Furão que morde seriamente

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

metraonspeed
Membro
Mensagens: 70
Registado: terça set 09, 2008 6:55 pm
Localização: Fiona aka Mouquinha

quarta jul 21, 2010 11:32 am

Não foi há muito tempo que o Dr. Rui Patricio teve uma conversa com o meu companheiro (que tem medo da Mouca, porque tirando eu, para ela, todos são inimigos) sobre o temperamento dos furões. Particularidade que o Dr. salientou foi precisamente o domesticavel que estes animais se podem tornar, com muita paciencia e insistencia da parte dos donos. A Mouca mordia-me as mãos, os pés, costas, cabeça, nariz, etc etc etc e sangrei muito, mas hoje sou da sua "estirpe"... com menos pelo... e ligeiramente maior. Mas continua a brincar às dentadinhas comigo de quando em vez, quando se esquece que aqueles dentes não são para serem usados comigo. É uma questão de tempo e hábito. Como diz o provérbio "where there's a will, there's a way" ;)

Beijinhos e turrinhas
Vaeros
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta mai 21, 2010 3:21 pm

domingo jan 30, 2011 1:29 pm

O meu Panda (furão adquirido já com 2 anos) só já não me morde a mim.... mas ao meu ex-namorado (com quem partilhava casa) era quase certeiro.... Assim que lhe via os tornozelos, ou braços.... era logo uma dentada. N era de furar, mas ainda puxava sangue---
Eu por exemplo agarro-o sem quaisquer problemas, esteja ele de costas, a brincar (onde pode morder um pouco, mas n doi, é mais o susto), a dormir..., e o meu ex só o agarrava quando ele pedia colo, porque de qualquer outra maneira que tentasse, o Panda virava-se e mordia-lhe, ou tentava morder.
Também é certo que às vezes ele só estava a pedir colo, e como o meu ex tinha medo, tirava logo a mão.
Já tenho o Panda desde junho 2010, e só eu é que sou considerada, por ele, de confiança (ao fim de quase 4 meses a sofrer ferradelas), ao ponto de agora até beijinhos na cara me dar, e de me vir "pentear" sempre que pode. Mas tudo o que são mãos (quem diz mãos diz tudo o resto) estranhas, até podem estar a uma boa distância, o desgraçado (n estou a ser má...) vai disparado, tipo drogado a ver seringas cheias, para as mãos estranhas e FERRA! Depois pira-se satisfeito... e mesmo sabendo que vai ser agarrado pelo cachaço, e levar com um NÃO! bem alto....
Alguma sugestão? (à parte de ter que o prender na transportadora ou na gaiola quando estranhos se aproximam, quando eles querem é mexer nele e não nos outros em que podem tocar....)
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo jan 30, 2011 8:51 pm

Eles podem ter o sentido de posse... O Panda pode achar que a Vaeros é propriedade dele e defende o seu campo. Também pode ter tido más experiências com outras mãos e se sabe que as suas já são de fiar, das outras tem ainda muito medo e com medo, eles ou atacam ou fogem.
Castigá-lo na gaiola, talvez não o ajude a retomar essa confiaça. Tente outros modos, como convidar as visitas a entrarem já com uma guloseima nas mãos para o conquistar e premeio-o sempre que chegar uma visita, para ele associar a entrada de estranhos, a uma coisa boa.
Vaeros
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta mai 21, 2010 3:21 pm

terça fev 01, 2011 2:37 pm

é que tenho mesmo medo do que ele faça a outras pessoas.
Se ele estiver entretido com os treats nem quer saber de ninguém.... se for preciso crava-me as unhas, tipo: DÁ-ME ISSO!!! :lol:
Caso contrário, vai ter com as pessoas, mas para lhes morder.... digamos que consegue ser falso...
Já tive quem olhasse a primeira vez para ele, e me dissesse logo: Este aqui não é de fiar, pois não?
Ou seja, nota-se-lhe no olhar.... :?
Fora tudo isso, ele é um menino mimado que adora colo e miminhos.

Quanto às mãos que cuidaram dele anteriormente... muito honestamente não sei... e prefiro não me pronunciar assim no fórum...
Apenas posso dizer que desde que mo deu que dizia vir visitá-lo (e até lhe dei facilidades de o fazer, porque achei que ele fosse gostar) e até hoje ainda só me contactou umas 4 ou 5 vezes a dizer que quer muito vê-lo, e que se eu não o quiser para lho devolver (porque ao inicio cheguei a ter problemas com o meu namorado graças ao pequenote...)....
Não vou julgar e dizer que é má pessoa... lá tem a sua vida. Mas nem fotos pede, não pergunta como está.... enfim... estranho, porque eu não funciono assim.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça fev 01, 2011 2:44 pm

Pode ter sido deixado um pouco ao Deus-dará...e como não foi educado, não tem modos. Mas pode reeducá-lo, é uma questão de paciência e muita persistência, como quem educa um filho rebelde. :wink: Eles são inteligentes e aprendem mas também são muito cabeçotes...e querem ganhar a deles, somos nós que temos de lhes mostrar quem manda e quem é o dono de quem...
Sorte :D
Vaeros
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta mai 21, 2010 3:21 pm

terça fev 01, 2011 10:45 pm

Pois, o complicado é ter com quem o educar extra a mim...
As unicas pessoas que se arriscam a chegar são mesmo REAIS estranhos quando vamos à praia...
A minha mãe com o pavor incontrolável de ratos, acha-os demasiado semelhantes e não consegue estar perto deles, por mais que lhe diga que não lhe vão fazer nada (os mais pequenos pelo menos...).
O meu pai ri-se deles (por serem uns patetas) mas nunca tentou fazer-lhes festas. Mas ele tem uma relação estranha com os animais... inicialmente não gosta de nenhum nem quer nenhum, mas se o pusermos a tomar conta deles já os adora... mas à sua maneira... E como a sua maneira é um pouco bruta demais para os furões, é melhor não servir de exemplo ao Panda.... não vá ele ficar pior...
O meu irmão acha-lhes piada, mas não se atreve a tocar-lhes sem que eu esteja por perto...
A minha cunhada..... não é totalmente como a minha mãe, mas também mantém distância....
Apenas tenho duas amigas que até gostam deles, mas não estou sempre com elas....
Mas pronto... terei que lhes "cravar" o tempo para me ajudarem na sociabilização dele... :?
Não sei é se estarão dispostas a algumas mordidelas pelo percurso... :oops:
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça fev 01, 2011 11:37 pm

Suborne-as também com guloseimas... :P
Responder

Voltar para “Furão”