ferret ou furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

quinta jul 10, 2003 11:19 am

Eu sou uma amante dos furões (ferrets como eu chamo) tenho muita informação sobre eles e até já abri mensagens sobre eles no fórum. Eu já sei onde os comprere mas a minha mãe não deixa, teima em dizer que são selvagens e para caça (o que sei que é mentira) só gostaria de saber se existe alguma diferença entre ferret e furão já que nos outros países dizem ferret. Muito obrigado e parabéns pelo interesse em nos informar.
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quinta jul 10, 2003 4:17 pm

Não rita, ferret é a palavra inglesa para furão... Assim como dog/ cão. :)
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

quinta jul 10, 2003 10:18 pm

rita, já que sabe de "sítios" onde os arranjar, podiamos indicar? adoro furões, e segundo o que li são usados na caça a animais de tocas de pequeno porte não é?é que neste aspecto não sei lá mt coisa :oops:
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
SyS
Registado: quinta jul 10, 2003 4:35 pm
Localização: Chinchilla, hamsters, cadela rafeira, rouxinol, periquitos, e alguns homenideos ehehe

sábado jul 12, 2003 7:31 pm

Em relação aos furões na caça as tocas, eu sei que está cada vez mais a diminuir porque eu até conheço alguns caçadores e sei, através de comentários que as multas tornaram-se (felizmente) muitíssimo pesadas
e que poderia chegar mesmo a levar a detenção e prisão, sendo visto como crime.

Já que mencionei os furões, confesso juntamente que depressa me apaixonei por eles e nunca imaginei que pudessem ser tão dóceis e afectos aos humanos.

Cumprimentos a todos
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 12, 2003 10:50 pm

Indiia,
Vou ter novamente bebés furões... Mas ainda não sei como as coisas vão correr.. Mas eu mantenho as noticias actualizadas por aqui... Prometido! ;)
x0269620
Membro
Registado: segunda mar 18, 2002 9:18 am

sábado jul 12, 2003 11:40 pm

Fugindo ao tema, mas também acho que não valia abrir um tópico novo...
Moya, não me podias enviar umas fotos do/s teu/s furões? Ou então, talvez até seja o melhor, colocar no álbum, que assim todos teriam acesso às fotos, penso que seria muito bom
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 12, 2003 11:52 pm

Eu sei... mea culpa, mea culpa.... :oops:
Mas sabes... tenho perto de 80 mamiferos, 6 passaros e 150 peixes... tenho de passar algum tempo a pôr fotos aqui...
Mas está prometido que o Godot, a Kena, a Famke, a Buffy e a Bianca (os meus furoes), serão os primeiros a mostrar os focinhos aqui ;)
Rita_kikas
Membro Veterano
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

domingo jul 13, 2003 12:29 pm

O ferret, Mustela Putorius Furo, é um animal parente do conheceido furão. Trata-se de um pequeno carnívoro. Não é um roedor como muitas pessoas pensam. Também não é um animal silvestre.
Os ferrets foram domesticados antes mesmo dos gatos, no Egipto. São tão domésticos que morreriam se fossem deixados livres, pois não sabem procurar comida sozinhos. Antigamente os europeus usavam ferrets para caçar pequenos roedores como esquilos e coelhos.
O ferret é um excelente animal de companhia, são extremamente flexíveis e agéis e irão divertir a sua família. São saudáveis e resistentes. Eles já vêm esterilizados dos Estados Unidos e microshipados (identificação electrónica subcutanêa) e sem a glândula que produz o odor comum à família Mustelidae.
É um animal pequeno com cerca de 40 cm, excluída a cauda e 1 quilo aproximadamente, é muito ágil, curioso e dócil.
Os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas, com o focinho arredondado e a cara mais larga, enquanto que as fêmeas são menores, com a cara mais fina e nariz delicado e ponteagudo.
Calmos, sensíveis e inteligentes, aprendem rápido e são facilmente ensinados a fazer coisas como sentar, rolar e vir quando chamados. Apegam-se facilmente ao ser humano e ficam mais mansos se habituados desde cedo a esta presença, embora os adultos também se afeiçoam.
São excelentes nadadores e apreciam nadar na banheira, quando acostumados a tomar banho.
O seu metabolismo é muito alto o coração bate 3 vezes por segundo e a digestão é feita em pouco tempo, sendo aconselhado deixar sempre comida seca ao seu alcance.

Origem

O ferret (mustela putorius furo) é um primo doméstico e provável descendente da doninha européia (mustela putorius). Acredita-se que seja originário do cruzamento da doninha européia com a doninha das estepes siberianas (mustela evermanni). O ferret está sob custódia do homem há muitos séculos (no mínimo há 2000 anos), o que prova que a ideia de que é um animal selvagem está errada. Existem citações do ferret como animal doméstico nos escritos de Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), Strobo (63 a.C. - 24 d.C.) e Plínio (23-79 d.C.). Compará-lo aos seus primos selvagens seria o mesmo que comparar um cão a um lobo.
O ferret fica adulto com aproximadamente 6 meses de idade e vive de 8 a 10 anos ou mais, dependendo dos cuidados e da alimentação e também do carinho a que é sujeito!!

Comportamento

Quando se tem um ferret, é preciso ter cuidado, pois estes animais são muito curiosos e gostam de entrar dentro de armários, gavetas, caixas, etc. Objectos pequenos como, chaves, borrachas e brinquedos, podem ser “roubados” pelo animal que irá esconder os seus “tesouros” pela casa juntamente com comida recolhida também.
O ferret não morde nem arranha apenas se se sentirem ameaçados ou numa brincadeira de luta, que adoram! Estas mordidas não costumam doer embora devam aprender desde cedo a ter cuidado e a medirem a sua força assim como os cães.
É um bom companheiro para brincar, pode aprender truques e vir quando chamados, apegando-se ao seu dono.
O ferret precisa de muita atenção pois são animais sociáveis, podem sentir-se tristes e sozinhos ou até mesmo deprimidos se não tiverem a companhia de outras pessoas ou ferrets. Eles passam o tempo a brincar e adaptam-se facilmente a outros animais, como cães e gatos (a adaptação com estes animais não depende apenas do ferret mas também do animal com quem vai conviver; então é melhor que o ferret e o outro naimal sejam apresentados quando os dois ainda forem pequenos).
Ferrets solitários costumam passar uma maior parte do tempo a dormir podendo levá-los a ter problemas de saúde.
São animais que precisam da companhia do dono, como se disse anteriormente, só o dono pode ensinar ao seu animalzinho o que é um comportamento aceitável (do qual precisam de ser constantemente lembrados). A sua companhia reforçará o comportamento instruído, enquanto o torna amigável e aceitável socialmente com outros membros da sua família e onde quer que o leve. Além disso, com este laço pode executar as rotinas de manutenção de saúde necessárias (escovar a pele, cortar as unhas, escovar os dentes, etc...) com menos resistência da parte dele.
Quando estão felizes os ferrets costumam pular desgovernadamente e emitir um pequeno som, chegando até a bater com a cabeça na parede ou nos móveis. Isso pode até assustar algumas pessoas ou parecer que o ferret está irritado mas esta é apenas uma demostração de alegria.
Costumam bocejar bastante, tremem com facilidade (não por estar com medo, mas por sentir frio), costumam coçar-se bastante (se se coçar excessivamente, procure um veterinário) e também costumam deitar-se no chão para decidir o que fazer de seguida (ficam a parecer um tapete).
Se os ferrets pudessem falar, as suas frases preferidas seriam “O que é isto?”, “Olha para mim!!!” e “Tudo o que está no chão é MEU!!!”
A curiosidade é a sua característica mais marcante. Embora tenham personalidades muito distintas entre si, pode-se distinguir o ferret como um animal pequeno, ágil, muito curioso e dócil, e que são excelentes animais de estimação.

Qual escolher?

Prefira os dóceis, activos, com olhos brilhantes, nariz sem crostas e secreção. Pelagem seca, bigodes grossos e quebrados são sinais de doença. Deve registar o seu animal para evitar risco de apreenção.

Porque são castrados?

Os ferrets vendidos são todos castrados e têm glândulas de odores retiradas para não exalar o seu cheiro característico. Castrar é um procedimento exigido para evitar a proliferação desta espécie, evitando assim um desequilíbrio ecológico.
A castração é também um bem para a saúde do animal. As fêmeas quando chegam à época do cio perdem sangue e morrem de anemia se não cruzarem, e os machos ficam muito agressivos, inclusive atacando pessoas. Fora que eles axalam um odor característico que seria insuportável para qualquer pessoa que os tivesse em casa.

Chegando a casa

Agora que o seu ferret está em casa, chegou a hora de o conhecer. Lembre-se que, mesmo que acostumado às pessoas é um bebé. Portas que batem, telefones que tocam, a sensação de estar sozinho são experiências novas para ele. O seu novo ferret não pode ser levado para todo lado, ele precisa de tempo para conhecer toda a família, além do mais ele só pode passear na rua depois de receber todas as doses de vacinas o que ocorre por volta dos 4/5 meses.
É necessário que o animal possua uma gaiola pois esta é o seu lar.
A sua casa deverá ser à prova de ferrets, pois estes animais são extremamente curioros e vão inspecionar cada novo lugar. Cuidado com buracos com mais de 2,5 cm X 2,5 cm, os ferrets têm o corpo muito flexível e adoram entrar em locais aparentemente inacessíveis.
Deve acariciá-lo, brincar como se ele fosse um cãozinho, carregá-lo bastante ao colo. Permita que ele o mordisque; o ferret adora uma luta como brincadeira mas caso ele magoe deve saber que está errado.

Os ferrets mordem?

Um ferret bebé quer testar os seus dentes, brincar com os seus dedos, tornozelos...Os ferrets têm uma pele grossa coberta de pêlos, é natural que brinquem mordendo sem se magoarem. Mas na nossa pele os seus dentes podem magoar. À medida que o animal cresce, ele sairá desta fase. Na fase adulta ainda morderá mas se passar do limite, segure-o com uma das mãos e diga firmemente um “NÃO!”. Após isso, ponha o animal no chão e distraia-o brincando com outra coisa.

Saúde e vacinas

O ferret deve ser vacinado contra duas doenças a cinomose e a raiva. O único profissional habilitado para examinar e vacinar o seu animal é o Médico Veterinário.
A cinomose é transmitida pelo cão e é 100% fatal em ferrets. O ferret é também aproximadamente 200 vezes mais sensível à infecção pelo vírus da cinomose que o cão. Esse vírus tem a capacidade de ficar no ambiente em condições de causar a doença por alguns meses.
O ferret bebé já recebeu uma primeira dose de vacina contra cinomose nos EUA, por volta da 6ª semana de vida. Para mantê-lo saudável é imperativo que continue o esquema de vacinas junto do seu veterinário da seguinte forma
10ª semana de idade = 2ª dose da vacina contra a cinomose;
14ª semana de idade = 3ª dose da vacina contra a cinomose;
18ª semana de idade = 3ª dose da vacina contra a cinomose e vacina contra a raiva;

Revacinar anualmente contra a raiva e a cinomose;

A vacina contra a cinomose que o ferret receberá não é a mesma utilizada para imunização de cães! Não vacine o ferret com vacinas polivalentes para uso em cães! A vacina recomendada é a monovalente, produzida a partir de vírus vivos modificados avianizados. Esta vacina é produzida somente pela Fort Dodge Saúde Animal®. É uma vacina inactivada e é a única aprovada para uso em ferrets disponível no mercado.
Não permita que o seu ferret receba vacinas diferentes das mensionadas!
O ferret também é susceptível ao vírus da gripe humana podendo ser fatal em ferrets bebés.

Banho

Quando o animal deve tomar banho depende exclusivamente do dono e do próprio animal. Alguns animais tomam banho a cada duas semanas, outros a cada mês, no máximo uma vez por semana, nunca mais do que isso. Banhos muito frequentes removem a oleosidade natural da pele, podendo resultar em problemas dermatológicos. É indicado um shampô para ferrets ou para gatos. Na falta destes, use um sabonete neutro. Não use shampô de cães ou humanos.
O banho deve ser dado nas horas mais quentes do dia e com água levemente morna. Dê banho apenas a partir das 7 semanas.
Seque-o com uma toalha felpuda e deixe-a no chão para que ele fique a brincar terminando de se secar. Durante o banho deve ter certos cuidados para que não entre água ou sabão para os ouvidos, olhos ou focinho.
As suas unhas devem ser cortadas regularmente a cada 10 a 15 dias, não só para pervenir arranhões mas para proteção do próprio animal.

Necessidades

Chegou a hora de ensinar o seu ferret a fazer as necessidades no local certo.
O método é semelhante ao utilizado com os cães e gatos. O reforço positivo e a repetição são as chaves do sucesso, o nome deste jogo é paciência. Os donos de ferrets tendem a manter os animais muito presos ou livres e nenhuma destas hipóteses é aconselhada. Aumente a área onde o ferret brinca aos poucos.
A caixa de areia deve ter aproximadamente 10 cm de altura e ser rebaixada num dos lados. Caso ele escape e faça o que tem a fazer no lado de fora da caixa, então ela deve ser mais alta. As caixas para gatos não são adequadas pois são baixas demais.
Coloque a caixa no canto da gaiola, no lado oposto ao bebedouro e ao comedouro. Posicione o local de dormir longe da caixa de areia, pois os ferrets são animais limpos e não gostam de sujar as suas camas.
Quando ele deseja ir à caixa de areia, começa a cheirar, procurando um canto e quando o encontra ele vira-se, coloca os membros posteriores na direcção do canto escolhido, levanta a cauda e “termina o serviço”. Aprenderá a reconhecer este comportamento, quando ele começar a cheirar coloque-o na caixa, seja rápido, se ele voltar as costas será tarde demais.
Normalmente o ferret procura a caixa quando acorda e faz sempre no mesmo canto.
Lembre-se que o alimento ingerido atravessa o corpo em aproximadamente 3 horas. Diferente do gato, ele não enterra as suas fezes, portanto a sua caixa deve ser limpa 2 vezes ao dia.
Os ferrets procuram os cantos para fazer as suas necessidades. Uma boa técnica é colocar um pedaço de jornal em todos os cantos do compartimento até que ele escolha o seu canto preferido. Recomenda-se prender o jornal com fita cola no chão, pois o ferret poderá achar que é um brinquedo e ir para baixo.
Uma vez escolhido o canto preferencial, coloque aquele pedaço de jornal dentro da caixa, colocando-a no canto escolhido. Quando suspeitar que o animal precisa de ir à caixa, coloque-o rapidamente dentro da caixa até que ele aprenda. A maioria aprende rapidamente, outros precisam de ser lembrados por mais tempo. Os ferrets são animais que criam hábitos, e isso ajuda no seu adestramento. Uma vez que ele aprenda, repetirá o procedimento. É recomendado que o proprieário lembre o seu animal do local adequado durante 3 a 4 semanas. Lembre-se de não colocar a caixa em cima de nenhum tapete pois o ferret pode usá-lo para se limpar.
Não esfregue o nariz do animal nas suas fezes, não grite ou bata no seu ferret. O sucesso na aprendizagem leva tempo. Um comportamento apropriado e carinho ajudam seu animal a aprender mais rápido.

Alimentação

Os ferrets devem ter sempre acesso à água, que deve ser trocada diariamente. Deve utilizar um bebedouro do tamanho indicado para animais pequenos (1/2 litro), prenda-o pelo lado de fora da gaiola com o bico voltado para dentro a uma altura de apoximadamente 10 a 15 cm do solo, onde ele poderá beber sem dificuldade. Lave o bico e a garrafa diariamente. Alguns bebedouros com bicos muito pequenos, podem entupir com a saliva.
Aperte diariamente a garrafa para ver se não está entupida, e se for ficar fora e deixar o animal sozinho, é recomendado que coloque mais de um bebedouro na gaiola.
Os ferrets são considerados carnívoros obrigatórios, e não vegetarianos, necessitando de proteínas de origem animal na sua dieta. O alimento adequado para ferrets é a ração balanceada, onde encontraremos os nutrientes em quantidades ideais, o que proporcionará uma nutrição óptima e maior longevidade. Quando bebé, o alimento deverá ser dissolvido com água para que amoleça. A ração humedecida deverá ser trocada três vezes por dia para que não se estrague. Aos poucos ele estará adaptado ao produto seco. O seu sistema digestivo é curto, não possuem uma porção do intestino grosso e a sua digestão é rápida, aproximadamente 2-3 horas. Isso explica a necessidade de uma dieta específica e de deixarmos o alimento sempre disponível, pois ele faz várias refeições ao dia.
Uma ração deve ter aproximadamente a seguinte composição
Proteína bruta - 38%
Gordura bruta - 18,0%
Fibra bruta - 3,5%
Cinza bruta - 6,5%
Humidade - 10,0%

Alojamento

Os ferrets não são como cães e gatos, não podem ser deixados soltos pela casa. Uma gaiola adequada é uma necessidade. Na ausência do dono, impede que o ferret se meta em confusões e que parta alguma coisa. A gaiola é o seu lar.
Os seus ancestrais viviam em tocas, é importante que eles tenham um local especial para dormir. A maioria deles come, dorme e faz as suas necessidades dentro da gaiola. Da mesma forma que eles gostam da segurança que a sua “casa” lhes proporciona, também gostam da sua liberade quando saem para brincar. Quando estão cá fora a brincar, a porta da gaiola deve estar aberta para que possam retornar sozinhos, caso queiram dormir, comer ou fazer as suas necessidades. O ferret precisa de um tipo de ninho para dormir. Ele prefere camisolas ou cobertores 100% algodão ou redes e camas especiais. Certifique-se que não haja fechos ou botões pois o ferret pode ingeri-los correndo risco de obstrução intestinal. Tire o seu animal da gaiola pelo menos uma vez por dia. Quanto mais exercício diário, melhor, incluindo muita brincadeira e carinho. Mantenha a gaiola num local fresco e seco, onde não haja correntes de ar e luz solar incidindo directamente. O ferret possui um número limitado de glândulas sudoríporas podendo facilmente se desidratar. Nunca o deixe na gaiola directamente ao sol. Não coloque a gaiola perto de equipamentos de som ou de televisão. Mantenha a gaiola limpa utilizando sabão neutro e água.

Se perceberem de ferret e o que escrevi tiver algum erro não hesitem e respondam.... -)

Existe uma loja em lisboa, chama-se fishplanet e tem um site, www.fishplanet.pt vende ferrets.
Moya
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 13, 2003 2:03 pm

Rita,
Excelente trabalho este teu texto, parabéns... :D Andava a organizar qualquer coisa do género, assim já não necessito... Vou apenas acrescentar alguns items que me parecem de grande importância:

[quote:bfb4e0f04f]Os ferrets vendidos são todos castrados e têm glândulas de odores retiradas para não exalar o seu cheiro característico. Castrar é um procedimento exigido para evitar a proliferação desta espécie, evitando assim um desequilíbrio ecológico.
A castração é também um bem para a saúde do animal. As fêmeas quando chegam à época do cio perdem sangue e morrem de anemia se não cruzarem, e os machos ficam muito agressivos, inclusive atacando pessoas. Fora que eles axalam um odor característico que seria insuportável para qualquer pessoa que os tivesse em casa. [/quote:bfb4e0f04f]

A situação que tú descreveste acontece nos Estados Unidos, é apenas permitido ter furões em alguns estados, são vendidos castrados ou neutralizados e as glandulas odoriferas são retiradas... Se um comprador pretender criar furões terá de obter uma licença especial, mas nos Estados Unidos eles têm este tipo de licenças para a maior parte dos animais e é pratica comum castrarem até mesmo porquinhos da india, coelhos ou esquilos... :?
Em Portugal, o panorama é bastante diferente... Aqui vou passar a um plano mais pessoal e sem dúvida que é apenas a minha opinião...

1) Apenas nos ultimos anos houve um "boom" na aquisição de animais exóticos... Nem todos os veterinários estão preparados para tratar este tipo de animais, o que também é importante quando adquirimos um furão. Devemos contactar um vet e informar-nos sobre o que é necessário na eventualidade de levarmos um furão ao vet, seja por rotina, seja por uma emergência.

2) Submeter um animal bebé de 200 gr a uma operação, anestesia geral, e a recuperação da mesma cirurgia, parece-me um pouco "desumano"...
Sem duvida que as fêmeas têm cios intensos e necessitam de cruzar, submeter uma fêmea adulta a esta operação, parece-me mais plausivel. Se bem que se podem fazer tratamentos hormonais, pelo menos durante algum tempo... O primeiro cio aparece por volta dos 8 meses. O BdM reporta esta situação aqui, no forum dos exóticos, e ele tem muita razão no que diz lá...

3) Nenhum veterinário pode garantir que um furão, ainda que num estado 100% saudável, vá acordar de uma anestesia geral, os furões são animais muito nervosos quando levados a situações extremas... Jamais submeteria um dos meus meninos a esta situação desnecessáriamente.

4) retirar as glandulas odoriferas? O mesmo que referi em relação à castração... recorda-me aquelas pessoas que compram um leão ou um tigre e depois mandam retirar-lhes as garras... :roll: :roll:
Somos humanos, não somos deuses, temos de ter plena consciência ao adquirir um furão que ele/ ela cheiram... Se os limpamos com pó de talco, se lhes dermos banho, se lhes pusermos perfumes especificos... Tudo isso ajudará a esbater o cheiro... Mas: os furões cheiram!.
Tenho 5 em casa, nunca ninguem reclamou deles, há que procurar todas as alternativas antes de submeter um animal a tão stressante situação.

5) O micro-chip... Bom, um micro-chip custa ainda bastante caro em Portugal, essa regra tem vindo a ser implantada por alguns criadores de cães e gatos, felizmente cada vez mais... A minha cadela é chipada e recordo-me perfeitamente que foi a primeira experiência de chip que os vets da Moya tiveram... Os meus gatos não o são... E os meus furões também não... Vivem em casa, não saem sozinhos e de certeza que nunca irão ser abandonados, por isso acho que o chip é uma questão de opção muito pessoal.

6) A vacinação: Tens muita razão no que disseste... A cinomose é complicada em todos os canideos, e em Portugal chama-se Esgana. É sem duvida uma vacinação importante e nem todas as vacinas dão, tal como a Rita bem apontou... Mais uma vez, um telefonema ao veterinário vai resolver a situação.
A vacina da raiva é mais por uma questão de prevenção... Em Portugal, não temos casos de raiva reportados há quase 40 anos (Por favor alguem me corrija se estiver equivocada)... Mas como a prevenção nunca é demais ... ;)

7) A alimentação... Os valores referidos naquela pequena tabela nutricional estão mesmo correctos e são esses mesmo que eu procuro ao comprar comida para Ferrets... No entanto, tal como a maior parte das pessoas que conheço, os meus são alimentados com comida de gatos... Comem também umas latas especificas e leite de comida de gato.
Os meus meninos também comem carne cozinhada, alguns legumes, adoram esparguete, iogurte, banana e uvas.
Para quem quiser informações mais especificas sobre marcas, agradeço que me envie uma mensagem pessoal, parece-me pouco ético estar a fazer publicidade aqui.
Note-se que é importante, ao adquirir um furão, saber qual os seus habitos alimentares, e pelo menos fazer uma transição equilibrada na sua dieta quando pretendemos alterar as marcas ou habitos alimentares.
Apenas uma vez consegui adquirir comida específica para furão... Posso acrescentar que apesar de ser 3 vezes mais cara que aquela que habitualmente dou aos meus, não achei que eles gostassem mais daquela marca, muito pelo contrário. :|

8 ) Realmente os furões são muito interactivos, e precisam de imensos estimulos mentais, tal como um cachorro, ou um gatinho... e adoram brinquedos... Os meus têm brinquedos de corda, borracha não-toxica, couro, tecido e madeira... Alguns brinquedos de gatos são fantásticos para eles, como as "canas de pesca"... A Bianca corre horas atrás daquilo se eu deixar... salta, rosna, corre e quando a deixo agarra-lo, ela até emite barulhinhos... Ter a certeza que os furoes não conseguem engolir brinquedos inteiros nem que o material dos mesmos lhes pode causar danos fisicos, é muito importante para uma brincadeira saudável. :lol

9) Aquela loja de animais que tu referiste, nunca os ví lá... Realmente eles dizem que vendem furões, mas possivelmente apenas por encomenda ou assim.

Alguma dúvida, por favor deixem uma mensagem :)
Rita_kikas
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 5:34 pm

Obrigado por teres corrigido, eu não tenho furões e nunca vi nenhum ao vivo mas tenho uma adoração por estes animais. Toda a informação que tenho na mensagem que tenho tirei da internet mas compre um livro de ferret (encomendado de Inglaterra-em Inglês, claro) mas não incluí nada de lá por adquiri o livro mais tarde, mas é muito bom. Se quiseres contar experiências dos teus furões teria muito gosto em lê-las.
Eu adorava ter um mas os meus pais não deixam, tenho uma cão um pouco violento com outros animais e também vou de férias um mês no verão para fora, dá para levar o meu cão mas um furão seria difícil, também levei o meu hamster no ano passado e foi uma aventura. Ele na mala do carro entalado entre as malas e o meu cão a babar e sempre a ir para cima da gaiola!!! Este ano não sei o que vou fazer mas devo ter de fazer o mesmo.

Rita
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta jul 16, 2003 7:48 pm

O ferret (mustela putorius furo) é um primo doméstico e provável descendente da doninha européia (mustela putorius). Acredita-se que seja originário do cruzamento da doninha européia com a doninha das estepes siberianas (mustela evermanni). O ferret está sob custódia do homem há muitos séculos (no mínimo há 2000 anos), o que prova que a ideia de que é um animal selvagem está errada. Existem citações do ferret como animal doméstico nos escritos de Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), Strobo (63 a.C. - 24 d.C.) e Plínio (23-79 d.C.). Compará-lo aos seus primos selvagens seria o mesmo que comparar um cão a um lobo.
O ferret fica adulto com aproximadamente 6 meses de idade e vive de 8 a 10 anos ou mais, dependendo dos cuidados e da alimentação e também do carinho a que é sujeito!!
Há aqui algumas afirmações que me suscitam dúvidas....

Em primeiro lugar, o ferret não é um animal doméstico. O facto de haver relatos do tempo de Aristóteles não prova nada, porque de certeza que, se procurar, encontrará relatos igualmente antigos de lobos e outras feras como animais de companhia. Isso não faz deles animais domésticos.
Um animal doméstico é aquele que não existe na natureza, como o cão, o gato, a galinha, a vaca... Há espécies semelhantes, mas não essas.

Que o ferret seja descendente provável da doninha europeia, ainda vá! Mas que resulte do cruzamento de duas espécies diferentes é que não me parece! Uma espécie não nasce por cruzamento de duas espécies diferentes! Além disso, o cruzamento de espécies diferentes dá descendentes estéreis. Como é que se ia propagar a espécie? Isto parece-me mais lenda do que realidade, como a lenda da raça de gatos Maine Coon, que diz que nasceu do cruzamento de um gato com um "racoon" (daí o nome). Claro que tal cruzamento é impossível, não passa mesmo de uma lenda.
Há ainda a questão legal: como é que um animal pode ser considerado doméstico se nem sequer é permitido tê-los em casa? :o
Ou a Lei mudou e esqueceram-se de me avisar? :p

A sério, parece-me haver aqui alguma confusão... Tem a certeza de que o sítio da net de onde tirou a informação é de confiança?

Quanto a extrair as glândulas odoríferas... sinceramente! Se não suportam o cheiro, não os tenham! Isso é o mesmo que extirpar as garras aos gatos para não arranharem a mobília e as cordas vocais aos cães para não ladrarem! Além de imoral é ilegal!

A parte que diz que as fêmeas devem ser esterilizadas porque nos cios perdem sangue e se não acasalarem podem morrer... Bom, tive que me rir! Isso é algum tipo de maldição, para garantir que elas não fujam à sua obrigação de se reproduzirem? :lol: :lol:
A doninha (ferret) é da mesma família que o furão: mustelídeos. São ambos animais selvagens. Isso de o ferret ser doméstico é disparate. Na América têm ferrets, em Portugal tem-se furões (pelos vistos, há quem tenha ferrets importados da América; é assim que se contorna o problema legal?). Com certeza que na América há uma maior tradição de criação em cativeiro e de os manter como animais de companhia. Da mesma maneira que eles têm uma grande tradição na criação em cativeiro de papagaios e répteis. Isso não faz deles animais domésticos.

Fiquem bem

Florinda Lopes
Moya
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 16, 2003 10:50 pm

Bom, eu quando falo é com conhecimento de causa ou experiência própria... Por isso, vou informar-me sobre a descêndencia dos furões e depois irei documentá-la aqui ;)
Em relação à extracção das glandulas, considero que realmente é muito desumano e não o faria a nenhum dos meus meninos, como já afirmei aqui anteriormente.
Mas Florinda, as fêmeas furão fazem mesmo cios continuos que podem provocar anemias e problemas graves de saude... Tenho uma amiga que optou por operar a dela após vários tratamentos hormonais.
Em relação à legalidade dos furões... No nosso país é ilegal caçar com furões, são impostas coimas altissimas, que podem inclusivamente conduzir a pena de prisão.... Pessoalmente, acho muito bem que esta lei tenha sido imposta e espero que as autoridades sejam muito restritas em relação a este assunto.
Ter um furão como pet não é ilegal, os meus são vacinados, fazem visitas regulares ao veterinário e de todos os meus animais "exóticos" sei que não tenho nenhum que não seja legal... Como os meus furões só caçam no prato ;) durmo muito descansadinha, pois sei que não estou a infrigir nenhuma lei :D
Nenhum dos meus 5 meninos foi importado, são todos de criação nacional, e se algum dia ceder alguns bébés que eventualmente venha a ter, vou fazer um acordo verbal e de boa fé com os novos donos em que me garantam que os animais nunca serão utilizados para fins ilegais, e se suspeitar de alguma "obscuridade" tomarei previdências para garantir o bem-estar do animal. :)
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quinta jul 17, 2003 3:15 pm

Olá

Obrigada pela sua resposta. Também não sei muito sobre furões, nunca aprofundei o assunto, porque sempre me constou que era ilegal tê-los, quer para caça quer como animais de estimação. Inclusivamente, já me disseram que se podem comprar em feiras tipo a de Azeitão e a de Coina, mas eu já fui inúmeras vezes a essas feiras e nunca os lá vi. Dizem-me que é preciso saber a quem perguntar, porque estão escondidos. Se não é ilegal tê-los, por que terão de estar escondidos?
Já agora, mesmo sendo permitido tê-los, é necessária alguma licença especial?

Quanto aos cios contínuos, isso na Natureza não é possível. As épocas de criação estão bem definidas. Em ambientes como as nossas casas, onde as condições ambientais são sempre excelentes e nunca falta a comida, é possível os animais estarem sempre prontos para acasalar. Dái que seja comum fêmeas com cios contínuos. Conheço casos desses em gatas. A gata de uma irmã minha, por exemplo, tinha cio o ano inteiro, só fazia umas férias de 15 dias em Agosto. Estava feia de tão magra, pois consumia-se literalmente com o cio. Foi finalmente esterilizada, e até parece outra.
Mas penso que isto são casos extremos, não são a regra, e, ou eu percebi mal, ou a informação foi apresenta como regra: as fêmeas têm de ser obrigatoriamente esterilizadas porque têm cios contínuos. Se faz criação, deve saber se é mesmo assim.

Fique bem

Florinda Lopes
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta jul 17, 2003 10:12 pm

Olá Moya, Rita Kikkas ao resto dos membros!

Vou também partilhar com voçês algumas das coisas que aprendi sobre os furões:

Trata - se de um animal que se utilizou no passado para a caça; pertence à família dos mustelídeos, são animais muito inteligentes, caçadores carnívoros e tremendamente activos. Portanto, precisam de instalações espaçosas, variadas e de companhia doutros furões ou do dono.

Peso Adulto: Macho - 1000 a 2000 gr
Fêmea - 600 a 950 gr

Alimentação: Dietas preparadas para furôes ou para gatos, sem esqueçer que eles se entusiasmam muito com animais inteiros mortos, como pintainhos e ratos. Gostam de leite, ovo, derivado de carne e algumas frutas.

Ingestão diária de alimento - 50 - 75gr

Ingestão diária de água - 75 - 100 ml /kg

Temperatura Rectal - 39ºC

Ritmo Cardíaco - 180 - 250 bpm

Ritmo Respiratório - 33 - 36 rpm

Ambos os sexos mostram uma flutuação de peso periódica em 30 a 40%, ou seja , depositam gordura no Outono e perdem - na no inverno

Puberdade - 9-12 meses

Gestação - 38 a 48 dias

Tamanho da ninhada - 8

Peso à nascença - 7 - 10 gr

Desmame - 6 - 7 semanas

Tempo de vida - 5 - 9 anos

Nalguns casos, os furões mordem, se bem que se estiverem acostumados com o contacto físico com o dono isto deixa de ser habitual. Devem ser pegados com uma mão ao redos das costas.

Doenças de Cativeiro:

Hiperestrogenismo - A época de reprodução decorre desde a Primavera até ao Outono. As Fêmeas são ovuladoras induzidas e o cio ocorre durante toda a época reprodutiva, se esta não for coberta pelo macho, este cio pode persistir, o que faz com que haja níveis elevados de estrógénio a serem produzidos pela fêmea, o que leva à depressão medular, ou seja, uma depressão na linhagem dos glóbulos vermelhos, o que pode ser fatal por causar fortes anemias.
Portanto, se não se pretender criar, é aconselhável a esterilização.

Sintomas - Queda de pêlo no abdómen ventral e cauda; vulva aumentada com descarga com pú; anorexia, depressão e fraqueza e mucosas brancas.

Tratamento - Ovariohisterectomia entre os 6 e os 8 meses. As fêmeas não devem ficar em cio mais de 1 mês.

Programa Preventivo de Saúde:

- 6 a 8 semanas - Esgana
- 10 a 12 semanas - Reforço da esgana
- 12 a 14 semanas - Raiva
- 26 a 32 semanas - Esterilização
-1 ano - Reforço Raiva
- 3 anos - Reforço Esgana

Doenças que podem afectar os furões:

Doença de Alentian:
É causada por um Parvovírus. Pode apresentar paralisia das patas posteriores, emagrecimento progressivo, fezes com sangue. Pode afectar animais de qualquer idade.
Tratamento: Não Há

Esgana:
è causada por um Paramixovírus. O animal pode apresentar febre bifásica, perda de apetite, descarga ocular / nasal, prurido na zona do queixo e região inguinal, pode progredir para broncopneumonia e a morte ocorre entre o 12º e o 35º dia. Se sobreviver o animal fica com sequelas neurológicas.
Tratamento: Não Há

Influenza ( constipação):
Pode ser transmitida dos furões para as pessoas e das pessoas para os furões.O animal apresenta febre bifásica, anorexia, espirros e tosse.
Tratamento: antibiótico para prevenir infecções secundárias

Outras doenças:Ácaros do ouvido, cardiomiopatia, tumores e paralisia dos membros posteriores.

e é tudo... :lol: :D :)

Se alguém quiser acrescentar algumas coisa...

Beijinhos e abraços para todos aqueles que adoram animais com eu

Tchinho :lol:
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 18, 2003 12:22 am

Fabuloso... Obrigada por participares ;)
Responder

Voltar para “Furão”