Na hora do Banho....

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sábado set 20, 2003 6:56 pm

Olá,
Hoje dei banho aos meus texel... Agua morninha, champoo muito suave (para gatinhos), depois sequei-os bem com o secador, escovei-os e ficaram lindos :lol:
Claro que eles já eram lindos, mas aquele pêlo a arrastar pelo chão fica sujo facilmente... Agora são uns porquinhos lindos e limpinhos ;)
No entanto, tenho andado à procura de informações sobre o banho e os cuidados do pêlo, produtos a utilizar, etc... Alguém tem sugestões ou quer partilhar experiências sobre os banhos e cuidados a ter com o pêlo?
Um abraço,
Moya
rmartins
Membro Júnior
Registado: segunda jul 07, 2003 10:04 am
Localização: porquinhos-da-índia, periquitos,hamsters,cães,gatos,tartarugas,chinchilas
Contacto:

quarta out 01, 2003 4:45 pm

Infelizmente não te posso ajudar. A minha namorada diz que é aconselhável eles não tomarem banho. Compreendo que é difícil ter porquinhos de pelo comprido sem serem limpos, pois estes sujam-se muito. Que tal um pano humido ?
O que nós fazermos é cortar os pelos que rasam no chão e limpamos-os com um pano. Nos sites internacionais encontraste alguma coisa ?
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 04, 2003 2:27 am

Oi RMartins, ;)
Mesmo antes de me resolver a dar-lhes banho, li muito sobre o assunto... Cada vez acho mais que devia haver um doutoramento para o Google ;)
Sabendo que o porquinho da india é muito sensivel a mudanças de temperatura e que as pneumonias neles são fulminantes (o Bernardo infelizemente não resistiu a uma, mesmo com antibioticos e cortizona e tendo sido medicado desde o inicio :(), procurei informar-me o mais possivel... Encontrei um champoo em pó que também é muito bom e que estou a usar agora no inverno... Mas no verão, optei pelo champoo de gatinhos.
Dos sites que li, encontrei as 2 opiniões... Não dar banho nunca ou apenas em situações extremas e dar banho à vontade, embora com muito cuidado. Desde que eles estejam saudáveis, sejam bem secos e não apanhem correntes de ar, penso que é bom... Especialmente para os de pêlo comprido, pois o pêlo requer cuidados especiais.:oops:
Um abraço,
Moya
Rochamar
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm

quinta out 09, 2003 10:29 am

Olá, Moya!

Eu não lavo os meus roedores por rotina, só quando tem mesmo de ser. Utilizo um champô próprio para coelhos e porquinhos-da-Índia, da marca Hagen, comercializado em Portugal por Tropizoo Lda, Maia/Odivelas. É cor-de-rosa e vem num frasquinho de 58 ml que tem, no rótulo de fundo igualmente cor-de-rosa, a imagem de dois coelhinhos, um branco e outro castanho. Concentrado, deve-se juntar 8 medidas de água por cada medida de champô.
Também os seco com secador e resguardo-os de seguida, de modo a evitar as correntes de ar.

Beijinhos.
Marta
Thot_Brasil
Membro Júnior
Registado: quinta ago 07, 2003 2:43 am

quinta out 09, 2003 12:20 pm

Como aqui na Amazônia é muito quente (30ºC constantes), devo tomar esses cuidados de resguardar do vento e aquecer a água para dar banho (só para higienização, não será regular) nos meus porquinhos?

Abraços a todos,
Thomaz
Moya
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 09, 2003 10:29 pm

Olá Thomaz,
Seja em que circunstâncias fôr, devemos sempre ter o maior cuidado ao dar banho a um porquinho... Eles são muito sensíveis a mudanças de temperaturas e problemas respiratórios. :)
Um abraço,
Moya
Lindarosaazul
Registado: quinta fev 05, 2004 2:20 pm

quinta fev 05, 2004 2:56 pm

Oi, eu ganhei um porquinho da india que se chama Hantaro. :lol:
Antes essa raça era totalmente desconhecida por mim. :roll:
Não sei muita coisa por isso peço ajuda à vocês. :o
Como posso dar banho nele e o que é Feno? :oops:
Obrigada pela atenção... Beijos

Lindarosaazul
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

sábado fev 07, 2004 8:41 pm

Olá, espero que o teu porquinho continue de boa saúde!! Há muitas coisas que precisas de aprender porque os porquinhos são bastante frágeis!!!
Feno é uma espécie de erva que os porquinhos precisam comer porque têm de estar sempre a mastigar (têm uma grande tendência para o crescimento dos dentes e acredita que não queres lidar com isso) e porque ajuda o sistema digestivo deles!
Como não fabricam vitamina C também precisam de muitos vegetais frescos (nunca dês alface e evita espinafres, batatas e maçãs). Eu costumo dar aos meus meninos uma dose de manhã e outra à noite (às 10h e às 22h quando estou em casa a essas horas - eles gostam de rotinas e quando sabem que lhes vais trazer comer desatam a guinchar de uma maneira muito querida). Dou couve, tomate, pepino, gomos de laranja, cenoura, etc. Nem todos gostam de tudo mas interessa ires tentando (os meus ao princípio não tocavam na cenoura e agora adoram) e também é importante que não deixes os vegetais a apodrecer (diarreias...) na gaiola. Se ao fim do dia não comeu, tira e deita fora.
Tem também cuidado com as correntes de ar porque eles podem constipar-se.
Eu tenho um site sobre os cuidados básicos que tentei fazer o mais simples, acessível e apelativo possível. Este fim-de-semana espero, finalmente, juntar as secções com os sons que eles produzem e com as raças. É o www.clik.to/os3porquinhos . Dá uma vista de olhos e se puderes assina o livro de visitas a dizer o que achaste. Vais descobrir que são animais adoráveis com persoalidades muito próprias. Se tiveres paciência e calma ao fim de uns tempos tens um melhor amigo que nunca vais esquecer. MAs não te esqueças, em Portugal os vets ainda não têm muita experiência com eles e se notares algo estranho vai logo com ele ao veterinário!!! És da zona de Lisboa?? Se sim podes encontar no site alguns contactos veterinários (convém saberes a quem recorrer desde o primeiro dia). Se não, espero que faças alguns contactos na tua zona para saberes onde levar o teu menino quando for preciso, e se encontrares alguém com experiência, podemos pô-lo no site para ajudar outras pessoas perto de ti!
Boa sorte!!!
Jinhos, Joana ;)
Lindarosaazul
Registado: quinta fev 05, 2004 2:20 pm

quinta fev 12, 2004 5:02 pm

Me ajudou muito com o meu Porquinho...ele é muito fofinho e a cada dia eu me surpreendo com ele.
Sou do Brasil e moro no litoral e o tempo aqui é bem quente.
Já estou procurando algum Vets que conheça bem esta raça.
Estive no seu site e pude aprender muitas coisas que ainda não sabia, me ajudou muito.
Sobre o meu bichinho o nome dele é Hantaro e logo colocarei fotos aqui no site para vocês poderem vê-lo...

Muito Obrigada....;)

Lindarosaazul
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”