Pequenas feridas detectadas!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Caninoco
Mensagens: 5
Registado: sexta set 04, 2009 3:32 am

quinta set 24, 2009 9:19 pm

Boas noites!!!

Abri este post pois precisava de uma pequena ajuda na avaliacao de umas pequeninas feridas que apareceram na Lilo. Sao umas pequenas feridas nas costas que penso que sejam causadas pelo Stitch quando andam na brincadeira. E normal ou podera ser outra situacao?

Obrigado a todos
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta set 24, 2009 9:42 pm

Uma foto ajudava, que dito assim é muito vago.
Eles estão inteiros ou castrados?
Se estão inteiros, estão no cio?
O local dessas feridas é por detrás do pescoço, na nuca?
E que idade têm os dois?

Verificou se não anda por aí umas pulguitas?
Caninoco
Mensagens: 5
Registado: sexta set 04, 2009 3:32 am

sexta set 25, 2009 10:15 pm

Boa noite!!

Ainda sao novinhos teem 5 meses. Realmente coçam se as vezes mas ja andei a "caça" e nao vi pulgas. Fica aqui uma foto para se ter melhor noçao.

Imagem

Ve se pequenas manchas vermelhas dentro do circulo.

Obrigado
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sábado set 26, 2009 12:20 am

Não me respondeu se estão inteiros ou castrados mas pelo teor das feridas, diria que pelo menos ele, deve estar inteiro.
É que essas feridas, que pela foto me parece que se localizam por detrás da nuca, são típicas feridas de macho no cio a querer montar a fêmea.

Observe bem a vulva dela se está aumentada de tamanho e os testículos dele, se estão baixos.
São animais fotoperiódicos o que quer dizer que seus ciclos se orientam pela luz do dia e temperatura ambiente. Zonas quentes e muita luz, influem no cio, podendo adiantá-lo
Já li de femeas com 3 meses e já em cio e machos igualmente com cio precoce.

E com a idade de 5 meses, não é nada conveniente que acasalem, nenhum dos dois está preparado. O ideal seria com um ano de idade ou perto disso.

E penso que os deveria separar para que ela possa recuperar dessas feridas.
Caninoco
Mensagens: 5
Registado: sexta set 04, 2009 3:32 am

sábado set 26, 2009 1:31 am

Boa noite!!!

Sim eles ainda estao inteiros. Estou a ponderar a castracao dele e a esterilizacao dela mas segundo li o ideal seria a partir dos 8 meses se nao estou enganado. Eu realmente reparei que os testículos dele parece que tinham saido para fora agora estou a ver o porque, quanto a ela esta normal nao tem a vulva aumentada. A separacao ate sararem as feridas e suficiente? Ou devo separa los mais tempo?

Obrigado
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sábado set 26, 2009 2:53 am

Se puder esperar mais tempo antes de os esterilizar, melhor será...

Leia a minha 2º resposta neste tópico e perceberá porque. http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65613

O tempo de separação também dependerá do macho...tenha cuidado com as horas de luz e a temperatura ambiente para não prolongar o tempo de cio, nem acelerar o dela, não vá ter uma surpresa antes de tempo...
Se o não conseguir educar a não morder a "rapariga" será melhor mante-los separados e só os juntar se estiver alguém para o meter na ordem.
Mas eduque-o sem lhe bater que o pobre só está a obedecer aos seus instintos.
Com o frio, o cio vai-se e pode ser que ele acalme. Vá vigiando.
Responder

Voltar para “Furão”