Queda intensiva de pêlo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
danielanunes
Mensagens: 4
Registado: quarta mai 12, 2010 7:41 pm

quarta mai 12, 2010 7:56 pm

Boa noite a todos.
Sou nova no site, e basicamente entrei pois estou aflita com meu furão de 9 meses mais ou menos.
Ele foi castrado a duas semanas, e correu tudo bem, até que a uma semana começou a perder pelo intensamente.
Perde tufos todos os dias, de tal forma que a zona do pescoço já não tem quase pelo.
Nas costas, está a abrir um caminho que vai até o rabo. O rabo está com o pelo normal, e a pele tem cor clara e não tem aspecto de infecção.
Estou assustada, e queria saber se é normal a perda de pelo ou tenho que o levar no vet?
O que sugerem fazer? Já comprei remedio de pulgas de gatos e coloquei no pescoço dele, pois tinha medo que fosse reacção a pulgas(tenho outros animais que poderiam passar-lhe pulgas). Não ajudou em nada.
Em relação a ração, ele só come friskies junior, mas é porque não come outra, já tentei todas e mais algumas, só gosta daquela.
Comprei o furão e o antigo dono só dava friskies jr.
Aguardo vossa resposta. Muito obrigada. Daniela.
rakuyo
Membro
Mensagens: 64
Registado: sábado mar 03, 2007 8:53 pm

quarta mai 12, 2010 10:24 pm

Se pudesse colocar umas fotos ajudava bastante. Em relação á alimentação, tente modificar, porque friskies não é mesmo nada aconselhável.
Mas a MHZ dar-lhe-á informações mais estruturadas.

As melhoras para o furanito...
'A ferret is God's way of telling you NOTHING is childproof'
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta mai 12, 2010 10:41 pm

Com essa ração Friskies, não está bem alimentado. TEM de a trocar. Há uma de gatitos chamada Orijen Cat que vendem em Portugal. Também a vendem no site espanhol de www.huroland.com que envia a Portugal. Eles têm agora uma nova ração muito boa, com 87% de proteinas animais, a FerreTastic! de Frettchen4you e neste momento estão a oferecer amostras.
Também têm uma outra, a Totally Baby que recomendo.

Outra ração boa, é a de Vitalin Ferret, que é vendida por outro site espanhol e também envia a Portugal http://www.lacasadelasmascotas.com/

A Orijen Cat, nem a todos os furões assenta bem, porque tem muita fitoterapia.

Terá de começar por dar-lhe a nova ração como se fosse uma goloseima. A de Vitalin costuma ser muito apreciada por eles. Depois, começa por misturá-la gradualmente com a de Friskie. Conforme a aceitação, poderá ter de usar alguns truques para que ele a aceite. Mas a de Vitalin como já disse, costuma ser do agrado deles.
Se mesmo com os truques não comer, terá de o deixar passar alguma fome. Mas acredito que com paciência e persistência, conseguirá essa mudança, pela saúde futura de furanito.

Uma má ração pode ser um bom motivo para uma brusca perda de pêlo, sobretudo nesta época de transição de estações do ano, em que é habitual fazerem a muda de pêlo. Durante esta época, há furões que fazem esta muda mais calmamente que outros. E o facto de num ano fazerem uma muda calma, não quer dizer que no ano seguinte seja igual, esta pode ser bem brusca, tal como a do seu furanito. E se acompanhada com uma alimentação deficiente, pior será.

Não recordo bem agora, os níveis de gordura da friskies mas tenho ideia de que não são altos e a falta de gordura também influi na perda de pêlo e mesmo no coçarem-se, pois a pele seca dá-lhes muita comichão.

Vou pedir-lhe um favor. se coloca aqui os 6 primeiros ingredientes que constam no saco da ração, pela mesma ordem em que estão. Assim como os percentagens das proteinas, gorduras, fibras, etc.

Pelo que me diz, não me parece que seja preocupante essa perda de pêlo tão brusca. é devida ao que atrás já referi. Mas com o passar do tempo e sendo os furões carnívoros estrictos, com um peculiar sistema digestivo, muito simplificado, curto e de transito rápido, quase sem intestino grosso e sem ceco, com pouca flora intestinal, dar-lhe esse tipo de ração, corre riscos de vir a ter problemas futuros.

E é sempre bom complementar qualquer ração com prémios de boa qualidade adequados a carnívoros como os furanitos: pedacitos de carne grelhada ou no forno, sem sal (pode dar um filetito por dia, tipo uma colher de sopa cheia). Pedacitos de ovo cozido com um pouquito de azeite (para não ficar tão seco) pode dar 1 ovo por semana (se for de codorniz pode dar dois e gostam mais destes). Inclusive, pode lavar muito bem a casca (é nela que ficam as salmonelas) depois coze o ovo e dá-o inteiro para ele brincar. Pode deixar que coma tudo, casca inclusive que é uma fonte de cálcio. Não estranhe que apareçam umas casquitas brancas nas kks...
Atenção que se suspeitam que o furi pode ter uma úlcera, não devem dar com a casca.

Uma meia a uma sardinha das de lata, por semana, também será um bom prémio, pois é uma fonte de cálcio e ácido folico e acidos Omega.

O azeite das latas de atum, também são boa fonte de ácido Omega, bons para o pêlo e acrescentam mais alguma gordura boa. Pode deixar que dê umas lambiditas nele.
danielanunes
Mensagens: 4
Registado: quarta mai 12, 2010 7:41 pm

quinta mai 13, 2010 10:38 pm

Agradeço imenso pela resposta.
Vou tratar da ração o quanto antes.
Em relação a friskies.
Proteina bruta 40%, gordura bruta 12, cinza total 8.5, celulose bruta 2, cálcio 1.4, fósforo 1.3, potassio 0.8, magnesio 0.11 e metionina 0.6.
Os pêlos continuam a cair, mas depois de ler muito no fórum, reparei que o meu furão tem uma fina pelugem a nascer :D
Comprei-lhe uma sabonete de enxofre, pois aconselharam tal para melhorar a queda de pêlo. Não devo usar, por enquanto vou tentar resolver o problema com a comida.
Muito obrigada novamente.
Daniela Gomes
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta mai 13, 2010 11:03 pm

Obrigada, Daniela mas, como lhe pedi, gostaria também ver a composição completa dessa ração pela mesma ordem em que estão, pelo menos os 6 primeiros ingredientes. Pode ser? :)

Faz bem em não usar esse sabão.
Responder

Voltar para “Furão”