legalização do furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

aanaa
Membro
Mensagens: 94
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

domingo mai 24, 2009 5:12 pm

Boa tarde,
Sou nova neste forum e gostaria de me juntar à "causa" da legalização dos furões.
Estou de ERASMUS e neste país onde tou são muito comuns. Toda a gente tem e leva pa todo o lado...espectacular mesmo =D ainda ontem estive com um na mão numa loja e só não o comprei por pouco =p (nem sabia que eram ilegais, foi mesmo so pelo transporte que não o comprei)

Alguem me esclarece o que pode ser feito para ajudar?
Última edição por aanaa em segunda abr 12, 2010 2:41 pm, editado 1 vez no total.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda mai 25, 2009 11:25 am

Olá Ana, têm boas rações para furões, aí na Polonia e bons conhecimentos sobre eles?
Pois por cá, ainda são proibidos como animais de companhia. No entanto, o clube já conseguiu uma vitória importante, que foi o consentimento do ICNB em ajudar-nos a legalizá-los. E o documento que irá permitir começarmos com esse processo, está na secretaria de estado do ministerio do ambiente para ser analizado.

Agora, o que mais precisavamos, era de conhecimentos na secretaria do ambiente :D

Passo-lhe o site do clube http://www.pcexper.pt/furoes.servebbs.org/
aanaa
Membro
Mensagens: 94
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

segunda mai 25, 2009 6:06 pm

Boa tarde, sobre as rações não me cheguei a informar pois acabei por não adquirir nenhum furão, e de qualquer forma, estava talvez a pensar dar uma dieta natural, visto estar dentro da área...sai mais caro mas eles gostam mais e acaba por ser benéfico para a saúde desde que sempre muito controlada a todos os niveis (explicaram-me). Mas francamente ainda não tomei nenhuma decisão em relação a isso.
Informação e formação têm tanta quanto nós em Portugal em relação a outros animais exóticos legais: a suficiente...alguns veterinários são "experts" na matéria e vem gente de muito longe para os consultar em relação Às mais diversas especies(inclusivé furões), mas a maioria está mais virada para o cão, gato, etc...

Obrigado pelas informações, vou ver o que posso e dá para fazer... =)

Cumprimentos
rise
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo fev 11, 2007 1:34 pm

segunda mai 25, 2009 6:45 pm

não me queres comprar ai um e trazer dentro da mala escondido? :P
aanaa
Membro
Mensagens: 94
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

segunda mai 25, 2009 6:47 pm

;) nao era má ideia...mas não fica muito económico=p custam cerca de 90 euros ehehehe
rise
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo fev 11, 2007 1:34 pm

segunda mai 25, 2009 7:44 pm

oh...isso é o preço que "eles" vendem cá....
aanaa
Membro
Mensagens: 94
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

segunda mai 25, 2009 7:53 pm

ehehe...mas ao menos aí poupas no transporte que ainda fica a 15 € p/ kg e ainda têm de ir no porão...na cabine só cães e gatos(imagine-se..até aqui há discriminação) =p
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda mai 25, 2009 8:11 pm

Ana, se decidir comprar aí, pergunte bem nas companhias aereas porque o furão já faz parte do passaporte dos animais de companhia (que diz expressamente, cães gatos e furões) e algumas companhias aceitam-nos nas cabines.
aanaa
Membro
Mensagens: 94
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

segunda mai 25, 2009 10:16 pm

Já cheguei à conclusão que não vou comprar aqui...por muita pena que tenha, é mm muito complicado.
De qualquer forma cheguei a falar para a TAP e eles disseram-me que teria de ir mesmo no porão...afinal a TAP é portuguesa e o furão não é ainda considerado animal de esrimação no nosso país =s
Mas obrigado pela informação MHZ ;)

Já agora...alguem sabe se eu for apanhada com um furão em Portugal, o que me acontce alem de ficar sem ele? multa? fica no registo criminal ou não é considerado crime? Ponho estas questões pois sei que mais tarde quando me quiser inscrever na Ordem eles pedem o registo criminal...e por muito que goste deste bichinhos tb não queria arriscar a esse ponto=s
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda mai 25, 2009 11:35 pm

O ICNB não anda à caça deles, nem os persegue, já o mesmo nãp acontece com a GNR e o SEPNA, assim que se o mantiver sossegadinho em casa e o levar discretamente ao veterinário, dificilmente terá problemas.
O Sindicato dos Médicos Veterinários, também nos ajudou a pedir ao ICNB a sua legalização.
Sei de uma veterinária que ficou com uma furanita em adopção mas o melhor é questionar a Ordem.

Na Polonia, também há muitos casos de hiperplasia das adrenais e insulinomas? Se os furões são importados da Marshall, será o mais provável.
Já agora, aproveite para trazer daí o máximo de conhecimentos que tiverem sobre eles e se não se importar, passarmos por pm. :wink:
aanaa
Membro
Mensagens: 94
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

terça mai 26, 2009 7:16 am

Á Ordem eu já falei, mas a resposta foi: aqui só inscrevemos veterinários, e a única informação que lhe podemos e sabemos dar é que quando se for inscrever , pedem-lhe o registo criminal entre muitos outros papeis que depois vão para apreciação.Não quer dizer que se tiver registo eles não a aceitem...mas pode acontecer.O melhor é informar-se com uma advogado(coisa que já está a ser feita e a resposta a caminho;)

O meu problema é exactamente o de ter que fazer uma estrada que é controlada pela GNR com algumas operações stop todas as semanas para ir a casa.Além de que a cidade onde estou a estdar tem IMENSA GNR... enfim, tenho de ver bem essas questões legais

Como estou nm Hospital Veterinário, creio que não é um bom exemplo das doenças mais comuns que por aqui há, pois aqui vem gente de todo o lado que não resolveu o problema no vet mais proximo, ou seja, aparecem sempre casos que não são representativos da média. Mas sim, há alguns casos de insulinomae hiperplasia das adrenais. Como sabe esta doença nos furões é causada não só por uma dieta pouco equilibrada e rica em hidratos de carbono que muitas vezes as pessoas por não saberem dão aos seus animais, mas visto aqui serem legais e haver rações prprias em todo o lado, nao acredito que seja disso, mas sim do cruzamneto entre familiares, que leva a consanguinidades e ao aparecimento desta entre concerteza outras doenças. Mas infelizmente isso é o que acontece quando temos um animal com muita procura e sem controlo de "familia" ao contrario dos cães e gatos de raça... é triste mas as pessoas olham primeiro à comodidade e ao lucro e acabam por fazer asneiras.

Vou ver se recolho o maximo de informação e depois quando estiver em portugal até lhe posso mandar por correio se quiser

=)
MrMerlin
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: terça set 18, 2007 10:41 am

terça mai 26, 2009 9:06 am

Boas, tenho lido imenso aqui no forum os problemas que os furões têm, nas "adernais", e no post anteiror li que poderá ser provocado por uma dieta rica em hidratos de carbono, como conheço algumas pessoas que os alimentam ainda da forma antiga com sopas de leite e ovos como é possivel que esses animais não tenham esse tipo de problema pois já estive com varios na mão e nunca reparei, e estamos a falar de animais que atingem facilmente 7/8 anos de idade.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça mai 26, 2009 10:54 am

Merlin, a Ana está a referir-se aos insulinomas que se pensa poderem ser provocados por demasiados hidatos de carbono na sua alimentação mas não há provas reais ainda. É só uma hipótese bastante forte, sendo que a genética, é outra. E na realidade, ao longo destes 7 anos que os estudo, tenho verificado que os mais mal alimentados, com rações de fraca qualidade, são os mais propensos a insulinomas. Mas há também um outro factor comum a muitos, é que são sobretudo da Marshall, um criador americano que durante anos, na procura de cores exóticas (que dão mais dinheiro) fez cruzamentos indevidos, não só na cor como também consanguíneos.
Quanto à hiperplasia das glandulas adrenais, já há estudos feitos por um vete holandês Nico Schoemaker, que a relacionam com a castração. Uma média de 3 a 5 anos depois, uma grande percentagem, sofre dessa hiperplasia. Um outro motivo é o não respeitarem as horas de luz, dado que são animais fotoperiódicos e um outro, novamente a genética.
Por exemplo, na Inglaterra, enquanto não havia furões importados, principalmente da Marshall, eles não sabiam o que era a hiperplasia adrenal.

Merlin, pelo que sei, a média dos furões alimentados dessa maneira, é de 4/5 anos e o facto de existirem alguns que vivem até essa idade, será uma excepção...mas realmente, não tenho dados concretos. Mas sei que os furanitos ingleses, eram bastante saudáveis e raramente iam ao vete e a base da sua alimentação eram os coelhos, leite e ovos.
MrMerlin
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: terça set 18, 2007 10:41 am

terça mai 26, 2009 11:21 am

Estou esclarecido, obrigado.
aanaa
Membro
Mensagens: 94
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

terça mai 26, 2009 4:11 pm

Exactamente...não se tem certeza se a dieta influencia, mas tudo aponta para que sim.. o pincipal motivo dos insulinomas parece que é mesmo a genético como disse a MHZ...

Hiperplasia das adrenais por não respeitarem as horas de luz? MHZ...dá pa me mandares o artigo onde isso vem pfv?;)

Boas noticias... falei hoje com a especialista de exóticos e expliquei-lhe a situação de Portugal e em como temos imensa falta de informação e formação, e ela diz que me vai passar uns livros com TD o que é preciso saber sobre furões especialmente a nivel veterinário mas não só... depois tenho é de escolher aqueles que valem a pena e comprar pk infelizmente esses livros costumam custar balurdios...mas penso que será um bom investimento pa saúde destes bichinhos ehehehe td por eles ;)

MHZ...não me sabes dizer por pm onde encontro um criador de furões po caso de mudar de ideias À chegada a Portugal? ;)
Responder

Voltar para “Furão”