cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Mozzkito
Membro
Mensagens: 68
Registado: quarta jan 23, 2008 3:44 am

domingo mai 30, 2010 11:48 pm

Viva,
Um dúvida. Talvez a MHZ me possa ajudar. As duas furanitas entraram no cio muito cedo este ano e levaram injecção de HCG. Não pegou à primeira e deixar andar uns tempos para não abusar das hormonas. A mais velha, acabou por enfraquecer de repente e resolvi dar de novo. Estão ambas bem agora, activas e gordinhas. Mas parece-me que não saíram mesmo do cio. Na verdade, a vulva não diminuiu visivelmente, apesar de terem recuperado peso e não estarem tão agitadas. A questão é que em anos anteriores a vulva voltava ao tamanho normal e acabavam por demonstrar sinais de falsa gravidez, levando coisas pro ninho e tentando arranjar ninho em tudo o que é canto. Este ano n se passou assim e estou a achar tudo mt estranho.
Já li um artigo que afirma que vão perdendo sensibilidade à HCG com o tempo. Mas a mais nova é apenas o segundo ano de cio. Não queria reproduzi-las este ano mas estou a pensar ainda deixar q a mais nova tenha uma ninhada.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda mai 31, 2010 1:11 am

Dê-me datas, Mozzito. Estão em cio há quanto tempo? E na primeira vez, deu-lhes a HCG quanto tempo depois de terem entrado em cio?
E quanto tempo esperou até dar a 2ª injecção de HCG?
E quanto tempo já passou depois desta última injecção?

A vulvita tem que baixar. Elas têm que sair do cio pois correm grande risco de anemia. Se não saírem com a HCG, tem que pará-lo com o Acetato de Leuprolide.
E se está difícil parar-lhes o cio, depois de dar o Acetato e este parar o cio, dê uns 45 dias de intervalo, durante o qual, alimente-as com uma papinha vitamínica à base de carne, uma vez por dia para que engordem e se refaçam e depois, faça-lhes um hemograma para ver como andam os glóbulos e plaquetas e caso esteja tudo bem, esterilize-as.
Mozzkito
Membro
Mensagens: 68
Registado: quarta jan 23, 2008 3:44 am

quinta jun 03, 2010 10:37 pm

Olá MHZ,

deixa-me ver se consigo fazer assim as contas sem a agenda aqui.
Entraram em cio em janeiro e não me recordo bem quando atingiram o auge. A primeira dose foi já em finais de Fevereiro início de Março.
Nessa altura acalmaram em comportamento (nota-se a diferença) e engordaram) mas a vulva manteve-se igual e em finais de Abril começaram (uma em particular) a ficar extremamente letárgica e mesmo a perder mobilidade. Em Maio levaram outra dose e em 8 dias começaram a recuperar, mesmo peso. Agora estão gordinhas, hiperactivas (até demais ... tinha-me desabituado) em com o aspecto regular. Com excepção de uma coisa: a vulva não voltou ao normal. Creio que estão novamente disponíveis pq, além da vulva, há uma coisa que se nota no auge: a cor rosada do cachaço. Há uma semana que voltaram a ter o cachaço rosado. Já recebi uma mensagem privada sobre o Acetato de Leuprolide. Vou ver isso e depois conto mais. Obrigado!
(desculpa n ter respondido logo mas coloquei sinal pra seguir este topico mas n m chegou nada ao e-mail)
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta jun 03, 2010 11:00 pm

Os furões são animais fotoperiódicos, seu ciclo sexual regula-se pela luz e temperatura.
Não será que as duas meninas têm demasiadas horas de luz diariamente? A melatonina é uma hormona com grande influência na vida deles e ela só é fabricada no escuro total. O ideal é que eles não tenham mais que 8 h de luz diárias, luz eléctrica incluida e que durmam em escuridão total, acompanhando as estações do ano.

Aconselho-o fazer-lhes um hemograma e a que elas sejam acompanhadas por um vete que perceba mesmo deles, não vá estarem em processo de anemia aplástica, que é muito perigoso no caso das fêmeas de furões.

Verifique a cor das mucosas, principalmente as dos olhos e gengivas. O normal é terem um rosadito bonito.
Mozzkito
Membro
Mensagens: 68
Registado: quarta jan 23, 2008 3:44 am

quinta jun 03, 2010 11:14 pm

Elas têm muito pouca luz artificial. Estão normalmente sob efeito do ciclo diário de luz natural. Estão num compartimento com luz directa mas a gaiola está em sítio recuado no espaço não incidindo nunca sol directo. O espaço em si, tem incidência solar matinal e de início de tarde (Este-Sudeste). Têm ninhos (hamacs) de pano preto opaco onde dormem praticamente o dia todo (dentro). Posso de facto muda-las para compartimentos interiores mais escuros. Talvez resolva mas é uma condição que ma faz confusão (tenho que ser honesto).
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta jun 04, 2010 2:52 am

Para não acelerar o cio, há 2 coisas fundamentais, o ciclo correcto de produção de melatonina e a temperatura da habitação onde vivem.
Sobre a luz já falei no tópico acima, só reforço que a luz não lhes deve penetrar na retina pois mesmo com os olhos fechados, esta entra no cérebro o que motiva o deixar de fabricar a necessária melatonina. E a falta de melatonina, provoca varios problemas além de acelerar o cio, também estimula as glândulas adrenais e contribui para a hiperplasia destas glândulas.
O outro ponto, é a temperatura e o ideal é que andasse entre os 15 e os 18ºC. e nunca mais que os 20ºC. Quando começa a Primavera, é que os toirões entram no cio, que é quando a temperatura e o tempo de luz diária, aumentam. Nesta altura, o organismo sabe que deve começar a fabricar as hormonas sexuais.

Conheço alguns casos em que se as colocam em temperaturas entre os valores acima referidos e na escuridão total (só com umas 4 h de luz diarias) conseguem parar-lhes os cios. Mas não são frequentes.

Tenho uma amiga que tem muitissimo cuidado com os seus furões, com uma habitação só para eles e todos estes cuidados são respeitados. E as furanitas só têm um cio por ano, enquanto que a maioria tem pelo menos dois.

Não descuide este problema. Não quero assustá-lo e espero que esteja tudo controlado e não haja nada de maior mas a minha obrigação é alertá-lo para que verifique sem demora se está tudo bem com elas.

Essa habitação não tem persianas? Se não tem, a outra opção é colocar cartolinas pretas nas janelas de modo a impedir a entrada da luz. Se sentem calor, descobrem-se e a luz penetra de imediato.
Responder

Voltar para “Furão”