AJUDA - Furão Agressivo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

SlowChemical
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sexta set 11, 2009 2:04 am
Localização: Homer, Maggie

terça dez 01, 2009 8:26 pm

MHZ, não conheço mesmo os pais deste pequeno, muito menos quando nasceu. O antigo dono apenas me disse que não tinha sido criado com ele e que por isso, não sabia.
A única informação que tenho, ou melhor, o que me disseram foi que este furão tinha 3 meses e ia ainda fazer os 4.
E eu não lhe costumo dar comida à mão; ele tem-na na jaula, por isso não sei porque me haveria de morder. Aliás, ele fez bastante força e se não fosse a minha mãe a agarrar-lhe na cachada, penso que ele continuaria a cravar os caninos.

furanita, o Homer é um menino. Por isso, estar tão assustada quanto à sua força e, por vezes, brutalidade.

DavidCascais, um vet disse-me que, pelo que tinha constatado, os albinos são maiores do que os sable. Não sei se também tem um macho albino, mas mesmo um amigo meu que tem um com quase 2 anos, disse-me exactamente o mesmo: que este era muito maior do que o dele, até mesmo no pescoço que era bem mais robusto.


Notei ainda há pouco quando brincava com ele que quando ele fazia alguma asneira ou eu sentia que fazia mais força nas luvas, e ao pegar dele, sacudi-lo levemente enquanto lhe dizia NÃO, que ele ficava muito atento e quieto a olhar para mim, como se tivesse percebido o que lhe tinha acabado de dizer. Claro que, teimoso como é, volta e meia fazia o mesmo, mas parece-me estar a aprender.


Gostaria ainda que me esclarecessem mais duas dúvidas:
1º - Li algures que os machos ficam mais dóceis e menos agressivos após terem sido castrados. É verdade? Claro que me vou informar primeiro com o vet, mas como percebem bem mais do que eu, esclareciam-me sobre este assunto.

2º - O Homer tem feito xixi em tudo quanto é canto. A princípio, julguei que fosse uma marcação de território perfeitamente normal. No entanto, tenho vindo a notar que ele roça o corpo em todos os lados, nos móveis, no chão e até mesmo nos brinquedos. Estará ele a entrar no cio?


Mais uma vez, muitíssimo obrigado pelo apoio e por todas as dicas e conselhos =)
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

terça dez 01, 2009 8:37 pm

O meu é um macho sable...não sabia isso, se de facto os albinos são maiores...MHZ?

De facto parece-me que ele está a marcar o território...isso é interessante, pois o meu já teve algumas vezes, mas no entanto não se roça em lado nenhum, será porque sabe que pertence-lhe o território?
Tem mais algum animal que pudesse ter colocado algum cheiro nos móveis?

Já viu alguns das quedadas espanholas?
A meu ver, acho que ficam são aquele toque especial, o irrequieto...e para além de tudo, caso veja alguns postes meus, eu pergunto...não me interprete mal, mas gostava que aquilo que tem deixasse de ter utilidade?
São opiniões, e é esta a minha opinião, apesar de eu saber no caso das fêmeas....
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
SlowChemical
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sexta set 11, 2009 2:04 am
Localização: Homer, Maggie

terça dez 01, 2009 9:00 pm

DavidCascais Escreveu: Já viu alguns das quedadas espanholas?
A meu ver, acho que ficam são aquele toque especial, o irrequieto...e para além de tudo, caso veja alguns postes meus, eu pergunto...não me interprete mal, mas gostava que aquilo que tem deixasse de ter utilidade?
São opiniões, e é esta a minha opinião, apesar de eu saber no caso das fêmeas....
Erm, importa-se de repetir? Confesso que não percebi nada do que disse :lol:

E quanto ao ter mais animais, neste momento, só tenho mais dois canários. Já tive uma cadela, mas faleceu em Março deste ano =\
Presumo que o seu cheiro já tenha desaparecido dos móveis por esta altura, também com as limpezas.
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

terça dez 01, 2009 9:12 pm

SlowChemical Escreveu:
DavidCascais Escreveu: Já viu alguns das quedadas espanholas?
A meu ver, acho que ficam são aquele toque especial, o irrequieto...e para além de tudo, caso veja alguns postes meus, eu pergunto...não me interprete mal, mas gostava que aquilo que tem deixasse de ter utilidade?
São opiniões, e é esta a minha opinião, apesar de eu saber no caso das fêmeas....
Erm, importa-se de repetir? Confesso que não percebi nada do que disse :lol:

E quanto ao ter mais animais, neste momento, só tenho mais dois canários. Já tive uma cadela, mas faleceu em Março deste ano =\
Presumo que o seu cheiro já tenha desaparecido dos móveis por esta altura, também com as limpezas.
lol...se já viu as chamadas quedadas espanhola...organizam e encontram-se todos, as pessoas e os seus amiguinhos de 4patas...
Sabe que são castrados?
E também uma amiga já me disse...eles perdem a irrequietez..a palavra está mal, mas é para tentar perceber...

Quanto ao resto, de uma forma mais fácil...eu não gostaria de ficar sem os meus tins tins, ficar com algo que não poderia utilizar mais, se é que me entende...
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça dez 01, 2009 9:44 pm

SlowChemical Escreveu:MHZ,
E eu não lhe costumo dar comida à mão; ele tem-na na jaula, por isso não sei porque me haveria de morder.

A Slow, não mas e o antigo dono? Ou quem sabe se ele lhe batia? O Homer pode ver as suas mãos, como um instrumento agressor...há que deixá-lo perceber que em sua casa não lhe batem e pelo que diz, ele é esperto e está a perceber que lhe quer comunicar alguma coisa. Dê tempo a que entenda.

DavidCascais, um vet disse-me que, pelo que tinha constatado, os albinos são maiores do que os sable.

Não é verdade, foi coincidência, há albinos mais fortes e mais fracos. Neste caso, a genética é que conta.

Gostaria ainda que me esclarecessem mais duas dúvidas:
1º - Li algures que os machos ficam mais dóceis e menos agressivos após terem sido castrados. É verdade?

Em principio, podem ficar mais doceis mas pode dar-se o contrário. Depende de cada furão. Por ex. no seu caso em que ele ainda a está a conhecer e a "pensar" se confia ou não em si, submete-lo já a uma operação, pode ser contraproducente e torná-lo mais agressivo. Mas como disse, cada caso, é um caso e cada furão é distinto de outro.
Leia também este tópico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74014


2º - O Homer tem feito xixi em tudo quanto é canto. Estará ele a entrar no cio?
=)
Dá ideia que sim, aliás os furões em nossas casas, costumam entrar no cio em Dezembro ou Janeiro. Além de marcarem território, em cio, o cheiro aumenta e o pêlo fica mais gorduroso, podem ficar mais agressivos e também se nota experiormente porque os testículos baixam e ficam bem visíveis.
Se está em cio, ajuda a confirmar que terá mais de 4 meses...
SlowChemical
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sexta set 11, 2009 2:04 am
Localização: Homer, Maggie

terça dez 01, 2009 10:09 pm

David, já percebi o que quis dizer, mas confesso que nunca tinha ouvido falar dessas tais quedadas espanholas.
Compreendo totalmente o seu ponto de vista, mas também era uma dúvida que tinha.

A hipótese da castração apenas se coloca porque não moro sozinha. Sou jovem e ainda moro em casa dos pais, por isso a opinião deles tem um peso muito grande. E a verdade é que não são grandes fãs do cheiro do pequeno que julgo estar agora bastante intenso, mas também só o tenho há poucos dias e, por isso, não lhe conheci outro cheiro.
Seja como for, MHZ, também não tencionava castrá-lo já já. Como o Homer será acompanhado pelo vet, apenas o faria quando este, que percebe bem mais do que eu, me aconselhasse fazê-lo mas também me iria assegurar de estar devidamente informada antes de sujeitar o pequeno a tal.

E quanto ao cio, realmente ele tem os testículos salientes, mas também, tal como com o seu cheiro, não o conheci de outra maneira por isso é-me complicado avaliar. Mas também, com certeza que o vet me irá a ajudar a perceber isso.
Já agora, os machos atingem a maturidade sexual com que idade?

E MHZ, sim, com paciência lá vamos e confesso que ele está bem melhor do que quando veio. A ver vamos :)


Agradeço as mensagens :D
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça dez 01, 2009 11:44 pm

A maturidade sexual também depende de vários factores.
Se falamos em idade para procriar, nos machos o recomendado é no mínimo 11 meses. Até esta idade podem os espermatozoides ainda não estarem completamente desenvolvidos e isso ressentir-se-ia nos filhotes. O ideal para os dois sexos, é não antes do ano de idade.

Se falamos em que idade começa o 1º cio, esta pode variar. Depende quer do nº de horas de luz a que os sujeitamos nas nossas casas, se é superior a 8 horas, pode acontecer mais cedo, quer da temperatura ambiente, se está calor também entram em cio mais cedo, já que as condições os fazem pensar que estão a entrar na Primavera, época de seus ancestrais entrarem em cio. A genética também tem a sua quota parte no assunto.
A época do ano, também pode contribuir para acelerar o cio, nos furões machos animais de companhia, o normal é esta época, entre Dezembro e Janeiro e as fêmeas entre Janeiro e Março. Portanto, se juntarmos todo este cocktail, tenho conhecido fêmeas a entrar em cio com 3 e 4 meses e machos com 5 meses, contudo são sempre casos mais raros. O normal, é mais perto dos 8 meses. Se conseguirmos controlar bem o meio ambiente, poderão entrar um pouco mais tarde.
furanita
Membro Veterano
Mensagens: 1094
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

terça dez 01, 2009 11:46 pm

menino? ups...pois é um bocadinho pior..eu meninos agressivos nunca tive....
mas não há amor que não mude a agressividade isso passa tudo ;)
muito mimo e paciencia... :)
<p>"ficavas mesmo bem era numa f&oacute;gueira"</p>
Responder

Voltar para “Furão”