Ajuda com gestacao

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Rutel
Mensagens: 2
Registado: sábado mai 14, 2011 2:13 am

sábado mai 14, 2011 2:21 am

Boa noite a minha furona acasalou no dia 27 de marco, já passaram os dias de gestacao e as crias nada de nascerem ela esta activa come bem e desde o dia 7 de maio já se nota bem a barriga mais descaida mas nada de nascerem se alguém me poder dar umas dicas agradecia.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda mai 16, 2011 12:12 pm

É muito comum fazerem gravidezes psicológicas, inclusive podem deitar um fluxo castanho, tipo tampão uterino que largam quando vão parir.

É sempre melhor fazer-lhes uma ecografia para termos uma certeza se é mesmo gravidez ou psicológico e assim não andarmos sobressaltados. E também poderemos saber o nº aproximado de crias.

Se ela ainda não pariu, leve-a a um vete que perceba de furões para a examinar. Se o vete é bom, com palpação notará as crias. Ultrapassados os 45 dias, se está grávida, terá de fazer uma cesariana pois as crias continuam a crescer dentro da mãe e se ficarem demasiado grandes para poderem sair, colocam em risco a vida delas e da mãe.
Rutel
Mensagens: 2
Registado: sábado mai 14, 2011 2:13 am

terça mai 17, 2011 12:37 am

Obrigado pela dica já lhe notei uns caroços na barriga!!
Já agora recomenda algum vet na zona de Amadora/lisboa
Obrigada
Cumprimentos
Balzack
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: quarta jun 06, 2007 9:19 am
Localização: Argon, Nita, RIO

terça mai 17, 2011 3:06 pm

Olá,


Olha passamos exactamente pela mesma situação, gravidez psicologica, tinha todos os sintomas, maminhas muito grandes, esbranquiçadas, uma grande barriga, a arrastar pelo chão, até o tampão uterino saiu.
Já experimentamos dois Vet's com a nossa Nita. Fomos a Dr. Rui Patricio da VetOeiras, gostamos, e agora por causa da gravidez tivemos de ir ao Dr. Filipe Martinho, que dá consultas no Hospital Veterinário da Estefânia, adoramos, foi impecavel, explicou-nos imensa coisa, fez um RX, e uma Eco. Do RX percebeu logo que não havia bebés, um desanimo, e pela Eco percebeu, que nunca lá tinha estado nenhum, o que descartou a opção de aborto, isto porque elas podem abortar e comer os bebés sem que se apercebamos de nada. Resta a opção de reabsorção dos embriões, ou não ovulação. A opção mais "aceitada" foi de não ovulação, pois não havia mesmo sinais nenhuns de gravidez nela.
Agora, temos em mão uma situação, será que ela é apta para engravidar ou terá problemas? Uma questão que pretende-mos obter resposta só na próxima Primavera, ela está a passar um mau bocado, ora está muito amiga ora está a mandar trincas...um comportamento que ainda estou a tentar perceber.
Ah, ela esteve cerca de 5 dias sem comer nada de nada...ontem a noite lembrei me, bem não comes carne cozida, não comes ração, não queres leite, não queres ovos?! peguei num bocado de bolacha de chocolate com corbertura de chocolate branco, ora que não é que ela comeu e abriu-lhe o apetite? Hoje quando acordei, só tinha ração, na taça....engraçado.

Foi uma desilusão, depois do que passamos a aguardar pelos nossos bebés, ela prega-nos esta partida... mas no fundo ensinou-nos imenso, assim como que devemos ir ao vet confirmar a gravidez antes dos 42 dias, e segundo o Dr. Filipe devemos ir logo, se elas não parirem até aos 42 dias, pois podemos ter imensos problemas, assim como ser só um furãzinho, e este não ser capaz de produzir as hormonas que induzem ao parto e elas não "sabem" e estes podem morrer...ou até provocar-lhes a morte, ao que os vet têm a seringa preparada para lhes induzirem o parto.
Tudo o que se aprende quando as coisas não correm bem...
Agora só nos faltava mesmo experienciar o parto... fica para uma próxima.


Esperamos ter ajudado ao dar algumas ideias,

Temos tanto para aprender com os nossos meninos,

Beijinhos e Abraços
Tatiana Sousa
Miguel Fernandes
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 17, 2011 4:25 pm

Balzack, chocolate e furões não é uma boa combinação.

Ora leia aqui:
http://www.weaselwords.com/ferret-artic ... o-ferrets/

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça mai 17, 2011 5:45 pm

Como diz a Dinodane, o chocolate é tóxico para os furões e pode matá-los. E quanto mais negro, pior é.

Isso que fala sobre o comportamento dela, é tudo normal. Na cabecinha dela, pariu e agora anda a procurar os filhotes e pode adoptá-los ou aos dedos dos donos, ou adoptar algum peluche.

Quando os bebés estão prontos para nascer, liberam um produto químico que indica ao corpo da mãe que este está pronto para o parto. Mais bebés, equivale a mais química que equivale a mais rápida elaboração e um parto mais cedo. É esse o motivo que muito poucas crias (uma ou duas) muitas vezes não conseguem entrar em trabalho de parto espontâneo e há necessidade de intervenção.

E depois do parto, mesmo que a mamã deixe, evitem tocar nas crias pois pode stressar a mamã e esse stress, fazer com que coma alguma delas. Deixem-na sossegada e livre de ruídos e de olhares.

Se tiverem de tocá-las, usem antes luvas de vinil mas antes, esfreguem-nas bem na mamã para que fiquem com o cheiro dela.

Quanto ao ser um problema para ser de novo mamã, em princípio, não há problema pois é muito comum elas fazerem uma gravidez psicológica. Havia problema era se ela as tivesse comido depois de nascerem, pois algumas repetem esse gesto e há criadores que preferem não arriscar nova situação.
Balzack
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: quarta jun 06, 2007 9:19 am
Localização: Argon, Nita, RIO

terça mai 17, 2011 7:28 pm

Boa Noite,

Nunca tinha lido em parte nenhuma que não se podia dar chocolate aos furões :o , sempre parti do principio que não era um bom hábito, e apenas lhe dou migalhinhas, e muito esporadicamente... ontem há noite é que lhe dei um bocado de bolacha, talvez do tamanho da nossa unha do dedo grande da mão, eu precisava de a ver comer!! Resultou, agora está a comer normalmente outra vez, mas já percebi que não se pode. A partir de hoje terei sempre isso em conta.

Muito Obrigado.
Balzack
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: quarta jun 06, 2007 9:19 am
Localização: Argon, Nita, RIO

terça mai 17, 2011 7:39 pm

Mas já agora, ela vai entrar no cio outra vez, certo?

Mais ou menos quanto tempo até isso acontecer?

Estava a pensar colocar-lhe o implante, que dura entre 8 a 12 meses, correcto? É o mais acertado não?!
Como vem ai o calor...E li aqui no fórum que é o pior que podemos fazer as nossas meninas é engravidá-las no verão.

Entretanto, a minha cabeça não pára lol, será que é uma má ideia "arranjar" um macho bebé, criá-lo com ela, e daqui a um ano mais ou menos, quando estiverem ambos aptos e com o cio, cruzá-los e depois então esterilizar a Nita.

Digam-me realmente a vossa opinião...eu tenho imenso espaço para ter 2 furões, uma gaiola gigante... mas não sei se devo. :?:
E uma companhia ainda bebé, acho que lhe ia fazer bem. Não sei...

Opiniões são muito bem vindas :D
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

terça mai 17, 2011 7:52 pm

Balzack quanto ao implante falo-te pela minha experiência. Supostamente dura em media entre ano e meio a dois anos e paguei numa clinica na margem sul onde o dr rui patricio dá assistencia, 120€, incluindo implante e hemograma para ver até que ponto ela estava ou não anémica. Até à data (passaram-se 5 meses) não houve qualquer alteração, ela está optima, não apresentou reação negativa nenhuma e está uma louca trepadora :P :lol:
Balzack
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: quarta jun 06, 2007 9:19 am
Localização: Argon, Nita, RIO

terça mai 17, 2011 8:01 pm

Um ano e meio a dois anos??? :o Tanto tempo.......
O objectivo não é esse, mas fico satisfeita em saber que pode durar esse tempo todo! Pareceu me ter lido algures que ia até no máximo a 1 ano.
Se assim fosse, não haveria necessidade de a submeter a uma cirurgia. Fantástico.
Mas assim o que lhe posso dar, para parar o cio durante mais ou menos um ano?

Obrigado.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta mai 18, 2011 11:12 pm

A companhia de outro ou oputra, é sempre bem-vinda pois assim acompanham-se um ao outro e sentem menos a falta do dono. Penso que ao menos 2 ou 3 furões, é o ideal.
Contudo, se escolher um macho, este pode entrar no cio com 6 meses (há casos de menos...) e como com esta idade ainda é novo para procriar, térá de os ter separados durante uns meses, pois o machote está-se nas tintas para essas razões... :wink:

Sobre o implante da Virbac, tenho lido várias versões, umas dão uma duração de 8 meses a 1 ano e outras um pouco mais. Mas caso se use para tratar a hiperplasia adrenal, o melhor é considerar os 8 meses e depois colocar um novo para evitar um agravamento da enfermidade.

Nas fêmeas, se as queremos cruzar mais tarde, não deve ser usado antes do 1º cio pois pode causar esterilidade crónica.
Também nelas, aconselha-se a não o colocar no cio (só uns 15 a 30 dias depois de o parar com outro processo, como com o Acetato de Leuprolide (entre as razões podem estar casos de piometras).
Nos primeiros 10 dias, pode dar-se uma subida das hormonas e até aparecer um pequeno cio que passado esse tempo, volta ao normal.
Alguns veterinarios têm experimentado colocar só meio implante. Reduz os custos e reduz o tempo de efectividade (6 meses a 1 ano). Contudo ainda não sei se esta prática tem tido bons resultados mas a Virbac, poderá elucidar melhor.

Pode também aplicar-lhe uma injecção de Acetato de Leuprolide. Tem um tempo de duração menor (varia de furão para furão) mas pode ser repetido. E simultaneamente, respeitar-lhe o fotoperíodo (não excedendo as 8 horas de luz diárias, certificando-se que dorme em escuridão total e mantendo-a num quarto com temperaturas que não excedam os 19ºC.

Se a vai voltar a cruzar, não esqueça de dar-lhe boa alimentação e vitaminas, não esquecendo o ácido fólico. Tudo em doses controladas e orientado pelo vete, pois vitaminas a mais ou mesmo o ácido fólico em excesso, também pode provocar problemas nas crias.
Responder

Voltar para “Furão”