 pm
Localização: Fiona aka Mouquinha

terça mai 19, 2009 6:39 pm

Ora ai está, assim entendemo-nos todos e não precisamos de mostrar o IRS a ninguém.
MHZ é bom saber que há tanta alternativa boa e baratinha e que, o fundamental, são as despesas de alimentação e de saúde que, convenhamos, também não são extraórdinárias - acho que foi o David quem fez a estimativa de 25E a cada 3 meses. Como mencionei no post anterior não é dificil superar as despesas de veterinário com um ferret como com um cão de pedegree ou outro animal exotico. O que nós sabemos é que o furão tem um metabolismo rápido e não podemos perder tempo a ver no que dá.

Só queria acrescentar que - agora a outra luz - fui algo impulsiva no post anterior e por isso peço perdão às susceptibilidades. Acho mais relevante saber se o futuro dono do furão tem TEMPO e DISPONIBILIDADE suficientes do que dinheiro, eu não sou rica e tenho um furão e já agora o meu não dorme 18h por dia, nem sei se dormirá 12h, dedico-me muito à Fiona que não suporta a gaiola e sente a minha falta... ouvi dizer que as meninas da Vera também não dormem assim tanto quanto isso, a Xris também não ganhou o euromilhões e, assim, com a ajuda uns dos outros e um mealheiro assim à mão cá vamos andando, mimados e felizes. Outros nem por isso, pois esperam animais mansos e sociais e saem-lhes Diabos da Tasmania que fazem kk's e xixi em todo o lado, trepam pelos cortinados e enfiam-se dentro dos louçeiros. Por isso, se me é dada licença, eu ficaria mais tranquila se soubesse que o futuro dono do furão tem essas coisas em mente e finalmente a despesa (que, repito, também não é assim tanta).

Por isso rise, não tem de quê. Espero que seja dotado de muita paciência e uma paixão e tolerancia pelo reino animal, pois nem todos são docinhos ou gostam de dar beijinhos. No meu caso tive de sangrar muito até lá chegar lol. Mas boa sorte e que corra tudo bem. Pode não ter 150E ou 300E para dar por um furão agora mas digo-lhe que, se tivesse de dar agora 1000E ou 2000E pela minha, dava, num abrir e fechar d'olhos.
Jokas e turrinhas
I&Fi[/list]
Vera_Carlos
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça mai 19, 2009 6:41 pm

Em relação às gaiolas, não menosprezo aqueles que querem construir uma... Falo por experiência e por alguns tópicos que li nos foruns espanhois.

A minha era um armário de portas adaptado e forrado em papel plástificado para ser mais fácil a sua limpeza e higiéne e claro... tinha rede...
Com o passar do tempo, começou a acumular cheiro e por mais que o lavasse e colocasse ao sol não desaparecia.

Obtei por uma gaiola a sério por ter tido uma má experiência com uma gaiola caseira....

Rise se queres construir a tua própria gaiola e como dizes és "manitas", então FORÇA!!!! Pesquisa na net, existem alguns foruns sobre furões onde podes tirar as ideias para a tua. Tem atenção ao material que escolhes e se puderes, evita a madeira a todo o custo, antes parte duma estanteria de alumínio (forrada a película plastificada) ou de plástica... existem de vários tamanhos e se achas que em termos de largura é estreita, sempre podes juntar mais uma... É tudo uma questão de imaginação e aptidão para as manualidades...

E David... no forum espanhol fizeram uma espécie de tabela com o preço da ração por quilo, e acredites ou não... A ração dita "rasca" consegue ser mais cara que a dita "optima" LOLOL :lol: :lol:

Eu comprei a James por menos de 4€... A orijen por 4,4€... NO super mercado encontramos um qualquer que agora não estou vendo o nome, umas 800gr por 5 ou 6€
Fiquem bem, Vera
Vera_Carlos
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça mai 19, 2009 6:51 pm

E realmente, as minhas não dormem esse tempo todo... De pequenas devem ter engolido umas pilhas duracel do tamanho XXXXL :lol: :lol: :lol: Pois são muito activas....

E também não sou rica... por mês ponho uma pequena quantia para gastar com elas, seja em ração, vet, hamacas... o que seja... Tenho muitas discussões com o meu namorado por causa dessa "poupança"... Diz que ando a trabalhar para as "miúdas".... :lol::lol:

RISE és de que zona do pais?
Fiquem bem, Vera
metraonspeed
Membro
Mensagens: 70
Registado: terça set 09, 2008 6:55 pm
Localização: Fiona aka Mouquinha

terça mai 19, 2009 7:06 pm

Vera_Carlos Escreveu:
metraonspeed Escreveu:Eu às vezes até tenho medo de comentar...

(...)
Vera, desses 1000E não poderia ter feito a festa com menos? (...)
Beijos e abraços e muitas turras!
I&Fi
Como assim? Não percebi... :?

Mas verdade seja dita, esses 1000€ ou mais, foram a coisa mais bem gasta.... Antes gastar em mimos para os meus bichanos (que não são pouco).... OU não pensam assim?
A Vera disse que gastou 1000E, mas podia ter gasto menos não podia? não a censuro por mimar os seus, mal de mim que gasto mais com a minha do que comigo lol. A minha pergunta era: desses 1000E quanto é que gastou por necessidade? Por exemplo, a Fiona tem uma caixa de sapatos na gaiola, uma cama feita por mim, o comedouro é um cinzeiro que comprei em Marrocos, os brinquedos são peluches e meias a que eu adicionei guisos, os tapetes da gaiola deu-me a minha vizinha de cima, etc. Moral custo = 0E. Por outro lado também mandei vir um set de todas essas coisas da huroland logo quando a Fi chegou e ainda paguei uns trocos... mas ela gosta mais da caixa de sapatos lol.

Não contabilizo quanto gasto com cada um dos elementos da minha familia mas após este post fiz um calculo por alto e posso dizer que em 8 meses devo ter gasto uns 350/400E com a minha ou pouco mais. Mas se não me pudesse dar ao luxo de comprar os fatos de marujo para a Fiona, acho que teria gasto uns 200E.

Vera, às vezes tenho medo de comentar por concluir que as prioridades dos outros são tão diferentes das minhas; por vos ler como donos tão cândidos, extremosos, preocupados, dedicados e respeitar-vos tanto nesses momentos e, noutros, assistir a uma faceta radical e sim, meio elitista. Acho que vou morrer com a imagem da Fiona enfiada dentro de uma gaiola do tamanho dela e saber que era ali que ela vivia. Acha que quem a teve se preocupou com a alimentação ou a hamaca?
Eu compreendo que TODOS rumamos no mesmo sentido, o de informar, alertar e informar um bocadinho mais para que os futuros donos de furões não tomem uma iniciativa precipitada e pouco ponderada. Mas não acho de todo que a prioridade seja o montante que terão de ter disponivel para o caso de o furão ser/estar enfermo. Não acho que seja "A" prioridade por vários motivos mas principalmente porque não é assim tanto; porque os furões que vejo para adopção infelizmente estão-no por outros motivos; porque prioritário para mim seria saber quanto do meu tempo/espaço necessita esse animal para o seu bem-estar; e, depois, o orçamento.
Beijos e turrinhas
I&Fi
Vera_Carlos
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça mai 19, 2009 8:11 pm

metraonspeed Escreveu:[(...)
A Vera disse que gastou 1000E, mas podia ter gasto menos não podia? não a censuro por mimar os seus, mal de mim que gasto mais com a minha do que comigo lol. A minha pergunta era: desses 1000E quanto é que gastou por necessidade? Por exemplo, a Fiona tem uma caixa de sapatos na gaiola, uma cama feita por mim, o comedouro é um cinzeiro que comprei em Marrocos, os brinquedos são peluches e meias a que eu adicionei guisos, os tapetes da gaiola deu-me a minha vizinha de cima, etc. Moral custo = 0E. Por outro lado também mandei vir um set de todas essas coisas da huroland logo quando a Fi chegou e ainda paguei uns trocos... mas ela gosta mais da caixa de sapatos lol.

(...)
Se for fazer contas... desses 1000€... 3/6 foi em vets (vacinação e esterilização)... O resto divide-se pelas outras despesas... Mas tens razão, também fiz compras nem qualquer necessidade de as fazer, como foi o caso dos conjuntos que comprei (principalmente de verão)... Brinquedos, compro nos chineses ou nas promoções de 1€ do jumbo... A piscina de bolas é feita dos ovinhos vieram das máquinas de brindes que há em alguns cafés... Também têm algumas blusas que já não me servem a fazer de caminha...

posso ter gasto esses famosos 1000€, mas não foi de uma única vez, mas ao longo de um ano e pico...Há meses que nãos lhes compro nada... outros que sim...

E já agora deixo uma dica... quando forem ao jumbo (não sei se é igual em todo o país) tenho em atenção à feira do euro... há sempre coisas que podemos aproveitar... Sacos de pão (em forma de caixa ou redondo) de pano; bolinhas com guizo (6 ou 8 unidades); sacos para rebuçados de haloween (dá uma boa hamaquita)... AS mantas polares do modelo também são baratas e pode-se fazer caminhas quentinhas para o inverno...

Quanto à nossa roupa... aquelas peças que já não usamos e que não damos ao "vizinho" porque tem nódoas ou estão rotas... podem ser aproveitas para fazer hamacas, tuneis, pontes, almofadas, bolas, etc... Só temos que jogar com a nossa imaginação...
Fiquem bem, Vera
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

terça mai 19, 2009 10:06 pm

No que este post se tornou.. ;)

Vera manda-me o link desse site das tabelas ração/preço sff...

Eu só sei que já gastei muito,mas para mim o mais importante é que ele esteja muito bem :D
Ainda ontem deixei ele andar a cavar, estava a fazer um buraco na horizontal o tamanho dele...depois a terra secou nas unhas e lá tive que estar a limpar uma a uma xD

Rise paciência pois é um bebé...já estiveste ao pé de algum??

Eu descobri uma maneira de ganhar 5€/mês,(a gastar cerca de 15 min na net) quem quiser saber pormenores diga ;)
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
rise
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo fev 11, 2007 1:34 pm

terça mai 19, 2009 10:27 pm

Sou do alentejo mas como estudo em Lisboa passo a maior parte do meu tempo cá.

Vi um casal de furões num monte perto de Montemor, foi lá que apareceu de novo o bichinho que estava escondido desde os tempo em que em vez do furão tive de optar pelo gerbito!:)
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

terça mai 19, 2009 11:04 pm

Já sentiste o cheiro?Algumas pessoas não gostam..
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
rise
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo fev 11, 2007 1:34 pm

quarta mai 20, 2009 8:14 am

lol, não. não deu para chegar muito perto e sentir-lhes o cheiro...mas normalmente não costumo ser esquisito com cheiros...
Responder

Voltar para “Furão”