Gente, além das femeas, tenho três macho em casa que ficam em gaiolas separadas. Ultimamente meu macho mais velho vinha aparecendo com umas feridas na cara e eu não sabia do que era. Ontem descobri que o macho mais novo andava pulando da sua gaiola (que não é fechada em cima, mas é alta) e ia pra gaiola do macho mais velho (que é igual a do macho mais novo) só para brigar e morder o macho mais velho. Quando vi o macho mais novo na gaiola do macho mais velho fui tirar ele de la e ele me mordeu o dedo, mas tão forte que me tirou um pedaço da carne. Sangrou muito e fiquei preocupada, será que posso pegar alguma doença? O que que eu faço com o macho mais novo? De todos os meus porquinhos (tenho 7) ele é o único desse jeito. Tem como ensinar um porquinho a não fazer algo errado, que nem se faz em cachorros?
Obrigada pela ajuda,
Meu porquinho me mordeu!!!
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:
Se o macho estiver saudável, você não apanha nenhuma doença não. Porquinho não são ratos. Ele te mordeu porque você foi separar uma luta, e isso faz-se colocando uma toalha por cima do porquinho para ele deixar de ver e assim acalmar e depois então é que se tira o porquinho enrolado na toalha.
A única forma de evitar que ele entre na gaiola do outro macho outra vez, é fechando a gaiola por cima, é fácil.
Não tem como ensinar um macho a não lutar com outro. Eles lutam pelo território. Você tem as fêmeas na mesma sala que eles? Se eles sentem o cheiro das fêmeas, lutam de certeza, talvez não estando na mesma sala que elas, e não as conseguindo cheirar, ele acalme um pouco. Mas o melhor mesmo é fechar a gaiola.
beijo
A única forma de evitar que ele entre na gaiola do outro macho outra vez, é fechando a gaiola por cima, é fácil.
Não tem como ensinar um macho a não lutar com outro. Eles lutam pelo território. Você tem as fêmeas na mesma sala que eles? Se eles sentem o cheiro das fêmeas, lutam de certeza, talvez não estando na mesma sala que elas, e não as conseguindo cheirar, ele acalme um pouco. Mas o melhor mesmo é fechar a gaiola.
beijo
-
- Membro
- Registado: sexta out 01, 2004 4:01 pm
- Localização: 1 cadela, 2 gatas, 1 tartaruga e 6 porquinhos-da-índia
- Contacto:
Obrigada pela ajuda, não sei como eu não pensei em botar uma toalha em cima, é que fiquei tão apavorada com a briga que não pensei duas vezes em pegar o machinho com a mão.
As femeas ficam na mesma sala sim, mas longe dos machos, sera que mesmo assim eles sentem cheiro?
De qualquer forma vou dar um jeito de fechar as gaiolas em cima, até porque se ele pula pra dentro da gaiola de outro macho para brigar ele deve pular para dentro da gaiola das femeas né?
As femeas ficam na mesma sala sim, mas longe dos machos, sera que mesmo assim eles sentem cheiro?
De qualquer forma vou dar um jeito de fechar as gaiolas em cima, até porque se ele pula pra dentro da gaiola de outro macho para brigar ele deve pular para dentro da gaiola das femeas né?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:
Sim, já que você tem um porquinho saltador
, que são raros, por isso não costuma ser preciso fechar as gaiolas por cima, mas nesse caso é mesmo. Claro que ele pode ir para a gaiola das fêmeas, é só se lembrar.
Eles podem sentir sim o cheiro das fêmeas, o sentido do olfacto (cheiro) depende de porquinho para porquinho, enquanto uns conseguem cheirar as verduras que estamos a arranjar para eles noutra sala, outros só vendo as verduras é que "acordam"
A audição é que é o sentido mais apurado nos porquinhos, ouvem tudo!
beijo

Eles podem sentir sim o cheiro das fêmeas, o sentido do olfacto (cheiro) depende de porquinho para porquinho, enquanto uns conseguem cheirar as verduras que estamos a arranjar para eles noutra sala, outros só vendo as verduras é que "acordam"

beijo
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta ago 06, 2004 3:28 pm
oi camila... realmente é uma experiencia muito traumatizante quando um porquinho te morde... já passei por isso, e realmente sangra muitooooo, uma dica... de vez em quando é "bom" q os porquinhos briguem, pq é um instinto natural, eles tem q ter um macho dominante... é uma herança deles... os meus n brigam mais, Loxa domina, bató o mais novo, é o intermediario, e Einstein é o mais pacifico.
Depois q loxa me mordeu, ele nunca mais o fez, as vezes eles estão se estranhando e quando chego no quarto pra ver, eles param na hora... N com medo de tomar outra mordia, isso dificilmente acontecera. por sinal tô com loxa aqui todo esticado em meu colo agora.. com aquela carinha de safado querendo mais carinho q vcs devem saber como é
tô morrendo de sono, mas ele tá tão quetinho no meu colo q tô com pena de levar ele pra o cercado!!! Boa sorte com seus porquinhos até mais.
Depois q loxa me mordeu, ele nunca mais o fez, as vezes eles estão se estranhando e quando chego no quarto pra ver, eles param na hora... N com medo de tomar outra mordia, isso dificilmente acontecera. por sinal tô com loxa aqui todo esticado em meu colo agora.. com aquela carinha de safado querendo mais carinho q vcs devem saber como é