Castração vs. Glândulas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
GIL595
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: sábado out 10, 2009 12:05 pm

quarta nov 25, 2009 6:28 pm

Olá,
Estou a pensar fazer algo para desaparecer com o cheiro do Nilton, pelo que o cheiro não me incomoda, mas as outras pessoas já não são tão unânimes...
Só que não sei se hei de optar pela castração ou pela remoção das
glândulas anais.
O que acham mais aconselhável? É que até se pretender ter uma fêmea era bem mais prático.
Sou da zona de Lisboa, onde me aconselham ir? Como é em termos de preços?
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta nov 25, 2009 11:58 pm

A ablação das glandulas anais é uma barbaridade e ainda por cima desnecessária. Aliás,a menos que seja por problemas de saúde, é uma operação já proibida em vários países europeus.
O cheiro deles está nas glandulas que estão espalhadas pelo corpo e não nas glãndulas anais. Estas são lãndulas mais usadas em caso de defesa, para afastar o agressor. Como os nossos furanitos, em nossas casas, não têm por norma agressores, muito raramente as usam. Podem usá-las se se excitarem muito, ou se apanharem um grande susto mas é temporário e o cheiro passa em uns 10 minutos. Mas muitos, nunca as chegam a usar.

A castração/esterilização, sim, elimina muito o cheiro habitual deles, em cerca de 90% ou até mais.
Mas tem um senão...primeiro não deve ser efectuada antes de chegarem à puberdade, já que podem impedir o desenvolvimento completo sobretudo dos ossos e pelos estudos efectuados há uns anos,chegaram à conclusão que a castração -em qualquer idade - pode contribuir para uma doença muito habitual neles (sobretudo em furões americanos) a hiperplasia das glãndulas adrenais. Não é só a castração que contribui, também são outros factores, os quais não vou agora referir mas segundo esses estudos, cerca 3 a 5 anos depois de castrados, pode dar-se a estimulação destas glãndulas. Assim, quanto mais tempo conseguirem aguentar esse "cheirinho", melhor será...
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

quinta nov 26, 2009 9:44 am

GIL595 Escreveu:Olá,
Estou a pensar fazer algo para desaparecer com o cheiro do Nilton, pelo que o cheiro não me incomoda, mas as outras pessoas já não são tão unânimes...
Enfim, acabam sempre por cair...

Tu preocupaste com ele, ou com o que as outras pessoas pensam/sentem?

Parece que a segunda opção! :evil:
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
GIL595
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: sábado out 10, 2009 12:05 pm

quinta nov 26, 2009 9:12 pm

Muito obrigado MHZ, ainda fiquei mais esclarecido, no fundo eu sou contra castração ou algo do género, acho que cada um deveria ser como vem ao mundo.
Vou pensar em Bi-Odor(mas ainda tenho de estudar sobre ele) talvez, estou esclarecido de que nenhuma das opções é mais correcta.
GIL595
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: sábado out 10, 2009 12:05 pm

quinta nov 26, 2009 9:17 pm

david, nem sequer te deverias dirigir a ninguém assim. Já que nem conheces a situação mais valia não comentares.
Tenho mais gente a viver em casa, e não sendo eu um mundo paralelo ao que me rodeia tenho de viver em ecosistema.
Por isso não posso só pensar em mim e no meu furão e deixar o resto das pessoas darem-se mal com o cheiro e não gostarem da situação! :roll:

Não levantes sem saber quem sequer sou para dizer que não me preocupo com o Nilton, para mim é ofensa grave :evil:
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta nov 26, 2009 9:27 pm

Esqueci-me de focar um ponto, também ele importante. Há cios e cios...há furões que passam muito bem essa época, que é prolongada, normalmente estão em cio contínuo uns 6 meses e outros que se estressam muito, ficam muito nervosos, o que no caso dos furões também não é bom. O estresse pode provocar-lhes problemas secundários, o mais comum é uma bactéria, Helicobacter mustela, que se não for tratada, pode causar-lhes úlceras. Assim, que tudo isto tem de ser pesado na balança, consoante o caso.

Contudo, podemos parar o cio, mesmo aos machos, com a injecção do Acetato de Leuprolide (vulgo Lupron). E no caso de andarem estressados e/ou se o cheiro incomoda muito os moradores da casa (e tu com 15 anos, evidente que terás de sujeitar-te à opinião dos progenitores) é uma opção bastante viavel.
rakuyo
Membro
Mensagens: 64
Registado: sábado mar 03, 2007 8:53 pm

sexta nov 27, 2009 3:38 am

MHZ Escreveu:O estresse pode provocar-lhes problemas secundários, o mais comum é uma bactéria, Helicobacter mustela, que se não for tratada, pode causar-lhes úlceras. Assim, que tudo isto tem de ser pesado na balança, consoante o caso.
A microbiologia anda a dar cmg em doida.

Mas um concelho Gil, a castração elimina quase por completo o cheiro. Os meus pais também se queixavam e agora nem notam quando são surpreendidos pelos pequenos. Tirando o novo membro, essa sim deixa um cheirinho, mas vou optar por não a castrar agora.
'A ferret is God's way of telling you NOTHING is childproof'
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

terça dez 01, 2009 10:04 pm

GIL595 Escreveu:david, nem sequer te deverias dirigir a ninguém assim. Já que nem conheces a situação mais valia não comentares.
Tenho mais gente a viver em casa, e não sendo eu um mundo paralelo ao que me rodeia tenho de viver em ecosistema.
Por isso não posso só pensar em mim e no meu furão e deixar o resto das pessoas darem-se mal com o cheiro e não gostarem da situação! :roll:

Não levantes sem saber quem sequer sou para dizer que não me preocupo com o Nilton, para mim é ofensa grave :evil:
Bem não tinha reparado nesta resposta....eu digiro-me a quem eu pretender...e disse o que pensei e quis...na forma que disseste foi o que deu a entender... :evil:
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Responder

Voltar para “Furão”