SOS Teca - Safa-se?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

terça fev 08, 2005 1:49 pm

Olá!
Bem, os meus porquinhos estiveram com um grave problema de pele e apesar de terem ido ao Vet e sido medicados (incluindo injecções), apenas o Caramelito melhorou. A Teca, coitada, está careca, com um corte de cabelo à Moicana. :p Apesar de tudo, está melhor do pêlo, não graças ao Vet, mas graças ao medicamento de aplicação tópica que a Moya me indicou.

A Teca está magrinha apesar de comer bem e se manter activa. Porém, hoje de manhã fui vê-la e estava a arrastar-se, sem força nas patas de trás. Estava muito desequilibrada e pensei que ia morrer em poucas horas. Olhei para os biberons da água e reparei que estavam vazios (apesar de os encher todos os dias). Imediatamente pensei em desidratação. Peguei nela e vi que os dentes não estão grandes demais, nem tinha feridas nem corrimento. Enrolei-a numa toalha e tratei de lhe dar água por uma seringa de insulina, a que juntei umas gotas de Protovit, e ela bebeu tudo (4 seringas) Dei-lhe também um pouco de pêra, que ela devorou ao meu colo. Depois pu-la na gaiola e passado pouco tempo começou a comer tudo o que lhe aparecia à frente.
Isto foi há 3 horas e ela agora parece outra.

Apesar de ela não ter estado muitas horas sem água, o que é certo é que pelos vistos os porquinhos têm de a ter sempre à disposição. Como ela estava fraquinha, passou mal. Ainda é cedo para dizer que ela se vai safar (espero que sim), mas não quis deixar de partilhar esta experiência.
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

terça fev 08, 2005 7:27 pm

Possas Inês, que susto! :(

É estranho a Teca não estar a melhorar da pele...mas qual é o diagnóstico dela?

Em que zona do corpo é que ela não tem pêlo?
É que a perda de pêlo pode ser devido a tantas coisas: fungos, ácaros, piolhos, hormonal (gravidez, quistos nos ovários), deficiência de vitamina C, infecção bacteriana (Cryptococcosis or staphylococcal), etc. Algum vet já fez uma raspagem para ver qual o problema ao certo? Análises? Raio X? É que se não está a dar resultado era bom fazerem um diagnóstico certo em vez de andarem a tentar tratamentos ao acaso...
(http://www.guinealynx.com/hairloss.html)

Por outro lado, esses sintomas de não mexer as patas de trás são típicos de deficiência de vitamina C ou deficiência de cálcio...talvez o que a tenha posto melhor foi o Provit, não sei. Mas vê se estás a dar vitamina C e cálcio suficientes. (http://www.oginet.com/pgurney/paral.htm).

Ela esvaziou mais de um biberon num dia? Isso é um pouco estranho se ela não costumava fazer isso e pode ser um sintoma de algo se ela o continuar a fazer (rins, diabetes).

boa sorte!
beijinhos
ines_faria
Membro Veterano

terça fev 08, 2005 8:07 pm

Pasaram-se 8 horas e ela aparenta estar bem.
Eles costumam beber muita água, Sandra, ela e o Caramelo. Eu acho que deve ter sido desidratação - muito embora também ache que eles bebem água até demais, e que talvez haja qualquer coisa nos rins.
Costumo dar suplemento de vitamina C (umas gotas da Prestige, o Vita-C, que se misturam na água), apesar de a ração já ter e de comerem vegetais e frutas diariamente, incluindo laranja. De vez em quando têm uma pedra de cálcio para roer. São bem tratados.

O problema de pele que lhes foi diagnosticado foi sarna, e possivelmente fungos, e por isso tomaram as duas doses de injecção (sarna) e orafungil (1/4 comprimido diluido em 6ml de água, sendo a dose de 1 ml dessa mistura). O Caramelo já tinha feito esse tratamento antes e correu bem com ele. A Teca só está a melhorar agora, há coisa de 3 ou 4 dias.
A Teca tem 2 anos e meio, já teve duas ninhadas, e pensei que a perdia hoje.
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 08, 2005 8:47 pm

Tadinha :(
Eu sei que são bem tratados Inês :D disso não tenho dúvidas, mas ás vezes não sabemos bem da quantidade de cálcio ou de vitamina C que cada verdura ou fruta tem, uma vez fiz as contas e apesar de dar muitas e muita vaeriedade de verduras e fruta, descobri que dava cálcio a menos :p

Esperemos que com esse produto ela melhore finalmente!

Pois, o beber água em excesso pode ser um problema sim. E dizes que ela está magrinha mesmo comendo bem, talvez seja mesmo elegante :p talvez seja diabetes, desde que não haja diarreia, não é normal ela desidratar assim. Talvez seja uma reacção a um medicamento, intolerância ao medicamento provoca perda de apetite, letargia ou diarreia. Vamos ver como ela se porta nos próximos dias, pode ter sido apenas um susto valente! :D
ines_faria
Membro Veterano

terça fev 08, 2005 9:28 pm

Assim espero! Estou a checá-la de hora a hora e parece estar tudo bem.
ines_faria
Membro Veterano

quinta fev 10, 2005 7:24 pm

A minha Teca está bem e recomenda-se! :D
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 10, 2005 8:39 pm

Ainda bem!!! :D :D :D Já passou! Cuicuis pa ela :p