Há furões muito nervosos o que os faz uns mordedores, outros que mordem quando os apanhamos porque querem continuar com as suas descobertas do novo mundo e não andarem ao colo, outros porque a sua lembrança das mãos, não é das mais agradáveis, porque o antigo dono o castigava…mordem por medo; já outros, mordem outros porque não foram ensinados a controlar a força dos dentes e como entre eles, brincam mordendo-se e como têm a pele bem dura, não se magoam.
Também muitas vezes, eles mordem porque pensam que estão a brincar connosco, já que os nossos gritos de susto, os fazem pensar que estamos a brincar.
E como cada caso é um caso, terá de perceber o motivo, se é medo ou se é brincadeira ou se é por não ter sido educado e agir em concordância e tem que lhe mostrar que lhe não quer fazer mal.
Se é medo, não lhe bata nem tente pegar nele. Deixe-o andar a perscrutar todos os cantinhos e a ganhar confiança com a nova casa e os novos donos.
Se é brincadeira, quando morder, diga-lhe um NÃO forte mas não lhe bata nem castigue, ignore-o por 10 minutos. São inteligentes e com o tempo irá perceber. Se lhe bate e a associação dele com as mãos não é das melhores, irá piorar a situação.
Dê-lhe um prémio sempre que fizer algo bem e uma palavra de entusiasmo, género, “SIM, que bonito, que lindo” para que aos poucos ele relacione bonito com uma coisa que deve fazer e o “Não” com uma que não deve.
Não lhe queira pegar, por agora, deixe que ele perca o medo e mate a curiosidade da casa nova. Pode crer que ele está mais assustado que o Tiago…de repente, viu-se num mundo novo, longe da mãe e dos irmãos…
Passo-lhe um tópico com um truque de uma dona
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=15031
Deixe-o à vontade mas brinque com ele para que a pouco e pouco perca esse medo e veja que o Tiago não lhe quer fazer mal.
Brinque com bolas de papel, encha um saco plástico com jornal enrrugado e deixe-o a brincar dentro.
Deixe que ele se meta dentro de um saco plástico e brinque dentro dele; ande com o saco às voltas.
Ate um fio a uma bola de papel, corra com ela e deixe que o furanito corra atrás da bola
Arranje 4 caixas de cartão pequenas e abra uma porta em duas e duas portas nas outras duas e una as caixas em forma de labirinto para ele andar dentro a descobrir a saída. Esteja presente mas sem lhe mexer, só fale com ele e dê-lhe algum prémio de vez em quando.
Com garrafas de água das de plástico, corte as extremidades e una-as para formar um tubo onde ele entra e saia.
Procure entender porque ele morde, se é por brincadeira ou medo. Se é brincadeira, se berrar quando ele morde, pode interpretar esse grito e o gesto de fugir com a mão, como um convite para a brincadeira, assim que não lhe reforce a ideia. Se é por medo, dê tempo ao tempo e evite tocar-lhe até ele ganhar confiança.
Boa sorte e vá-nos contando os avanços...