Furão com tosse

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Sapos
Membro Veterano
Mensagens: 522
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

sábado mar 19, 2011 3:39 pm

Claro que pode ser outra coisa..mas os sintomas eram exactamente iguais, a tosse tipo engasgado, os kks normais, actividade normal.
Note se há algum corrimento nasal, é sinal de constipação. Mas nada como ir ao vet...
O meu Pepsi ficou bem de saúde dpois dos antinflamatórios e antibióticos.
E agora está óptimo.
lupietrovski
Membro
Mensagens: 94
Registado: terça dez 01, 2009 11:50 pm

segunda mar 21, 2011 2:18 am

Sapos eu levei ele a uma vet como disse mas que nao tem esperiencia com furoes, entao nao conta muito.
O Frodo nao tem nem o nariz molhado e nem os olhos noto nada, somente a tosse mesmo.
Vou tentar levar ele a outro vet e ver o que ele diz... me parte o coração ouvir ele tossindo daquele jeito... :(
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

segunda mar 21, 2011 10:02 am

Então à que apressar.
Não é quando não houver nada a fazer que se leva ao vet
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Sapos
Membro Veterano
Mensagens: 522
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

terça mar 22, 2011 2:10 pm

Sim, eu também não notava nada para além da tosse...e a verdade é que ainda demorou um tempo a ficar bom..por isso não demore muito. Contacte já um vet que há muitos bons em Lisboa..
lupietrovski
Membro
Mensagens: 94
Registado: terça dez 01, 2009 11:50 pm

sexta mar 25, 2011 10:05 am

Venho aqui com noticias nada boa sobre meu pequenote... ele esta mesmo muito mal, minha maior preocupação com relação a tosse era ele ter cardiomiopatia e infelizmente isso se comprovou. Como não bastasse ainda foi encontrado em seu torax 3 massas (linfoma ou alguma outra coisa, estou aguardando o resultado dos exames) uma delas muito grande 2,5 cm...
Estou mesmo muito triste, pois sempre tratei muito bem dele e segundo o veterinario não tem explicação do porque isso ter acontecido em um furao com menos de 2 anos, mas pode acontecer. (e aconteceu :cry: )
Ontem fiquei o dia inteiro fazendo exames e mais exames, foi feito tb uma punção para descobrir o que realmente são as "massas em seu torax" e o coração dele, digo as veias estão tb bem dilatadas...
Hj percebo que ele não era um furão preguiçoso e sim com problema cardiaco. Mas como o Frodo foi meu primeiro furão era dificil identificar isso pois todos sabem que eles não demonstram sinais de doença, sempre normais, brincando, comendo... a unica coisa fora do comum que ele tinha eram as kks que nunca foram 100% e sempre brincou normal, ficava entre 1.30 e 2.00 horas brincando e ia se deitar... sempre achei isso normal.
Agora é aguardar os resultados dos exames, enquanto isso ele esta tomando anti inflamatorio e antibiotico...
:( :cry: :( :cry:
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

sexta mar 25, 2011 10:13 am

Isso é uma noticia, nada agradável de se ver!

Espero que a MHZ venha cá e sugere o que existe a fazer neste caso.

O vet em questão está a tomar alguma medida para contornar o problema?
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta mar 25, 2011 10:52 am

Lamento muito...Por estas e por outras, é que sou sempre tão preocupada com os acasalamentos...de uma má genética, podem resultar estes problemas...

Agora mesmo, é aguardar o resultado dos exames, saber o tipo de cardiomiopatia (há 3 tipos, sendo a dilatada a mais frequente neles) para saber como o medicar. Muitos, bem controlados, vivem bastantes anos e com qualidade de vida. O problema são essas massas junto com a pouca idade dele...mas o melhor é aguardar com calma o resultado, pensar positivo e não fazer futurologia.
lupietrovski
Membro
Mensagens: 94
Registado: terça dez 01, 2009 11:50 pm

sexta mar 25, 2011 3:31 pm

O veterinario que o levei foi o Dr. Rui Patricio e ele esta vendo qual o melhor remedio para darmos ao meu pequeno então com relação a qual tipo ainda não sei ao certo pq ele indicou outro vet para fazer a ecografia e me pediu para entrar em contato durante a semana para saber qual vai ser o tratamento...
Essas "massas" realmente assustaram, vou lhe passar o RX para vc dar uma olhada MHZ, sei que se interessa e acho que vai ser bom vc dar uma olhada... (mesmo para seu arquivo pessoal)
a unica coisa que tenho certeza é que nao quero que meu Frodo sofra e que tenha qualidade de vida... então, agora é esperar com o coração na mão os resultados para descobrirmos o que é...
eu acredito que com relação ao frodo pode ter sido causado por consanguinidade... o nariz torto ja indicava algo estranho desde o inicio...
Obrigada pela força...
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sábado mar 26, 2011 2:44 am

Já vi o rx... Ele tem também muito gás na barriguita. Talvez lhe retirasse a ração com frango e daria só a de James, porque esse gás também o incomoda.
Gosto muito da homeopatia nos furões.Depois dos resultados, converse com o Dr. sobre o que ele pensa sobre a homeopatia nos animais.
Passo-lhe umas informações que obtive de uma veterinaria muito ligada aos furões:

Alguns tipos de cancer estão associados a uma alteração na expressão de certos genes, não a nivel do gene em particular, mas na estrutura que o compacta, conhecida como cromatina. E resulta que se há descoberto que quando se altera o controlo epigenético, se favorecem alguns tipos de cancer em certas células. Para restabelecer o funcionamento "normal", descobriu-se que ajuda muito o adicionar à dieta "alimentos doadores do grupo metilo". O principio é simples, já que a ”metilação” é um processo pelo qual as células "silenciam" a expressão de genes que não necessitam.
Os doadores do grupo metilo mais importantes são: metionina, o ácido fólico e a colina e têm a vantagem de ser fáceis de encontrar.
Fontes naturais para a metionina são as proteínas de origem animal, em particular carnes magras e produtos lácteos. Nos furões pode-se suplementar ao menos 2 ou 3 vezes por semana bocaditos de carne magra grelhada (de ave, vaca ou ovino) e queijo fresco baixo em gordura e sem sal, como o requeijão. Sempre começar devagarinho para ver como ele reage.
Para o ácido fólico, suplementar a diário com 3 a 5 germinados de brócolos. (eu germinava-os em casa e dava-os diariamente ao meu Opale).
E para a colina, um ovo de codorniz por semana.
Uma alimentação tipo papinhas, de fácil digestão, também contribui bastante para uma melhor qualidade de vida.
lupietrovski
Membro
Mensagens: 94
Registado: terça dez 01, 2009 11:50 pm

sábado mar 26, 2011 10:14 am

MHZ, os dois estao separados na gaiola, e quando os solto fico de olho para que não tenham as "lutinhas", pois como o frodo é bem menor que o merlin e como foi feito um procedimento agressivo, achei melhor não arriscar.
Então para que eu possa dar somente a James ao Frodo acredito que eu tenha que os deixar separado correto?
E sobre essa alimentação extra, vc acha que ja posso ir dando a ele ou melhor esperar pelos resultados e perguntar ao veterinario?
A unica coisa que quero é que ele tenha qualidade de vida e que não sofra, e para isso farei qualquer coisa....
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sábado mar 26, 2011 11:29 am

Há coisas que pode dar sem problema nenhum e até ao Merlin pois fazem parte de uma boa dieta para um carnívoro estrito como o furão é. Mas é sempre bom conversar com o seu vete.
Como os bocaditos de carne magra grelhada (de ave, vaca ou ovino) e de queijo fresco ou requeijão baixo em gordura e sem sal, como o requeijão. Sempre começar devagarinho para ver como eles reagem, em princípio não deve haver problemas pois este queijo é baixo em lactose mas pelo sim, pelo não, melhor ir com cuidado.
Suplementar a diário com 3 a 5 germinados de brócolos e pode dar também ao Merlin.
E um ovo de codorniz por semana para os dois.

E qualquer dono de furão, a pode dar aos seus furanitos.

Se vê que o Frodo deixa de comer, passe-o a papinhas, de fácil digestão, pois como já disse também contribui bastante para uma melhor qualidade de vida.
O meu Opale, tinha cardiomiopatia e 3 tipos de cancer e depois de diagnosticado, ainda viveu mais 8 meses com qualidade de vida, à base de papinhas, ómega 3, germinados de brócolos e mais alguns cuidados.

Sobre esse gás na barriguita, uma vez que le comprime os órgãos, passo-lhe umas sugestões para conversar com o Dr.:
Não recordo se a ração de James contém beterraba mas esta, chupa bastante água dos intestinos, o que atrasa a digestão provocando a fermentação do alimento, originando esse gás.

Veja se ele vê útil dar alguma coisa para os gases (como simeticona ou dimeticona) assim como a ultralevure de que já lhe falei há tempos.
Em animais silvestres bebés, li que para os gases, os imergem em água quentita e massajam suavemente a barriguita para o ás sair.

Sobre o de os separar, veja se consegue evitá-lo pois poderá ressentir-se e até deprimi-lo, o que neste momento não é aconselhável pois queremo-lo com o máximo de astral possível e sem stress para que seu organismo reaja bem.
Mas se ele se dá bem separado, então não há problema.
lupietrovski
Membro
Mensagens: 94
Registado: terça dez 01, 2009 11:50 pm

sábado mar 26, 2011 4:50 pm

Vou ver sobre o que me disse com o vet, devo conversar com ele na segunda feira...
eu os separei porque a punção foi meio agressiva, e so por uns dias ate ter certeza de que nao vai haver inchar, ao que tudo indica ele esta bem, so com manchas roxas, mas devido ao procedimento isso é normal, devo voltar a deixar os dois juntos ainda hoje....
Obrigada MHZ, não sei o que faria sem seus conselhos, me ajudam a ficar mais tranquila, na medida do possivel é claro...
lupietrovski
Membro
Mensagens: 94
Registado: terça dez 01, 2009 11:50 pm

quinta jun 16, 2011 9:18 am

Finalmente descobri o que meu Frodo tem e não fiquei tão tranquila assim.
Ele não tem linfoma (ainda bem) mas o que ele tem é um fungo (Cryptococcus) que não é nada facil de tratar, o tratamento pode variar de 6 meses a anos.
Durante a espera dos resultados do exame ele ficou muito mal, perdeu peso, teve fraqueza, quase nao saia da cama... mas agora ele ja esta melhor, bem melhor... ja come ração novamente (antes era so papinha), arrisca lutinhas com o Merlin e brinca comigo, claro que não como antigamente mas se comparar como ele estava, agora ele esta muito bem, ja recuperou quase o peso todo que havia perdido...
Esta tomando Itraconazol (sporanox via oral, que detesta todo dia é uma luta para conseguir dar o remedio a ele), ainda tem tosse (não tanto como antes) e espero que ele reaja bem ao tratamento.
Volto ao vet em 3 semanas para fazermos mais exames para ver como esta indo o tratamento e se tambem nao esta afetando o figado e coisas assim, não é comum acontecer mas pode...
Como disse esse fungo é mesmo chato de ser tratado e a relatos de que ele pode vir a ter ate intoxicação devito ao periodo longo do tratamento, mas agora é aguardar com pensamento positivo de que ele vai superar e continuar comigo por um bom tempo, claro que enquanto ele tiver saúde e estiver bem, porque a unica coisa que não vou deixar é ele sofrer demasiado.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta jun 16, 2011 11:47 am

O tratamento pode ser longo mas li de casos em furões que reagiram bem. Alguns afectou-lhes o fígado mas com tratamento, curaram. Como disse e bem, vamos pensar positivo.

Para o fígado há Sam-E e o cardo mariano (Silybum marianum) que ajudam a proteger-lo.

Vou mandar-lhe um artigo por pm, caso lhe interesse.

E as melhoras de Frodo.
lupietrovski
Membro
Mensagens: 94
Registado: terça dez 01, 2009 11:50 pm

quinta jun 30, 2011 11:45 am

Venho trazer boas noticias, meu Frodo ja esta bem melhor, esta reagindo bem ao tratamento, pelo menos ate agora, assim que fizer novos exames é que vou ter certeza.
Esta ativo novamente, dentro das condições dele é claro (lembrando que ele é cardiaco tambem e que se cansa mais facilmente que um furão saudavel), recuperou o peso por completo, apetite, fezes, tudo normal. Fico muito aliviada, pois achei que ia mesmo o perder.
Responder

Voltar para “Furão”