Mensagem de Boas Vindas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

quarta jul 09, 2003 7:43 pm

Olá a todos:
Alguma vez viram um furão a dormir enroscado ao colo do dono? ou aos saltinhos à volta das pernas do dono? E quando eles fazem aqueles barulhinhos felizes quando querem brincadeira?...
Vivemos num país onde os furões foram utilizados como instrumentos de caça, e agora são proíbidos para esse efeito.
Nos Estados Unidos, Alemanha, Holanda e outros países onde os furões são uma alternativa ao cão ou ao gato, existe já muito conhecimento e experiência sobre os mesmos... Aqui, neste cantinho da Arca de Noé, pretendemos justamente partilhar experiências, tirar dúvidas e aprender um pouco mais sobre estes nossos amigos.
Faremos o nosso melhor para responder a qualquer questão, por isso não hesite em deixar-nos a sua mensagem.
Obrigada,
Moya
mig28
Mensagens: 1
Registado: domingo mai 01, 2005 8:19 pm

domingo mai 01, 2005 8:41 pm

Olá a todos os amantes de furões,
devo dizer que não conhecia muito bem esta espécie, ate ao dia em que passei por uma loja de animais em Varsóvia e resolvi " adoptar" um, criando planos para mais tarde leva-lo comigo quando fosse para Portugal, quando " estupidamente " descobri que de certa forma é crime domesticar estes lindos animais. por isso não tive outra alternativa senão devolve-lo e tentar encontrar alguém em Portugal disposto a vender um.
por isso desde já agradeço a todos o que estão a fazer um esforço para legaliza-los.... obrigado,
Miguel
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça mai 10, 2005 9:26 pm

Olá mig28

Só agora vi o seu "post"

Só uma pequena observação: o furão não é um animal selvagem, ele foi domesticado (tal como os cães) há mais de 2000 anos...O que existe na natureza é o toirão e esse sim, é selvagem.
E concordo consigo que domesticar os animais foi bom mas só para o homem...só que agora, que podemos fazer? Tratá-los o melhor possível e tentar ao menos, dar-lhes uma vida digna.
é isso que procuramos todos fazer neste fórum.

Já regressou a Portugal?
FD_MDM
Mensagens: 4
Registado: domingo ago 21, 2005 10:02 pm

domingo ago 21, 2005 10:33 pm

Olá pessoal amante de furões.

Bem, eu espero em breve conseguir adquirir o meu furão, atravez de alguem que tenha tido ninhada este ano.
Já agora, queria saber uma coisa: existe algum veterinario aqui na zona do porto com alguma experiencia com furões? é que dava jeito poder contar com um veterinário, visto que os furões e as doenças nao sao la grandes amigos...

Cumprimentos

A.Pedro
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda ago 22, 2005 10:57 pm

Olá, bem-vindo ao forum!

No Porto, tenho conhecimento de 3 vetes, um é o Hosp. V.do Porto, outro é o vet da Scar-raf, que trata do furanito dela e há um outro que sei que operou uma furanita que foi fortemente mordida por um câo de tal modo que lhe destroçou o céu da boca mas o vet conseguiu safà-la. Se quiser, depois tento arranjar as moradas deles.

Há vários motivos que podem estar na origem das doenças deles, a qualidade da alimentaçâo deles é um factor muuuuito importante, pelo que è preferível gastar um pouco mais mas dar-lhes uma alimentaçao adequada em proteinas de boa qualidade, gorduras e poucas fibras. Outro sao as horas de descanso, sao uns animais que necessitam de dormir bastante e há que respeitar, outro é a exposiçao demasiada à luz, quer eléctrica, quer do dia, nao mais de 7/8 horas diarias. Outro factor é a castraçao demasiado cedo, também o cuidado de o nao expor a animais doentes nem a sitios onde haja fezes de pássros ou outros animais. Com o cio, há que redobrar cuidados, sobretudo com elas afim de evitar infecçoes e anemias.Tudo isto porque eles tèm um metabolismo muito rápido e qualquer doença neles, evolui igualmente rápido.
Por isso e se tivermos o cuidado de os comprarmos a pessoas que tenham tido cuidado com a gestaçao da mae (boa alimentaçao, etc,) temos muitas probabilidades de termos um animal por muitos anos.
FD_MDM
Mensagens: 4
Registado: domingo ago 21, 2005 10:02 pm

terça ago 30, 2005 4:43 pm

[quote=MHZ]
Olá, bem-vindo ao forum!

No Porto, tenho conhecimento de 3 vetes, um é o Hosp. V.do Porto, outro é o vet da Scar-raf, que trata do furanito dela e há um outro que sei que operou uma furanita que foi fortemente mordida por um câo de tal modo que lhe destroçou o céu da boca mas o vet conseguiu safà-la. Se quiser, depois tento arranjar as moradas deles.

Há vários motivos que podem estar na origem das doenças deles, a qualidade da alimentaçâo deles é um factor muuuuito importante, pelo que è preferível gastar um pouco mais mas dar-lhes uma alimentaçao adequada em proteinas de boa qualidade, gorduras e poucas fibras. Outro sao as horas de descanso, sao uns animais que necessitam de dormir bastante e há que respeitar, outro é a exposiçao demasiada à luz, quer eléctrica, quer do dia, nao mais de 7/8 horas diarias. Outro factor é a castraçao demasiado cedo, também o cuidado de o nao expor a animais doentes nem a sitios onde haja fezes de pássros ou outros animais. Com o cio, há que redobrar cuidados, sobretudo com elas afim de evitar infecçoes e anemias.Tudo isto porque eles tèm um metabolismo muito rápido e qualquer doença neles, evolui igualmente rápido.
Por isso e se tivermos o cuidado de os comprarmos a pessoas que tenham tido cuidado com a gestaçao da mae (boa alimentaçao, etc,) temos muitas probabilidades de termos um animal por muitos anos.
[/quote]

Obrigado MHZ, é bom estar por aqui D

Sim, mas talvez depois de eu ter o meu próprio furão, ou pelo menos de ter xateado o suficiente a cabeça dos meus pais, para poder ter um, é que como ainda nao tenho uma casa só para mim, eles tem sempre a ultima palavra, e tambem o dinheiro... mas caso eles nao sejam elas a pagar o furão, serei eu mesmo, é tudo uma questão de poupar... e consegue-se D

Quanto ao metabolismo, é claro que temos que ter sempre cuidado, e às vezes é quase do tipo mal se ve algum comportamento anormal consultar alguem que tenha mais experiencia no assunto, para ver se poderá ser algo grave ou simplesmente o furão esta deprimido ou qualquer coisa assim, nao de tao grave como uma doença... .
É claro que vou ter os cuidados com a alimentação dele, e aqui no forum ja tem bastantes informações a esse respeito, por isso nao devo ter problemas em escolher a melhor comida para lhe dar.

Agora falta saber quantas pessoas aqui no forum tiveram ninhada neste ano, é que eu e um amigo meu queremos ambos ter um furão, por isso dava jeito ter conhecimento de quem tem furões para venda.

E já agora, tanto eu como o meu amigo assinamos a petição online para a legalização dos furões :D

Btw, ja falei com a eyedgirl e ela tem um, agora falta-me pelo menos mais um furão, de alguem que tenha...
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça ago 30, 2005 11:33 pm

Já espreitou os classificados da arca?

http://arcadenoe.clix.pt/class/classified.php?catid=6
Responder

Voltar para “Furão”