Só fotos de guppys...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Guppy! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
mdiva
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: sábado out 27, 2007 1:11 pm

terça nov 27, 2007 8:41 pm

Sim,vou tentar,mas só depois de tirar uma foto perfeitinha aos meus guppies!




(o k vai ser mesmo muito dificil :!:...)
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta nov 29, 2007 4:25 pm

Pois calculo que sim ...

São peixinhos a pilhas , e dura e dura e dura..

Mas ai vai mais um troque, deixa a luz apagada durante um tempo a noite e depois acente já com a maquina preparada e ai eles estão bem mais calminhos e menos electricos, claro isto já com a barriguinha cheia. :wink:
RamsesII
Membro
Mensagens: 195
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm
Localização: cães, gatos e peixes

sexta nov 30, 2007 12:44 pm

ah, boa ideia essa de lhes apagar a luz! pena é que stressam um bocado, mas também é só de vez em quando. às vezes quando trago peixes novos e eles já tão a dormir há algumas horas, acendo a luz e estão todos ou junto ao fundo ou debaixo das folhas de anubias, ou em cima do filtro... muito giros!

descobri que uma boa altura para tirar fotos é depois de uma mudança de água. faz-se a mudança de água de manhã, aproveita-se para limpar muito bem as paredes por dentro e por fora, para arranjar as plantas que estiverem tortas ou a flutuar, depois alimentá-los bem (para não andarem a pedinchar nem a fazer cocó em frente á câmara), deixar tudo 5 estrelas. depois à tarde, quando a "poeira" estiver assente e a água cristalina, tirar as fotos (seguindo os conselhos que aqui foram expostos) - e tirar muitas, porque a maioria não se aproveita...

agora queremos fotos, JÁ!!! : :lol:
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

sexta nov 30, 2007 7:34 pm

Exactamente tirar sempre muitas fotos porque a maior parte delas ficam desfocadas ou não apanham o peixito num angulo bonito.. Enfim nada como as belas digitais que depois é só selecionar as que mais gostamos.

Eu tiro sempre à noite mas também porque eles só assim é que param porque eu tenho aqui o aquario num movel ao meu lado esquerdo e como me veem nunca param um segundo quietos :lol:
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

sexta dez 14, 2007 12:53 pm

Entao e mais fotos ninguem tem??

Eu por agoro ainda não tirei a uma ninhada maravilhosa que tive de half Blacks AOC mas mal que conseguir post fotos destes meninos e meninas lindissimos.
mfilipa
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta dez 21, 2007 4:14 pm

sábado mar 01, 2008 10:14 am

Olá,eu tenho duas femeas e dois machos,e nasceram-me um monte de bebés,eles andão á solta pelo aquário porque tenho muitas plantas e tanbem umas plantinhas rasteiras que comprei proprias para os bebés...

ALGUÉM QUE GUPPIES BEBÉS?É QUE DAQUI A POUCO O MEU AQUÁRIO FICA ENTUPIDO DE TANTO BEBÉ!E por favor dêm-me um site com as raças dos guppies!
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

segunda mar 03, 2008 8:14 am

A lista dos guppies que espero tirar umas fotos ao longo do tempo e ir colocando aqui.

Guppy "fantail" amarelo, macho.
Guppy "fantail" azul, macho.
Guppy "fantail" azul diamante, macho.
Guppy "fantail" azul.
Guppy "fantail" bicolor preto e vermelho, macho.
Guppy "fantail" bicolor vermelho e verde, macho.
Guppy "fantail" diamante verde, macho.
Guppy "fantail" leopardo amarelo, macho.
Guppy "fantail" leopardo vermelho, macho.
Guppy "fantail" louro, macho.
Guppy "fantail" malva, macho.
Guppy "fantail" multicolor, macho.
Guppy "fantail" néon amarelo, macho.
Guppy "fantail" néon azul, macho.
Guppy "fantail" néon cobra, macho.
Guppy "fantail" néon multicolor, macho.
Guppy "fantail" néon vermelho, macho.
Guppy "fantail" pele de serpente azul, macho.
Guppy "fantail" pele de serpente dourado, macho.
Guppy "fantail" pele de serpente verde, macho.
Guppy "fantail" pele de serpente vermelho, macho.
Guppy "fantail" preto, macho.
Guppy "fantail" vermelho, macho.
Guppy "fantail" véu louro preto, macho.
Guppy amarela, fêmea.
Guppy barbatana caudal azul, fêmea.
Guppy barbatana caudal leopardo, fêmea.
Guppy barbatana caudal multicolor, fêmea.
Guppy barbatana caudal preta, fêmea.
Guppy barbatana caudal verde, fêmea.
Guppy barbatana caudal vermelha, fêmea.
Guppy espada dupla néon verde, macho.
Guppy espada dupla néon vermelho, macho.
Guppy louro barbatana caudal preta, fêmea.
Guppy louro barbatana caudal vermelha, fêmea.
Guppy mosqueado vermelho, macho.
Guppy preto barbatana caudal vermelha, fêmea.

Infelizmente não tevem ser muitos mais que estes.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

terça mar 04, 2008 7:09 pm

Então Aquapet para quando nos poderemos deliciar com fotos destes meninos todos?

:D :D
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

terça mar 04, 2008 11:43 pm

A partir de segunda-feira vou começar a fotografar.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta mar 05, 2008 7:11 pm

Aquapet Escreveu:A partir de segunda-feira vou começar a fotografar.
Ainda bem fico à espera dessas belezas :lol:

E para quando firam os full red, e os HB Pastel??
RamsesII
Membro
Mensagens: 195
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm
Localização: cães, gatos e peixes

sexta mar 07, 2008 8:37 am

eu em breve (dentro de um mês, espero) vou começar a tirar fotos aos FILHOS dos que postei anteriormente! são poucos, só 10 machos e 10 fêmeas. as fêmeas são muito sem graça, de barbatanas transparentes e cores fracas. mas os machos são lindos! ainda não desenvolveram as caudas em tamanho, mas já têm cores. alguns são vermelhos, tipo os meus velhos "fogos" e outros são pretos (HB, ou coisa parecida, não são de raça). e há um, muito especial, de corpo meio preto, mas as barbatanas têm branco, amarelo e laranja, dá um efeito brutal! estão agora com 4 meses.

já que se falou de raças... estou a fazer criação há 3 gerações (os bisavós dos que tenho hoje de 4 meses foram comprados, desde então não entrou mais "sangue" novo), sempre em consanguinidade de irmãos ou de meios-irmãos. é óbvio que os efeitos indesejáveis desta prática já foram eliminados, e que os peixes que tenho agora são perfeitamente saudáveis e de constituição homogénea (acreditem, eu estou a estudar genética e fiz os cálculos, têm uma consanguinidade à volta de 30%). mas que faço agora para criar uma raça? continuo a apurar até serem todos "clones"? e será que isso me garante que, cruzados com outra raça, transmitirão as suas características (tal como um cavalo cruzado de árabe tem sempre algumas características de árabe )?

obrigado.
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

domingo mar 16, 2008 4:23 pm

RamsesII,

A consanguinidade é das piores coisas, mas também se ainda estas apenas em três gerações ainda não faz muito mal, eu faço criação selectiva escolho os machos que acasalam com as fêmeas e sei cada um de quem são filhos e filhas, neste momento aguardo uma ninhada de alevins filhos do uma HB AOC com o pai da mesma, para apurar a cor dos alevins e ver se aumentam a cauda, mas é a primeira vez que faço isto, de resto os que cruzo tem sangues diferentes mas ambos são da mesma estirpe.

Mas mesmo assim volta e meia arranjo uma fêmea ou um macho para refrescar o sangue, tal como faço nos espadas com cauda de lira e mollies balão cauda de lira.
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

domingo mar 16, 2008 4:27 pm

Aproveito para deixar aqui uma foto de um filho do meu macho "garanhão" que é a fotocópia dele, só tem é a cauda um pouco menos cumprida, mas é maravilhoso na mesma, e que venham muitos mais assim. :wink:


Imagem
Peço desculpa pela qualidade da foto, mal que tiver alguma melhor coloco.
RamsesII
Membro
Mensagens: 195
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm
Localização: cães, gatos e peixes

domingo mar 16, 2008 5:43 pm

não me tomem por presunçosa, não pretendo ofender ninguém exibindo os meus conhecimentos, gostava apenas de mostrar que estou informada sobre o assunto e que muita gente possui ideias erradas. :!:

o caso é, neste tema da consanguinidade não posso concordar. estou a estudar genética e desde o meu segundo ano que tenho conhecimento deste facto: apenas a PRIMEIRA geração de consanguinidade cria realmente problemas. os descendentes defeituosos ou não chegam a nascer, ou morrem cedo, ou possuem características que os impedem de ser escolhidos para futuros reprodutores (pequeno tamanho, defeitos físicos e/ou psicológicos, crescimento lento, etc). significa isso que as más combinações genéticas que receberam irão com eles para a cova, e que só os que herdaram boas combinações terão descendência. isso leva a que, a cada geração de consanguinidade, mais e mais genes "maus" serão eliminados, e mais "bons" se encontrarão nos descendentes.
é um facto comprovado, a consanguinidade terá tanto piores consequências quanto mais tempo tiver passado desde a última vez que a população a praticou.

ou seja, de todos os cruzamentos consanguíneos que tenho realizado com os meus peixes, resultou uma população (com uns 5 meses, hoje) de guppies de tamanho, padrão de crescimento, cores e formas bastante uniformes (e já agora, com uma proporção machos/fêmeas perfeita), que eu tenho a CERTEZA de terem uma constituição genética extremamente homozigótica. é verdade, são pequenos relativamente aos "híbridos" que se vendem nas lojas, mas em compensação, permitem-me garantir a quem os comprar que NÃO possuem quaisquer defeitos hereditários e que poderão transmitir muitas das suas boas características na maioria dos cruzamentos que com eles se efectuem.

a tal "crise" da primeira geração ocorreu, de facto, mas numa escala reduzida dado o enorme número de peixes que obtivemos. saíram de facto muitos peixes defeituosos, de tal maneira que decidimos deixar a selecção natural encarregar-se deles: libertámo-los no aquário grande com os adultos. de mais de 60 alevins acabaram por sair apenas uns 10 machos e 15 fêmeas. nova geração, nova consanguinidade, desta vez perseguida pelo azar. apenas 20 peixinhos ao todo, pois era a primeira ninhada da fêmea, e todas as fêmeas morreram num surto de veludo, pelo que não houve hipótese de "encomendar" nova ninhada. contudo saíram 10 machos e 10 fêmeas absolutamente perfeitos. têm hoje 5 meses e uma saúde estupenda.
agora, digam-me, onde se encaixam nesta história os malefícios da consanguinidade que toda a gente pensa que conhece? :)

portanto, podem parar de me "bater" por recorrer à consanguinidade 8), estou perfeitamente ciente dos riscos que traz (ou trouxe, porque já passei dessa fase há muito) e das vantagens que proporciona.

agora, se puderem responder á minha pergunta, o que fazer se pretender apurar os meus peixes até obter uma nova raça, agradecia! ;)
Última edição por RamsesII em domingo mar 16, 2008 6:22 pm, editado 1 vez no total.
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

domingo mar 16, 2008 6:04 pm

RamsesII,


Aqui ninguém te chamou presunçosa ou nada parecido, estamos num forum onde cada um damos a sua opinião e os outros aceitam ou contestam explicando o porque, tal como te disse o meu ponto de vista.

Genética apenas estudei no secundário, neste momento estudo gestão coisa que pouco ou nada tem a ver com isso.

Mas eu não sou contra isso, até porque isso faz-se e foi o que eu fiz ao inicio para manter a minha estirpe, isso chama-se Cruzamento Fechado, que é um cruzamento com parentes próximos, serve para fixar as características, mas o seu uso não pode ser exagerado devido à consanguinidade dos mesmos, por isso é que te digo que devemos por vezes refrescar o sangue dos mesmos, assim ficam mais fortes e resistentes.

Em relação á tua pergunta, pouco te posso ajudar, porque não sei a quem te tens de dirigir, mas talvez à Associação Portuguesa Do Guppy, mas esta ainda não está a funcionar, estão sim a tentar pô-la novamente de pé, mas para isso tens de ter umas quantas ninhadas de cada fêmea e tem de sair todos com a mesma forma e coloração senão não é aceite, pelo que li aqui a algum tempo são necessários 3 anos para que isso aconteça.
Responder

Voltar para “Guppy”