Página 1 de 1

Os furões estão na moda?

Enviado: sexta set 12, 2003 10:21 pm
por Moya
Sempre desejei ter um furão... Não é segredo para ninguém o quanto gosto de animais e os muitos que tenho... Como tal, sempre passei muitas horas na net a devorar informações sobre os animais que tinha e os que gostava de ter... :oops:
Demorei 3 anos para encontrar os meus primeiros furões... A criadora deles tratou-os sempre com muito carinho, foram criados dentro de casa, com 3 meses já eram muito meiguinhos, de vez em quando davam uma dentadinhas mas nunca por agressividade... Se eles gostam de um cheiro no nariz, eles vão provar com a boca ;)
Li uma vez num site de uma criadora de furões americana que dizia qualquer coisa como: "quando se tem furões aprendemos a andar sempre com as mãos lavadas e nada é velho ou estragado, transforma-se em brinquedo" ;) Achei que ela tinha muita razão... Pois sei que comigo resulta. :p
Entretanto, a familia cresceu... Veio a Buffy que é um doce, com um ano de idade adaptou-se maravilhosamente ao ambiente da casa, à cadela, aos gatos e aos outros furões.
Por ultimo veio a princesa, mais conhecida por Bianca... A Bianca foi o primeiro furão que foi lá para casa mesmo bebé... Tinha quase 2 meses e era uma ternura, dormia muito ao colo e só queria estar enroscadinha... Como era tão bebé, não quis arriscar a que os outros a pudessem magoar e por isso ficou "temporariamente" pela casa... Pois é, mas já passaram 3 meses e a Bianca, que actualmente está maior que as 3 fêmeas adultas que vivem no terraço, e que ainda está dentro de casa, revelou-se um animal extremante meigo, super-brincalhão e sociável que adora dormir comigo, saltar para dentro do duche naqueles dias que eu tenho 10 minutos para sair de casa :? e aninhar-se no meu ombro quando vamos passear a Moya à rua.
Tinha 5 furões que nunca foram agressivos comigo nem com as visitas da casa... E agora tenho 7, uma vez que tenho 2 crias que dentro de uma semana vão para os donos novos....
Todos os dias brinco com estes 2 novos elementos, tento que sejam o mais possivel sociàveis... São uns mimados, refilam quando os limpo com as dodots e só pensam em comer, dormir e brincar...
É importante que as pessoas saibam que um furão não é para todos, é necessário ter um certo tempo e fazer cedências para ter um furão... Não é um animal para dormir com uma criança e alguns nem com adultos.

E de repente, quase que nem se sabe de onde, aparecem uma série de criadores que têm ninhadas para venda.

Agora, surgem uma série de pessoas que estão interessadas em ter um furão e outras que vão criar furões porque "são fáceis de vender", infelizmente outras pessoas também irão roubar alguns à mãe numa toca e alguns caçadores vão fazer uma ninhada daqueles furões ilegais que têm escondidos lá no fundo do quintal.... Para quê? :roll:
Se um furão não fôr sociabilizado e acarinhado desde muito jovem, independentemente de donde vem, vamos ficar com um animal tal como o que o jooy descreveu hoje:
Necessito urgentemente de ajuda, o meu tio deu-me um furão, mas ele é muito bravo, ele morde-me os calcanhares como nunca vi nada fazer isto, esta sempre pronto para morder, já ouvi dizer que é normal, mas este é mesmo mau, não posso por dentro de nenhuma gaiola, por maior que ela seja, ele põe se logo a morde a empurrar ate conseguir sair, consegue sempre sair, não o posso ter à solta no meu quarto, pois ele faz necessidades em qualquer lado, não consigo ensinar a fazer num só sitio, eles não gostam de areia para gatos? Eu ponho lá sempre os cocos dele mas ele, faz em qualquer lado. Como corrigir isto? E por ele morder tanto?
Agradecia ajuda o mais rápido possível, pois se ele não muda a minha mãe o vai por fora de casa, como o corrigir?
Pois é... Eu sei que faço o meu melhor com os meus furões e todos os dias aprendo um pouco mais para melhor tratar deles... As 2 crias que tenho vão para pessoas que sei que os vão tratar com igual ternura, com os cuidados necessários e tudo o que eles merecem e necessitam para serem bons animais de estimação... Por isso investi tanto tempo nestes bebés... Para que eles crescem e sejam como os adultos que tenho neste momento...

Não me cabe a mim julgar os outros, nem é essa a minha intenção... Mas fica aqui um apelo para aqueles que criam furões e para os futuros e recentes donos:

Um furão não é hamster, nem uma forma relativamente fácil de ganhar dinheiro a fazer criação... Por isso, mimem-nos e sociabilizem-nos o máximo possivel... É bom para nós (ninguém me faz rir como a Bianca) e é bom para eles...

Eu sei que fiz a minha parte ao criar estes 2 bebés... e as futuras donas vão fazer o mesmo.

Se pensarmos um pouco... Qual é o futuro de um furão agressivo?
Um animal que ninguém quer porque morde? Pois é... Vai acabar numa mata ou atropelado numa estrada... E o que acontece aos animais agressivos que não sabem caçar e que não receiam os humanos? Possivelmente, acabará por atacar alguém, não é? E se esse alguém fôr uma criança? Pois....
Parece um filme de terror não é? E alguns até podem pensar que estou a exagerar... Mas se calhar não estou... Ou porque julgam que nos EUA os furões são todos vendidos castrados? Uma das razões é para que se este tipo de situação acontecer, eles não venham a criar em estado selvagem.

Depois virão as leis a proibir ter furões e as pessoas que vão achar que os furões são pestes... Mas se nós, que agora temos a oportunidade de "lançar" o furão como um popular animal de estimação, fizermos as coisas com devem ser, provavelmente teremos muitas mais pessoas aqui, nos vets e até mesmo nas ruas a passear um amistoso furão ;)
Um abraço,
Rita

Enviado: sábado set 13, 2003 11:04 am
por rubbi
Olá Moya

Não podia deixar de dar-te os parabens pelo que escreveste )
Nota-se que és uma admiradora, não só de furões,
mas de animais em geral ( já que tens diversas espécies em casa... ;)
O teu texto sensibilizou-me imenso e é sempre bom ver alguém falar dos seus animais dessa maneira.
Nota-se que veio directamente do coração ).
É importante alertar as pessoas para esse tipo de coisas
que infelizmente podem acontecer.


Beijinhos

rubbi
) ) )

Enviado: sábado set 13, 2003 1:16 pm
por Puga
:D :D :D :D
Sabe bem "ouvi" coisas como estas....
Vou sorrir o dia todo :D :D :D


Ps.: Todos os criadores, indiferente o animal, deveriam ter esta noç~~ao de bem estar ....... no mundo com os animais que criam ;) ;)

Enviado: sábado set 13, 2003 8:24 pm
por Barbie

Enviado: sábado set 20, 2003 8:20 pm
por Moya
Olá :lol:
Obrigada! :oops: :oops: :oops:

Hoje entreguei o Max aos novos donos... Com alguma pena, sem duvida, e vou ter muitas saudades dele mas sei que vai ser muito mimado e bem tratado... Mas como estou sempre em contacto com os donos, sei que vou receber um montão de fotos e filmes ;)

A nova dona do Max tinha alguns receios em relação à especie quando começamos a falar sobre furões... Mas entretanto, "entusiasmou-se" e adquiriu também uma fêmea sable castanha, da mesma idade do Max que é a Moya (onde será que já vi este nome? ;) ).
Aproveito para felicitar o criador da Moya, ela é amorosa, tem um pêlo lindo e é meiguinha... Parabéns! :D

Um abraço,
Rita

Enviado: quinta out 16, 2003 5:13 pm
por Rita_kikas
Quero também dar-te os parabéns pela "artigo" que escreveste, eu também adoro animais, tenho 3 piriquitos, um peixe, um hamster e um cão, teria muito mais mas os meus pais põe-me um "travão" e ainda bem se não a minha casa estava um zoo, sempre que vejo uns canzinhos ou gatinhos ou qualquer outro animal fico toda babada e depois penso: não posso, os meus pais não deixam. Mas furões vou ter logo que vá viver sozinha (talvez para o ano, vou para a faculdade) acho animais lindo e também já percebo bastante deles (tenho um livro em inglês e tudo!).
Bem, como estava a dizer, é lindo o que escreveste, quando venho a aeste site vejo coisas interessantes e outras notícias bem tristes, que me deixam mal disposta o resto do dia, principalmente naparte dos direitos dos animais (ou será mais "o que se faz actualmente pelos animais") e o que escreveste deixou-me mais contente e a pensar que aina existem pessoas que gostam de animais!!

Beijos, Rita

Enviado: sexta fev 06, 2004 12:48 pm
por Moya
Hoje ando a fazer reciclagem aos tópicos... E este ainda me pareceu bastante actual e muito de acordo com algumas experiências que temos ouvido aqui...
Também constatei que temos mesmo aprendido qualquer coisa em conjunto... Há 6 meses atrás melindravamo-nos com um furão agressivo... Hoje, a história é bem diferente... Dei umas boas gargalhadas quando a Inês Faria lhes chamou "agrafadores com pêlo" e todos nós temos acompanhado em expectativa as evoluções dos juniores que aqui têm chegado recentemente...
Estamos no bom caminho, não vos parece?
Um beijinho,
Rita

Enviado: quinta mar 04, 2004 3:58 am
por Hyza
Depois de ler este tópico fiquei com vontade de escrever também algumas palavras. Deixo desde já os meus parabéns à Moya, que escreveu um texto excelente e bastante sensibilizante ;)

A minha mãe trouxe o primeiro gato para casa quanto eu tinha uns 7 ou 8 anos. Ela vinha do mercado, encontrou três gatos bebés abandonados, e cheia de pena, trouxe um. Depois desse dia, nunca mais faltou companhia felina cá em casa. Acabei por desenvolver ao longo do tempo uma enorme paixão por gatos e tratos-os sempre como parte da familia, o que muitas não agrada aos pais ^^

A minha paixão pelos peludinhos começou quando vi um pela primeira vez no filme "Kindergarten Cop" há já bastantes anos. E desde então fiquei com o "bichinho" do furão. Via-os ocasionalmente em programas de tv e filmes, e sabia que nos US eram comuns como animais de estimação, mas nunca tinha visto ou ouvido falar que alguém os tivesse por a cá, até agora, o que me deixou muito contente, pois é finalmente a grande oportunidade que espero há tantos anos. Tenho devorado informação sobre eles e visto centenas de fotografias, e não sei porquê, quanto mais os conheço, maior é a vontade ter ter um. Estou a par das traquinisses e a nova casa já esta a ser planeada para ter um habitante curioso, de acordo com a sua segurança. Vai é mesmo que ter de partilhar o "território" com um gatito, pois eu tenho sempre que ter um gatito por perto ^^
Como vou trabalhar a partir de casa, estarei sempre por perto para acompanhar a vida dos meus filhotes adoptivos. E quando ter que me ausentar, o que nunca será por muito tempo (se não, vão comigo), posso manter um olho neles, pois tenho a net como aliada (tecnologia no seu melhor) :D
Sei também que os furões são animais com uma saúde algo frágil, pelo que necessitam de bastantes cuidados, mas sei que não lhes vou faltar e vou lá estar para o que der e vier, porque sei o quanto dói perder um animal de estimação, o membro "especial" da família, muitas vezes aquele que nos alegra, que quebra o stress e as tristezas, que nos aquece o coração com mimos e nos distrai com as suas brincadeiras.

Quanto ao tema, se é uma moda não sei, talvés seja, pois é uma novidade e as pessoas gostam de novidades, mas no meu caso, é mesmo uma espécie de sonho que quero realizar! =D

Enviado: quinta mar 04, 2004 5:16 pm
por scar_raf
ola a todos,

HYZA,
parabéns pela sua decisao, e o facto de ter encontrado este topico deve ser indicativo que anda a informar-se bem...
já assinou a petiçao? ;)

Boa sorte para o seu baixinho

Enviado: quinta mar 04, 2004 9:21 pm
por Hyza
Obrigada pela força scar_raf :D
Assinei a petição enquanto me registava no forum. "Visto" a camisola nº 240 ^^

Enviado: sexta mar 05, 2004 10:12 pm
por Moya
Ola Hyza, :)
Que avatar tão giro! é um pontas de champanhe ou um branco de olhos pretos?
Quando sair a legislação dos furões tenciono importar uns meninos e embora já tenha os pontas de champanhe, acho os brancos com olhos escuros simplesmente lindos :)
Obrigada por assinares a petição... Divulga também se puderes ;)
Um abraço,
Rita

Enviado: sábado mar 06, 2004 1:51 am
por Hyza
É um branco de olhos pretos. Estes e os albinos são os meus perferidos :)

A minha irmã e o meu namorado também já assinaram a petição, mas vou continuar a pedir a outras pessoas que também o façam, pois é importante. Gostava se entrar numa petshop e ver os vários produtos que existem para os furanitos, e não apenas um ou dois, que foi o caso numa loja em Almada. E quem diz isto, diz muitas outras vantagens que a legalização traria...

Enviado: segunda mar 08, 2004 3:14 am
por Moya
Olá Hyza,
É verdade , já andamos mais longe de ver os baixinhos legalizados... Mas ainda falta :(
Como sou de Lisboa, relativamente perto de ti... Na altura que quiseres fazer o "enxoval" posso indicar-te alguns locais e o que necessitas de adquirir para eles.
Um abraço,
Rita

Enviado: segunda mar 08, 2004 4:55 pm
por Hyza
Obrigada! :D
Vou precisar de saber onde ficam as lojas que vendem cositas para os bichinhos. No forum Almada há uma loja que tem comida e shampoo da Cliffi (esta marca é boa?)..De quaquer modo, quando mais conseguir comprar cá, menos tenho que mandar vir de fora...

Tenho também algumas questões, mas logo as coloco noutro tópico ^^