vacinas de furoes

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
mendonca20
Mensagens: 10
Registado: sexta out 29, 2010 5:16 pm

terça nov 02, 2010 2:25 pm

Boas estaria interessado em ter um furao mas gostava de saber quanto seriam as 3 primeiras vacinas e depois a da raivA?
E quanto seria a castraçao de um macho e se minimizava o cheiro?
Outra questao sobre as vacinas e que um criador ja me disse que em nenhum dos furoes dele lhes deu vacinas e se encontram de perfeita saude mas que frequentemente faz um check up.Os furoes para proteçao deles nao e melhor levarem as vacinaS?ajudem me :)
Obigadoo e cumps
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça nov 02, 2010 3:15 pm

Preços não posso ajudar. Sobre as vacinas, a da raiva, acho-a dispensável pois ela está praticamente erradicada da Península. Mas as vacinas da esgana (MORTAL A 99,8% nos furões) acho-as importantes, sobretudo nos primeiros anos de vida e se vai sair com ele ou se convive com cães.
Uma vez que os pais não estão vacinados, serão suficientes duas doses intervaladas de un mes ou 3 semanas. Depois, é um reforço anual.
mendonca20
Mensagens: 10
Registado: sexta out 29, 2010 5:16 pm

quarta nov 03, 2010 5:05 am

Boas e qual o veterinario para poder dar as vacinas ao furoes?um veterinario normal de caes e de gatos ou um proprio dentro da sua especialidadE?obrigado e cumps
Sapos
Membro Veterano
Mensagens: 522
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

quarta nov 03, 2010 1:59 pm

A minha vet aconcelhou tres doses da vacina para a esgana... ele já tomou duas e agora falta a terceira aos 120 dias. Cada vacina ronda os 30 euros...no meu caso..mas pode depender. O meu furanito está bem e reagiu bem ás vacinas=)
Também já foi desparasitado internamente (comprimido: milbemax) e com pipeta por fora.
Cumps
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta nov 03, 2010 3:29 pm

Mendonça, leve-o a um que perceba de furões. Penso que há na sua zona, um hospital que entende deles. Não é qualquer vacina da esgana que deve ser aplicada nos furões. Uma vez que a vacina aparovada para os furões (Purevax, que é monovalente) não é comercializada na Europa,convém uma como a Novibac Puppy DP que é só bivalente, para esgana e parvovirose e não usar vacinas trivalentes, ou poli, ou até mais, pois tudo o que não seja esgana, não os irá proteger e não sabemos quais as implicações futuras que podem vir a dar...
Depois de o vacinar, esper cerca de 1 h no consultório, pois se tiver uma reacção à vacina, o vete pode actuar de imediato. E não esqueça que só o deve levar à rua, 15 dias (ou 3 semanas) depois da última vacina.

Sapos,
Se o furão tem menos de 3 meses, normalmente são tres as vacinas aconselhadas, espaçadas de 3 semanas; e são 3 porque o bebé pode ainda ter proteção dada pela mãe, se esta também tiver sido vacinada e neste caso, os anticorpos dados pela mãe, "neutralizarão" o efeito da 1ª vacina. Assim, por precaução, na eventualidade da 1ª vacina não fier efeito, dão 3. Neste caso, em que sabemos que a mãe não foi vacinada, só há necessidade de dar 2. Mas o dono tem que o dizer ao vete...
mendonca20
Mensagens: 10
Registado: sexta out 29, 2010 5:16 pm

quarta nov 03, 2010 7:12 pm

Boas moro no seixal/almada .Qual o veterinario mais proximo de mim?e qual o preco das vacinas? Ou seja se adquirir um furao com tres meses devo avisar o veterinario certo?porque muitos furoes que tenhu encontrado a venda com mais de 3 meses nao vi nenhum com algum vacina dada.Obrigado e cumps
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quarta nov 03, 2010 9:18 pm

O hospital veterinário do seixal será uma boa aposta :)
Última edição por Popcorn13 em quarta nov 03, 2010 11:39 pm, editado 2 vezes no total.
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quarta nov 03, 2010 11:36 pm

Olá MHZ,
Após este tópico liguei para um veterinário por forma a que me informassem dos preços e se havia a tal vacina bivalente para a minha furanita.
Deram-me todas as informações já aqui divulgadas por si e por outros foristas, mas ao contrário do que a MHZ referiu em cima, questionaram-me se os pais da minha menina estavam vacinados, sendo que lhes disse que não, disseram-me que ela teria então de levar 3 doses intervaladas a cada 4 semanas....
Fico agora na duvida se serão 2 ou 3 doses e se 3 fazem mal ou não, ou se apenas duas doses não servem para nada...
Explicaram-me que as tres doses servem para a "imunizar" (já são palavras minhas) e visto os pais não terem a vacinação em dia, que ela teria de as levar...
Estão errados? Será uma forma de prevenção? Pelos menos estavam perfeitamente informados da vacina a "aplicar" nos furanitos, informaram-me doutras coisas relacionadas com a vacinação...o unico se não foi mesmo este!
Turrinhas :)
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta nov 04, 2010 1:29 am

Popcorn, as 3 doses são para lhe dar imunidade mas uma vez que a mãe dos bebés não está vacinada, na minha opinião, duas doses são suficientes, pelo motivo que já expliquei acima. Mas pergunte qual é a vacina e telefone ao laboratorio e peça para falar com o veterinário e exponha o caso. Se é a Novibac, o laboratório é a Intervet e encontra facilmente o telefone deles.

A minha preocupação em não dar vacinas desnecessariamente, é porque como sabe, eles podem ter uma reacção à vacina. Normalmente, essa reacção não ocorre na 1ª vacina mas sim no reforço ou nas seguintes, ou seja, quando já há anticorpos formados. Ao ser inoculado o virus, com a vacina, estes anticorpos podem provocar esse choque anafilático...
mendonca20
Mensagens: 10
Registado: sexta out 29, 2010 5:16 pm

quinta nov 04, 2010 4:02 am

Boas Li bem?No seixal existe?ja agora perguntou os precos?obrigado
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quinta nov 04, 2010 7:59 am

Sim Mendonça perguntei. 35€ cada dose da vacina...de inicio são as três e depois é um reforço anual....
Mas eu vou novamente falar com o vet MHZ, mas a auxiliar foi a primeira a disponibilizar-se para me ligar mais tarde visto que tambem ela tem o conhecimento de que nem todas as vacinas podem ser aplicadas aos furões. Mais tarde ligou-me e disse que sim que de momento tinham no HV vacinas e que eram Bivalentes (tenho essa noção)...portanto pareceram-me em tudo correctos, no entanto ficou por ressalvar essa vertente das 2 ou 3 doses.
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quinta nov 04, 2010 8:18 am

O que me explicaram é que a minha menina tinha de levar tres doses porque se os pais não estão vacinados não lhe passaram qualquer imunidade....aqui vjo exactamente a informação oposta, por isso a duvida.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta nov 04, 2010 3:38 pm

A questão da vacinação é algo complicada…principalmente porque ainda não há estudos completos em furões. E os choques anafiláticos são um grande susto para os donos…
Há alguns estudos mas não se consideram como 100% fiáveis. A Dr. Ruth Heller, está desde há uns 4 anos, fazendo ou tentando fazer, um estudo mais profundo, desde que lhe morreu um furanito, Mongo, com um choque anafiláctico mas ainda não está completo. Mas está a ser feito, usando vacinas diferentes das europeias…
http://ferretcongress.org/sym2008/PittsPDF/distemp.pdf

A finalidade é determinar qual o nível de protecção que necessitam para poderem considerar-se protegidos e durante quanto tempo permanece essa protecção dada pela vacina para ver se podemos espaçar – e quanto - a revacinação, até agora anual. Diminuindo a frequência da vacinação, permitirá reduzir o risco de reacções à vacinação. O problema é que ainda se não sabe bem qual o título correcto nos furões que nos garanta a tranquilidade e parece que depende de cada furão. Neste estudo, ela também verificou que há furões que apresentam baixa titularidade frente à esgana mas que continuam protegidos por outro tipo de imunidade que até agora não pode ser medida (em inglês se diz cell-mediated e não sei bem a tradução para o português…será células dendriticas?...)

Passo-lhe um artigo em ingles, de um vete que percebe de furões, podem traduzir usando o google: http://www.2ndchance.info/fervacs.htm
Many authorities suggest that ferrets receive their first distemper vaccination at 6-8 weeks and a booster vaccination at 10-12 weeks. Some give a third vaccination at 14-16 weeks of age. They are then generally given a yearly distemper booster vaccination. I do not agree with this. First of all, ferrets do not develop good levels of immunity when they are only 6-8 weeks old. Under 12 wks, maternal antibody prevents the vaccine from working. Also, multiple vaccinations make it more likely that ferrets have serious or fatal vaccine reactions. The risks involved to your pet from too many vaccinations are much higher than the risks of it developing distemper so young. If your pet already has the virus in its system when you purchase it - the vaccine will not help. If it doesn't - just keep it isolated until it is old enough to benefit from the vaccinations.

Quanto mais novo é o furão, menos o seu sistema imunológico está desenvolvido o que contribui em grande parte para uma maior ou menor protecção/fabricação de anticorpos.
O que quer dizer que se a vacina é dada demasiado cedo, há o risco do sistema imunitário não desenvolver os anticorpos necessários para uma completa protecção. Há casos de furões cuja última vacina foi dada antes das 14 semanas, que contraíram a esgana.
Por este motivo, há donos que preferem só vaciná-los a partir dos 6 ou 8 meses, idade em que já estão desenvolvidas as defesas do animal e entretanto não os colocam em risco em caso algum (entre outros cuidados, nada de passeios nem convívio com outros cães que não estejam vacinados).
Mas se o sistema imunitário está bem desenvolvido, há o risco maior do choque anafilático…

Alguns laboratórios fizeram mini estudos de suas vacinas nos furões. É por isso que lhe estou a dar o conselho de falar com o laboratório…

Se me pergunta qual o método talvez mais seguro de prevenir reacções anafiláticas, com respeito a vacinar contra a esgana, respondo-lhe que esperar até aos 6 meses e depois aplicar uma dose de vacina e 3 semanas depois fazer uma titulação dos anticorpos e só depois aplicar ou não a 2ª dose. E o mesmo procedimento para a revacinação anual…

Outro método que pode prevenir a reacção e dar primeiro uma dose reduzida e esperar a ver se há reacção negativa e só depois inocular o restante.
Mas neste caso, o resto da dose deve permanecer dentro da seringa, tapada, dentro do frigorífico e longe da luz.

Nunca o vacinar em cio, ou doente.
Sapos
Membro Veterano
Mensagens: 522
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

quinta nov 04, 2010 11:20 pm

Ha ok...então tenho de dizer á vet..porque eu acho que a mãe dele não estava vacinada..nesse caso ele não necessita da terceira certo? Cumprimentos
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta nov 05, 2010 3:33 am

Sapos, depende da idade com que levou as duas primeiras vacinas...note que se foram dadas com o furi ainda muito novo, ele pode ainda não ter o sistema imunológico desenvolvido e não conseguir criar imunidade suficiente. E também depende das vacinas, cada vacina é ou pode ser, de sepa diferente e há sepas mais virulentas que outras e outras sepas que dão menos protecção...
O melhor conselho que posso dar-lhe, é o que já dei encima, fale com o laboratório que fabrica essa vacina.
Responder

Voltar para “Furão”