Visão, Toirão, Furão e alguma confusão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
gyrfalcon
Mensagens: 8
Registado: sábado nov 08, 2003 1:01 am

sexta nov 14, 2003 1:04 am

O furão (mustela putorius furo), nada tem a ver com o visão (mustela vison), espécie introduzida na europa nos anos 50, através de fugas de "quintas" produtoras de peles. O toirão (mustela putorius) é uma espécie selvagem que existe no nosso território, mas que não corresponde ao Furão, espécie domesticada á cerca de 3000 anos antes de Cristo pelos Egípcios, que se acredita ter nascido do cruzamento de um outro mustelideo das estepes russas (mustela evermanni), com a doninha europeia.
Corrijam-me se estiver errado.
Os Furões que existem nos Açores, penso que nem em todas as ilhas, mas pelo menos nesta onde habito, foram também eles introduzidos pelo Homem, não constituindo uma espécie selvagem autóctone, mas sim uma espécie doméstica introduzida e asilvestrada. :lol:
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

sexta nov 14, 2003 1:51 am

Olá :)
Exactamente... Os furões que foram introduzidos nos Açores foram levados daqui uma vez que já no tempo dos romanos eram usados como animais de estimação... Era uma forma de controlar os ratos nas casas... Mais pequenos que os gatos, conseguiam enfiar-se em todo o lado e eram mais eficazes ;)
Na Madeira também existem alguns furões em estado selvagem... Mas em muito menor número.... E existe pelo menos uma bem domesticada que eu encarreguei-me pessoalmente de a fazer chegar lá ;)
Um abraço,
Moya
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta nov 14, 2003 2:20 am

Aproveitando a sua deixa gostaria de alertar toda a comunidade furónica para a possibilidade de tentarmos legalizar os nossos animais. Apesar do que aqui foi dito que era legal tê-los como animais domésticos isso não corresponde à verdade. Tenho estado em contacto com um responsável do ICN que me afirmou que realmente o furão não é legal porque a lei vigente não faz distinção entre furões selvagens e domésticos. Mas como se tem gerado uma certa polémica à volta deles e estando ele consciente que os nossos furões não teriam melhor qualidade de vida se tirados aos seus donos e colocados num zoológico, pediu ao gabinete jurídico do ICN para se pronunciar sobre este assunto e está à espera de uma resposta. Perguntei-lhe se haveria alguma forma de nós, donos de furões, podermos ajudar nesse parecer, ao que respondeu que quanto maior fosse o número de pessoas a pedir esclarecimentos e pedindo a sua legalização, sempre seria uma maneira de os pressionarmos. E quantos mais de nós o fizermos, melhor. Entretanto aconselhou-me a não sair com o meu furão na rua pois poderia ser aprendido.
A união faz a força. Vamos todos, donos e não só, (amigos dos animais também podem ajudar), contribuir para conseguirmos essa legalização quer enviando emails, fax ou cartas?
Convém que o façamos antes que o gabinete jurídico se pronuncie.
Eu tenho conseguido que amigos meus conhecedores do que é um furão doméstico mandassem abaixo-assinados para o ICN para as seguintes direcções:

ICN- Divisão de aplicação de convenções
ao cuidado do Sr. Dr. João Loureiro
Rua Ferreira Lapa 38 – 6º
1150 Lisboa

Ou por fax: 213522803

Ou para o email: [email protected]

Penso que esta é uma boa altura para conseguirmos que os nossos animais tenham melhores condições de vida e de saúde e se perdermos esta oportunidade talvez não tenhamos outra tão cedo. Vamos então “inundar” o ICN de pedidos?
Cumprimentos
MHZ
Odemirense
Membro Veterano
Mensagens: 428
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta nov 14, 2003 7:40 am

[quote=gyrfalcon]
O furão (mustela putorius furo), nada tem a ver com o visão (mustela vison), espécie introduzida na europa nos anos 50, através de fugas de "quintas" produtoras de peles. O toirão (mustela putorius) é uma espécie selvagem que existe no nosso território, mas que não corresponde ao Furão, espécie domesticada á cerca de 3000 anos antes de Cristo pelos Egípcios, que se acredita ter nascido do cruzamento de um outro mustelideo das estepes russas (mustela evermanni), com a doninha europeia.
Corrijam-me se estiver errado.
Os Furões que existem nos Açores, penso que nem em todas as ilhas, mas pelo menos nesta onde habito, foram também eles introduzidos pelo Homem, não constituindo uma espécie selvagem autóctone, mas sim uma espécie doméstica introduzida e asilvestrada. lol
[/quote]

Olá!
Tens toda a razão que grande confusão que vai na minha cabecinha... :p :?
Mas o Toirão é o mesmo, que o furão?
É que vi imagens de um livro que mostrava um toirão, que era igualizinho aos vcs bichinhos.
Dando resposta ao outro forista, que não me recordo do nome :oops: :oops: :oops: ; pq ñ fazem exposisões e encontros de furões? olha que eu não tenho nenhum e fiquei encantado com eles... ;) :)
gyrfalcon
Mensagens: 8
Registado: sábado nov 08, 2003 1:01 am

sexta nov 14, 2003 2:50 pm

Odemirense, realmente tens razão, fisícamente o furão é difícil de diferenciar do toirão, que apenas conheço por fotografia, vou tentar informar-me melhor sobre o assunto, ou pode ser que entretanto alguém mais esclarecido acrescente alguma coisa.
Quanto á questão da legalidade da posse de furões, embora eu tenha dois, concordo com o MHZ - Não é legal a posse de furões, excepto em situações especiais por parte dos serviços florestais para control da população de coelhos, repovoamentos, vacinação etc. Na legislação da caça, existe uma proibição de guarida, detenção ou transporte de furões e ao termos furões surge a dúvida do objectivo para o qual os temos, porque caçar, pode-se fazê - lo (legal ou ilegalmente), com carta de caçador, sem carta de caçador, com licença ou sem liceça... O problema surge porque na lei não existe diferenciação entre furões (pets) e furões de caça. No entanto na minha opinião este problema não existe é simplesmente criado por legislação desactualizada, não tem que haver qualquer diferenciação, porque quem for apanhado a caçar com furões ilegalmente é punido e cada um responde pelos seus actos. A posse de armas de caça está legalmente prevista e no entanto eu posso pegar numa arma e matar uma espécie proibida ou assaltar um banco, percebem onde quero chegar?
A LEGISLAÇÃO SIMPLESMENTE NÃO ACOMPANHA A EVOLUÇÃO CULTURAL!
Odemirense
Membro Veterano
Mensagens: 428
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta nov 14, 2003 2:55 pm

[quote=gyrfalcon]
A LEGISLAÇÃO SIMPLESMENTE NÃO ACOMPANHA A EVOLUÇÃO CULTURAL!
[/quote]

E não só gyrfalcon... :roll:
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

sexta nov 14, 2003 4:21 pm

Olá ;)
Segundo o que apurei até ao momento, Toirão ou Furão é o mesmo... Penso que pelas crenças populares e os dialectos regionais do nosso país o nome terá divagado... No entanto, o nome em latim é o mesmo para os 2.
Um abraço,
Moya
Rita_kikas
Membro Veterano
Mensagens: 240
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

sexta nov 14, 2003 7:26 pm

"Família dos mustelídeos

Doninhas, visons, martas, arminhos, fuinhas, mofetas, lontras, toirões, texugus e o ratel, todos fazem parte desta numerosa família que compreende mais de 75 espécies. São carnívoros (...). A doninha (mustela nivalis) é a espécie mais representativa (...). O arminho (Mustele erminea) é muito semelhante (...).
O toirão europeu ou toirão-fétido (Mustela putorius), cujono latino significa «malcheiroso» (...).
Outros mustelídeos directamente aparentados com os anteriores doninha-menor (Mustela nivalis rixosa), (...); furão (Mustela putorius furo), que é a forma domesticada do toirão europeu; (...)"


Esta informação foi tirada de um livro Segredos da natureza, de Alfredo Merino, edição de EDICLUBE.

As páginas têm fotografias de quase todos os animais aqui referidos, e são realmente diferentes embora que ligeiramente (o toirão e o furão). Tem também uma foto de uma marta-zibelina, é um animal lindo e extremamente fofo, que está à beira de extinção pela procura da pele, acham isto possível???
Última edição por Rita_kikas em segunda nov 17, 2003 3:46 pm, editado 1 vez no total.
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

sexta nov 14, 2003 7:44 pm

Olá Rita_Kikas,
Infelizmente é muito triste o que se faz com as peles dos animais para beneficio da vaidade humana... É uma realidade muito triste com a qual sempre estive em contacto por causa dos chinchillas...
Um abraço,
Moya
Odemirense
Membro Veterano
Mensagens: 428
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta nov 14, 2003 8:12 pm

Isso sim é que devis ser proibido e punido por lei! :(
E não proibir ter um furão (estou só a falar só desta espécie) como animal de estimação!
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo nov 30, 2003 12:32 pm

Moya Escreveu: Olá ;)
Segundo o que apurei até ao momento, Toirão ou Furão é o mesmo... Penso que pelas crenças populares e os dialectos regionais do nosso país o nome terá divagado... No entanto, o nome em latim é o mesmo para os 2.
Um abraço,
Moya
Boas,
De facto o Toirão e o Furão são a mesma espécie, actualmente assim é considerado.
No entanto o furão é a versão doméstica do toirão, como por exemplo o porco é do javali, daí que se utilize na classificação o nome sub-específico "furo". Ou seja, o nome científico passa de Mustela putorius (variedade selvagem) para Mustela putorius furo (variedade doméstica).
Embora o Toirão possa igualmente ser domesticado, há que ter em atenção que se trata de uma espécie protegida pela convenção de berna e cuja detenção é ilegal.
Os parentes mais próximos na Europa são a Doninha (Mustela nivalis), o Arminho (Mustela erminea) e o Toirão das estepes (Mustela evermanni).
Todas estas espécies se incluem na familia dos Mustelideos onde se incluem tambem os Visons, os Texugos, as Martas, os Fuinhas e o Glutão.

Espero ter ajudado a desfazer a confusão
;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Furão”