Couve x Alface , Feno x Alfafa

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

sexta jul 02, 2004 11:17 am

Olá

Queria saber a vossa opinião sobre estes alimentos. Por exemplo nós não damos couve aos nossos porquinhos e costumamos dar alface. Nunca registámos casos de diarreia ( tmb damos moderadamente). Quanto à couve diz-se que provoca gás, mas sei de muita gente que dá couve portuguesa aos Porquinhos. Em relação à Alfafa é boa como suplemento para as femeas grávidas, mas nós não damos aos outros porque tem muito cálcio e pode provocar pedras no rins. No entanto sei de lojas que só vendem alfafa e não vendem feno. Gostava de saber a vossa opinião e experiência sobre o tema.

Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

sexta jul 02, 2004 11:36 am

Bem, a minha tu já sabes mas de qualquer maneira deixo aqui para confrontarmos todos opiniões.
Alface nunca dei, não porque tenha tido algum problema mas por ter lido ao princípio que para além da diarreia que pode provocar não tem grande valor nutritivo.
Quanto à couve devo dizer que nunca encontrei muita coisa "contra ela" :lol: mas ultimamente tenho ouvido falar disso do gás, mesmo de pessoas "de fora". Mas é como dizes em relação à alface, como nunca me deu problemas, tenho continuado a dar. Só da portuguesa.

Quanto à alfalfa, pedras nos rins é coisa q não vale a pena arriscar, por isso nem sequer testo! De qq maneira diz-se que se pode dar até eles fazerem um ano e os meus ainda estão dentro desse prazo ;) . Mas não tenho por hábito comprar alfalfa, eles não ligam muito!

Jinhos, Joana
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

sexta jul 02, 2004 2:13 pm

Eu costumo dar quer couve, quer alface moderadamente, em poucas quantidades mesmo e nunca tive problemas. Mas os meus porquinhos não ligam à couve, normalmente fica na gaiola, quer a couve portuguesa quer couve lombarda. A alface eles adoram e devem ter pena de não poderem comer mais :p

A alfafa só dou mesmo muito de vez em quando, umas rodelitas poucas para variarem a comida, mas não costumo dar. Deve-se dar sim às porquinhas grávias e em aleitamento, aos bebés e aos velhotes. De resto, como já disseste, o excesso de cálcio pode provocar pedras nos rins.

O feno é sempre a aviar!!! Mas não se encontra feno em tão boas condições como seria desejável...de qualquer forma, o feno está sempre em grande quantidade na gaiola! :D

beijinhos
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”