Furões e a Toxoplasmose

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça abr 13, 2010 12:50 pm

Embora dificilmente, os furões podem contrair a toxoplasmose, sobretudo se estiverem em contacto com gatos bebés. Mas muito raramente expulsam os ooquistes contagiosos nas fezes, como os gatos. Para que transmitam a toxoplasmose, haveria que primeiro comer carne de um furão infectado, pelo que é muito pouco provável que possam contagiar os donos.

Se os furões não contactam com gatitos, nem saem à rua, a probabilidade de serem contagiados, é mais que remota.

O recomendado, é manter uma boa higiene, evitar contacto com líquidos corporais e de preferência peça a alguém que limpe as fezes ou na impossibilidade, faça-o com luvas.

Só em gatos é que é comum a toxoplasmose e mesmo estes têm uma autocura a partir dos 4 meses de idade. Quem estiver grávida ou pensar em engravidar, deve fugir do contacto com gatitos bebés. A carne de vaca mal cozinhada também pode ser um veículo transmissor da toxo. Há que passá-los bem e nada de comer carne em sangue.

Há outras zoonoses possíveis de ser transmitidas ao Homem, como a Tinha, Giardias, Campilobacter, Fungos, Gripe, Salmonela mas observadas as boas normas de higiene, não há motivo para preocupações.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça abr 13, 2010 8:17 pm

Vera_Carlos Escreveu:
MHZ, os furões são portadores da toxo como os gatos ou não? A minha médica "proibiu-me" de fazer limpezas aos meus meninos, e isto, que só lhe disse que tinha gata, ratos e cães... E mesmo dizendo-lhe que usava máscara e luvas, ainda é transmissivel... por não ser imune... pelo menos nos sites espanhois nao li nada a respeito...
Vera, em Huroncetes, encontra alguns tópicos sobre a toxoplasmose (tem de procurar em Etiquetas).
Se a sua gata não andar a caçar ratos, pássaros ou outros animais que possam passar os cistos da toxo, a probabilidade de ela contrair a toxo, é praticamente nula. pois só após ingerirem os cistos é que excretam os oocistos que depois de esporularem, passam a transmitir a doença.

Conheço muitas grávidas que têm gatos e com os devidos cuidados, não tiveram problemas.
Mas no foro dos gatos, de certeza que encontra várias informações sobre isto.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 14, 2010 9:31 am

Quem estiver grávida ou pensar em engravidar, deve fugir do contacto com gatitos bebés
Sorry, mas não é assim.

O que a grávida deve evitar é manusear o caixote das necessidades... assim como ter cuidado com frutas e vegetais crus mal lavados...

E um gato de casa, sem acesso ao exterior, sem contacto com gatos vadios, a comer ração comercial ou mesmo comida caseira, dificilmente será portador de toxoplasmose.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta abr 14, 2010 10:35 am

Dinodane, não discuto o que disse pois de gatos sei muito pouco mas esta informação sobre os gatitos até 4 meses, foi-me passada por uma veterinária...

Exlicando-me melhor, pelo que percebi, os gatos têm um processo de autocura (se se infectam, curam-se passados uns 15 dias) e deixa de haver perigo de expulsarem os ooquistos mas antes dos 3 ou 4 meses, como não têm o seu sistema imunológico ainda bem desenvolvido, não têm também essa capacidade de autocura. Também parece que o modo como se infectam os gatitos bebés, não é como nos adultos, através das células do tracto intestinal, mas sim da corrente sanguínea. Por este motivo, se aconselha a evitar o contacto com os gatitos bebés.
Vera_Carlos
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

sexta abr 16, 2010 12:17 am

Obrg MHZ...
Fiquem bem, Vera
SnoowBlack
Mensagens: 3
Registado: sábado fev 09, 2008 9:19 pm

sexta abr 16, 2010 1:00 am

Uma Pessoa grávida ou não pode-se infectar por mexer no gato porque apesar do gato expulsar oocistos não esporulados nas fezes muitas vezes os donos não limpam diariamente a caixa. Os oocistos com o tempo acabam por esporular e estão prontos a infectar podendo agarrar-se ao pêlo.

Muitos de nos já teve contacto com o taxoplasma! Além de assintomático em adultos se o nosso sistema imunitário estiver em boas condições não haverá nenhum problema pois a resposta imunitária à infecção permite o enquistamento dos parasitas formando-se quistos taxoplasmáticos. Num segundo contacto com o taxoplasma o SI já sabe como proceder.
Sendo assim, às gravidas faz-se testes ao taxoplasma . Se a grávida anteriormente a sua gravidez, já teve contacto com o parasita não haverá problema em contactar com gatos, caixas de fezes, fruta mal lavada ( mas é melhor lavar lol) etc etc. Se o teste der negativo ou seja, se a grávida nunca contactou com o parasita, é necessário alguns cuidados porque o parasita pode provocar danos na placenta ou no feto
Última edição por SnoowBlack em sexta abr 16, 2010 1:22 am, editado 1 vez no total.
SnoowBlack
Mensagens: 3
Registado: sábado fev 09, 2008 9:19 pm

sexta abr 16, 2010 1:15 am

MHZ Escreveu:Embora dificilmente, os furões podem contrair a toxoplasmose, sobretudo se estiverem em contacto com gatos bebés. Mas muito raramente expulsam os ooquistes contagiosos nas fezes, como os gatos. Para que transmitam a toxoplasmose, haveria que primeiro comer carne de um furão infectado, pelo que é muito pouco provável que possam contagiar os donos.
MHZ segundo sei o Hospedeiro Definitivo do Toxoplasma é apenas o gato sendo que, é o único que, expulsa nas fezes oocistos tornando-se impossível que o furão também o expulse assim como qualquer outro animal... o único meio de contágio de furão é algum animal o comer.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta abr 16, 2010 1:50 am

Há realmente muito pouca probabilidade dos furões eliminarem os ooquistos pelas fezes, SnoowBlack, porém, embora remota, existe.

O Dr. Bruce Williams, é um patologista americano com bastante reputação, principalmente no mundo dos furões e o conselho que dei sobre a toxo em furões, foi baseado num conselho dele.

Segundo ele, os furões não transmitem o organismo da toxoplasma até ao ponto dos gatos mas se se expõem às fezes do gato podem contrair quantidades muito baixas da doença e expulsar uma pequena quantidade de cistos. E devido ao efeito que a toxo pode provocar no feto, ele aconselha a não ser a futura mamã a limpar as gaiolas, ou a faze-lo com luvas. E lavar bem as mãos depois de contactar com um animal.

Poderá confirmar neste site http://www.faqs.org/faqs/pets/ferret-fa ... ion-8.html
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta abr 16, 2010 2:43 am

SnoowBlack, vou rectificar a minha resposta. Apanhei no msn uma vete amiga, muito conhecedora dos furões e não só e conversei com ela sobre este assunto.
Ela disse-me que tem razão, realmente os furões não podem nunca fechar o ciclo da toxo, pelo que não é possível expulsar nenhum ooquisto. Ela conhece o Dr. Williams e explicou-me que como nos USA são levados a tribunal pelos motivos mais mínimos, talvez ele tenha feito essa afirmação para evitar problemas...

E sobre a duvida da Dinodane, explicou-me que a descarga de ooquistos é muito mais alta nos gatitos porque seu sistema imunologico ainda é imaturo. Já os gatos adultos liberam-nos durante menos tempo e em menor quantidade. E que não voltam a colher a toxo a menos que o seu sistema imune, por algum motivo, esteja comprometido.
Responder

Voltar para “Furão”