raças de guppy

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Guppy! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta out 04, 2007 4:15 pm

Mercedes01 Escreveu:A Rita tem 5 se não me engano e quando fui a casa dela adorei ve-las.

Sempre a brincar :!:
Pois quando cá vieste eram 5 mas já apareceu mais um emplastro :lol:

Eu adoro corys panda sao muito giras, mas eu e as minhas albinas estas sim sao a minha perdiçao..

E é divertimento certo no aquario :lol:

Entao quando vao contra os guppys e o resto da malta ui, o espada macho é que nao gosta muito delas :lol:
RamsesII
Membro
Mensagens: 195
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm
Localização: cães, gatos e peixes

sexta out 26, 2007 2:52 pm

bem, fiquei muito tempo sem vir ao fórum e o tema entretanto mudou, mas interessou-me a parte da consanguinidade...

já me está a nascer a terceira geração de guppies (bisnetos dos primeiros que comprei) e sempre em consanguinidade irmão-irmã e meios irmãos! estou a estudar genética, sei bem os perigos da consanguinidade, mas também sei que não se pode fazer uma raça pura sem recorrer a cruzamentos irmão-irmão e pais-irmãos! faz-se com cães, ratinhos brancos e até com cavalos (os árabes foram obtidos por estreita consanguinidade, que não era usada no ocidente mas muito vulgar no oriente).
até agora não tenho tido problemas, nasce o número normal de peixes, crescem normalmente, e o número de mortos (ou abatidos) no primeiro mês de vida tem mesmo diminuído! o único senão é que há uma enorme desproporção entre machos e fêmeas, a favor da fêmeas (tipo, 40 femeas, 20 machos, filhos da mesma mãe, da mesma barriga) mas isso é "defeito de família", tem sido assim desde a primeira ninhada dos primeiros progenitores.
de agora em diante, como obtive um peixe extremamente bonito de segunda geração, irei acasalar esse com as suas irmãs, depois com as filhas, netas, bisnetas, etc, enquanto for vivo (método conhecido por back crossing, permite obter peixes progressivamente mais semelhantes àquele tal bonitão, até serem quase clones).
agora, critiquem-me! :D quero saber se alguém teve experiências mal sucedidas devido á consanguinidade (admitindo que os progenitores originais eram perfeitamente saudáveis e sem relação de parentesco - o que nem sempre se verifica se vieram da mesma loja)...
Responder

Voltar para “Guppy”