Genética e outras questôes

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
rmartins
Membro Júnior
Registado: segunda jul 07, 2003 10:04 am
Localização: porquinhos-da-índia, periquitos,hamsters,cães,gatos,tartarugas,chinchilas
Contacto:

sexta set 05, 2003 11:47 am

Sobre algumas das questões postas aqui, eis o que consegui descobrir

Porquinhos fêmeas com 1 ano ou mais que estejam 8 meses sem ter bébés não devem ser utilizadas para criação, devido à bacia que estreita e fica mais endurecida. A porquinha terá dificuldades durante o nascimento e será uma sorte se não morrer.
Não há razões por não se cruzarem Shelties entre si. Os únicos porquinhos que nunca devem ser cruzados entre si são os Dálmatas e os "Roans", porque carregam um factor que pode ser letal. O factor do comprimento do pêlo é chamado L. L = pêlo curto, l = pêlo comprido. Só se o genótipo do porquinho for ll o animal terá completamente de pêlo comprido. O L é dominante sobre l.
Mas esta dominância não é completa, portanto animais do tipo Ll podem apresentar pêlo comprido em alguma parte do corpo (atrás das orelhas, nas pernas). Portanto do cruzamento de um animal de pêlo comprido (ll) com um de pêlo curto (LL) resulta um destes animais do tipo Ll com pêlo comprido em algumas partes do corpo.
Do cruzamento de Abissínios Puros com porquinhos de pêlo curto resultam sempre Abissínios pois estes são Dominantes, mas normalmente o número de remoinhos é mais reduzido nestas crias.
Os Peruanos e os shelties são 2 raças diferentes. Ambos têm pêlo comprido, mas os Peruanos têm 3 remoinhos e os Shelties não têm nenhum.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta set 05, 2003 2:23 pm

rui. vai de encontro ao que encontrei, mas relativamente ao site que indiquei no outrotópico sobre o cruzamento entre dois de pelo acetinado? o que achas que acontece? brevemente estarão disponíveis fotos do meu macho mais velho no álbum (quase 5 meses), depois aceitam-se opiniões. :|
rmartins
Membro Júnior
Localização: porquinhos-da-índia, periquitos,hamsters,cães,gatos,tartarugas,chinchilas
Contacto:

domingo set 07, 2003 7:49 pm

O Responsável pelo aparecimento do factor acetinado (Satin) é
o factor sn (Sn = não acetinado). Só um animal com snsn será
um porquinho acetinado. Para criá-los dever-se-á cruzar 2 acetinados
ou cruzar 2 porquinhos que carregam o gene acetinado, mas nesse caso
não é garantido que os descendentes sejam acetinados.

Mas em todos os acetinados é comum existir uma doença ( OD ) , sendo
por causa disso devem ser cruzados acetinados de linhas em que haja
uma garantia que esta doença não ocorreu.
buzio
Membro Veterano

segunda set 08, 2003 6:32 pm

então o site indicado será mais um copy paste mal feito. tenho estado a ver quadros genéticos de porquinhos, mas ainda não encontri nada sobre essa doença. podes indicar-me algum (isto é, se posso tratar por tu apesar de não o conhecer).;)
rmartins
Membro Júnior
Contacto:

segunda set 08, 2003 10:09 pm

É assim, não consegui ver o site por isso não pude
avaliar o que lá diziam. Quanto às informações elas foram-me fornecidas
pela minha namorada que é visitante assídua de sites e foruns alemães
sobre porquinhos-da-índia e onde se fala da doença que referi, sendo que não sei qual a tradução para o nome mas posso tentar ver se descubro alguma coisa em sites em português e inglês, pois neste momento a única referencia que tenho são sites em alemão.
Segundo ela esta doença não é uma doença genética, mas é uma doença que aparece frequentemente nos porquinhos de pêlo brilhante e que tende a ocorrer em certas linhas. Se a linha for de confiança e não tiver nenhum porquinho com esta doença é mais fácil obter porquinhos saudáveis.
A doença chama-se "OD" - Osteodistrofia e consiste na perda de cálcio
enfranquecendo bastante os porquinhos.

Para mais informações :

http://www.dmsl.de/faq/haltung/satinkrankheit.shtml

Sorry, está em alemão.
buzio
Membro Veterano

segunda set 08, 2003 10:17 pm

vou tentar a tradução. brigada :)
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

terça dez 02, 2003 6:05 pm

O item da genética já está concluido no nosso site. Gostavamos que vissem e que no caso de algo estar errado que nos fosse reportado de forma a continuar a prestar uma boa informação sobre porquinhos da índia.

http://personales.com/portugal/lisboa/porquinhos
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”