Criaçao de Guppys

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Guppy! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Anderi
Membro
Mensagens: 153
Registado: quarta jan 14, 2004 1:22 pm
Localização: 1 cadelinha da raça Pinscher,1 Papagaio,20 pássaros,1 rã albina e tres aquarios de criaçao de guppy
Contacto:

quarta fev 25, 2004 12:52 pm

Meu nome é Júlia ,tenho 10 anos e crio Guppys!!No momento tenho 8 :

-5 femeas
-3 machos(um jovem ainda!Pois ele nao tem ainda formato do macho e sim da femea!)

Queria dicas sobre:

-Quanto tempo a Guppy femea aceita o macho?Ela tem preferencia??
-Como saber que a femea e o macho sao bonitos o bastante??
-É verdade que um macho com cauda faltando pedaço nao atrai a femea??

Por favor respondam!!

Júlia
hac
Membro
Mensagens: 72
Registado: terça fev 03, 2004 10:45 pm
Localização: 4 Guppys, 4 Rásboras, 6 Néons, um casal de Bettas, um casal de colisas, 2 corys, 3 Plecos e 3 escala

quarta fev 25, 2004 2:20 pm

Olá júlia, o que leva o Guppy a não reproduzir-se é o tamnho da cauda, foram feitos estudos que se os Guppys machos tiverem a cauda muito grande ficam estéreis. Se são bonitos ou não, não tenho informações sobre isso. Tens que ter atenção aos parâmetros da água, eles gostam de água levemente alcalina 7.2 e ter muitas plantas para eles se reproduzirem! Espero ter ajudado!
Ricardo-Brasil
Membro
Mensagens: 81
Registado: terça fev 03, 2004 2:51 am
Localização: GUPPY (King Cobra Amarelo)

quinta fev 26, 2004 3:30 am

Meu nome é Júlia ,tenho 10 anos e crio Guppys!!No momento tenho 8 :

-5 femeas
-3 machos(um jovem ainda!Pois ele nao tem ainda formato do macho e sim da femea!)

Queria dicas sobre:

-Quanto tempo a Guppy femea aceita o macho?Ela tem preferencia??
-Como saber que a femea e o macho sao bonitos o bastante??
-É verdade que um macho com cauda faltando pedaço nao atrai a femea??

Por favor respondam!!

Júlia

A partir de 1 mês de idade a fêmea já se torna fértil e pode ser fecundada. A fêmea não tem preferencia, na verdade a fêmea sempre tentará fugir do macho e o macho sempre tentará fecundar qualquer fêmea que esteja no aquário.

Quanto a beleza, isso vai depender de você, se você acha que o guppy que você comprou é lindo, ele será lindo para você. Isso é uma questão de gosto, ou seja, eu posso ter um guppy lindo que pode até ganhar um concurso, mas uma pessoa pode não gostar da cor dele e eachar feio.

Quanto a cauda não é verdade que se faltar um pedaço não atraia a fêmea.

Como hac falou: cuide do ph entre 7,2 e 7,4.

Caro hac
discordo de você quanto a fertilidade estar relacionada com a cauda. O guppy com cauda grande é fertil, só que como ele nada muito devagar, por causa da cauda grande, ele não consegue acompanhar a fêmea para fecunda-la. A fêmea consegue fugir do macho.
hac
Membro
Mensagens: 72
Registado: terça fev 03, 2004 10:45 pm
Localização: 4 Guppys, 4 Rásboras, 6 Néons, um casal de Bettas, um casal de colisas, 2 corys, 3 Plecos e 3 escala

quinta fev 26, 2004 9:19 am

Caro Ricardo, pode ser essa a razão, mas eu li isso num livro sobre Guppys em que vários produtores se reuniram e tiraram essa conclusão, pois queriam que as fêmeas fossem fecundadas por machos que tinham ganho concursos, ou seja, terem uma boa matriz, mas por terem uma cauda grande, não conseguiam fertilizar a fêmea.

O facto de contra por uma ideia sua,não leve a mal, estou aqui para aprender, é que tenho visto cada comentário por aí...

Não concordo que a fêmea esteja sempre a fugir, pois o acto de reprodução acontece quando a fêmea se põe na posção oblíqua. Pode ser que por os macho terem a cauda grande não consigo acompanhar esta posição e fecundar a fêmea com o genopodio.

Ricardo, gostaria de continuar esta conversa, para aprender um pouco.

Fique bem!
Ricardo-Brasil
Membro
Mensagens: 81
Registado: terça fev 03, 2004 2:51 am
Localização: GUPPY (King Cobra Amarelo)

sexta fev 27, 2004 3:32 am

Olá Hac, não se preocupe estamos todos aqui para aprender.

Mas, continuo a acreditar que a caudal grande não causa esterilidade. O guppy continua fértil, mas sem conseguir agilidade suficiente para fecundar a fêmea.

É o mesmo caso dos guppies longfins. Eles apresentam as nadadeiras e o gonopódio mais compridos que o guppy normal. Ou seja o macho continua fértil, mas como seu gonopódio é muito longo ele não consegue fecundar a fêmea.
hac
Membro
Mensagens: 72
Registado: terça fev 03, 2004 10:45 pm
Localização: 4 Guppys, 4 Rásboras, 6 Néons, um casal de Bettas, um casal de colisas, 2 corys, 3 Plecos e 3 escala

sexta fev 27, 2004 8:37 am

Ricardo, não percebi porquê se o gonopódio ser maior não conseguir fecundar a fêmea, é por não consegue movimenta-lo? É que segundo li, o genopódio é como se fosse um tubinho para enviar o esperma a uma distância razoável da fêmea.

Saudações
Ricardo-Brasil
Membro
Mensagens: 81
Registado: terça fev 03, 2004 2:51 am
Localização: GUPPY (King Cobra Amarelo)

sexta fev 27, 2004 8:17 pm

O que acontece no caso dos longfins é que seu gonopódio é muito longo e quando ele se aproxima da fêmea para fecundar o seu gonopódio não atinge o ponto certo para a fecundação, ele até movimenta, mas ultrapassa o ponto para a fecundação.
ruinestoky
Membro
Mensagens: 107
Registado: quarta jul 03, 2002 3:24 pm
Localização: Pit Bull, Doberman
Contacto:

quinta abr 01, 2004 5:39 pm

iSSO NºAO SERA FALTA DE OCULOS, E AFINAL NÃO TER NADA A VER NEM COM GONOPODIO NEM NADADEIRAS DESENVOLVIDAS

NUNO SILVA

(PIADA SORRY) :oops:
Ricardo-Brasil
Membro
Mensagens: 81
Registado: terça fev 03, 2004 2:51 am
Localização: GUPPY (King Cobra Amarelo)

segunda abr 12, 2004 1:17 pm

[quote=ruinestoky]
iSSO NºAO SERA FALTA DE OCULOS, E AFINAL NÃO TER NADA A VER NEM COM GONOPODIO NEM NADADEIRAS DESENVOLVIDAS
[/quote]

Não entendi, qual sua idéia???
Inezita
Membro
Mensagens: 133
Registado: sábado fev 14, 2004 1:00 pm

segunda abr 12, 2004 9:08 pm

Eu também crio guppies e tenho 11... :lol:
Neste momento tenho 6, pois morreu-me 1....
Sabem eu espero que tenhas + criação, Adreri...


Adeus, e boa
sorte!!:)



Não percas a cabeça, desnecessáriamente.... :)
Ricardo-Brasil
Membro
Mensagens: 81
Registado: terça fev 03, 2004 2:51 am
Localização: GUPPY (King Cobra Amarelo)

segunda abr 12, 2004 9:47 pm

Eu também crio guppys!
Tenho uns 750 guppys no momento, quer dizer, no momento que estou falando pode estar nascendo mais!
Minhas matrizes normalmente dão 60 filhotes por ninhada.
Miron-Brasil
Mensagens: 3
Registado: quarta jul 06, 2005 9:13 pm

quarta jul 06, 2005 10:03 pm

Guppys com cauda grande não são estereis , se vc quizer que eles votem a conseguir fecunda a femea pegue uma gilete esterilizada e corte um pedaço de cauda e log em seguida coloque um pouco de iodo emcima para cicatrizar. Depois de alguns dias de recuperação ele estará pronto para fecundar as femeas.
Italo14
Mensagens: 1
Registado: terça jun 05, 2012 5:49 pm

sexta jun 08, 2012 5:42 pm

Preciso de ajuda sera ki alquem poderia ajudar?
Crio alguns guppys + ganhei uma guppy femea e ñ sei qual é o seu tipo:
Ela é cinsa e sua calda é rocha com laranja e com bolinhas pretas...
Deis de já obrigado... :!:
Responder

Voltar para “Guppy”