Depois de varios meses de ansiedade e espera, o meu quarto passa finalmente agora a ter 2 residentes!
Fui buscar o meu furão na 2º feira, desde então tem estado numa gaiola de pássaro na qual eu fiz um segundo andar todo á maneira e uma casota incorporada mas não era nada pratico para meter a mão /braço la dentro.
Poisé, o furão é uma furoa e chama-se Ira! Mas apesar do nome ela é mt educada e boazinha nunca me ferrou com força vá! ehe
segundo o criador, tem hoje 45 dias de idade. mas como ja comia e bebia por si propria eu trouxe-a. Era a maior de entre as irmãzinhas todas mas nota-se que é igualmente novinha como elas! e tem o pelo á volta dos olhos mais claro que a maioria dos furões que estavam lá, pareçe que nao tem aquela máscara de zorro como os outros! hehe Está-se a dar muito bem e é muito activa quando esta acordada, nunca para! Já deu muitos saltos e muitas quedas de cadeira para cadeira e etc.. não é definitivamente uma saltadora nata, mas isso eu ja tinha reparado em muitos videos no youtube xD
Bem, eu tenho estado a construir uma casota para ela, aqui está o resultado:
Quando a Ira está activa a porta fica aberta! para entrar e sair quando quiser, ela costuma ir lá fazer as necessidades mesmo estando noutra área do quarto!

Interior:

vista geral:

É mais resistente do que pareçe, os cartões estão presos debaixo dos móveis e todos colados entre si com fita cola, na parte dos lençois tem duplo chão de cartão para ser mais quente.
As caixas de areia sao provisorias pelo que vou ter de arranjar melhor solução, talvez a ocupar aquele lado direito todo nos 2 cantos.
O brinquedo preferido dela é uma pata de caranguejo grande que faz barulho quando as tenazes tocam uma na outra por isso incorporei um sistema com um fio (foto acima) e ela brinca sempre que lhe apetece, ás vezes adormeçe de barriga para cima a abanar as patas a brincar com aquilo... que comico! xD
Vou dando noticias sobre a Ira e mostrando mais fotos/videos sempre que registar algo engraçado.. ou preocupante!
Ela está a comer uma comida de gato para juniors composta por carnes que tem 40% proteina bruta e 18% gordura, foi a mais adequada que encontrei até agora. tenho misturado com um pouco de leite e água ou então só agua. Sabem me dizer o que lhe posso dar como doçe e que não faça mal? tenho dado uns pedaçitos de carne cozinhada e tambem gosta de salsicha (dou pedaços muito pequenos mesmo porque nao sei ainda se devo ou nao.) O que sugerem? digam-me qual os alimentos do nosso dia-a-dia mais apropriados para usar como doçe.. será que fiambre ou chouriço dá? queijo será apropriado? Ainda nao tentei darlhe queijo porque secalhar é muito forte.. mas nao sei, preciso de ajuda!
fiquem bem!
André