FURÕES JÁ LEGAIS COMO ANIMAIS DE COMPANHIA!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta mai 25, 2011 11:25 pm

Como diz o título deste tópico, depois de largos anos batalhando, finalmente temos os nossos furanitos considerados legais como animais de companhia pelos dois Ministérios, o do Ambiente e o da Agricultura!

É opinião do Ministério da Agricultura que:

- O furão É um animal de companhia desde que cumprido o Regulamento 998/2003 da Comunidade Europeia e o n.º 16 da Portaria 7/2010 que visa regular, entre outras, as espécies incluídas no âmbito de aplicação da Convenção de Berna como é o caso do furão;

e

- Não se encontre em zona de caça. Neste caso, terá de respeitar a legislação cinegética, presumindo-se então que se encontra em infracção a menos que tenha a respectiva autorização para caçar dada pela AFN (Autoridade Florestal Nacional).

Assim e para evitar problemas futuros, aconselho vivamente a que registem os vossos furões junto do ICNB, os vacinem da raiva e da esgana e não se arrisquem a andar com eles em zonas de caça ou em zonas que possam levar as autoridades a suspeitar que estão em infracção.

:D :D :D :D :D :D
rakuyo
Membro
Mensagens: 64
Registado: sábado mar 03, 2007 8:53 pm

quarta mai 25, 2011 11:36 pm

FINALMENTE!

Sei que esta comunidade consegue imaginar como me sinto...
Quem ama os seus furanitos sabe a alegria que a noticia nos traz ....

:D :D :D
'A ferret is God's way of telling you NOTHING is childproof'
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quinta mai 26, 2011 6:41 am

UAUUUUU :D finalmente :D Espero que seja tudo bem linear assim :D vou ter de tratar do registo dela. Onde me posso dirigir?
Menorca
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: sexta mar 06, 2009 1:37 pm

quinta mai 26, 2011 8:48 am

Eu tenho uma sugestão para comemorar este feito histórico...

Que tal marcar um encontro de furanitos num dos parques da cidade de Lisboa por exemplo?

Vamos mostrar ao mundo como eles são doces :D

Alinham?
Menorca
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: sexta mar 06, 2009 1:37 pm

quinta mai 26, 2011 8:59 am

Popcorn13,

O melhor é ires directamente ao ICNB que é na Rua de Stª Marta em Lisboa. Caso não consigas, envia e-mail ou telefona.
Eu tenho falado com a Engª Ana Zúquete, pelo que soube o registo são 127€ e tem uma anuidade de 51€ (que deve ser paga no mês de Fevereiro).

Espero ter ajudado :)
Popcorn13 Escreveu:UAUUUUU :D finalmente :D Espero que seja tudo bem linear assim :D vou ter de tratar do registo dela. Onde me posso dirigir?
Menorca
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: sexta mar 06, 2009 1:37 pm

quinta mai 26, 2011 9:10 am

MHZ,

Existem algumas dúvidas que para mim ainda ficam no ar...
O M. Agrigultura actualizou algum decreto lei?
Como nos podemos salvaguardar no caso de um polícia ainda não ter conhecimento da legalização do furão?
Vai existir algum comunicado do M. Agricultura a esclarecer essa situação?

Relativamente ao ICNB, foi-me dito que os 127€ eram pagos por o furão pertence à fauna portuguesa e eu indiquei que no meu caso isso não é de todo verdade!
O Meu furão já nasceu em cativeiro (Cunipic) e eu já paguei o seu registo em Espanha e que no caso a justificação não se adequa a mim.

Obviamente que não existem respostas para isto e é me dito que é assim pq é assim e já está.
No caso eu pago mesmo, só para não ter problemas com ele eu pago, mas era interessante saber para onde vai esse dinheiro e para que serve.
Não é um valor qualquer e na situação actual do pais, não nos podemos dar a luxos de "pagar e não bufar"!!!!
É só a minha opinião.

Na eventualidade de ter alguma opinião, por favor... (sou toda ouvidos) :D

Obrigada
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta mai 26, 2011 9:54 am

Existem algumas dúvidas que para mim ainda ficam no ar...
O M. Agrigultura actualizou algum decreto lei?
Não. O clube, enviou-lhes uma carta na qual mencionava as leis e os Regulamentos europeus e os diversos factos pelos quais considerávamos que eram situações diferentes, a do furão animal de companhia e a do furão utilizado em actividades cinegéticas e pedíamos uma clarificação e qual a sua posição em relação ao furão animal de companhia. Esta autorização foi uma interpretação jurídica das leis, dada em resposta a essa carta.
Não sei se quando reverem a Lei da Caça, irão introduzir alguma cláusula ou se entretanto haverá necessidade de fazer alguma portaria. O tempo o dirá.


Como nos podemos salvaguardar no caso de um polícia ainda não ter conhecimento da legalização do furão?
O Sepna, irá ser informado desta situação para se evitarem situações dessas mas é conveniente andarem com os documentos deles para provarem que estão conforme a lei.

Vai existir algum comunicado do M. Agricultura a esclarecer essa situação? Para já, desconheço mas a polícia que autua caso ele esteja em actividades cinegéticas, penso que é só a Autoridade Florestal e também penso que só actua em zonas cinegéticas, assim que se os não levarem para essas zonas, não haverá problema.

Mas se tiverem algum problema de apreensão deles, os sócios do clube, podem contactar connosco para os ajudarmos.
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

quinta mai 26, 2011 12:14 pm

Ao fim de tanto tempo, surge uma Magnifica noticia.

Portanto para fazer o registo têm de estar com chip, e dirigirem-se ao ICNB
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Miclas
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta mai 28, 2009 8:42 am

sexta mai 27, 2011 6:56 pm

Excelente. É uma óptima noticia. Felicidades aos donos de furões em Portugal.
Cumps
Atervanda
Membro
Mensagens: 64
Registado: segunda mai 23, 2011 9:53 pm

sexta mai 27, 2011 10:35 pm

Seria interessante o dito parecer ser tornado público por quem o emitiu..de outra forma é complicado.
Miclas
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta mai 28, 2009 8:42 am

sábado mai 28, 2011 5:33 pm

Ainda não vi informação nenhuma. Nem em jornais, nem na internet (só aqui) e nem no telejornal.
Cumps
lupietrovski
Membro
Mensagens: 94
Registado: terça dez 01, 2009 11:50 pm

quarta jun 01, 2011 12:14 am

Otima noticia... FINALMENTE!!!!! acho que é o que todos pensam assim que leem a noticia... :)
Bom demais saber que agora nossos peludinhos são livres... agora vamos ao registro, espero que com a legalização pelos dois ministerios facilite o registro pelo ICNB, que pelo o que tenho acompanhado não é nada facil de realizar o mesmo...
:D 8) :lol:
Sisa
Membro
Mensagens: 182
Registado: sábado jul 02, 2005 1:11 pm

domingo jun 05, 2011 3:14 am

Espetacular.... tenho de tratar de legalizar, são 127 euros por cada furão? A vacina da esgana os meus já tem, da raiva como não eram legais não levavam. bora lá legalizar os putos.

Tenho de ligar para o ICNB.

Obrigada por partilharem tão boa nova.

Menorca concordo contigo mas vai ser altamente puder legalizar os putos..
MrMerlin
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: terça set 18, 2007 10:41 am

sexta jun 17, 2011 10:18 am

Olá, porreiro que já se possa legalizar os bichos, evita pelo menos que sejam apreendidos, mas não vos parece que o valor a ser pago é completamente absurbo, 120 euros + 50 de anuidade com chip e vacinas obrigatorias, quem adquirir agora um furão, sem contar com o que paga por ele, irá gastar no minimo 250 euros.
Como alguns sabem eu tenho alguns, e vendo alguns todos os anos, o valor anda por volta dos 50/60 euros(sables e brancos), e na grande parte das vezes acham caro e ainda discutem o preço, não acredito sinceramente que haverá muita gente a legaliza-los, e para quem tem 5/6/7 e mais, o valor é proibitivo, mas talvez a intenção seja mesmo essa.
Cumprimentos a todos, principalmente a aqueles que ajudaram e lutaram para que isto fosse possivel.
Palhoca
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 17, 2007 3:19 pm

quinta jul 14, 2011 2:41 pm

Eu tenho os meus legais, faz já cerca de 4 anos. E não pago nada. Simplesmente acordei com o clube de caça local para que usasse o nome desse clube para os legalizar junto da AFN. Quem tem furões em zonas cinegéticas (de caça) pode tentar o mesmo, e essa autorização é gratuita.
Responder

Voltar para “Furão”