"furoa"

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Sus3
Membro Júnior
Registado: sábado dez 04, 2010 12:37 am

segunda dez 27, 2010 5:34 am

ola,

tenho 2 furanitas e hoje reparei que uma delas estava com um comportamento diferente. por norma quando chego perto da gaiola para as deixar sair, ficam numa euforia e desatam aos pinotes mas hoje uma delas ficou muito quieta num canto a não parava de abanar a cauda.
alguém sabe o que isto significa? ja andei a pesquisar aqui no forum e no google mas não encontrei nada sobre furoes abanarem a cauda, parecia mesmo um cachorrinho :)

ja agora aproveito para tirar uma duvida, a ração que lhes dou é a ferret nature da versele-laga. acham que é bom?

deixo aqui a composição:

carne e subprodutos de origem animal (no min 20% de frango, no min 4% borrego), cereais, subprodutos de origem vegetal, oleos e gorduras, levedura, peixe e subprodutos de peixe (no min 4% de salmao), ovos e produtos com ovos, minerais, FOS, extractos de iúca.
GARANTIAS: 35% de proteina bruta, 18% gordura bruta, 1.5% celulose bruta, 7% cinza bruta, 1.1% calcio, 0.9% fosforo, 1.5% lisina, 0.8% metionina
ADITIVOS: 32000 UI vitA, 1600UI vit D3, 120mg vitE, 25mg vitC, 1200mg taurina, 10mg cobre-sulfato (II) de cobre.
Contem aditivos autorizados pela CE.

opiniões?!?!

obrigada a todos
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

segunda dez 27, 2010 9:48 am

Olá,

tentou tocar-lhe em seguida?
A ultima vez que vi fazer isso era porque estava a fazer porcaria xD
Ou então quando estava à espera para brincar/dar mordidela ;)

Quanto ao comer, a "mãezinha" deverá dar-lhe a sua opinião, é aguardar um pouco.
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda dez 27, 2010 12:13 pm

Sus, que idade tem a furanita?
Repare se algum dos bonecos ou brinquedos, ou a camita, estão roídos. Ou qualquer outra coisa nos locais por onde andam habitualmente.
Isole-a da outra e veja se ela faz kks e se urina.

Se não fizer kks, ou as fizer delgaditas ou em bocaditos, o mais provável é que seja uma obstrução, total ou parcial. Se for total, é uma urgência. Verifique o que lhe poderá ter causado isso, pois se for ou houver suspeitas de ser um objecto perfurante, há que operar de imediato. Se for um bocadito de tecido, já se poderá tentar outros procedimentos.

Verifique também se tem mucosidades no nariz, olhos lacrimosos, que façam suspeitar de uma gripe. Se houve alguém com gripe em sua casa, pode ter-lha pegado...
Verifique se tem febre, unte a pontita de um termómetro com vaselina e coloque-o no rabito (entretenha-a com qualquer coisa doce). Um digital é de mais rápida leitura.

O abanar o rabito, pode ser por satisfação ou por excitaçao.

Essa ração não as alimenta correctamente. Tem demasiados cereais para um carnívoro estrito como é o furão. No tópico fixo sobre alimentação, falo das rações boas que existem para eles. Fora dessas, não aconselho mais nenhuma.
Sus3
Membro Júnior

segunda dez 27, 2010 4:04 pm

ola outra vez e obrigada pelas respostas. as kks dela estão iguais às da outra. parece kk de cão :D

kd ela tava a abanar a cauda e lhe mexi deu-me uma lambidela no dedo o que achei mm muuuuuito estranho dado que so me sabe morder :roll:
MHZ a furanita que abana a cauda tem 5 meses, a outra tem cerca de 1 ano mas n sei ao certo pk foi adoptada de um casal que não a queria, de qq modo a mais velha é a mais meiga e calma. a outra parece um furacão :twisted:

vou mudar de ração ja que esta n é conselhada. só perguntei pq pelos valores tem a mma quantidade de proteinas que a totally ferret p ex. mas aceito a opiniao de quem de certeza é muito mais entendido em furoes do que eu :wink:
MHZ
Membro Veterano

segunda dez 27, 2010 8:19 pm

Sus, se ela continua parada, alguma coisa se passa e o meu conselho é levá-la ao veterinario. O metabolismo deles é muito acelerado e o bom e o mau, acontece rapidamente, de modo que sem a querer assustar não posso deixar de lhe dar este conselho.

Sobre essa ração, se ler todas as minhas intervenções no tópico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=59812
perceberá porque essa ração não é adequada. Não é suficiente que as percentagens das proteinas e gorduras, sejam iguais à da Totally. Até podiam ser superiores mas se não mudarem os ingredientes da verselelaga, continuo a não a aconselhar.
Sendo um carnivoro estrito (ainda mais que o gato) a fonte das proteínas deve ser de origem animal (provenientes de outros animais como o frango, coelho, peru, vaca) e a das gorduras também deve ser de origem animal e de boa qualidade (por ex. a gordura do porco não é boa para eles). E uma ração que apresenta cereias como 2º ingrediente, significa que uma boa percentagem dessas tais proteínas, são de origem vegetal, dada pelos tais cereais (milho, arroz...) e estas não são aconselhadas como fonte principal para carnivoros tão estritos.

Mas leia o tópico e qualquer dúvida, não se acanhe em colocar. Se colocou aqui a sua dúvida, tenho a certeza que é porque quer o melhor para elas e terei muito gosto em esclarecer; quer a si, quer a qualquer leitor.

Se estamos a tentar legalizá-los - o que, automaticamente faz aumentar o número deles - que seja para lhes dar uma vida de qualidade. De outro modo, mais vale que continuem no anonimato...e tenho a certeza que todos os donos conscientes, concordarão comigo.

E uma vez que são fêmeas, já certamente se informou sobre a anemia aplástica que pode ocorrer quando entram no cio. E uma boa alimentação contribui para que as furanitas estejam dentro dos 50% que não correm esse risco. Mas se precisar de mais algum esclarecimento, disponha.
Sus3
Membro Júnior

segunda dez 27, 2010 10:27 pm

ola outra vez

MHZ obrigada p tda a ajuda.realmente quero dar o melhor as minhas bebes.assim que a nova papinha chegar começo a misturar com a antiga para fazerem a transiçao.
em relaçao a minha furoa abanadora de cauda se calhar expliquei-me mal em relaçao ao comportamento dela.ela n anda parada,mt pelo contrario, parece um furacao. o que eu quis esclarecer foi se o facto de eles nos abanarem a cauda era um sinal amistoso ou n pk normalmente ela anda aos pinotes kd m aproximo da gaiola e ontem apenas m abanava a cauda.
ja agora kero mandar vir do mundohuron a gaiola verde e roxa k la ta.serve pa 2 furoes?
peço desculpa p ser chata :)
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

segunda dez 27, 2010 11:26 pm

Olá Sus3
Penso que a gaiola se refere serve para dois furões mas a gaiola huron60 serve certamente :lol: é a que tenho para a minha menina e é um palacete.
rubbi
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm

segunda dez 27, 2010 11:34 pm

Boa noite,

Sus3 não se preocupe com o abanar de cauda, é sinal de boa disposição. Umas das minhas furoas também fazia o mesmo quando estava contente :wink: .
A primeira vez que vi também estranhei porque parecia um cachorrinho :lol:.
MHZ
Membro Veterano

segunda dez 27, 2010 11:47 pm

Não entendo muito de jaulas mas também gosto mais da Huron 60. Parece-me mais espaçosa e sei que é por ela que optaram grande parte de donos de furões. E a diferenla de preço, compensa. Não gosto de jaulas em que os tabuleiros são pequenos, prefiro as com as prateleiras inteiras visto que oferecem um risco menor de queda, além de terem um espaço útil maior. E se necessário, dá para separá-las, bastando fechar uma prateleira.
Sus3
Membro Júnior

terça dez 28, 2010 12:00 am

obrigada a todos pela ajuda,fiquei mt mais esclarecida. kd tiver mais duvidas venho ca chatear :D

beijinhos
Responder

Voltar para “Furão”