Furão adulto conhece furões bébés...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Vaeros
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2010 3:21 pm

sábado jul 03, 2010 10:51 pm

Boas!

Começo pelo inicio para facilitar a compreensão da situação.

Há cerca de 3 semanas fui buscar o Panda à sua dona anterior, que não o podia manter por problemas com o senhorio... Tudo bem em relação a ter dois anos, estar assustado (casa nova, donos novos, cheiros novos, etc) e morder com muita frequencia (maioritariamente o meu namorado, já que a mim eram mais beliscões).
Como sabia que ele estava habituado a ter uma companheira de brincadeira, resolvi que lhe deveria arranjar uns amiguinhos novos para ele.
Ora então fui buscá-los hoje mesmo, um casalinho adorável que chamei de Sephiroth (Seph para ser mais fácil) e Tifa. E digamos que lhes caiu que nem uma luva. O Seph (para quem conhece as personagens) é um brutinho (já me rasgou o indicador todo) mas como pequenote que é, tenho apenas empurrar o dedo para que perceba que não deve faze-lo. Já a Tifa é um doce, até a morder é meiguinha (não aleija mesmo NADA), mas impõe respeito no irmão.

Ora, então a questão aqui é a seguinte... quando os apresentei (o Panda dentro da gaiola primeiro para os cheirar em segurança) tudo muito bem. Inclusive, viajaram na mesma transportadora sem quaisquer problemas durante pouco mais de uma hora, e até se enroscavam uns nos outros.

Entretanto, chegados a casa, o Panda agarrou no Seph pelo cachaço (e de imediato se começou a ouvir um ligeiro choro). O Panda rápidamente se enfiou numa casota de cartão que ele adora, e levou o Seph com ele. E aí começámos a ouvir ou Seph a berrar descontroladamente.
Tivemos que abrir a caixa à força para os separar. Dissemos-lhe NAO, tivemos que o abanar, burrifar àgua, e até soprar para a cara dele. Nada resultou senão uma, e duas e três e quatro pancadas (leves) no focinho enquanto lhe diziamos que não mais alto.
Enfim, daí sempre que vinha ter com eles, empurravamo-lo no momento em que mostrava que os ia morder novamente (fica com um comportamento quase vicioso). Entretanto já não era apenas com o Seph, mas também com a Tifa.

Não sei se é um comportamento normal ou não... mas não é nada agradável de se testemunhar...
O mais estranho é ver o Seph a ir ter com o Panda a chorar... Não entendo mesmo...
É normal? E se sim, devo deixá-los?

Preciso mesmo de ajuda, porque estou verdadeiramente assustada porque eles são tao pequenos, e contra ele não podem nem conseguem fazer nada... :(
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

domingo jul 04, 2010 9:29 am

Olá,

penso que poderá estar a determinar a sua hierarquia no grupo, mas espere pela MHZ que certamente será mais aconselhável ;)
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo jul 04, 2010 12:54 pm

Penso que o David tem razão. Ele está a dizer quem manda lá em casa e quando se definirem as hierarquias, já haverá paz.
Mas eles também são muito brutinhos nas suas brincadeiras e seu modo de jugar entre eles, é mordendo-se. E quando o mordido procura o mordedor, é bom sinal.
Meu conselho é que deixe que definam hierarquias, vigie só para que não haja sangue.
Contudo, se o Panda não está castrado, a coisa pode ser mais complicada e ele querer montar os outros e enquanto estiver em cio, poderá ter de os separar ou parar-lhe o cio com Acetato de Leuprolide.

Se nenhum está castrado e a fêmea também está inteira, cuidado para que não acasalem. Vigie para que quando entre no cio, terá de a retirar. Se o pequenote é irmão, não os deve acasalar.
A melhor idade para acasalar um furão, é depois de um ano de idade.

Leia os meus tópicos sobre alimentação, uma boa ração é muito importante para uma boa saúde.
Vaeros
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2010 3:21 pm

segunda jul 26, 2010 6:28 pm

Obrigada David e MHZ.

Eu entretanto, como já havia pensado antes em fazer, resolvi castrar o macho, e quando os mais novos também tiverem idade, serão igualmente esterilizados/castrados. Não tenho condições para ter ninhadas, e nem sei como depois as posso dar... (para além do quanto me custa dar animais...).

Eles agora parecem dar-se muito bem... O mais velho já tentou montar o macho mais novo... a fêmea também já tentou, mas como é mais esguia e rápida (e também BEM mais bruta que o irmão) ele acaba por nunca conseguir, e cansa-se mais depressa que eles...

Entretanto quando o levei à veterinária, procurei saber se a falta de pêlo de ambos os lados da cauda seriam sinal de doença. Ainda não está confirmado, mas desconfiam que tenha alguma infecção urinária, e na pior das hipoteses, quistos... :(((
Ele já vinha com uma pelada na cauda quando o fui buscar há pouco mais de um mês, mas nunca pensei que fosse mais do que stress da mudança de dono... até que comecei a procurar mais e melhor, e a perguntar a vários donos de furões, por ver que a pelada ao invés de reduzir à medida que ele se ia dando melhor connosco e até com os pequenos (com quem agora brinca, apesar de muito à bruta, mas eles também são brutinhos), tinha tendencia a aumentar... tanto que passou de uma pelada pequena e áspera, para duas peladas largas (de um lado e do outro...) bastante ásperas. Que penso que explicará os repentinos maus humores que tinha antes... (mordia o meu namorado à falsidade... cheirava-o e de repente ja tinha os dentes cravados na pele dele).

Desde a castração (fez na 6ª uma semana) que ele está MUITO diferente... Mais brincalhão, só mordeu o meu namorado uma vez (no tornozelo, quando ele estava de costas... mas só arranhou. Nada como antes que fazia "piercings" e sangravamos bastante), toma os medicamentos misturados no leite para gatos (sem lactose) - só assim é q toma aquilo... digamos que só o cheiro parece veneno... n me admira que ele nao queira tomar aquilo simples.

Fora isso, as evoluções psicológicas dele foram extraordinárias desde o momento em que o separei dos pequenos (da casa mesmo) durante uma semana, e no fim dessa semana foi castrado. Quando os levei de novo, ele parecia outro. Chamava por eles (aquele som que parece que se estão a rir), e eles respondiam de volta. Então se estivessem os três à solta era a loucura. (E é hilariante vê-los aos três a brincar. Embora às vezes tenha que o agarrar quando vejo que está a morder-lhes o nariz e eles não se conseguem libertar, ou que os está a tentar montar).

Enfim...
agradeço IMENSO a vossa ajuda. :)
Isto de ser dona de 1ª viagem de 3 furões, apesar de uma experiência super divertida e agradável, já me trouxe bastantes sustos, e algumas tristezas (como o do possivel quisto nos rins...) :(
MHZ Escreveu:Penso que o David tem razão. Ele está a dizer quem manda lá em casa e quando se definirem as hierarquias, já haverá paz.
Mas eles também são muito brutinhos nas suas brincadeiras e seu modo de jugar entre eles, é mordendo-se. E quando o mordido procura o mordedor, é bom sinal.
Meu conselho é que deixe que definam hierarquias, vigie só para que não haja sangue.
Contudo, se o Panda não está castrado, a coisa pode ser mais complicada e ele querer montar os outros e enquanto estiver em cio, poderá ter de os separar ou parar-lhe o cio com Acetato de Leuprolide.

Se nenhum está castrado e a fêmea também está inteira, cuidado para que não acasalem. Vigie para que quando entre no cio, terá de a retirar. Se o pequenote é irmão, não os deve acasalar.
A melhor idade para acasalar um furão, é depois de um ano de idade.

Leia os meus tópicos sobre alimentação, uma boa ração é muito importante para uma boa saúde.
Responder

Voltar para “Furão”