Olá, espero que o teu porquinho continue de boa saúde!! Há muitas coisas que precisas de aprender porque os porquinhos são bastante frágeis!!!
Feno é uma espécie de erva que os porquinhos precisam comer porque têm de estar sempre a mastigar (têm uma grande tendência para o crescimento dos dentes e acredita que não queres lidar com isso) e porque ajuda o sistema digestivo deles!
Como não fabricam vitamina C também precisam de muitos vegetais frescos (nunca dês alface e evita espinafres, batatas e maçãs). Eu costumo dar aos meus meninos uma dose de manhã e outra à noite (às 10h e às 22h quando estou em casa a essas horas - eles gostam de rotinas e quando sabem que lhes vais trazer comer desatam a guinchar de uma maneira muito querida). Dou couve, tomate, pepino, gomos de laranja, cenoura, etc. Nem todos gostam de tudo mas interessa ires tentando (os meus ao princípio não tocavam na cenoura e agora adoram) e também é importante que não deixes os vegetais a apodrecer (diarreias...) na gaiola. Se ao fim do dia não comeu, tira e deita fora.
Tem também cuidado com as correntes de ar porque eles podem constipar-se.
Eu tenho um site sobre os cuidados básicos que tentei fazer o mais simples, acessível e apelativo possível. Este fim-de-semana espero, finalmente, juntar as secções com os sons que eles produzem e com as raças. É o
www.clik.to/os3porquinhos . Dá uma vista de olhos e se puderes assina o livro de visitas a dizer o que achaste. Vais descobrir que são animais adoráveis com persoalidades muito próprias. Se tiveres paciência e calma ao fim de uns tempos tens um melhor amigo que nunca vais esquecer. MAs não te esqueças, em Portugal os vets ainda não têm muita experiência com eles e se notares algo estranho vai logo com ele ao veterinário!!! És da zona de Lisboa?? Se sim podes encontar no site alguns contactos veterinários (convém saberes a quem recorrer desde o primeiro dia). Se não, espero que faças alguns contactos na tua zona para saberes onde levar o teu menino quando for preciso, e se encontrares alguém com experiência, podemos pô-lo no site para ajudar outras pessoas perto de ti!
Boa sorte!!!
Jinhos, Joana