furao, vida diferente.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Neshuga
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 19, 2011 5:03 pm

sexta mai 20, 2011 11:34 pm

Pessoal já li quase tudo neste forum, porém gostava de saber o que acham das minhas ideias para quando receber um furao.

Até pode estarem todas erradas, mas por isso mesmo quero saber antes de ter:)

1 ideia| jaula!

É mesmo obrigatorio comprar uma?

Ou seja não posso, fazer eu uma jaulinha com algum espaço?

A principal funçao da jaula é evitar que ande á solta certo?

Pode ele dormir no mesmo quarto que eu?

Sobre a água, tem de ser tipo ratos, ou pode ser numa tigela?ele consegue beber assim?

(Depois faço mais algumas perguntas)

Ah e outra muito importante: Como cortar as unhas do bicho? Já vi no forum a tentar explicar..mas como meter o gajo quieto? e cortar com uma tesoura normal, ou uma especial?
Neshuga
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 19, 2011 5:03 pm

sábado mai 21, 2011 12:27 am

instructor
Mensagens: 7
Registado: sábado mai 21, 2011 12:04 pm

sábado mai 21, 2011 12:12 pm

acho q aquilo que queres comprar é bem mais porreiro pro animal do que uma jaula
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo mai 22, 2011 9:21 pm

Não é obrigatório comprar uma jaula. Se a casa for segura, sem buracos nem escadas, sem grande movimento de pessoas a abrir portas (principalmente a da rua) janelas, varandas, gavetas, armários e tampas das sanitas, ou as pessoas que lá vivem são bem conscientes das “particularidades” destes aventureiros fugidios e temerários, eu prefiro-os soltos, com um cantinho bem preparado para dormirem (em total escuridão pois são animais fotoperiódicos). A jaula servirá só para uma ocasião especial e neste caso, não precisa de ser muito grande.
Se tal não for possível, prefiro uma jaula grande, com vários andares, onde ele possa saltar e movimentar-se, ou então, uma rede grande, maior que a da foto e alta pois alguns são saltadores e conseguem subi-la. Essa da foto tem borracha e a maior parte deles adora roer borracha podendo ter uma obstrução parcial ou total.
E se tiver jeito, pode fazer uma jaula à medida.

Pode ele dormir no mesmo quarto que eu? Pode desde que tenha não mais de 8 horas de luz diárias (luz eléctrica incluída, tal como a da tv) e que durma com escuridão total.

Sobre a água, pode ser numa tigela ou numa fonte (adoram beber água corrente) ou de biberão. Mas alguns são bem “levadinhos” e viram tudo…tigela da água e da comida…neste caso, terá de ver qual a melhor solução.

Como cortar as unhas do bicho? Pois… com sorte, ele sai-lhe “maneirinho” e consegue cortá-las com a ajuda de Ferretvite ou de malta ou outras vitaminas como nutrical. O melhor, é a primeira vez, ser feita pelo vete, assim já terá uma ideia de como proceder.
Se tiver de o manter quieto e o ferretvite não for suficiente, pode embrulha-lo numa toalha, tipo colete de forças. A tesoura é uma especial de pontas redondas como as de bebés.

Já sabe qual a melhor ração? Leia o tópico fixo.
Sisa
Membro
Mensagens: 182
Registado: sábado jul 02, 2005 1:11 pm

segunda jun 06, 2011 4:47 pm

Para mim a melhor forma de cortar as unhas é quando ele está a dormir... normalmente não tenho problemas, não corto muito as unhas aos meus... mas normalmente é quando estão aterrados...
Sapos
Membro Veterano
Mensagens: 522
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

quarta jun 08, 2011 2:44 pm

Nem a dormir o meu pepsi deixa que lhe corte as unhas -.-
é uma guerra quando é para cortar.´
É só com o meu furão ou com os vossos também acontece se eu deixar crescer as unhas ele começa a prendelas em todo o sitio? Mantas, fios...etc?? Parece que começam a lascar as unhas=S
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quarta jun 08, 2011 3:38 pm

Exatamente sapos. Isso acontece-me com a Kizza. Ela chega mesmo a assustar-me pois fica pendurada nas caminhas e tenho medo que parta a patinha. Como é um caso sério porque ela não pára quieta, por vezes as unhas crescem de mais e ela fica presa nas mantas e assim! Fora a agitação de não querer que lhe corte as unhas e o "rosnar" dela, dá-me imensos beijinhos como que a pedir a todos os santinhos para que não lhas corte :oops: :lol: é uma mimada. Mas nunca admiti que me voltasse a dentuça fininha 8)
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta jun 08, 2011 5:01 pm

Não deixem nunca que as unhas lhes cresçam, é que a veia vai também crescendo, correndo o risco de depois as unhas ficarem demasiado grandes e agarrarem às camitas ou a outra coisa.

Sei de um caso (entre vários outros) de um que ficou pendurado pela unha, dentro da jaula e como a dona estava fora, ficou assim várias horas. Quando a dona chegou a casa, ele estava já em choque. Valeu à dona ter pedido auxílio de imediato e deu-lhe uma injecção que lhe salvou a vida. Mesmo assim, o pobre andou a ser tratado por largo tempo.
vandaisabel
Membro Júnior
Mensagens: 48
Registado: quarta mai 04, 2011 9:24 am

quinta jun 09, 2011 9:28 am

Boas,
Como os nossos mimados nunca param 1 segundo nem pus a hipótese de lhes fazer algo que pudesse magoar.
Falo por mim, o meu Ozzie só pára mesmo quando dorme, e dorme que nem uma pedra!
Nesta altura é que lhe limpo as orelhitas e trato das unhas...ele nem dá por nada!
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quinta jun 09, 2011 4:51 pm

Sorte a sua :lol: Eu caí na cantiga do "dead sleep" e aventurei-me a pegar nela mal adormeceu a primeira vez...como ela vinha arisca jurei para nunca mais 8) agora faço dela tudo o que quero haha :lol: mas essa questão do dormir não deve ser bem assim, porque esta tonta mal oiça um barulhinho minimo abre logo os olhitos e fica doida para sair da gaiola :D
Responder

Voltar para “Furão”