CONSELHOS - Novo membro na família!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
SlowChemical
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sexta set 11, 2009 2:04 am
Localização: Homer, Maggie

segunda mai 17, 2010 7:15 pm

Boa tarde a todos!

Estou a postar este tópico porque gostava que me aconselhassem: vou dar uma irmãzinha ao meu querido Homer. Lembro que desconheço a idade verdadeira dele, mas julgo que ele já esteja com um ano, ou bem perto disso.

Há umas semanas atrás, o Homer teve a companhia duma menina albina, com quem partilhou a gaiola e a cama, e mesmo sendo ela mais ou menos da idade dele, eles deram-se muitíssimo bem. Aliás, era ela que mandava nele e o expulsava dos seus sítios favoritos :lol:

Vou buscar a menina já este fim-de-semana, e ela está com dois meses. Não duvido que eles se vão dar bem, mas ainda assim, querendo jogar pelo seguro, gostava que me aconselhassem sobre a melhor forma de os apresentar, se devo ou não colocá-los logo juntos, se devo vigiá-los nas primeiras brincadeiras (sendo ele mais velho e grande, e ela tão novinha e pequena), enfim, gostava que me dissessem o que fazer.


Desde já, obrigado e turrinhas para todos :P
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda mai 17, 2010 9:51 pm

Com 2 meses, até às 9 semanas, ainda devia comer em papinhas. Humedeça a ração para que seja mais fácil mastigar e não forçar os ossos das mandíbulas e do craneo.

Se é um furanito de um criador consciente, que lhe dá a garantia que está livre de parasitas, pode juntá-los desde já. Caso contrário, melhor ser observado pelo vete e este examinar as kks.
Quando há um membro novo na família, para evitar possíveis ciúmes, o melhor é ir fazendo as apresentações em terreno neutro, tipo parque ou noutro ambiente. Mas se sabe que o seu não é ciumento, experimente juntá-los, vigiando-os pois com 2 meses ainda se não sabe defender bem.
Se Homero não está castrado, terá de ter cuidado pois se estiver no cio, poderá querer acasalar com a "catraia"...E quando esta estiver no cio, irá consentir o "casório" e não convém que seja mãe antes dos 10 meses, melhor com um ano que é quando á garantias de que está 100% formada.

Atenção aos cios versus anemia aplástica...alimente-a bem desde início e dê-lhe bons prémios, como já várias veze tenho aconselhado. Enquanto são novos, é fácil habituá-los a gostarem de tudo.
SlowChemical
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sexta set 11, 2009 2:04 am
Localização: Homer, Maggie

quarta mai 19, 2010 9:56 pm

Agradeço-lhe imenso pela resposta e vou seguir os seus conselhos.

Quanto ao criador, bom, não o conheço pessoalmente nem nada, mas tanto quanto sei, é um utilizador deste site e já o vi participar aqui no fórum, pelo que calculo que seja alguém responsável e com conhecimentos.

Quando ao Homer, pela curta experiência que tive, ele não mostrou ser nada ciumento, aliás, aceitou muito bem a situação. E sim, ele já está castrado e quando chegar a altura adequada, a menina também será esterilizada.

Relativamente aos prémios, costumo dar ao Homer Nutriplus Gel e de vez em quando, óleo de atum. Também ocasionalmente dou-lhe Toasties (da Versele-Laga) mas apenas pq ele ADORA aquilo x)
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta mai 19, 2010 11:07 pm

Habitue-a logo desde pequena a comer comida saudável, própria para carnívoros como carne grelhada num fio de azeite, bocaditos de sardinhas das de lata (tipo 1 por semana) e ovos cozidos (1 por semana). Pode também congelar carne crua como pernas de frango ou pescoços de frango (compre em talhos de confiança de consumo humano). Deixe-os congelar durante 15 dias (para matar algumas bactérias) depois descongele no frigorífico e deite-lhe em cima uma panela de água a cozer (para matar mais algumas) e deixe que ela se entretenha. Não dê com ossos pequenitos. Com sorte, o grande também aprende a comer, já que tendem a imitar-se entre eles.
Quando são pequenos, é a melhor época a habituá-los a comer de tudo.
Responder

Voltar para “Furão”