Bitter Apple

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Andry25o
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: segunda ago 17, 2009 11:19 pm
Localização: 2cão,
2 gatas,
2 porquinhos da india
4 chinchilas,
4 Furões xD

quinta out 29, 2009 11:36 am

Boas a todos... E assim adquiri um furão com 3 meses a 4 dias mas e assim eu não consigo fazer nada dele porque todas as partes do meu corpo que ele apanha ele quer morder... E assim eu ouvi falar num spray que se deita nas zonas que nos queremos que ele não morda que se chama Bitter Apple! O problema e que não sei onde posso comprar esse mesmo spray... Gostaria de saber se alguem ja passou por isto e não quer partilhar ideias pessoais.
Obrigado a todos e fico a aguardar uma resposta.

Atenciosamente

Tiago Rosa
cassia29
Membro Veterano
Mensagens: 576
Registado: quarta jul 22, 2009 9:39 pm

sexta out 30, 2009 2:26 am

Ola Tiago:

Esse comportamento é totalmente normal.... e ainda vai durar. Eu não precisei de usar nada. Cada vez que ela me mordia, sem ser para brincar, eu agarrava nela e dava-lhe devagarinho com o dedo no nariz e dizia-lhe: NÃO! e fazia isto as vezes necessárias...
Esse comportamento é chamar para a brincadeira. depois passa-lhe com o tempo. Dê-lhe uns bonequinhos, etc.
A minha hoje já não morde, quando o faz é muito devagarinho e quando esta a brincar e também quando eu a irrito.

Tente dizer-lhe o NÃO.
Andry25o
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: segunda ago 17, 2009 11:19 pm
Localização: 2cão,
2 gatas,
2 porquinhos da india
4 chinchilas,
4 Furões xD

sexta out 30, 2009 9:55 am

Obrigada/o pelo conselho cassia, mas e que e assim tenho medo dele, só lhe consigo mexer com luvas, fora isso quando me agarrar os medos já não larga e aleija muito... Fui mesmo obrigado a ter de usar luvas se não daqui a uns dias não tinha mãos. xD
E que ele brinca nota-se que as vezes quer brincar eu depois tiro a luva a experimentar só que ele detesta mãos não consigo perceber o meu furão.
Uma vez dei-lhe comida de lata para ele nas minhas mãos entretanto ajio muito bem mas quando o comer acabou na minha mão puff toma la uma trinca...
:S

Mas também penso que seja um pouco ainda normal porque só esta comigo a 1 semana...

Atentamente
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta out 30, 2009 12:22 pm

Há furões muito nervosos o que os faz uns mordedores, outros que mordem quando os apanhamos porque querem continuar com as suas descobertas do novo mundo e não andarem ao colo, outros porque a sua lembrança das mãos, não é das mais agradáveis, porque o antigo dono o castigava…mordem por medo; já outros, mordem outros porque não foram ensinados a controlar a força dos dentes e como entre eles, brincam mordendo-se e como têm a pele bem dura, não se magoam.

Também muitas vezes, eles mordem porque pensam que estão a brincar connosco, já que os nossos gritos de susto, os fazem pensar que estamos a brincar.
E como cada caso é um caso, terá de perceber o motivo, se é medo ou se é brincadeira ou se é por não ter sido educado e agir em concordância e tem que lhe mostrar que lhe não quer fazer mal.
Se é medo, não lhe bata nem tente pegar nele. Deixe-o andar a perscrutar todos os cantinhos e a ganhar confiança com a nova casa e os novos donos.

Se é brincadeira, quando morder, diga-lhe um NÃO forte mas não lhe bata nem castigue, ignore-o por 10 minutos. São inteligentes e com o tempo irá perceber. Se lhe bate e a associação dele com as mãos não é das melhores, irá piorar a situação.

Dê-lhe um prémio sempre que fizer algo bem e uma palavra de entusiasmo, género, “SIM, que bonito, que lindo” para que aos poucos ele relacione bonito com uma coisa que deve fazer e o “Não” com uma que não deve.

Não lhe queira pegar, por agora, deixe que ele perca o medo e mate a curiosidade da casa nova. Pode crer que ele está mais assustado que o Tiago…de repente, viu-se num mundo novo, longe da mãe e dos irmãos…
Passo-lhe um tópico com um truque de uma dona http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=15031

Deixe-o à vontade mas brinque com ele para que a pouco e pouco perca esse medo e veja que o Tiago não lhe quer fazer mal.
Brinque com bolas de papel, encha um saco plástico com jornal enrrugado e deixe-o a brincar dentro.
Deixe que ele se meta dentro de um saco plástico e brinque dentro dele; ande com o saco às voltas.
Ate um fio a uma bola de papel, corra com ela e deixe que o furanito corra atrás da bola
Arranje 4 caixas de cartão pequenas e abra uma porta em duas e duas portas nas outras duas e una as caixas em forma de labirinto para ele andar dentro a descobrir a saída. Esteja presente mas sem lhe mexer, só fale com ele e dê-lhe algum prémio de vez em quando.
Com garrafas de água das de plástico, corte as extremidades e una-as para formar um tubo onde ele entra e saia.

Procure entender porque ele morde, se é por brincadeira ou medo. Se é brincadeira, se berrar quando ele morde, pode interpretar esse grito e o gesto de fugir com a mão, como um convite para a brincadeira, assim que não lhe reforce a ideia. Se é por medo, dê tempo ao tempo e evite tocar-lhe até ele ganhar confiança.
Boa sorte e vá-nos contando os avanços...
Andry25o
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: segunda ago 17, 2009 11:19 pm
Localização: 2cão,
2 gatas,
2 porquinhos da india
4 chinchilas,
4 Furões xD

sexta out 30, 2009 1:53 pm

Adorei o tipo de ideias MHZ... Muito obrigado... e assim eu sempre que me meto perto dele sentado ou assim o instinto dele logo e vir morder! mas ontem com a luva claro sempre com a luva porque e muita dor, meti-me com ele e ele começou a abanar muito o rabo e a olhar para a minha luva, isto e um gesto bom da parte do furão ou ma? mas depois mal tirei a luva para ver como reagia com luva e sem luva, sem luva abocanhou-me logo o dedo. :S sei que e questão de tempo e medo da parte dele claro, mas e que fico meio na duvida se ele algum dia vai mudar! Vou tentar brincar mais sem luvas e tal mas ele morde mesmo mesmo muito. vou arranjar esse tipo de brincadeiras para ele! Ja agora uma coisa e assim eu como tenho caes em casa soltos o unico lucal onde o posso soltar e mesmo na casa de banho, ele anda por ali e tal mas tenho medo que ele faça mal aos caes por isso nao o quero soltar pela casa toda... isto e bom ou mao?

obrigado
Andry25o
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: segunda ago 17, 2009 11:19 pm
Localização: 2cão,
2 gatas,
2 porquinhos da india
4 chinchilas,
4 Furões xD

sexta out 30, 2009 1:55 pm

Adorei o tipo de ideias MHZ... Muito obrigado... e assim eu sempre que me meto perto dele sentado ou assim o instinto dele logo e vir morder! mas ontem com a luva claro sempre com a luva porque e muita dor, meti-me com ele e ele começou a abanar muito o rabo e a olhar para a minha luva, isto e um gesto bom da parte do furão ou ma? mas depois mal tirei a luva para ver como reagia com luva e sem luva, sem luva abocanhou-me logo o dedo. :S sei que e questão de tempo e medo da parte dele claro, mas e que fico meio na duvida se ele algum dia vai mudar! Vou tentar brincar mais sem luvas e tal mas ele morde mesmo mesmo muito. vou arranjar esse tipo de brincadeiras para ele! Já agora uma coisa e assim eu como tenho cães em casa soltos o único local onde o posso soltar e mesmo na casa de banho, ele anda por ali e tal mas tenho medo que ele faça mal aos cães por isso não o quero soltar pela casa toda... isto e bom ou mão?

obrigado
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta out 30, 2009 2:26 pm

Abanar o rabito, nem todos o fazem, só alguns mas costuma ser sinal de excitação.
O tirar a luva, pode fazê-lo pensar que é sinal para a brincadeira e como morder é para eles, também um jogo...será que ele pensa que o está a incentivar para lhe morder a mão?

Os canitos são grandes ou pequenos? Eles costumam dar-se bem com gatos e cães, só que é preciso primeiro apresentá-los. Se os cães são grandes, pode ser perigoso para ele, não para o cão, pois podem mordê-lo valentemente.
Confiná-lo só a uma casa-de-banho, é pouco. Eles quando estão acordados, necessitam de espaço para cheirar e matar sua curiosidade inata.
Passo-te um artigo onde ensina a como apresentá-lo a outro furão ou a outras mascotas. Está em espanhol mas penso que conseguirás entender
http://www.todohurones.com/0_nuevo.html

E esse site, é óptimo para ajudar a criá-los e em muitas mais coisas. é feito por uma veterinaria mexicana, Kary, que por causa deles, é que se formou em veterinária e percebe deles a fundo, pois há uns 20 anos que os estuda. E em caso de dúvidas, se lhe escrevem a pedir conselho, ela ajuda e dá dicas.
Vera_Carlos
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça nov 03, 2009 12:43 am

Não sei se vou ser repetitiva ou não... a verdade é que ando muito cansada e o facto de andar com insónia também não ajuda muito... Logo, muitas coisas apesar de as terem sido lidas, possivelmente, não foram interiorizadas...


Houve um user que deu uma excelente ideia há alguns tempos, tal como foi mencionado o simples "NÃO!" sonoro e dito com convição faz maravilhas... Mas... se esfregares um pouco do "tone" nas mãos, de certeza que ele não vai querer trincar mas lamber.... nesse caso deves dizer enquanto o acaricias "beijinho, beijinho, beijinho" ou "muito bem", qualquer coisa positiva... mas quanto tenta morder "NÃO"...
A Shena tem a mania de trincar tudo o que tenha pele e pouca carne... Já a Maia apanhou esse mau habito.... desde que copiei essa ideia, não me tenho dado mal... Acho que a única que não me morde, é a minha princesinha Jasmine... Posso por o dedo entre as grades que não faz nada... agora as outras duas chamam de "salsicha"... :lol: :lol:
Fiquem bem, Vera
domiloira
Membro
Mensagens: 77
Registado: quarta fev 27, 2008 11:14 pm

terça nov 03, 2009 7:51 pm

Eu não tenho problemas desses, tenho um furão que comprei desde pequenino e outro que adoptei já com um ano e nenhum me morde. MAS... o que adoptei tinha a mania de me atacar as orelhas se tivesse perto da minha casa, nas mãos asvezes ordem os dois mas é na brincadeira, não costumam aleijar. Quando porém aleijam faço o que alguém sugeriu, digo logo NAO bem alto e deixo de brincar com eles durante uns minutos... o que adoptei atacava nas orelhas como já disse, e como é perto da cara e mais grave do que na mão para além do NAO levou uma palmada no rabito! não muito forte, mas o suficiente para o mostrar que estou a falar a sério.

Eu não usava luvas... senão continua a morder na mão e com força porque você acaba por não sentir tanta dor com a luva, quando lhe for meter a mão sem a luva ele vai morder com a mesma força e de repente vai lhe dizer que nao? Assim ele não vai entender. E de certo que não quer passar o resto da vida a mexer nele só com luva...

Acho que basta um NAO bem afirmativo, agarrar-lhe pelo cachaço como as mamãs fazem e continuar a dizer NAO e depois ignorá-lo durante um bocado. Os meus filhotes até nem respondem muito ao não... respondem mais ao AAAAHHHHH ou entao faço o baeulho que eles também fazem quando estão chateados e bufam quase como um gato (não sei se já ouviu este som?) mas os meus respondem bem ao AAAHHH e ao bufar...

Sâo só ideias... você tem que fazer o que funciona consigo e com o seu pequenote! A ideia do tone nos dedos também é uma óptima ideia! :lol:

Boa sorte com isso amigo!
Responder

Voltar para “Furão”