Novos membros na familia

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
EdgarJK
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo jul 04, 2010 8:20 pm

domingo jul 04, 2010 8:30 pm

Ola a todos!
Fui hoje buscar um casal de furoes(Tobi e Konan), porque ja algum tempo que andava à procura deste animal...
Quando chegamos a casa decidi simpatizar com eles, peguei num bocado de ração com a mão e ofereci-lhes... Mas parece que cometi um erro, o Tobi mordeu-me um dedo! :D
Acho que foi por estar a sentir o cheiro da ração na mão e por nao me conhecer muito bem, gostava se saber se este tipo de comportamento é normal ?
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo jul 04, 2010 8:40 pm

E qual a marca dessa ração? Se calhar, não era de boa qualidade e o Tobi resolveu mostrar-lhe, convenientemente, o seu desagrado... :wink:

Falando sério, se bem que o que digo acima também é sério, pois uma ração de qualidade, rica em proteínas de origem animal (e não vegetal) é fundamental para uma boa saúde, é normal que ele se defenda, pois o pobre está mais que cheio de medo...novo dono, nova casa, uma viagem, novos cheiros...
Já leu os tópicos que estão fixos aqui no forum?
EdgarJK
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo jul 04, 2010 8:20 pm

domingo jul 04, 2010 8:57 pm

A ração é da "vitapol", a marca acho que nao é muito conhecida, mas é mesmo de furoes, e os niveis de proteinas, fibras, etc, teem os mesmos valores que dizem no site "Ass. Clube Portugues do Furao".
Quanto à outra pergunta, sim, ja li muito sobre estes animais, nao só neste site, mas como no "Reino dos furoes", "Ass. Clube Portugues do Furao", entre outros...
Acha esta ração aconselhada ou deverei comprar uma Zupreem, Totally Ferret, etc, é que ja procurei por essas e nao encontro nas lojas, se me aconselhar estas, onde, ou em que site as poderei arranjar ?
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo jul 04, 2010 9:08 pm

Edgar, não conheço essa ração mas francamente, duvido que seja de boa qualidade...tanto quanto sei, ainda não existem em Portugal boas rações à venda, para furões.
Mas diga-me qual a composição (coloque os 6 primeiros ingredientes pela mesm ordem em que estão no pacote) assim como as percentagens das proteínas, fibras e gorduras e já lhe explico melhor se é ou não boa.

Essa Vitapol, era a que eles comiam no antigo dono? Porque não é conveniente mudar bruscamente de qualidade de ração pois podem fazer diarreias.
EdgarJK
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo jul 04, 2010 8:20 pm

domingo jul 04, 2010 9:19 pm

Vitapol
Proteinas-34%
Gorduras-21%
Fibras-3%

A ração que o antigo dono dava vinha de Espanha, o dono ate me ofereceu uma saca dessas de 20kg. A marca nao sei, porque aquilo so trazia um autocolante a dizer "alimentacion completa para hurons" e trazia em baixo os componentes da ração. Essa da "vitapol" fui eu que a tinha comprado na Zoofeira e foi-me bem cara(400g - 5€), e pelos vistos nao é nada de especial...
EdgarJK
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo jul 04, 2010 8:20 pm

domingo jul 04, 2010 9:22 pm

Ah, a "vitapol" , ainda por cima nao esta em Portugues... E nem em ingles... Ha aqui coisas que nao percebo muito bem.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo jul 04, 2010 9:31 pm

Edgar, só isso não chega para classificar a ração. Preciso que me diga os ingredientes que constam no pacote. E coloque-os pela mesma ordem em que estão. pois essa ordem, não é arbitraria, tem uma explicação. Por lei, os fabricantes são obrigados a colocar em primeiro lugar, o ingrediente que existe em maior quantidade, depois o 2º, o 3º, etc.

É capaz de estar em polaco mas penso que também terá de estar em português...mas coloque na língua que estiver, que eu tento traduzir.
EdgarJK
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo jul 04, 2010 8:20 pm

domingo jul 04, 2010 9:43 pm

Eu vou lhe dizer tudo o que aqui esta escrito, ja traduzido...
Conserve em local fresco e seco;
A validade esta no topo;
Comida completa para furao: origem cereal 65%, origem animal 35%
E so traz mais os valores das proteinas, fibra, etc, como lhe disse a bocado.

De resto nao traz mais nada, só esta é traduzido para outras linguas diferentes.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo jul 04, 2010 10:00 pm

Só isso, já me chega para a não aconselhar. Vou explicar-lhe porque o digo:
Como já referi várias vezes, os furões são carnívoros estritos, o que quer dizer que base da sua alimentação, devem ser proteínas de origem animal (derivadas do frango e de outras aves, de peru, coelho, vitela, etc.) e não de origem vegetal como são os cereais (milho, trigo, arroz, cevada) e ainda menos de hortaliças já que estas nem quase as digerem.

Uuma ração de qualidade, traz sempre os ingredientes bem discriminados, já que tem todo o interesse em mostrá-los para que todos possam comprovar que é boa. Uma de má qualidade ou qualidade duvidosa, já não gosta de os colocar e coloca o mínimo a que são obrigado por lei.

Ora essa Vitapol, com 65% de cereais, é tudo menos boa para os nossos furanitos carnívoros.
Leia de novo os meus tópicos sobre alimentação. Se tiver dúvidas, coloque-as que eu procuro esclarecê-lo melhor. No início, é um pouco confuso distinguir uma ração boa de uma menos boa mas com a continuação, verá que se torna mais fácil.

Devia pedir ao antigo dono, cerca de 1 kg da antiga ração para poder fazer a transferência para a nova.
EdgarJK
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo jul 04, 2010 8:20 pm

domingo jul 04, 2010 10:09 pm

Ok, muito obrigado :D
EdgarJK
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo jul 04, 2010 8:20 pm

domingo jul 04, 2010 10:16 pm

Ok, muito obrigado. Olhe desculpe la a pergunta, que comida voce dá aos seus furoes, e onde a arranja ? :p
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo jul 04, 2010 10:41 pm

Actualmente, não tenho nenhum furão. Mas as melhores são:

FerretTastic, Vitalin; Totally Ferret Baby (dar preferência à de Baby que à de adultos); James Wellbeloved; ZuPreem;Frettchen 4you Premiun; Frettchen 4you Ultima; Kennel nutritions Ferret Junior; Kennel Nutritions Ferret; Happy Ferret; Marshall europeia.

Todas elas as pode pedir a Espanha e algumas a Inglaterra. Em www.huroland.com que é um site de confiança, pode pedir a Ferrettastic e a Totally Baby, que ficará bem alimentado com uma mistura de 70% da tastic e 30% da Baby . Só terá de ter o cuidado de as introduzir devagarinho. Primeiro comece pela Tastic e só depois de eles estar em já bem habituados, é que irá introduzir a de Baby.

Por isso é que era conveniente pedir a ração antiga e depois ia colocando uns grãos da nova ração, tipo 80% da ração antiga e 20% da nova. Se durante uns 3 ou 4 dias, não tiverem nemhuma reacção, aumenta´à dose da nova e diminui a antiga, tudo gradualmente até ficar a comer 100% da nova. Depois, faz o mesmo com a da Baby, até que fique a comer 80% da tastic e 20% da baby.
Leia também as guloseimas que aconselho dar. Os cuidados a ter com o fotoperiodo pois são animais fotoperiodicos e como são um par e penso que serão irmãos e estão inteiros, leia sobre o cio, que não os deve acasalar um com o outro e que é preferível acasalar só com 1 ano de idade, os cuidados a ter, etc.
Responder

Voltar para “Furão”