Alimentação dos Guppys

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Guppy! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
ZABOU
Membro Veterano
Mensagens: 203
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

segunda nov 12, 2007 5:48 pm

Boas?

Tenho lido sobre alimentação dos Guppys, e para ficarem bonitos falam em artemia e assim, e já fui ver nas lojas mas ou é seco ou é congelado.

O que acham?? Sei que há quem faça criação de artemia para dar aos Guppys, como funciona isso??

Obrigada pela ajuda

Xau
Isabel
RamsesII
Membro
Mensagens: 195
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm
Localização: cães, gatos e peixes

terça nov 13, 2007 2:46 pm

eu faço criação há mais de um ano e também ouvi falar das artémias.
para a primeira ninhada, era verão, tínhamos tempo, fizemos nascer artémias (ovos secos, eclodem em 48 horas, duram outro tanto se não forem alimentadas). comiam-nas 3 vezes por dia, mais 3 vezes comida seca. os gupizinhos cresciam bem, a partir dos 2 meses passaram a comer exclusivamente comida de peixe.
as ninhadas seguintes nasceram em tempo de aulas, mal podíamos cuidar dos peixes, quanto mais das artémias, foi sem artémias. comidinha em pó (especial, da SERA é a micropan), depois flocos desfeitos, depois comida normal. cresceram igualmente bem.

logo, não tenho opinião.

se tem espaço, uma bomba de ar (das que deitam bolhinhas) com pedra difusora e tempo de sobra, pode fazer artémias, é bom para o aparelho digestivo e eles gostam de as caçar.

se não tiver, paciência. para compensar, pode dar-lhes pastilhas de algas (verdes, algumas até têm madeira) desfeitas, para proporcionar fibras. é o que tenho feito, e não me tenho dado mal. sempre que tiver tempo (um fim de semana prolongado, por exemplo) faça uma dose de artémias e divirta-se!

quanto à criação das artémias a partir de ovos, o melhor é procurar sites especializados, porque eu não me lembro das medidas exactas.
só dois conselhos
quando quiser dar as artémias recém nascidas, estarão todas misturadas com os ovos num remoinho causado pelas bolhas. não se deve dar assim aos peixes, faz-lhes mal comer muitos ovos, mas se desligar a bomba uns 5 minutos, os ovos vão ao fundo e as artemiazitas ficam a nadar no meio da água. pode então meter lá (sem revolver a água) uma seringa grande (de desparazitante, por exemplo, bem limpa) ou um tubinho de plástico e sugar as artémias. pode dá-las directamente aos peixes, desde que tente apanhar o máximo de artémias no mínimo de água, porque a água delas é mt salgada. outra coisa que ajuda - elas nadam em direcção á luz! se as deixar num recipiente raso (prato ou tupper ware raso) quase todo no escuro só com uma parte iluminada, terá elas todas juntinhas a tentar ir para a luz! muito fácil apanhá-las assim, e trazem pouca água.

outros criadores terão outras opiniões, mas se só quer alguns peixinhos de vez em quando para não ter de comprar á loja sempre que morrem...

boa sorte! ;)
Responder

Voltar para “Guppy”