A minha mamã Guppy está a morrer

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Guppy! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
ZABOU
Membro Veterano
Mensagens: 203
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

segunda out 08, 2007 9:46 am

Boas,

Estou em pânico, doente.

Ontem a tarde morrer um bebê Guppy :cry: com 1 mês e pico. Procurei logo qualquer sinal de doença nos outros, mas não vi nada de anormal.

A noite encontrei a mamã Guppy muito quieta por cima do filtro (local preferido dos peixes moribundos) mas achei que estivesse a dormir. De madrugada pareceu-me que a vi nadar um pouco de lado, mas era escuro, e eu cheia de sono.

Então hoje de manha fui a correr ver como ela estava, e qual o meu espanto ao encontrar a probre bichinha a nada assim tipo de lado, com o corpo todo torçido :o :o O corpo dela fazia um "S" :o :o fui a correr buscar uma jarra, o aspirador e a rede para a tirar do aqua, mas ela meteu-se dentro do tronco de cerâmica. Fiquei 10mn a espera, mas não saiu. Tive de desistir pois já estava muito atrasada para o trabalho.

Agora fico a pensar no que será que ela tem?? Não me parece doença, mas e se for???? E se os outros morrerem do mesmo?? Ou se ela morre e eles a comam???

Alguma vez alguem viu um peixe assim???
Com está, já vou em 5 femeas a morrerem no meu aqua. Sempre pensei que a maldição das Guppys tinha acabado com esta, ela já está comigo a uma mês e meio, teve 2 ninhadas. Raios!!!!!!!!!! :evil: :evil:

Logo ao almoço vou ver se a consigo apanhar, mas nem sei o que lhe fazer.

Xau
Zabou
ZABOU
Membro Veterano
Mensagens: 203
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

segunda out 08, 2007 1:50 pm

Boas,

Tive de tirar o tronco fora, o que significa que arranquei metade da Cabomba. Ela estava lá de baixo :( .

Continua na mesma, já a separei, mas sinceramente nem sei o que fazer. Como já sei que me vão pedir fotos para me poderem ajudar, aqui vão.

Imagem
Imagem

Parte-me o coração ver o pobre animal assim :cry: , não tenho coragem de a tirar da agua para morrer porque deve doer, mas ficar assim à espera da morte não sei se será melhor.

Raios :evil: :evil: :evil:

Zabou
ZABOU
Membro Veterano
Mensagens: 203
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

quarta out 10, 2007 3:31 pm

Boas,

A Guppy morreu :cry: .


Ninguém me diz nada? :( É só para saber se isto poderá ser doença ou não???? Será que os outros estão em risco???

Alguém me pode dizer alguma coisa????? Pleeeeeeeeeeeease

Xau
Zabou
fofuxa
Membro
Mensagens: 55
Registado: terça dez 05, 2006 4:01 pm
Localização: caturras, cocker e peixes tropicais

quarta out 10, 2007 4:23 pm

ola zabou lamento a perda da sua peixa :( uma coisa a cor dela alterou-se ou manteve-se a mesma? a barriga estava encolhida? eu pelo que vi penso que seja a mortifera tuberculose nos peixes :( nao tem cura e transmite-se aos outros.... houve aqui um user que me indicou usar lixivia a 3% para um litro de agua (para desinfectar o aqua) porque ja tive 4 guppys que morreram disso
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

quinta out 11, 2007 1:32 am

NUNCA UTILIZEM LIXIVIA

Coloca um pouco de sal marinho na água faz milagres.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
ZABOU
Membro Veterano
Mensagens: 203
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

sexta out 12, 2007 8:08 am

Ola,

A cor não se alterou, e a barriga realmente estava pequena em relação ao habitual.

Deitei sal logo na altura, e logo vou fazer uma TPA e reforçar a dose.

Eu continuo é sem perceber porque só me morrem as femeas Guppy :x , o macho está na maior assim como os bebés, as corydoras e os limpa-vidros.

Afinal sempre tenho uma maldição das Sras Guppy's, alguém conhece um padre disposto a benzer o meu aqua ou um bruxo que acabe com a má sorte :lol: :lol: :lol:

obrigada pela ajuda,

xau
Zabou
RamsesII
Membro
Mensagens: 195
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm
Localização: cães, gatos e peixes

terça nov 13, 2007 3:18 pm

que azar, realmente... compra as fêmeas sempre na mesma loja? talvez seja defeito da loja ou do fornecedor.

o facto de estar com o corpo torcido é o mais estranho. nas lojas muitas vezes dão uns livrinhos (há da sera e da JBL) que têm conselhos sobre cuidados, alimentação e listas de doenças. tenho dúzias desse livros e nunca vi nada assim! :o tente procurar na net, talvez haja alguma coisa.

quanto à lixívia, que li aí pra cima... só se usa de uma maneira: para desinfectar o aquário ANTES de lhe meter o que quer que seja! uso para lavar filtros que não serão usados tão cedo, para limpar troncos e pedras, para desinfectar um recipiente com água velha ou coisas em decomposição, deixando secar muitos dias antes de meter na água dos peixes. NUNCA lixívia no aquário com peixes! uma das maneiras mais eficazes de matar peixes é precisamente com lixívia (usa-se para eliminar peixes deficientes, velhos ou doentes incuráveis) juntamente com água gelada!
se fosse possível, podia esvaziar o aquário todo e desinfectar tudo, areia pedras, troncos, filtros, com lixívia durante uns dias, mas iam passar semanas até poder usar tudo outra vez, mataria o filtro e precisaria de sítio para manter os peixes entretanto.
também pode ir desinfectando as coisa uma a uma (hoje tira a pedra e mete a desinfectar. uns dias depois devolve a pedra e lava o tronco...) mas não me parece nem eficiente, nem prático.

acho que o problema deve ser dos peixes que compra ou dos parâmetros da água (se calhar as fêmeas chegam grávidas e, como estão mais frágeis, morrem com uma mudança brusca de condições).
Responder

Voltar para “Guppy”