Vacinas para os furões

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quarta set 08, 2010 11:22 am

Olá novamente

Após ter lido e re-lido vários tópicos relativos às vacinas dos furanitos, gostava que me informassem se sempre a devo levar ou não ao veterinário para a vacina da esgana e outra que agora não me recordo do nome?!

Penso que foi num tópico da MHZ que li que a vacina da esgana existente em portugal , não é adequada para furões :( sendo assim eu tenho medo que ela contraía a doença :( Gostava que me informassem com clareza, pois fico sempre renitente em levá-la ao veterinário, pois não sei se terá beneficios ou maleficios na pior das situações.

Turrinhas e dentadinhas :lol:
lupietrovski
Membro
Mensagens: 94
Registado: terça dez 01, 2009 11:50 pm

quarta set 08, 2010 5:33 pm

Ola fica aqui as palavras da MHZ que respondeu a um topico com a mesma pergunta.
A vacina melhor é a Maxivac Prima DP dos laboratórios Esteve mas penso que não chegou a Portugal e ainda só existe em Espanha. Esta tem a vantagem de o furão só ser vacinado para esgana, já que a D(de distemper-esgana) e a P (parvovirus) vêm em separado e só se lhes injecta a de esgana, já que este parvovirus não o sofrem os furões.
A outra vacina seria a da Novibac Puppy DP.


Os meus furanitos tomaram 2 doses dessa vacina na primeira vez depois eh somente anual. O que me foi recomendado eh esperar 45min (se nao estou enganada) no consultorio do vet para que se alguma reacao ocorrer... mas de ja lhe tranquilizo visto que os meus nao tiveram nada.
Sua Piwi deve estar bem de saude tambem ja que o organismo tera que combater o virus...
e eh importantissimo vc a levar para tomar essa vacina, pois como deve saber a esgana eh fatal para nossos bichinhos... A da raiva, ao menos o meu vet nao aconselhou dar, somente se for para fora do pais, pois aqui em Portugal eh praticamente extinta essa doenca.
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quarta set 08, 2010 7:19 pm

Luciana e a que veterinário foste com o teu frodo? Queria ir a um que fosse totalmente de confiança e que tivesse a tal vacina. Será que o Dr.Rui Patricio em Oeiras tem?!
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta set 08, 2010 7:58 pm

Passo-lhes umas dicas:
Nunca vacinar um animal doente ou no período de convalescença. Assegurem-se que ele está 100% são.

Há duas vacinas que se aconselha dar aos furões, a da esgana e a da raiva.

Depois de os vacinar, aguardem sempre uns 45 minutos no consultório, pois se acontecer algum problema, o vete pode agir logo impedindo que a reacção vá adiante.

Quanto à vacina da raiva, esta, praticamente está erradicada da nossa Península e penso que na maioria da Europa. Se bem que há pouco tempo, houve um caso com um gato na Itália… eu nunca vacinei o meu contra a raiva. A aprovada para eles, é a IMRAB 3

A vacina para a esgana, aprovada para eles, a Purevax da Merial não existe nem em Portugal, nem na Europa...só nos USA e mesmo aí, volta e meia, fica em falta. Já tentámos que Merial a fabricasse para o continente europeu mas agora com as fusões da Merial com outras empresas, penso que tão depressa não devem repensar o assunto...

Os 2 maiores problemas causados pela vacina:
-reacção ou choque anafiláctico que pode ser mais ou menos grave, inclusive mortal.
-provocar a doença se a vacina for da esgana.

As vacinas que temos de usar são para cães. Estas costumam vir com várias vacinas além da da esgana, como por exemplo, contra a hepatite canina, parvovirus canino, leptoespirose, etc. que para os nossos furões são inúteis já que estes vírus não os atacam. E não se sabe até que ponto inocular vírus contra o que eles não sofrem, pode provocar danos colaterais nos nossos furanitos.

Um dado importante é que a vacina da esgana, seja de vírus vivo modificado em embrião de frango ou de ganso. E consoante a vacina, utilizem as doses adequadas para furões e não para cães.

De preferência usem vacinas o mais possível simples, que tenham a opção de os vacinar só contra a esgana, como a dos Laboratórios Esteve, a Maxivac Prima DP que tem a opção de só injectar a parte contra a esgana, a D (de Distemper, que é esgana em inglês).
Outra que não dá muitas reacções, é a dos Laboratórios Intervet, a Novibac Puppy DP
Há outra que usam na Alemanha, não sei se já existe em Portugal: Febrivac Dist http://www.forum-haustiere.de/frettchen ... 40552.html

Para as doenças produzidas por virus a vacinação é de fundamental importância porque para as viroses não existe tratamento médico específico, os antibióticos não atacam os vírus, é o organismo o único que pode neutralizá-los com seu sistema imunológico.
A vacina provoca que o organismo fabrique células que reconhecem esse vírus como um inimigo e através dos anticorpos formados, ajuda a expulsar o vírus. Essa resposta imunológica também depende vários factores, de quão bem alimentado esteja, de que esteja são, sem stress (o stress também deprime o sistema imunitário e neste caso pode dar mais fraca imunidade ou a imunidade da vacina durar menos tempo)

Portanto, não se deve dar banho durante os 15 dias seguintes, porque pode produzir um stress que diminuiria a resposta à vacina, a menos que seja um acto agradável para ele. E também porque há o risco de apanhar uma corrente de ar e uma consequente gripe e o que ele menos precisa nesta altura é de “distrair” o seu sistema imunológico que nesse momento está a ser chamado para a criação de anticorpos contra o vírus.

Vacinar para a esgana, ou não, dependerá da opinião do dono e do veterinário. Mas se saírem com eles a passear e se contactam com cães sobretudo da rua que não estão vacinados, aconselho a vacinar. Não esquecer que a mortalidade ronda os 100%...
Os factores que influem no grau de susceptibilidade e por tanto nas consequências clínicas, incluem estilos de vida, carga microbiana o de risco ambiental, genética, parasitoses, stress, desnutrição, etc. Todos estes pontos podem ter, como consequência final, graves estados de inmunodeficiencia que “condicionam” o furão de forma negativa.

Sobre vacinas, aos que arranham o espanhol, aconselho estes tópicos

http://www.todohurones.com/S-VacunasDeM ... YRabia.htm
http://www.todohurones.com/S-ReaccionALasVacunas.htm
http://www.todohurones.com/S-SobreVitaminaA.htm
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quarta set 08, 2010 8:06 pm

Obrigada pela excelente resposta MHZ :D Acha que o consultorio do Doutor Rui Patricio é capaz de me aconselhar quanto a vacina da esgana?!
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta set 08, 2010 8:44 pm

Acho que sim. Sou da zona do Porto mas dá-me ideia de que está bastante por dentro dos problemas relativos aos furões.
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

quarta set 08, 2010 10:35 pm

Sim, inclusive o meu é lá Paciente ;)
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quarta set 08, 2010 11:21 pm

Obrigada David e MHZ...Tinha e continuo a ter outros receios quantos aos furões...afinal de contas estamos sempre a aprender. fiz imensas pesquisas antes de a ter mas as duvidas vão sempre surgindo e as vacinas eram uma grande duvida porque ao mesmo tempo fico receosa se ela ficará com esgana ou não...mas à partida com a vacina que referiu não há grandes riscos..
Muitissimo obrigada
Responder

Voltar para “Furão”