Olá!
Bem, os meus porquinhos estiveram com um grave problema de pele e apesar de terem ido ao Vet e sido medicados (incluindo injecções), apenas o Caramelito melhorou. A Teca, coitada, está careca, com um corte de cabelo à Moicana. :p Apesar de tudo, está melhor do pêlo, não graças ao Vet, mas graças ao medicamento de aplicação tópica que a Moya me indicou.
A Teca está magrinha apesar de comer bem e se manter activa. Porém, hoje de manhã fui vê-la e estava a arrastar-se, sem força nas patas de trás. Estava muito desequilibrada e pensei que ia morrer em poucas horas. Olhei para os biberons da água e reparei que estavam vazios (apesar de os encher todos os dias). Imediatamente pensei em desidratação. Peguei nela e vi que os dentes não estão grandes demais, nem tinha feridas nem corrimento. Enrolei-a numa toalha e tratei de lhe dar água por uma seringa de insulina, a que juntei umas gotas de Protovit, e ela bebeu tudo (4 seringas) Dei-lhe também um pouco de pêra, que ela devorou ao meu colo. Depois pu-la na gaiola e passado pouco tempo começou a comer tudo o que lhe aparecia à frente.
Isto foi há 3 horas e ela agora parece outra.
Apesar de ela não ter estado muitas horas sem água, o que é certo é que pelos vistos os porquinhos têm de a ter sempre à disposição. Como ela estava fraquinha, passou mal. Ainda é cedo para dizer que ela se vai safar (espero que sim), mas não quis deixar de partilhar esta experiência.
SOS Teca - Safa-se?
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:
Possas Inês, que susto!
É estranho a Teca não estar a melhorar da pele...mas qual é o diagnóstico dela?
Em que zona do corpo é que ela não tem pêlo?
É que a perda de pêlo pode ser devido a tantas coisas: fungos, ácaros, piolhos, hormonal (gravidez, quistos nos ovários), deficiência de vitamina C, infecção bacteriana (Cryptococcosis or staphylococcal), etc. Algum vet já fez uma raspagem para ver qual o problema ao certo? Análises? Raio X? É que se não está a dar resultado era bom fazerem um diagnóstico certo em vez de andarem a tentar tratamentos ao acaso...
(http://www.guinealynx.com/hairloss.html)
Por outro lado, esses sintomas de não mexer as patas de trás são típicos de deficiência de vitamina C ou deficiência de cálcio...talvez o que a tenha posto melhor foi o Provit, não sei. Mas vê se estás a dar vitamina C e cálcio suficientes. (http://www.oginet.com/pgurney/paral.htm).
Ela esvaziou mais de um biberon num dia? Isso é um pouco estranho se ela não costumava fazer isso e pode ser um sintoma de algo se ela o continuar a fazer (rins, diabetes).
boa sorte!
beijinhos

É estranho a Teca não estar a melhorar da pele...mas qual é o diagnóstico dela?
Em que zona do corpo é que ela não tem pêlo?
É que a perda de pêlo pode ser devido a tantas coisas: fungos, ácaros, piolhos, hormonal (gravidez, quistos nos ovários), deficiência de vitamina C, infecção bacteriana (Cryptococcosis or staphylococcal), etc. Algum vet já fez uma raspagem para ver qual o problema ao certo? Análises? Raio X? É que se não está a dar resultado era bom fazerem um diagnóstico certo em vez de andarem a tentar tratamentos ao acaso...
(http://www.guinealynx.com/hairloss.html)
Por outro lado, esses sintomas de não mexer as patas de trás são típicos de deficiência de vitamina C ou deficiência de cálcio...talvez o que a tenha posto melhor foi o Provit, não sei. Mas vê se estás a dar vitamina C e cálcio suficientes. (http://www.oginet.com/pgurney/paral.htm).
Ela esvaziou mais de um biberon num dia? Isso é um pouco estranho se ela não costumava fazer isso e pode ser um sintoma de algo se ela o continuar a fazer (rins, diabetes).
boa sorte!
beijinhos
-
- Membro Veterano
Pasaram-se 8 horas e ela aparenta estar bem.
Eles costumam beber muita água, Sandra, ela e o Caramelo. Eu acho que deve ter sido desidratação - muito embora também ache que eles bebem água até demais, e que talvez haja qualquer coisa nos rins.
Costumo dar suplemento de vitamina C (umas gotas da Prestige, o Vita-C, que se misturam na água), apesar de a ração já ter e de comerem vegetais e frutas diariamente, incluindo laranja. De vez em quando têm uma pedra de cálcio para roer. São bem tratados.
O problema de pele que lhes foi diagnosticado foi sarna, e possivelmente fungos, e por isso tomaram as duas doses de injecção (sarna) e orafungil (1/4 comprimido diluido em 6ml de água, sendo a dose de 1 ml dessa mistura). O Caramelo já tinha feito esse tratamento antes e correu bem com ele. A Teca só está a melhorar agora, há coisa de 3 ou 4 dias.
A Teca tem 2 anos e meio, já teve duas ninhadas, e pensei que a perdia hoje.
Eles costumam beber muita água, Sandra, ela e o Caramelo. Eu acho que deve ter sido desidratação - muito embora também ache que eles bebem água até demais, e que talvez haja qualquer coisa nos rins.
Costumo dar suplemento de vitamina C (umas gotas da Prestige, o Vita-C, que se misturam na água), apesar de a ração já ter e de comerem vegetais e frutas diariamente, incluindo laranja. De vez em quando têm uma pedra de cálcio para roer. São bem tratados.
O problema de pele que lhes foi diagnosticado foi sarna, e possivelmente fungos, e por isso tomaram as duas doses de injecção (sarna) e orafungil (1/4 comprimido diluido em 6ml de água, sendo a dose de 1 ml dessa mistura). O Caramelo já tinha feito esse tratamento antes e correu bem com ele. A Teca só está a melhorar agora, há coisa de 3 ou 4 dias.
A Teca tem 2 anos e meio, já teve duas ninhadas, e pensei que a perdia hoje.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:
Tadinha
Eu sei que são bem tratados Inês
disso não tenho dúvidas, mas ás vezes não sabemos bem da quantidade de cálcio ou de vitamina C que cada verdura ou fruta tem, uma vez fiz as contas e apesar de dar muitas e muita vaeriedade de verduras e fruta, descobri que dava cálcio a menos :p
Esperemos que com esse produto ela melhore finalmente!
Pois, o beber água em excesso pode ser um problema sim. E dizes que ela está magrinha mesmo comendo bem, talvez seja mesmo elegante :p talvez seja diabetes, desde que não haja diarreia, não é normal ela desidratar assim. Talvez seja uma reacção a um medicamento, intolerância ao medicamento provoca perda de apetite, letargia ou diarreia. Vamos ver como ela se porta nos próximos dias, pode ter sido apenas um susto valente!

Eu sei que são bem tratados Inês

Esperemos que com esse produto ela melhore finalmente!
Pois, o beber água em excesso pode ser um problema sim. E dizes que ela está magrinha mesmo comendo bem, talvez seja mesmo elegante :p talvez seja diabetes, desde que não haja diarreia, não é normal ela desidratar assim. Talvez seja uma reacção a um medicamento, intolerância ao medicamento provoca perda de apetite, letargia ou diarreia. Vamos ver como ela se porta nos próximos dias, pode ter sido apenas um susto valente!

-
- Membro Veterano
Assim espero! Estou a checá-la de hora a hora e parece estar tudo bem.
-
- Membro Veterano
A minha Teca está bem e recomenda-se!