Furanita com cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Capitania
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quinta ago 19, 2010 3:45 am
Localização: Smart (furão)

sexta mar 11, 2011 9:19 pm

Eu disse panda mas queria dizer sable.
O meu menino tem a cor sable, é muito meiguinho e dá muitos beijinhos :)
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

sexta mar 11, 2011 9:28 pm

Uns querem dizer uma coisa, e é outra.
Outros não sabem idade dos seus próprios animais.
Outros querem à força toda acasalarem.

Digo-vos para terem juizo!
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta mar 11, 2011 9:55 pm

Sendo assim e ainda por cima é meuguinho (bons genes) e se já tiver uns 12 mesitos, já o pode acasalar. :wink: Mas lembrem-se sempre que a mamã furoa pode dar à luz uma média de 7 até 15 furanitos...imaginam-se a ter bons donos para tanta "canalha"? :D
Capitania
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quinta ago 19, 2010 3:45 am
Localização: Smart (furão)

sábado mar 12, 2011 6:49 pm

DavidCascais Escreveu:Uns querem dizer uma coisa, e é outra.
Outros não sabem idade dos seus próprios animais.
Outros querem à força toda acasalarem.

Digo-vos para terem juizo!


As fotos do meu Smart já estão aqui no petsite... como pode ver é um sable simplesmente como não tem a mascarilha acentuada e tem a cabeça clara, tinham-me dito que sería um panda e habituei-me a dizer panda. Mas Não é, como pode constatar... Quanto a não terem a ceretza da idade, isso não foi conversa minha por isso não generalize tanto as coisas pois sei perfeitamente o dia em que o meu furanito nasceu e sempre me preocupei com o bem estar dele e não o considero carne para canhão. Por isso visto que tem já 11 meses e está há 5 meses com o cio, quero acasalá-lo para ver se ele acalma um pouco..
Não sou uma criança a brincar aos animais e a MHZ sabe que estou sempre a tentar esclarecer as minhas dúvidas.
Capitania
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quinta ago 19, 2010 3:45 am
Localização: Smart (furão)

sábado mar 12, 2011 6:57 pm

MHZ Escreveu:Sendo assim e ainda por cima é meuguinho (bons genes) e se já tiver uns 12 mesitos, já o pode acasalar. :wink: Mas lembrem-se sempre que a mamã furoa pode dar à luz uma média de 7 até 15 furanitos...imaginam-se a ter bons donos para tanta "canalha"? :D
Já criei o petsite do Smart ;)
Estão lá as fotos dele:)
Sim tem bons genes pois tenho a certeza que pelo menos até 4 gerações anteriores eram todas domésticas..
Quanto á dona da mamã, eu não sei o que estará a pensar fazer.. Mas eu desde que tenho o Smart, tenho tido muitos amigos a pedirem-me para depois ficarem com um filhote... E esses pelo menos já viram que não é fácil ter um furão pois exige muito tempo. Qualquer coisa, olha, junta-se mais alguns á familia!! lol
lupietrovski
Membro
Mensagens: 94
Registado: terça dez 01, 2009 11:50 pm

sábado mar 12, 2011 6:58 pm

Olá Capitania, muito lindo o seu smart... e eu tenho meus dois "meninos" castrados e com relação a castração tudo correu bem e até agora (tirando a tosse recente de um deles) estão super bem... só a fiz porque foi a unica solução para os manter (exigencia do marido) pois fora a agressividaade, meu piso de madeira ate hoje ainda tem cheiro por causa da demarcação de territorio.
Mas agora sobre o seu pequeno... ele tem manchas brancas, você tem certeza de que ele não foi cria de albino com sable?
Como a MHZ citou eles podem ter problemas geneticos se forem albinos ou mesmo se forem descendentes de albinos, como acredito que é o caso do seu.
Meu Frodo é completamente sable, mas de pai albino e mãe sable, nem sempre a cor é o que realmente diz...
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sábado mar 12, 2011 7:16 pm

Ele não é um panda, para o ser teria também de ter a cabeça toda branca. Mas ele tem padrões de branco que me parecem incompletos ou imperfeitos e podem ser portadores de má genética. Pela foto, não consigo ver bem. É o tipo de furão que só o criador que já cruzou os seus bisavós, avós, pais, é que pode dizer se estes eram ou não saudáveis, isto no caso de os ter seguido porque há criadores (que são infelizmente, a maioria) que não os seguem. Depois de os entregarem desligam deles.

Mas note que o facto de o acasalar, não o irá acalmar...ele continuará em cio até fins de Julho mais coisa menos coisa.
Capitania
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quinta ago 19, 2010 3:45 am
Localização: Smart (furão)

sábado mar 12, 2011 8:29 pm

DavidCascais Escreveu:Uns querem dizer uma coisa, e é outra.
Outros não sabem idade dos seus próprios animais.
Outros querem à força toda acasalarem.

Digo-vos para terem juizo!
David sabes quem me pareces ? Aquelas beatas velhas que não têm nada interessante na própria vida então passam os dias a criticar tudo e todos.
A maioria das tuas respostas aos posts de outros é a criticar algo.
Não me leves a mal mas tenho também direito a minha opinião.

Cumprimentos
Capitania
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

domingo mar 13, 2011 10:35 am

Capitania Escreveu:
DavidCascais Escreveu:Uns querem dizer uma coisa, e é outra.
Outros não sabem idade dos seus próprios animais.
Outros querem à força toda acasalarem.

Digo-vos para terem juizo!
David sabes quem me pareces ? Aquelas beatas velhas que não têm nada interessante na própria vida então passam os dias a criticar tudo e todos.
A maioria das tuas respostas aos posts de outros é a criticar algo.
Não me leves a mal mas tenho também direito a minha opinião.

Cumprimentos
Capitania
Antes de mais, não sei de que forma tratar-te, se pelo nick feminino, ou pelo nome masculino, certamente isso ainda está também pelo meio! :twisted:

Caso tenhas colocado todos os bonés, has-de reparar que coloquei em todas as alíneas a palavra "outros", agora se te serve tudo, pior ainda!

Beata velha?!
Nem vou responder-te a isto, só para ficar por aqui!

Caso não tenhas reparado, ou mesmo lido os topicos onde respondo dessa forma que salientas, é porque o que dizem não faz sentido!
Mas olha lá, já que vês esses comentários da minha parte, deves ver também os outros inversos. Se não sabes o que é inverso, eu explico: mau = (inverso) Bom. Já aprendeste hoje qualquer coisa! :twisted:
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Sapos
Membro Veterano
Mensagens: 522
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

quinta mar 17, 2011 11:15 am

Vamos lá esclarecer uma coisa...mas acham mesmo possível eu não saber a idade do meu furanito...epá a sério? hahah
Eu não sabia a idade exacta para acasalar...muito menos que seria 12 meses...pelo que me informei era a partir dos 8. Peço imensa desculpa pelo engano..agora pensarem k uma dona nao sabe a idade do prorpio furao? LOL...a serio...se o disse acima como não haveria de saber? Va la um pouco d bom senso e não rebentem logo...
E biológicamente, um macho quando entra no cio, não vejo inconvinientes em acasalar com uma femea que esteja pronta, e tenha idade para engravidar. Mas caso haja inconvinientes pfv expliquem me cientificamente o porquê..porque estou genuinamente curiosa=) interesso me por essas coisas. Obrigada e cumprimentos
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

quinta mar 17, 2011 11:22 am

Lê bem a página 1 deste tópico.

Se não sabes, tens de aprender.
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Sapos
Membro Veterano
Mensagens: 522
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

quinta mar 17, 2011 3:39 pm

David, respondi lhe por pm.No entanto li mais uma vez a página um e nada encontro algo a falar do cio dos machos e idade "exacta" para eles procriarem. Sinceramnete, o que sempre aprendi cientificamente, é que não existe qualquer inconviniente para os machos acasalarem assim que ficam com o cio, e foi isso que pedi para me explicar cientificamente o porquê, caso saiba.
Porque isso não está escrito em nenhum lado na pág.1 deste tópico.
E não diga "nao sabes aprende" porque ninguém sabe o que o próximo sabe, e é de muito mau gosto dizer isso. No entanto admito sempre a minha ignorância, porque ninguém sabe tudo. No entanto, na área cientifica em que me encontro, foi assim que aprendi, caso alguém saiba o porquê e me saiba explicar bem do contrário que eu disse, será informação mais do que bem vinda...gosto de estar bem informada.
Cumprimentos,
Catarina
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

quinta mar 17, 2011 3:57 pm

MP recebida e enviada.
DavidCascais Escreveu:
Sapos Escreveu:Olá...eu tneho um macho sable de 8 meses que tbm pode acasalar...=) Cumprimentos,
Catarina

p.s: sou de almada
Vocês só pensam em mete-los a acasalar?!
E que tal respeitar os pelo menos 12 meses?! :evil:
Sapos Escreveu:Calmex...não sabia a idade..brigada ;)
QUando dizes isto, n~~ao sabes a idade do quê?No primeiro post a pessoa diz que a fêmea tem 10 meses, tu dizes que o teu tem 8 meses.

Não sabias a idade minima segura para acasalar, ou estou errado? Porque alguma coisa acerca da idade tu dizes não saber.

Aqui está a resposta:
Sapos Escreveu:Eu não sabia a idade exacta para acasalar...muito menos que seria 12 meses...pelo que me informei era a partir dos 8.
Quanto a isto:

"nao sabes aprende", eu disse diferente: "Se não sabes, tens de aprender.", podes interpretar igual, mas que são distintas, e têm foras de se dizer.
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta mar 18, 2011 1:17 am

Sapos, vou tetar dar-lhe uma explicação do porque de ser mais aconselhavel acasalar aos 11 ou 12 meses, é porque com essa idade, já há garantias de que os espermatozoides do furão estão completamente desenvolvidos e não há perigo de dar filhotes com problemas. E o que mais devemos evitar, são crias enfermas ou problemas genéticos...senão, dentro de pouco tempo e ainda antes de serem completamente legalizados, acabamos por ter necessidade de criar casas de abrigo para os furanitos abandonados...
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

sexta mar 18, 2011 9:57 am

Obrigado MHZ ;)

Penso que poderia-se colocar o tópico onde mostra fotos de furanitos com estes problemas, para poderem todos ver, o quão bonito é :evil:
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Responder

Voltar para “Furão”