Já tenho um casal!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
framboeza
Membro
Mensagens: 73
Registado: sábado fev 14, 2004 12:33 am

terça fev 17, 2004 12:39 am

ja tenho comigo o faísca... um lindo e jovem rapazinho de pelo curto ruivo e branco... se alguma menina novinha, de pelo curto dourada ou cor de camurça quiser vir morar ca para casa e fazer-lhe companhia, ficavamos todos muito felizes ( terei todo o gosto em compra-la)... já reparei que não vai ser facil encontrar essa menina no norte por isso posso ir busca-la mais a sul...
Última edição por framboeza em terça fev 24, 2004 12:10 am, editado 2 vezes no total.
Zohia
Membro Veterano
Mensagens: 518
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Localização: Porquinhos-da-índia e gatos
Contacto:

terça fev 17, 2004 11:02 am

:D Quando ficares tão "desesperada" que possas vir ainda mais para baixo, descobri ontem que a mãe de uma amiga da minha irmã está cheia de porquinhos (tive uma vez uma fêmea que veio de lá e era muito simpática, a querida Fresquinha).
Jinhos, Joana
framboeza
Membro
Mensagens: 73
Registado: sábado fev 14, 2004 12:33 am

terça fev 17, 2004 11:47 am

agora estou naquela fase da descoberta... por um lado tenho pena dele estar sozinho mas por outro tenho medo de juntar um casal e de nem dar tempo para eles crescerem, disfrutarem da minha companhia e ficarem logo comprometidos (bebes)... mas estou feliz!! so não sei muito bem as quantidades de frescos que lhe devo dar nem como os devo cortar... mas voltando a menina; gostava muito de ter uma dourada ou amarela... sera que a mãe da tua amiga tem alguma dessa cor? ps.-ainda tenho duvidas porque é que nao se deve juntar abissinios ou pelos compridos com curtos..... burrice minha?... ;)
Zohia
Membro Veterano
Mensagens: 518
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Localização: Porquinhos-da-índia e gatos
Contacto:

quarta fev 18, 2004 10:03 pm

Acho que quanto aos vegetais acaba por se ir lá com bom senso... também tive essa dúvida muito tempo mas acabei por chegar a uma quantidade que acho que os satisfaz sem ficarem a explodir... pois pq eles comem td o que se puser lá... por acaso os meus até parece que incham assim que lhes ponho a tacinha, parece que estão a arranjar espaço :D !! Estou a tentar enviar-te um mini filme dos meus meninos a comerem. A tacinha que se vê é muito pequena, comprei-a quando eles eram mini e está claro que já teve de ser substituída!
Quanto aos porquinhos, os que ela tem devem ser das cores dos meus (vê no mail que te mandei). Mas hoje vi uma menina linda numa loja, quem me dera ficar com ela mas com as viagens Abrantes-Lx não dá para mais. Quando puder mando-te uma foto duma porquinha duma amiga minha que é igual. Acho que vais gostar. Vai vendo o teu e-mail!!
Jinhos,
Joana
Lindarosaazul
Mensagens: 9
Registado: quinta fev 05, 2004 2:20 pm

quarta fev 18, 2004 10:59 pm

[color=darkblue][b]Eu estou prestes a comprar uma menina para fazer companhia para o meu bebê (Hantaro). Pretendo cria-los e aos bebês pois já arrumei as casas deles, ficaram lindas.
A minha dúvida :?: é sobre a gravidez da menina. Vc sabe com qto tempo ela já pode ser mãe? Se posso comprar qualquer porquinho da índia ou tem uma raça certa? E vc sabe quais os cuidados que devo ter com a mãe e com os bebês?
Muito obrigada... me ajudará muito pois só penso no bem estar dos meninos...;)
Beijos....

Lindarosaazul :) [/b][/color]
framboeza
Membro
Mensagens: 73
Registado: sábado fev 14, 2004 12:33 am

quarta fev 18, 2004 11:20 pm

va ao site; www.clik.to/os3porquinhos se não tiver resposta as suas perguntas ha o forum desse mesmo site!!!
Zohia
Membro Veterano
Mensagens: 518
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Localização: Porquinhos-da-índia e gatos
Contacto:

quinta fev 19, 2004 1:41 am

Uma porquinha só deve engravidar depois dos 6 meses e nunca depois dos 12 meses (1 ano) já que depois desta altura os ossos pélvicos tornam-se menos flexíveis e a fêmea pode morrer por impossibilidade dos porquinhos saírem. O ideal é que o primeiro cruzamento seja com um macho mais novo porque estes fazem ninhadas maiores e assim há menos riscos de bebés grandes que tenham dificuldades a nascer.
Lembrem-se que a criação não deve ser feita só a pensar em n´s, as fêmeas correm alguns riscos!

Não aconselho a fazer cruzamentos "estranhos". É preciso ter algum bom senso para evitar problemas na descendência. De que raça é o Hantaro?

A alimentação da fêmea vai ter de ser ainda mais cuidada com especial atenção nos vegetais. Também lhe podes dar alfalfa que tem cálcio e é aconselhável para fêmeas grávidas.

Pensa bem se é isto que queres! No máximo uma semana antes do termo da gravidez tens de tirar o Hantaro de ao pé dela porque elas ficam férteis assim que dão à luz. A gravidez dura cerca de 63 dias.
Apesar de não procriarem como outros roedores, não me parece que seja saudável teres o casal sempre junto para não sujeitar a fêmea a sucessivas gravidezes e isso implica que não podem ser companheiros "eternos". Em última análise vão ficar sozinhos sem a companhia um do outro.

Devo dizer que não tenho experiência com gravidezes, o que sei foi aquilo que aprendi com pessoas que passaram por isso. Conheço vários casos de gravidezes que não correram bem.

Espero ter sido útil! Depois diz-nos o que decidiste!

Jinhos, Joana
Zohia
Membro Veterano
Mensagens: 518
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Localização: Porquinhos-da-índia e gatos
Contacto:

quinta fev 19, 2004 1:45 am

Esqueci-me de uma coisa. Penso que com cerca de 4 semanas os meninos da ninhada têm de ser separados da mãe ou vai acabar com uma mãe grávida de um filho... inbreeding: nada bom!!!
E tens sítio para todos os bebés?? Pessoas que tratem bem deles??? :(
Jinhos, Joana
Lindarosaazul
Mensagens: 9
Registado: quinta fev 05, 2004 2:20 pm

sábado fev 21, 2004 6:39 am

[b]Eu vou deixar apenas uma ou duas vezes a menina engravidar, pois tenho alguns amigos que são apaixonados por porquinhos e onde moramos não há lugares que vende. Vou precisar ir para a capital para comprar a minha menina. Assim penso em ajudar os meus amigos pois eles têm condições de cuidar e estão felizes com a minha decisão. E junto dos filhinhos entregarei a eles algumas informações que imprimi da internet para ajuda-los. O que estou aprendendo com vocês vou passar para eles.
O Hantaro, parece ser da raça Self mas vou te mandar umas fotos dele ou olhe no meu álbum aqui da arca e vê se tenho mesmo razão ou não, ok?
Os bebês que ficarem vou colocar os machos com o Hantaro e as fêmeas com a mãe, será que daria alguma briga?
Já deixei arrumado as separações na gaiola para os porquinhos de cada sexo. Fiz certo?
Muito obrigada Joana.... Beijinhos...

Lindarosaazul[/b]
Zohia
Membro Veterano
Mensagens: 518
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Localização: Porquinhos-da-índia e gatos
Contacto:

sábado fev 21, 2004 2:45 pm

Enquanto a criação for controlada, tudo bem! Só é triste quando se cria por se querer ter bebés e depois já não se tem tempo para eles e acabam por ficar esquecidos ou entregues a pessoas que não se preocupam com eles!
Quanto às brigas, não há problema em juntar fêmeas mas machos, só2!!! E um deles tem de ser bebé, senão vai, obrigatoriamente, haver conflito... talvez deva acrescentar a info sobre como se apresentam dois machos lá n'Os 3 Porquinhos.
E há outro problema, quando 2 machos estão juntos eles podem brigar por sentir o cheiro das fêmeas. Não sei se o facto de os ter numa gaiola em que as podem ao menos ver possa atenuar as brigas por elas mas sei que quando pessoas têm duas gaiolas, uma com fêmas e outra com 2 machos, é preciso evitar levar o cheiro delas: isto significa, por exemplo, lavar as mãos sempre antes de mexer nos meninos se se esteve a mexer nas meninas!
Por isso vais ter de ter certos cuidados com os machos. Essa é também uma razão para eu não ter mais 2porquinhas noutra gaiola, os meus poderiam acabar a brigar e aí teria de os separar e iriam ficar sozinhos, o que certamente os deprimiria!

Será que expliquei bem?? :o :?
Jinhos, Joana
Lindarosaazul
Mensagens: 9
Registado: quinta fev 05, 2004 2:20 pm

sábado fev 21, 2004 10:43 pm

Você explicou muito bem e me ensinou algo que eu nem imaginava.
Sobre sempre lavar as mãos pra não levar o cheiro das fêmeas para os machos....
Muito obrigada....
Vou tomar todo esse cuidado.... eles merecem.... e darei sempre o mesmo carinho e cuidado a todos...
Mais uma vez obrigada... Beijinhos....
Lindarosaazul.
framboeza
Membro
Mensagens: 73
Registado: sábado fev 14, 2004 12:33 am

terça fev 24, 2004 12:09 am

já tenho uma menina!! o Faísca não cabe em si de contente!!!! eu tb não...
Lindarosaazul
Mensagens: 9
Registado: quinta fev 05, 2004 2:20 pm

terça fev 24, 2004 6:20 pm

Meus parabéns pela sua menina..... espero que sejam muito felizes....
Beijinhos.....

PS: Ainda não consegui buscar a minha menina... :cry:
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”