Passo-lhes umas dicas:
Nunca vacinar um animal doente ou no período de convalescença. Assegurem-se que ele está 100% são.
Há duas vacinas que se aconselha dar aos furões, a da esgana e a da raiva.
Depois de os vacinar, aguardem sempre uns 45 minutos no consultório, pois se acontecer algum problema, o vete pode agir logo impedindo que a reacção vá adiante.
Quanto à vacina da raiva, esta, praticamente está erradicada da nossa Península e penso que na maioria da Europa. Se bem que há pouco tempo, houve um caso com um gato na Itália… eu nunca vacinei o meu contra a raiva. A aprovada para eles, é a IMRAB 3
A vacina para a esgana, aprovada para eles, a Purevax da Merial não existe nem em Portugal, nem na Europa...só nos USA e mesmo aí, volta e meia, fica em falta. Já tentámos que Merial a fabricasse para o continente europeu mas agora com as fusões da Merial com outras empresas, penso que tão depressa não devem repensar o assunto...
Os 2 maiores problemas causados pela vacina:
-reacção ou choque anafiláctico que pode ser mais ou menos grave, inclusive mortal.
-provocar a doença se a vacina for da esgana.
As vacinas que temos de usar são para cães. Estas costumam vir com várias vacinas além da da esgana, como por exemplo, contra a hepatite canina, parvovirus canino, leptoespirose, etc. que para os nossos furões são inúteis já que estes vírus não os atacam. E não se sabe até que ponto inocular vírus contra o que eles não sofrem, pode provocar danos colaterais nos nossos furanitos.
Um dado importante é que a vacina da esgana, seja de vírus vivo modificado em embrião de frango ou de ganso. E consoante a vacina, utilizem as doses adequadas para furões e não para cães.
De preferência usem vacinas o mais possível simples, que tenham a opção de os vacinar só contra a esgana, como a dos Laboratórios Esteve, a Maxivac Prima DP que tem a opção de só injectar a parte contra a esgana, a D (de Distemper, que é esgana em inglês).
Outra que não dá muitas reacções, é a dos Laboratórios Intervet, a Novibac Puppy DP
Há outra que usam na Alemanha, não sei se já existe em Portugal: Febrivac Dist
http://www.forum-haustiere.de/frettchen ... 40552.html
Para as doenças produzidas por virus a vacinação é de fundamental importância porque para as viroses não existe tratamento médico específico, os antibióticos não atacam os vírus, é o organismo o único que pode neutralizá-los com seu sistema imunológico.
A vacina provoca que o organismo fabrique células que reconhecem esse vírus como um inimigo e através dos anticorpos formados, ajuda a expulsar o vírus. Essa resposta imunológica também depende vários factores, de quão bem alimentado esteja, de que esteja são, sem stress (o stress também deprime o sistema imunitário e neste caso pode dar mais fraca imunidade ou a imunidade da vacina durar menos tempo)
Portanto, não se deve dar banho durante os 15 dias seguintes, porque pode produzir um stress que diminuiria a resposta à vacina, a menos que seja um acto agradável para ele. E também porque há o risco de apanhar uma corrente de ar e uma consequente gripe e o que ele menos precisa nesta altura é de “distrair” o seu sistema imunológico que nesse momento está a ser chamado para a criação de anticorpos contra o vírus.
Vacinar para a esgana, ou não, dependerá da opinião do dono e do veterinário. Mas se saírem com eles a passear e se contactam com cães sobretudo da rua que não estão vacinados, aconselho a vacinar. Não esquecer que a mortalidade ronda os 100%...
Os factores que influem no grau de susceptibilidade e por tanto nas consequências clínicas, incluem estilos de vida, carga microbiana o de risco ambiental, genética, parasitoses, stress, desnutrição, etc. Todos estes pontos podem ter, como consequência final, graves estados de inmunodeficiencia que “condicionam” o furão de forma negativa.
Sobre vacinas, aos que arranham o espanhol, aconselho estes tópicos
http://www.todohurones.com/S-VacunasDeM ... YRabia.htm
http://www.todohurones.com/S-ReaccionALasVacunas.htm
http://www.todohurones.com/S-SobreVitaminaA.htm